Usabilidoido: Menu Principal


Retorno do Investimento em Design

Perfil no LinkedIn
Perfil no Youtube
Perfil no Twitter
Perfil no Instagram
Perfil no Spotify
Retorno do Investimento em Design

Está rolando uma discussão na WDDesign sobre o que é ROI. Colei um trecho do meu livro que fala sobre e acho que vocês vão gostar também:

Você sabe o quanto vale o seu trabalho? Vale mais ou menos a metade daquilo que seu cliente vai ganhar com ele a curto prazo. Se o lucro almejado pelo cliente é grande, então o orçamento pro design deve ser grande, oras. No Brasil, é comum fazer das tripas coração no desenvolvimento de websites com os orçamentos apertados e os prazos curtos, mas é difícil alguém saber o quanto o cliente está lucrando com isso. Por isso, é interessante tanto para a equipe que desenvolve o projeto quanto para o cliente, calcular o Retorno do Investimento (ROI - Return On Investment).

Ele apresenta uma estimativa clara dos lucros que o projeto trará. O retorno pode ser corte nos custos, maior participação no mercado (market-share), conscientização da marca (branding awareness), aumento direto nas vendas (no caso de e-commerces), influência na compras, etc. Basta sentar com o cliente e definir o que ele espera receber em troca e o que o projeto pode conseguir. Tudo isso deve ser muito bem documentado já que, se o ROI for alcançado, ele servira como excelente argumento de venda dos serviços futuros de design.

Por falar nisso, não adianta calcular antes e não verificar qual foi o ROI concreto depois da execução do projeto. O cliente fornecerá os dados facilmente se ele estiver empolgado com o resultado. Do contrário, pode ficar a cargo da equipe do design checar isso. Vale à pena não só pelo valor comercial que esses dados tem, mas também pela gratificação ao designer responsável. Faz bem para sua auto-estima.

Um projeto de design centrado no usuário, como este que estou propondo neste capítulo, pode ser apresentado ao cliente resultando nas seguintes vantagens:

  • reduz os custos e o tempo de desenvolvimento e de manutenção
  • vida útil do design maior
  • aumenta as transações, o tráfico e o tamanho da audiência
  • atrai novos clientes e os retém
  • aumenta a competitividade e credibilidade do negócio
  • aumenta a produtividade e a satisfação do cliente
  • corta custos nos call-centers (suporte por telefone)
  • diminui a curva de aprendizado

Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 21/07/2004

Redes

Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou Instagram.

Citação

VAN AMSTEL, Frederick M.C. Retorno do Investimento em Design. Blog Usabilidoido, 2004. Acessado em . Disponível em: http://www.usabilidoido.com.br/retorno_do_investimento_em_design.html

Relacionados



Comentários

Discussão
Lovedson
10/09/04 às 11:52

Dae cara! Legal teu site, só descobri porque estava pesquisando para um projeto da faculdade sobre custos em design.
O ROI é o ponto de partida que usei em um projeto de pesquisa que realizei. Saber quanto cobrar por um projeto de design é muito difícil, muita gente cobra absurdos e outros cobram bananas.
Na área de serviços é complicado estimar custos,ao contrário da indústria que se sabe o valor porque tem um fornecedor.
Vou lhe enviar a minha pesquisa por e-mail.
Parabéns pela coragem de fazer um site de discuções sobre design.
Ah, meu nome é belo mesmo!


Discussão
Fred
10/09/04 às 14:05

Muito legal seu trabalho, Lovedson! Mas, seu trabalho fala sobre o lucro do webdesigner, que pelo valor que você passou é bem alto (50%). Com certeza existem muitas variáveis em jogo, são os tais bens intangíveis e as imprevisibilidades. Mas, serve como base para estimar os custos né?

Tomei a liberade de colocar para download para meus leitores, Ok?

http://www.usabilidoido.com.br/arquivos/projetotcc_roi_webdesigner.doc


Discussão
Marcelo Linhares
13/09/04 às 07:54

O Bacana neste estudo que ele deixa claro que é referente a região de Carazinho e Passo Fundo.
A maioria dos modelos de orçamento que eu vejo são padronizados, não consideram as regionalidades do País.

Muitas das variáveis envolvidas (locomoção, telefone, alimentação, etc...) são peculiares à região onde se localiza a empresa

Agora, tentem imaginar uma agência da Grande São Paulo cobrar o mesmo valor que uma agência no Vale do Jequitinhonha (por exemplo)?????

