Usabilidoido: Menu Principal

English Website


Tableless na veia

Depois do meu polêmico artigo pró-CSS (escrevi inspirado no livro do Zeldman), me senti na dívida com meus leitores. Para mostrar o caminho das pedras mais suave, escrevi um tutorial de como criar layouts em tableless no Dreamweaver MX 2004. Ele vai familiarizar o webdesigner com os parâmetros do CSS e depois libertá-lo para editar direto no código, se quiser. Comigo funcionou assim, pelo menos.

Quando comecei a ler os emails da ArqHP (Irapuan Martinez e seus amigos), fiquei maravilhado com as vantagens dessa abordagem, mas parecia muito longe da minha realidade. Não podia me dar ao luxo de reaprender tudo de novo. Resolvi arriscar e montar um layout todo só com os "layers" do Dreamweaver. Deu muito certo. Era uma maravilha não ter que ficar cortando imagens e mechendo nas propriedades de cada tabelinha.

Aos poucos fui percebendo que o código ficava muito sujo, com toda formatação no atributo style do DIV. Comecei a entender como usar os abstratos float e position: relative. Aí deslanchou meu entendimento, mas o Dreamweaver MX não estava renderizando direito. Parti para o código na mão.

Agora no MX 2004, fiquei animado. A renderização ficou ótima, e a interface mais sensível ao CSS. O problema é que na minha máquina (PIII850) trava direto. Por enquanto, só tô usando o TopStyle e tô feliz. Mas confesso que uma edição wywiwyg aumentaria ainda mais minha produtivididade. Espero que a Macromedia resolva esses problemas no próximo update do software (o 7.1 ficou mais leve, mas continua travando).


Dicas

Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou iTunes.

Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 02/04/2004

Palavras-chave

tableless    webstandards    css    

Opções



Comentários

Eh isso ae Fred...
É como digo...

Quando for "investir" em uma virgem, nunca seja rude, "implemente" aos poucos.

Abração bro.


Discussão
Eduardo Perroud
05/04/04 às 09:39

Uiaaaaaa... q papo fofys hahahaha
Bem Evandro, nem vou falar nada tah? kkkkkkkk


hauauhuahuhahuahuhuhuhu!!
"Fofys" é foda. Só to sendo "gentil" ;)


Discussão
Magno
25/07/04 às 16:48

Humpf... e eu com o meu K6-2 400Mhz... será que o DWMX2004 vai aguentar? Estou me preparando pra entrar pro mundo dos tableless (já estava usando o DW2004, mas só com as antigas tabelinhas aninhadas e os spacers.gif).


Discussão
Fred
26/07/04 às 22:10

Magno, aqui também não roda legal o DW2004, por isso uso mais o TopStyle que é bem mais leve. Se nem ele rodar, um bom Editplus já é suficiente.


Discussão
qtcmeu
09/09/04 às 14:03

Se vc é louco por usabilidade, deveria corrigir algumas sugeiras em seu codigo...que estao impossibilitando a visualização de seu site em outras resoluções....


Discussão
Fred
09/09/04 às 14:33

Meu público-alvo é constituído principalmente de designers. Conhece algum designer que trabalha com menos de 1024x768 de resolução? Acho que vale à pena aproveitar melhor o espaço em troca de uma ínfima perda de acessibilidade.

De qualquer forma, valeu pelo toque. Arrumei a folha de estilos para degradar melhor em 800x600.


Discussão
Leandro M Ferreira
10/09/04 às 07:19

sei que você já se explicou, e que provavelmente vê o seu site com conteúdo alinhado a esquerda, mas não fica bom em 800x600 e conteúdo centralizado


Discussão
Fred
10/09/04 às 09:37

Puxa, vocês são exigentes mesmo, hein? Mas estão certos. Tentei, tentei, mas não consegui arrumar a folha de estilos direita.css para que ficasse boa tanto em 1024 quanto em 800, mas não consegui. Uma solução prejudica a outra. Se alguém quiser tentar também, agradeço.


Discussão
Rodrigo
10/09/04 às 11:23

É Fred, já ia te falar isso. Tem amigos meus que eu indiquei teu blog e ficam enchendo meu saco falando de como fica o site em resolução baixa. Eu uso 1024 no meu PC, mas quando vou fazer layouts volto para a 800x600. Acho que é o jeito até todo mundo se tocar e usar 1024... Mas já notei que mesmo em 1024 a camada vermelhinha aí do lado ainda fica sobre o conteúdo da verdinha com alinhamento a direita. Vamos pedir socorro ao Elcio e ao Diego hehehehe.


Discussão
Fred
10/09/04 às 11:37

Bem, Rodrigo, o lance da caixa vermelha flutuante não é erro, é intencional mesmo. Não há uma forma de atrelá-la ao final do post estando na coluna cinza. Usei o posicionamento absoluto e pronto. No próximo re-design vou corrigir todas essas falhas.


Discussão
Micox
12/09/06 às 12:49

Hoje, após alguns meses (anos) deste post seu, acho que o atual DreamWeaver 8 já tá dando conta do recado.
Pelo menos em partes. Ele já ajuda bastante o desenvolvimento do código "na mão", já que tem vários "lembretes".




Comente.






(aguarde que é demorado mesmo...)


Você merece.

Assine nosso conteúdo e receba novidades sem sair de casa!

Atualizado com o Movable Type.

Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.

Apresentação do autor | Consultoria | Portifólio | Política de Privacidade | Contato