Usabilidoido: Menu Principal

English Website


Teclando perigosamente

Você já esbarrou nestes botões?

Botões de desligar dormir e acordar

Há alguns anos atrás, a Microsoft disponibilizou no Windows a possibilidade de aceitar diretamente dos teclados os comandos "desligar", "dormir" (entrar em modo de espera) e "acordar" (voltar do modo de espera).

Os fabricantes de teclado, afoitos por aumentar a lista de funcionalidades de seus produtos, notaram que havia um espaço vazio entre o teclado direcional e as teclas del, end e page down. A idéia foi implementada a custo mínimo, pois não era preciso reorganizar nada no teclado. Do ponto de vista das vendas a curto e médio prazo, foi um sucesso, pois há alguns anos a maioria dos teclados que vejo estão saindo com essas opções embutidas.

Teclas power sleep e wake

Por estarem muito próximas do teclado direcional, as pessoas esbarram nas teclas sem querer e, às vezes, acabam perdendo seu trabalho. Algumas pessoas nem percebem que o esbarrão é a causa do desligamento do computador ou da entrada em modo de espera (que, para um leigo, parece a mesma coisa). Essas pessoas só se dão conta disso quando alguém avisa, pois encaram o computador como uma máquina imprevisível, assustadora e cheia de vírus que podem desligar tudo a hora que quiserem. Quando descobrem a causa, passam a se culpar pelos esbarrões e tratam de evitar o "erro". As raras pessoas que costumam personalizar seus sistemas operacionais procuram um jeito de desabilitar os botões. Somente os mais críticos é que vão deixar de comprar o teclado com essa configuração.

Em função das reclamações ou do próprio incômodo dos designers (que também são usuários desses teclados), alguns modelos já estão vindo com estes botões no topo do teclado, longe do direcional.

Botão wake, sleep e power no topo do teclado

Essa decisão de projeto não é fruto de um momento de inspiração místico, mas sim do contato com uma realidade outra: a situação de uso. Entretanto, como "a solução para o problema" não teve contato com essa realidade antes de ir para o mercado, outro incômodo surgiu: não há espaço para repousar os dedos acima da tecla para cima enquanto não se está usando o teclado direcional e o esbarrão ainda acontece, agora na menos perigosa tecla end.

Já neste teclado ergonômico, esse espaço foi respeitado, mas o botão power (o botão maior no canto superior direito) continua sendo apertado por esbarrão, segundo alguns usuários da Amazon.

Teclado ergonômico com o botão desligar no canto direito

A insatisfação dos consumidores é tão grande que a Logitech lançou um modelo ergonômico de baixo custo, cujo destaque é o fato de não ter os incômodos botões de desligar, dormir e acordar!

Teclado da logitech sem os botões incômodos

Essa despadronização acontece porque a indústria do PC não é centralizada. Existe algum grau de concordância entre as diversas empresas que fabricam componentes para PCs, mas a experimentação de novos padrões não é proibida. O problema é que a pressão por estar lançando novos produtos com novas funcionalidades obriga as empresas a experimentar diretamente no mercado. Os fracassos são frequentes e as empresas perdem muito dinheiro, mas é assim que o mercado funciona.

Na Apple, o controle sobre a padronização é maior, mas a decisão não é menos problemática. Donald Norman conta que, no início dos anos 90, teve que organizar diversas reuniões com vários departamentos da Apple para padronizar os botões de força em toda a linha de produtos da empresa porque cada detalhe padronizado priorizava um produto e prejudicava outro. Servidores não podem ser desligados facilmente, enquanto computadores caseiros costumam travar e precisam ser desligados frequentemente.

A solução que chegaram foi essa mesma: botão de desligar no teclado, mas a diferença é que haveria um diálogo de confirmação e você não perderia o trabalho se esbarrasse nele.

Imagino que não foram feitas pesquisas com usuários antes de lançar os produtos em nenhum dos casos. A justificativa deve ser que o valor unitário do teclado é baixo demais para se preocupar com issso e as vantagens de um design mais adequado não convenceriam o consumidor a pagar a mais pelo conforto.


Dicas

Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou iTunes.

Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 12/09/2006

Palavras-chave

teclado    tecla    power    erro    

Opções



Comentários

Discussão
Newton Wagner
12/09/06 às 18:33

Interessante o post. Nos teclados, como o da primeira foto, onde os botões são menores, não me lembro de ter esbarrado, mas quando eles colocam os botões como os das teclas normais, aí acontecia a todo instante.

Não acredito que a Apple não tenha testado a solução com usuários... será!? :).