Difícil né!!!


Discussão
greice
10/04/05 às 16:12

pois sim, veja só... gostei daqui... e virei mais vezes, descobri por acaso ... fazendo pesquisa sobre identidade corporativa e... fiquei até com um grande espirito empreendedor... parabéns...


Discussão
Wanderson Andrade
11/04/05 às 10:02

Galera.
Embora esse assunto seja do ano passado e tenha voltado a tona agora, creio que nunca seja desatualizado, afinal de contas, aprender a ganhar dinheiro nunca é ruim neh?!
O que vocês acham sobre tabelagem de preços? Há um tempo atrás, se não me engano, no site da http://www.ADG.com.br possuía uma tabela, como material de apoio, na hora de calcular o preço de logo marca, site, panfletos, entre outros.
Estou já a algum tempo procurando por essa tabela. Alguém possuí essa tablea ou sabe de alguma outra? Se puderem passar para a galera, seria uma boa.

Com respeito ao estudo de custos do Lovedson, achei bem interessante. Mas acho que faltam alguns fatores, que ao meu ver, são determinantes.
Nunca trabalhei a fundo como freelancer, sendo que, em quase toda a minha experiência, trabalhei como funcionário. Mas para aqueles que querem engajar na carreira solo, a primeira coisa a ser pensada é o quanto querei ganhar, sim qual vai ser o meu salário mensal, livre de todas as despesas e retorno de investimento.
O que faz com que muitos cobrem menos do que deveria ou faça a mágica de desaparecer dinheiro sem se dar conta é a confusão que muitos fazem entre lucro e pagamento. O que faz com que uma empresa sempre tenha dinheiro em caixa para geração de capital, investimento, contas, taxas e pagamento de pessoal, é a diferenciação que devem ser feitas entre essas saídas no caixa.
Ah, então quer dizer que pagando tudo isso, o que sobrar é meu?
Aí que está o maior engano. Dono de empresa também possuí salário, o que é chamado de pro labore, e como tal, deve respeitar o valor que é estipulado em seu pro labore.
O pro labore pode ser calculado de 2 maneiras:
Valor percentual ou valor fixo
Atenção! Deve levar em conta que quem recebe o pro labore é pessoa física, ou seja, possuí gastos pessoais.
Resumindo, cobrar R$3.000,00 em um projeto não significa que você irá gastar esse valor total somente com você. Somente depois que mensurar os gastos como: retorno do investimento(o que foi realizado de cursos, faculdade, computadores, livros, softwares...), investimento futuro(atualização do ítem anterior), capital de giro, despesas(luz, telefone, transporte) é que poderá ser retirado do caixa, o seu pro-labore.
Em média, 70% das divisas de uma empresa são gastos para o pagamento de suas contas. 30% apenas é seu lucro.
Ou seja, se você deseja ter um salário de R$3.000,00 mensais, deve calcular que esse valor é apenas 30% do que você deverá faturar no mês:
Calculando
R$3.000,00 = 30%
R$7.000,00 = 70% Despesas e investimentos

Assim, pensem duas, três, quinhentas vezes mais em querer cobrar R$1.500,00 em um web site, mas é claro, se você conseguir fazer 10 sites como esse em uma mês, poderá ter algum lucro.


Discussão
Wanderson Andrade
11/04/05 às 16:21

Achei algumas tabelas. Estão um tanto desatualizadas, mas creio que sirvam como parâmetro para muitos , até porque também serve de poder de argumentação diante dos clientes. Afinal, possuir um material que contribua para a boa ética na prática de preços é algo que muitos clientes respeitam.

A tabela está disponível para os usuários da lista Flash Café. Se alguém não possuí cadastro nesta lista e desejar receber a tabela, é só solicitá-la, enviando um e-mail pra mim.
Estou enviando para você Fred, e se quiser disponibilizá-la, fique a vontade.
Junto com a tabela, vão também vários arquivos de modelos de contratos, para estagiários, proposta de projeto, código de ética, carta de recomendação...


Discussão
Fred
11/04/05 às 17:28

Puxa, valeu pela grande contribuição, Wanderson! Você está coberto de razão e o material que você mandou é farto. Porém, o assunto principal desse post é sobre o retorno que o design traz para o cliente e não para o designer.

