Usabilidoido: Menu Principal

English Website


Das Interfaces às Interações: design participativo do Portal BrOffice.org

Dissertação defendida no Mestrado em Tecnologia da UTFPR.

A complexidade dos processos comunicacionais mediados pela tecnologia tem atraído a atenção de diversas áreas. Numa perspectiva pragmática, o Design de Interação visa a adequação destas mídias à uma determinada comunidade, porém, esse processo se dá num cenário político de conflitos culturais. A proposta de Design Participativo defende a autonomia do indivíduo para desenvolver os usos sociais da técnica, enquanto a proposta de Software Livre especifica critérios legais e organizacionais para que isso possa acontecer. A convergência destas propostas em projetos de websites colaborativos faz necessário tomar processos de produção e de uso em conjunto, como no conceito de mediações de Jesús Martín-Barbero. Para investigar possíveis contribuições entre estas abordagens, este texto inclui o estudo de caso do processo participativo de reformulação de um portal Web de uma comunidade que produz software livre para escritório, envolvendo especialistas, colaboradores e usuários. Usando canais como listas de discussão, wiki, audioconferências e sala de bate-papo, foram discutidos a identidade visual do portal, os seus serviços e a organização da informação. A síntese das discussões levou a uma nova estratégia de apresentação dos produtos da comunidade — enfatizando seus benefícios práticos — e no tratamento dos usuários, que teriam acesso mais fácil aos serviços disponibilizados. Com base nas discussões, foram elaborados modelos para o desenvolvimento do novo portal.

Das Interfaces às Interações: design participativo do Portal BrOffice.org [PDF - bom pra imprimir 6 mb] ou [ODT - bom pra copiar e modificar 13 mb]

Como citar

AMSTEL, Frederick van. Das Interfaces às Interações: design participativo do Portal BrOffice.org. Curitiba, 2008. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia, UTFPR.

Dicas

Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou iTunes.

Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 21/01/2009

Palavras-chave

participação    livre    cultura    política    

Opções



Comentários

Discussão
Gustavo Moura
21/01/09 às 20:35

Parabéns Fred!
e obrigado pela valiosa contribuição ;)




Comente.






(aguarde que é demorado mesmo...)


Você merece.

Assine nosso conteúdo e receba novidades sem sair de casa!

Atualizado com o Movable Type.

Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.

Apresentação do autor | Consultoria | Portifólio | Política de Privacidade | Contato