Discussão
Adriano Vieira
12/09/06 às 19:31

Pois é, meu teclado de casa é identico ao da 1ª foto... Se eu já esbarrei nestas teclas? Várias vezes, uso muito as setas direcionais...

Acabei inabilitando esta função na bios, e tudo voltou ao normal...

De fato, sempre odiei estas "maravilhosas" funcionalidades nos teclados, espero que sumam!


Discussão
mAIKON
12/09/06 às 20:10

Que droga estes botões... o dia que esbarrei e perdi meia hora de programação eu arranquei-os com alicate e cortei os conectores... agora eles nao tem mais ação!


Discussão
Arthur Corenzan
12/09/06 às 21:11

"Há alguns anos atrás[...]" isso não é pleunasmo, não ?

by the way, muito bom o artigo :D
dei muitas risadas, por que isso era um sufoco pra mim... até comprar um sem as malditas teclas!


Discussão
André Alves
12/09/06 às 21:13

Muito interessante o artigo!
Não havia parado pra pensar sobre isso ainda, mas já passei por este problema no trabalho. Horas de trabalho que se perdem em apenas uma tecla. É complicado!

No meu teclado eu acabei desativando as teclas, pois só atrapalham.


Discussão
Erick Souza
12/09/06 às 22:29

Meu antigo teclado tinha estas teclas acima do teclado numérico, esbarrei poucas vezes, as vezes estes atalhos são úteis.

Uma boa solução no meu caso foi o teclado do notebook, estas teclas são o F2, F3 e F4, para acioná-las é preciso manter a tecla de função precionada, não tem como esbarrar.


Discussão
Aldo Alexandre Marigonda
13/09/06 às 00:11

O meu teclado pertence a "categoria" dos que têm as malditas teclas na parte superior, logo ao lado do "F12".

No meu caso, costumava esbarrar quando estava jogando online e surgia a necessidade de teclar "F12"...

A minha solução foi mais agressiva, ou adequada ao momento de raiva. Arranquei as três teclas que não me serviam de nada.


Discussão
Felipe Ranieri
13/09/06 às 00:18

É complicado. Sei que na maioria das vezes o ritmo do mercado é bastante acelerado e requer agilidade dos fabricantes, mas como escrevi em um post meu: sou do time que acha um absurdo "testar" e/ou analisar e prever problemas depois do lançamento do produto. Parece simples, apenas 3 botões . Mas e a máxima "desenvolver pensando no usuário", onde entra? Eu pesquiso, você pesquisa, mas o usuário leigo infelizmente não, então é legal tentar prever erros e analisar possíveis problemas, pena que muitos devido a "pressão" do mercado não conseguem.
Bem interessante o post =]

Abraços!


Discussão
Diego
13/09/06 às 08:59

Bem eu ADORO, botão de desligar no teclado pra mim é muito util principalmente porque quando desejo desligar o computador, provavelmente estarei com pressa, por isso procurei o teclado que tivesse essa tecla, porém eu ODEIO o cara que a colocou do lado do enter....afinal as 3 da matina trabalhando
direto...você perder um trablho inteiro por causa da maldita tecla....isso é de matar e não foram pucas as vezes que aconteceram, no entanto um bom posicionamento da tecla pra mim já é suficiente....não sei quanto a vocês, mas a coisa que mais penei foi para encontrar um teclado que não tivesse o desligar do lado do ENTER e as teclas fossem silenciosas......


Discussão
Micox
13/09/06 às 10:25

MALDITAS TECLAS, MALDITAS TECLAS.

Se eu quero desligar o computador nada mais óbvio que fazer direto na CPU ou no botão desligar do Windows.

MALTIDAS TECLAS.


Discussão
Marco Gomes
13/09/06 às 10:27

Usando o segundo modelo, com as teclas "de desligar" no topo, eu já apertei a "power" uma vez tentando apertar a Print Screen, acabei perdendo um trabalho de algumas horas que só precisava de uma tela de exemplo :-P


Discussão
Marco Gomes
13/09/06 às 10:28

Conheço quem arranque as teclas, na brutalidade.


Discussão
scama
13/09/06 às 16:16

espero que você não dê aula nos laboratórios 5 e 9...


Discussão
Michael
13/09/06 às 18:54

OS artigos do Frederick van Amstel são ótimos, sou um leitor silencioso de seus artigos e digo que este está de parabéns. Eu parei de ler um pouco por causa do pouco tempo que tenho disponivel (os artigos são ótimos e grandes). Outra coisa que tem me desmotivado a acessar o site é o layout. Sou Designer, acho seu layout muito interessante, mas me incomoda.
Bom, estou aqui para elogiar, e com certeza irei retrucar via trackBack, aliás o meu teclado tem uma boa solução aos problemas. Irei postar em breve.
Abraços, Michael

Ps.: Quanto minha critica ao layout, só falei por alto, por favor não mudem o rumo da conversa.


