Usabilidoido: Menu Principal

English Website


Argumentando em favor da usabilidade

Perfil no LinkedIn
Perfil no Youtube
Perfil no Twitter
Perfil no Instagram
Perfil no Spotify
Argumentando em favor da usabilidade

Assim que terminei de ler meu primeiro livro sobre usabilidade, o Homepage: Usabilidade do Nielsen, fiquei todo empolgado para aplicar a "cartilha" no meu trabalho. Em pouco tempo percebi que não era tão fácil quanto o Nielsen falava, as coisas não eram tão simples assim.

"Se o cliente quer a logomarca animada, não dá pra dizer não", dizia o diretor da agência de propaganda em que trabalhava. As poucas palavras que repetia do livro do Nielsen não eram suficientes para convencer o cliente de que essa era uma idéia infeliz.

Tive que desenvolver meu próprio discurso sobre o assunto para poder convencer o pessoal da agência (e consequentemente, os clientes) de que animar a logomarca é chato.

Recebi esses dias um email de um leitor que está numa situação parecida com a que passei e acho interessante compartilhar minha experiência com vocês:

Pergunta

Sou webdesigner há 5 anos e recentemente tenho exercido a função de analista de usabilidade em uma empresa de desenvolvimento. Por enquanto tenho trabalhado apenas com interfaces web e tenho sentido algumas dificuldades quando tenho que explicar algo que foi feito que sei que a usabilidade está correta.

Acho que me falta conceito. Gostaria de contar com sua ajuda para me indicar sites, livros, artigos onde eu possa pegar informações mais conceituais em relação a interface e usabilidade.

Mateus Rocha


Resposta


O que você precisa é desenvolver sua retórica, ou seja, saber desenvolver sua capacidade de convencimento. Se você sabe que está certo, você tem o conceito, só não sabe como defender suas idéias.

Você pode aprender retórica por dois métodos: o analítico e o imitiativo.

O segundo é mais fácil. Basta prestar atenção em como outros profissionais da usabilidade fazem para defender suas idéias e fazer igual. É por esse motivo que temos tantos metidos a Jakob Nielsen por aí a fora. O Nielsen tem boa retórica e todo mundo copia ele sem questionar se ele está certo ou errado.

Te dou o conselho: siga o caminho dele, seu raciocínio, mas não o imite, afinal de contas você nunca será igual ele.

O caminho analítico é mais sofrido, mas é o que o próprio Nielsen passou para chegar onde chegou. Basicamente, você estuda muito sobre o assunto de forma bastante cética, duvidando de tudo o que te dizem. Testa as hipóteses e adquire experiência pessoal sobre o assunto. A partir daí é que você desenvolve seu ponto de vista.

Convencer a si mesmo é a parte mais importante da retórica. Só podemos ser eloquentes em nossos discursos se acreditamos muito no que estamos dizendo.

O caminho que você escolher vai depender de onde você quer chegar.


Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 27/03/2005

Redes

Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou Instagram.

Citação

VAN AMSTEL, Frederick M.C. Argumentando em favor da usabilidade. Blog Usabilidoido, 2005. Acessado em . Disponível em: http://www.usabilidoido.com.br/argumentando_em_favor_da_usabilidade.html

Relacionados



Comentários

Discussão
Fabiano Cruz
28/03/05 às 01:29

Desde as ágoras gregas, espaço público onde os cidadãos discutiam, refletiam e decidiam sobre os rumos da pólis (cidade) até a sala do chefe, onde se discute os rumos dos trabalhos e dos contratados(geralmente nós), a arte do convencimento faz prevalecer uma verdade, mesmo que nem sempre ela seja.

Parabéns pela experiência compartilhada e ótima resposta.


Discussão
Rafael
30/03/05 às 09:34

Fred, Nielsen trás teorias que funcionaram para ele, mas nem sempre o que funciona com um funciona com todos. Depende-se muito do cliente que estamos lidando, as vezes uma coisa que para nós é ridicula para eles é o máximo e tem sumo grau de importância.






Você merece.

Assine nosso conteúdo e receba as novidades!

Atualizado com o Movable Type.

Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.

Apresentação do autor | Website internacional | Política de Privacidade | Contato