Usabilidoido: Menu Principal

English Website


Tecnologia com bom gosto

Produtos funcionais podem (e devem) ser belos.

Tecnologia com Bom Gosto: Isso é possível!

Sempre gostei de gadjets, mas desde que comecei a estudar e trabalhar com Design meu gosto passou a ser mais refinado. Antigamente eu escolhia um aparelho pela relação entre funcionalidade e custo: quanto mais funções por menos dinheiro, melhor. Utilidade? Facilidade de uso? Beleza? Estilo? Isso não importava.

Agora isso importa. Importa muito. Primeiro penso como o produto vai se encaixar na minha rotina e nas possibilidades de transformação que ele abrirá. Critério utilidade. Em seguida, dou um jeito de testar o produto pra ver se ele será prático para o que eu preciso. Critério usabilidade. Só então presto atenção se o objeto é elegante, se chama a atenção em relação aos similares, se me faz sentir bem. Critério estética. Por fim, avalio se o objeto combina com meu jeito, com minhas outras coisas que costumo usar. Critério estilo.

O que eu desejo

Estes são os gadjets que estou querendo comprar no momento.

Nintendo Wii

Nintendo Wii

A princípio o Nintendo Wii me chamou a atenção pelo controle com acelerômetros que permite movimentos com as mãos, mas depois vendo as demonstrações percebi que a experiência como um todo é imersiva e integrada. Tudo no Wii é feito para ser aprendido e manipulado facilmente até mesmo por quem nunca joga videogame. As pessoas que conheço que tiveram contato com o console dizem que ele é perfeito para jogar socialmente.

MacBook

Mac Book

Escrevo estas linhas num iBook G4. Desde que comprei esse bichinho, aposentei meu PC desktop com Windows. Me livrei de vírus, spyware, reinstalação do sistema operacional, format C:, aplicações travadas e muitos outros problemas que o "Ruindows" apresenta. Descobri com ele que um computador pode ser admirado pelas outras pessoas não só pela sua potência, mas pela sua aparência. Quando tiro o iBook da maleta tem sempre alguém que comenta: "puxa! Que bonito seu computador branquinho!". Quero comprar um MacBook para ter mais velocidade rodar o Windows nos poucos aplicativos que não possuem alternativas para Mac e participar mais da festa Linux.

iPod Shuffle

Ipod Shuffle coloridos

Sempre admirei o iPod, mas nunca fui seduzido a comprar um. Tinha medo de ser roubado e perder uma grana. Também me imunizei da compra por impulso analisando porque o design do iPod é tão atraente. Entretanto, essa nova versão do Shuffle colorida tá com preço bacana e combina perfeitamente com meu estilo despojado.

Filmadora Sony

Filmadora Sony

Desde a faculdade de Jornalismo desejo ter uma filmadora, mas sei bem que não adiantaria muito uma de baixa qualidade, como as VHS-C. As Mini-DV são melhorzinhas, mas não é muito prático o processo de passar os vídeos para a edição no iBook, mesmo via porta Firewire. Eu quero uma filmadora pequena para poder gravar escondido como no Metrô do Rio e que seja bem prático e rápido para editar os vídeos. Estou pensando nessa filmadora da Sony que grava num HD em formato digital.

O que eu não desejo

Estas são as coisas que eu já consegui ou que eu nem quero conseguir.

BenQ DC 1300

Filmadora Sony

Ia comprar uma Webcam aí encontrei uma câmera fotográfica digital que também servia como Webcam, batia foto, gravava áudio e vídeo por um preço um pouco maior do que uma Webcam tradicional. Duvidei, mas testei. Por incrível que pareça, ela também era bonita, elegante e fácil de usar! As poucas fotos experimentais que estão no meu Flickr foram tiradas quando eu me dava o trabalho de carregar a BenQ para todo lado. O problema é que a qualidade das fotos às vezes ficava horrível, já que não tinha preview. Hoje uso só como Webcam e bato foto com a chata da Olympus, que tem melhor qualidade.