Discussão
Jader Rubini
13/09/06 às 21:03

Detesto esses botões, já perdi horas de trabalho por causa deles.
Não tenho nada a me queixar do meu teclado atual.
Tanto os botões Power, Sleep, Media (que chama o Windows Media Player), os botões de controle de música (Play/Pause, Stop, Previous, Next, Volume e Mute) e os botões Home e E-mail ficam acimas dos F's. Assim, além de ter esses botões (que uso bastante) bem acessíveis, ainda tenho um lugar onde repousar os dedos da mão direita... :)


Discussão
Lucas de Castro
13/09/06 às 21:09

Já peguei num teclado desses sim. O pior é que era no laboratório de informática da faculdade, enquanto fazia alguns trabalhos, e nós, alunos, não podíamos nem desabilitar na bios, porquê não tínhamos permissão.

O engraçado é que quando a máquina desligou pela primeira vez me lembrei na hora desse blog! :)

Comigo, sempre que acontecia, era numa tentativa de teclar o delete... dava uma raiva!

Cara, outro teclado maldito é um que o backspace não fica nequele cantinho, fica uma casa a esquerda. Não sei se alguém aqui já viu esse - não há bios nem alicate que resolva!


Discussão
Bruno Pedrozo
13/09/06 às 23:25

Normalzinho. No meu teclado é bom: tem os botões (que eu não uso pra p* nenhuma) mas eles ficam acima do F8 ao F10
por serem bem menores e afastados fica dificil esbarrar


Discussão
Marcelo Cabrera
14/09/06 às 04:30

O meu é o Teclado Office da leadership, com várias teclas de atalhos, inclusive essas, porém não tem a tecla de despertar, que pode ser acionado pelo movimento do mouse, ficam bem afastados dos botões de uso normal, é um exelente teclado, não estou fazendo propaganda, mas recomendo a todos que utilizam de verdade suas máquinas, caso queiram conferir o modelo é o 0390 no site da leadership.


Discussão
Alexandre
14/09/06 às 22:03

Obrigado por lembrar dos famigerados botões de liga/desliga/espera que nos afligem em suas aulas...


Discussão
Mikhael
14/09/06 às 22:56

até um tempo atrás, eu tinha um teclado excelente, m que as teclas estavam no mesmo lugar que as das primeiras fotos, mas no lugar inverso ao esc(onde também, antes não havia nada, portanto também não houve grandes gastos de aprimoramento) havia uma teclinha FN, essa tecla, abreviação de FUNCTION, permitia o funcionamento do power e seus companheiros, sem ela pressionada, os botões ficavam inutilizados, me livrei de grandes perdas... agora tenho um teclado com multimídia, controle para players de áudio e vídeo, volume e certos softwares acessiveis direto do teclado, são teclas um pouco mais duras, de formato diferente, que ficam acima das F1-F12... e os famosos três cavaleiros do apocalipse (Power, Sleep e WakeUp) ficam lá, separados de todos os dedos engraçadinhos... hoje sou fã desta tecnologia... antigamente, simplesmente me recusava a comprar um teclado que viesse com isso...


Discussão
Renata
15/09/06 às 15:33

Na faculdade, alguém mais estressadinho arrancou esses botões dos teclado, menos mal, porque quando não esbarravamos neles sem querer, era algum "amigo" engraçadinho que apertava de propósito no meio da aula. Do meu PC pessoal, fiz questão de escolher um sem essas teclas, e do trampo também tive a sorte de me livrar disso ;)


Discussão
camilo
16/09/06 às 01:22

malditos botões... no meu antigo teclado, eu tirei eles fisicamente! solução simples e limpa(?)


Discussão
Rodrigo P. Ghedin
25/09/06 às 14:28

Achei o máximo esse teclado "light" da Logitech.

Só faltou ele ser preto para eu aposentar meu Satellite nojento, cuja disposição das teclas é idêntica ao teclado mostrado na terceira e quarta imagens do artigo.

[]'s!


Discussão
Daniel Massulo
06/10/06 às 22:52

bom vamos lah..

a microsoft.. pensou tbm nos usuarios e criou opçao no menu propriedades (area de trabalho) > proteção de tela > energia > avançado... ai la em baixo so assinalar o "nada a fazer" pronto..


Discussão
mila
17/12/06 às 15:24

Meu teclado é uma merda!
Não tem print screen nele...é cheio³ de botões mais todos inúteis.
EU QUERO O PRINTTTTTTTTTT!
Por favoooor...alguém me ajuda??


