Usabilidoido: Menu Principal

English Website


Design Livre e Cultura Colaborativa

Quer retribuir o compartilhamento livre de conhecimentos? Ajude a transformar aulas gravadas em textos.

Design Livre e Cultura Colaborativa

Desde sua fundação, o Instituto Faber-Ludens vem buscando semear uma cultura colaborativa na comunidade de Experiência do Usuário brasileira, visando fortalecer a integração dessa prática com outras áreas. Dois projetos recentes deram um grande passo nesse caminho: Corais, uma plataforma online para gerenciar projetos, e UX Cards, um baralho de cartões com métodos e entregáveis documentados em português. Esses projetos seguem a filosofia do Design Livre, ou seja, feito pela comunidade e para a comunidade. Essa palestra discute os desafios e oportunidades de projetar colaborativamente.

slides

Reações

O que foi dito sobre a palestra.

Resumo visual feito pela Magel Studio.

ebai2011-palestra-7.jpg
Fred contou um pouco de sua experiência na Holanda, mostrou alguns trabalhos do Instituto Faber-Ludens, explicou as diferenças entre Crowdsourcing e Design Livre e apresentou os UX Cards – um produto que está sendo desenvolvido colaborativamente pelo Instituto seguindo a filosofia do Design Livre. No final, convidou as pessoas para colaborarem com o projeto e ajudarem a testar os cartões.

Arquitetura de Informação

Fred contou sobre a expêriencia que teve na Holanda com “Design Livre”, com base na experiência de compra de uma cadeira em que a loja que entregava também o manual do projeto da cadeira. A proposta era que as pessoas pudessem melhorar o produto da forma como quisessem. Ele mostrou também diversos métodos de User Experience, e sugeriu que os arquitetos devem ter esses métodos na “manga” sempre que queiram resolver os problemas de projetos do dia-a-dia, baseando-se em experiências que já deram bons resultados no passado.

Gonow

O Fred mais uma vez trouxe a inquietação do Open Design para a discussão. Explicou como funciona essa cultura colaborativa e falou da importância de abrir o processo e a documentação utilizada na produção de um produto. Exemplificou com cases do Microsoft Office 2007 e seu blog de desenvolvedores, o Open Ideo, Letsevo e um caso pessoal envolvendo a Ikea e os móveis para seu apartamento na Holanda. Enfim, levantou a questão do designer criador de processos e não apenas produtos.

Arquitetando


Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 22/11/2011

Redes

Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou Instagram.

Citação

VAN AMSTEL, Frederick M.C. Design Livre e Cultura Colaborativa. Blog Usabilidoido, 2011. Acessado em . Disponível em: http://www.usabilidoido.com.br/design_livre_e_cultura_colaborativa.html

Opções



Comentários



Comente.





(aguarde que é demorado mesmo...)



Você merece.

Assine nosso conteúdo e receba as novidades!

Atualizado com o Movable Type.

Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.

Apresentação do autor | Website internacional | Política de Privacidade | Contato