Para falar especicamente sobre a remuneração do designer, abrirei um post futuramente e vou anexar algumas das suas tabelas e documentos. Só fico preocupado com os direitos autorais disso tudo. Quem é que produziu o que? Era bom saber, para não parecer que fui eu quem fiz, hehehe.


Discussão
Wanderson Andrade
11/04/05 às 17:45

hehehe, acho que atravessei neh!!!
hehehe
Mas prometo que vou pesquisar alguma coisa sobre como deixar os olhos de nossos clientes brilhando por ver as verdinhas pulando na sua frente por possuir uma aplicação web.
DEsculpe a gafe, mas sabe como é que é. Quando se fala em dinheiro, eu vou logo pensando no meu!!!

Ah, e quando você criar esse novo post, dê um CTRL C - CTRL V no meu
:o)

Com respeito a direitos autorais dos artigos que te enviei, não sei como funciona, mas talvez seja interessante de evitar colocar todos, e solicitar autorização para alguns, como ADG, SINIPRO entre outros...


Discussão
William
03/05/05 às 09:27

Gostaria de receber esta tabela, será que podem me enviar?


Discussão
Dani Miranda
26/07/05 às 21:59

Gostaria de receber a tabela de preços. Obrigada.


Discussão
Marcos Paulo Chelest
15/08/05 às 10:41

Tenho interesse em receber a tabela de preços. Favor enviar para m182design@gmail.com

at.
Marcos Paulo Chelest


Discussão
Paulo Coimbra
15/08/05 às 14:12

Tenho interesse em receber tais tabelas também. Agraddeço desde já,


Discussão
Paulo
29/08/05 às 11:36

Gostaria de receber também essa tabela
obrigado
Paulo
ppg@domain.com.br


Discussão
nazario
24/09/05 às 23:09

gostaria de receber esta tabela


Discussão
Camilo Vitorino
26/09/05 às 23:45

Olá, comecei a visitar o Blog essa semana atravez do http://webinsider.uol.com.br e gostei muito do que encontrei aqui. Muito bem estruturada a informação.

Parabéns!
Bom... Também gostaria de receber essas tabelas
meu e-mail: camilovitorino@gmail.com


Discussão
marc
06/10/05 às 15:08

Olá,
Gostaria de receber essa tabela

e-mail: marckabum@hotmail.com

Obrigado
Marc.


Discussão
Luiz Claudio
26/10/05 às 01:29

Galera, preciso muitissimo desta tabela e de todos os dados disponiveis sobre o assunto, quem puder por favor me envie pelo e-mail: claudiopessoal@terra.com.br. Ok?!
Valeu.
Luiz Claudio
RJ


Discussão
Peter
14/11/05 às 03:18

preciso de tabelas de preço com urgencia tb ...se alguem puder me enviar meu email eh inlumini@gmail.com...valeu a força desde já


Discussão
Leidiane
15/12/05 às 15:22

ae.. tb tô afim heim =)


Discussão
Evandro Nascimento
16/02/06 às 23:01

Olá gostaria de receber está tabela tb


Discussão
Guilherme
22/02/06 às 09:54

Bah, se você puder enviar essa tabela para mim tb, eu ficarei muito grato, estou em busca de uma já faz um bom tempo. Essa da ADG eu tenho um link pra baixar, mas não funciona.
Por favor, mande para guilhermegps@gmail.com

Obrigado,

Guilherme


Discussão
Claudia
13/03/06 às 18:56

Olá, mais uma interessada nas tabelas...... Se for possível enviar meu email é claudiafurnari@hotmail.com. Obrigada, Claudia


Discussão
Samore
27/03/06 às 21:05

a tabela...
abraço!


Discussão
Paulo Carvalho
17/04/06 às 16:24

Formar uma tabela de preços para os trabalhos de Web Design, realmente é uma tarefa difícil, não há na verdade uma espécífica, mas, como eu lí numa frase anterior que dizia: "Quem quer realmente se curar, vai procurar um curandeiro ou um médico?". Esta frase diz tudo, o preço que você irá cobrar (sem medo) estará sempre ligado ao seu histórico, aos seus trabalhos anteriores, a sua experiência e a garantia que o trabalho não terá de ser reconstituido por outro design, isto é, ou o cliente aceita pagar e ter seu problema resolvido, ou terá que "se virar" com o curandeiro e ter de refazer todo o trabalho, gerando um custo e um tempo adicional, fora do previsto. O que parecia ser caro anteriormente para o cliente, hoje, o mesmo cliente não exigirá nem mais de orçamento prévio, o que ele quer, é ganhar tempo (porque tudo é pra ontem)e ele está disposto à pagar. Finalizando, não tenha medo de cobrar, apenas saiba que o valor que voc~e colocar no seu trabalho, será proporcional ao peso da sua experiência profissional, o que transmitirá ao cliente uma confiabilidade e uma garantia absoluta de que não o trará dor de cabeça futura.