Discussão
Aaron
03/01/07 às 16:21

hsuahsuah....
muito bom o artigo.
no meu teclado nao tem esses botoes...
mas eu andei mexendo nas configuracoes do windows xp e habilitei o botao deslicar para hibernar e nao desligar automaticamente. assim tudo que tenho na memoria fica salva no hd e nao perco nd. shuahsuah... o meu caso eh diferente.. minha cpu fica na parte de baixo e o estabilizador tbm... eu nao esbarro por que sou cuidadoso, mas qnd levo um convidado lah em casa, ele sempre esbarra no botao da fonte ou o joelho no botao de desligar da cpu. mas nao da nd.. o pior eh qnd eu reinicio a maquina com a intensao de desligar. (os dois ficam quase grudados.)... agora xega... muito interessante o artigo... flw ateh mais...


Discussão
Aaron
03/01/07 às 16:24

hsuahsuah....
muito bom o artigo.
no meu teclado nao tem esses botoes...
mas eu andei mexendo nas configuracoes do windows xp e habilitei o botao deslicar para hibernar e nao desligar automaticamente. assim tudo que tenho na memoria fica salva no hd e nao perco nd. shuahsuah... o meu caso eh diferente.. minha cpu fica na parte de baixo e o estabilizador tbm... eu nao esbarro por que sou cuidadoso, mas qnd levo um convidado lah em casa, ele sempre esbarra no botao da fonte ou o joelho no botao de desligar da cpu. mas nao da nd.. o pior eh qnd eu reinicio a maquina com a intensao de desligar. (os dois ficam quase grudados.)... agora xega... muito interessante o artigo... flw ateh mais...


Discussão
Moisés Almeida
13/01/07 às 06:34

Já usei todos esses teclados, eu uso esses botões sempre, quando minha mãe me chama para dormir eu deixo vários downloads e coloco em modo de espera, mas as luzes(Do computador) não apagam e o barulho diminui pouco, mas não dá para escutar direito, pela manhã eu acordo e está tudo concluindo mas o unico problema disso tudo é que a energia vem muito cara, pois o computador fica ligado o dia todo, tenho 3 outros irmãos que também utilizam então o computador só desliga quando cai energia(Bricadeira, mas é quase isso).Então meu comentário fica por aqui, mas sem querer fazer propaganda, visite o forum que eu participo:
http://www.htmlstaff.org/forum/
Eu não sou dono dele, apenas gosto de ajudar pessoas que necessitam do mesmo.


Discussão
Patrick
14/02/07 às 22:43

Bem interessante...

mas eu qria saber quem eh a pessoa q fez esse blog...

eu já dxei uma mensagem em algum canto pra vc mas eu ñ to lembrado...

me add no msn ai pow: [email protected]


Discussão
João Abadia
24/02/07 às 18:02

Umas três vezes já perdi horas de trabalho por causa das "benditas" teclas. Mas a solução foi bem mais simples que ir no Painel de Controle: arranquei-as com uma chave de fenda. Depois amarrei-as em uma linha e fiz lindos enfeites para o retrovisor do meu carro. Para mim, foi uma ótima solução.


Discussão
josemiro
13/07/07 às 13:27

nem curto teclas de atalho,quando posso compro sem elas nao uso para nada mesmo...


Discussão
david
12/09/07 às 16:22

Se para pra pensa e bem melhor porque
vc não prescisa ficar apertando nada no gabinet
e so tecla no power, eu ja acho muita burru se apertarem mais vezes e não prestarem a tensão
hehe


Discussão
nhdezoito
20/11/07 às 15:53

Bom texto, é verdade mesmo lá em casa isso era muito comum. Meu irmão, que se estressa com facilidade, arrancou as teclas :)


Discussão
Pablo Ricardo
14/07/08 às 15:10

O meu teclado é o último da lista aí!

=]


Discussão
LimaJunior
30/09/08 às 22:40

nossa... esse 1º teclado foi motivo de ódio e ira incontrolável!!!! eu ODEIO esse tipo de teclado! lembro deles perdendo trabalho de colégio quando eu ainda era um pequeno pivete... ehehe e desde então o meu critério número 1 de escolha de teclado é: NAO TER ESSES BOTOES!
é isso.!


Discussão
Fellipe Oliveira
25/06/09 às 00:15

aqui na agência arrancamos estas teclas na faca...um modo menos ortodoxo..rs




Comente.






(aguarde que é demorado mesmo...)


Você merece.

Assine nosso conteúdo e receba novidades sem sair de casa!

Atualizado com o Movable Type.

Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.

Apresentação do autor | Consultoria | Portifólio | Política de Privacidade | Contato