Pocket PC

Toshiba e800 sendo usado pelo meu filho

Tenho um Toshiba e800, mas ele frustrou minhas expectativas. Pensei que ia ser prático como o Palm, mas dei com os burros nágua. Também... quem manda confiar em sistema operacional da Microsoft? Trava direto, é lento e tem sérios problemas de usabilidade. Pelo menos ele tem uma funcionalidade que ainda acho que vale à pena para mim ao invés de um Palm: o Flash Player que uso para prototipar jogos com meu filho. Ele também é excelente para ver vídeos, graças à sua tela de 4 polegadas.

PalmV

Amei do começo ao fim meu PalmV. Chegava a ser mais prático do que papel. Foi roubado num assalto perto de casa. Fiquei traumatisado.


Dicas

Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou iTunes.

Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 26/09/2007

Palavras-chave

tecnologia    estilo    design    gadjet    

Opções



Comentários

Discussão
Danilo
27/09/07 às 09:13

Ja que preza tando por usabilidade vejo que seu site tem algunas warninng hehehe...


Discussão
Walmar Andrade
27/09/07 às 10:45

Não gosto de games, por isso o Wii não está na minha lista. O iPod Shuffle comprei recentemente e vale muito a pena, principalmente para mim que gosto de correr e o clip funciona muito bem.

Também estou de olho no MacBook, ele está com um preço bem mais em conta agora (sem ser o Pró). Meu receio é que como a Apple lançou recentemente o desktop novo, fico pensando se não vai sair uma versão nova do MacBook em breve. Daí estou em dúvida se compro logo ou aguardo mais um pouco.

A filmadora também está na minha lista, mas acho que só quando eu tiver filhos :P


Discussão
Alexandre Formagio
27/09/07 às 12:52

Ah unica coisa que me interessa hoje em dia é um celular/palm da motorola, que mato dois coelhos com uma cajadada só, preciso muitas vezes anotar coisas, ver e-mails e etc, e meu celular não suporta, então me ajudaria muito :D

Até hoje sou viciado em games, essa nova geração me chama muito a atenção, mas valorizo meu dinheiro e tenho paciencia para esperar cair muito o preço :D


Discussão
Carlos Eduardo
27/09/07 às 18:28

Bom, estou satisfeitíssimo com meu Wii.

Sempre pensei o mesmo sobre o iPod, portanto, preferi ter um celular com a função de mp3 player, fazendo com que eu matasse dois coelhos com uma caixa d'água só :)

Enfim, há alguns dias, decidi que vou comprar um MacBook Pro. Mas vai demorar, claro, até juntar a grana suficiente... Vamos ver como vai ser!


Discussão
Web Local
28/09/07 às 13:08

sou viciado em games, essa nova geração me chama muito a atenção, mas valorizo meu dinheiro e tenho paciencia para esperar cair muito o preço


Discussão
Gustavo Moura
04/10/07 às 13:03

Fred, compre um iPhone e seja feliz.

O bichinho conseguiu suprir minha necessidade de portabilidade para música, emails, mapas e telefone. Eu nem carrego mais meu PowerBook para cima e para baixo pois concentro todas minhas tarefas rotineiras nele..

Isso sem falar na beleza e na usabilidade,

Acredite, vale MESMO a pena.


Discussão
Alexandre Formagio
10/10/07 às 13:58

Depende, quando chegar no Brasil vai ser um tal de roubarem iphone... alguem lembra quando foi lançado ipod no Brasil ? :)

Aproveitando, Fred tá add lá no meu blog, estou fazendo vários ajustes ainda, mass :D

Abraçosss


Discussão
Fábio Cerqueira
20/10/07 às 12:46

Muito bom o post e muito difícil ver algo com design estilo apple e não querer! =D


Discussão
EAD
30/11/07 às 14:57

Essas tecnologia nos faz ficarmos doidos com relação as novidades q há no mercado d hj,mas fico cada vez mais fascinado com as inovações!!




Comente.






(aguarde que é demorado mesmo...)


Você merece.

Assine nosso conteúdo e receba novidades sem sair de casa!

Atualizado com o Movable Type.

Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.

Apresentação do autor | Consultoria | Portifólio | Política de Privacidade | Contato