Discussão
Alessandro
25/04/06 às 09:58

Ola. Poderia me mandar a tabela tambem? faz tempo que procuro por uma dessa.

meu email é alessandrolopes@msn.com


Discussão
Alessandro
25/04/06 às 09:59

Ola. Poderia me mandar a tabela tambem? faz tempo que procuro por uma dessa.

meu email é alessandrolopes@msn.com


Discussão
ISAIAS PESSOA
08/05/06 às 17:57

AE GALERAAAAA !!!!

ESTOU DESESPERADO POR ESSA TABELA !
TENHO QUE MANDAR UM ORÇAMENTO AGORA (08/05) E PRECISO DAR UMA OLHADA ANTES !!!

ABRAÇÃO !

PEREIRA.ISAIAS@GMAIL.COM


Discussão
Cleverson
30/06/06 às 09:59

Eu gostaria de receber mais informaçao sobre ROI, pretendo fazer um trabalho de ROI para Segurança.
Se puder me mandar algo agradeço.


Discussão
odacir cardoso
01/11/06 às 00:35

sou odacir cardoso sou estudamte de web dsaine e desaine grafico goltaria de receber a essa tabela


Discussão
Tim
18/11/06 às 17:07

Poderia me mandar a tabela tambem?
Abração!


Discussão
Marinaldo Cardoso
29/11/06 às 23:44

to: Wanderson Andrade

hi, how are you?
sou eu, Marinaldo, seu primo.
eu, minha filha, e minha esposa estamos aqui na Florida. Eu vi o seu site e quiz manda um comentario. Meu filho, Nicollas, deve nascer em uma semana.

Say HI to everyone, a special hug to Tia Sirene.


Discussão
Alexandre Lemos
26/12/06 às 05:07

Podem me mandar essa tabela, por favor ?

allemos@ibest.com.br


Discussão
Felipe Caparelli
20/01/07 às 09:55

Bom, muito bom. Gostei muito da leitura do blog. Esta é minha primeira visita. O assunto é sempre atual e complicado, mas com um pouco de experiência da pra se ter uma noção. Vale a pena ficar antenado nos valores cobrados por outros designers, mas com cuidado pra não sair aplicando estes aos seus trabalhos, pois, muitas vezes este designer também tem o mesmo problema e o pior de tudo... a muito tempo... Eu já cheguei a cobrar logos por R$ 50,00 e o pessoal achava caro, sites por R$ 400,00 tipo fast-food (pra ontem). Mas isso tudo é uma fase que acabamos passando mesmo por necessidade e descrédito por parte dos clientes.

Acho que o design free-lancer é muito desvalorizado, só não sei falar nas grandes agências... se algum dos Masters puder deixar registrado aqui o valor do seu olerite iria ajudar bastante... Valeu pela oportunidade à discussão.


Discussão
tales
26/02/07 às 17:28

alguem pode enviar pra mim? sou graduando em design grafico/Sergipe
abrços


Discussão
Iuri
28/03/07 às 10:44

Olá!
Também gostaria de receber essa tabela de preços, obrigado.

iuri.araca@gmail.com

Ah! Parabéns pelo site, muito bom o conteúdo.
Sou estudande de Design de Sergipe, e infelizmente aqui o designer de certo modo não é muito valorizado, sendo muitas vezes até mesmo confundido com um micreiro...


Discussão
Elaine
02/07/07 às 11:13

Gostaria de receber a tabela do ROI, gostei de seu site, e adicionei-o em meus favoritos.
abs
Elaine


Discussão
Rubin
02/07/07 às 19:46

Olá, gostaria da tabela também! Valew!


Discussão
Marcio Franco
16/07/07 às 11:58

Olá, gostaria de receber essa tabela também. obrigado!






Você merece.

Assine nosso conteúdo e receba as novidades!

Atualizado com o Movable Type.

Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.

Apresentação do autor | Website internacional | Política de Privacidade | Contato