Usabilidoido: Menu Principal

English Website


CSS é quente

Ontem escrevi de relance um artigo outorgando que todo webdesigner que se preza tem que dominar CSS. Sempre fui e continuo sendo um entusiasta do Flash, mas depois que vi que até o WDDG (tradicional estúdio de webdesign de vanguarda) entrou nessa de webstandards eu senti que isso finalmente está pegando. Tem até prêmio para os melhores sites que adotem esses padrões.


Dicas

Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou iTunes.

Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 27/02/2004

Palavras-chave

css    tableless    webstandards    fatores    humanos    relevantes    

Opções



Comentários

Discussão
caio cesar
03/03/04 às 05:46

opa cara, achei supimpa seu material, mas chamar este profissional de webdesigner é barra, hein?
parabéns!


Discussão
Fred
03/03/04 às 05:51

Ué, é assim que o mercado chama esse profissional. Note como eu usei também o termo Designer de Interfaces Web no meu artigo. Esse é um termo mais acadêmico, mas nada prático. Além de ser comprido demais, ninguém fora do nosso círculo profissional entende.


Discussão
millano
04/03/04 às 10:33

Bom eu sou webdesigner (estudei desenho industrial - projeto do produto mas fui pra esta area). Achei muito boa a materia. Esta separação entre formatação e informação é bem visível tb em sites com flash e xml. Quando o cara disse que designers e programadores podem trabalhar simultaneamente, na hora lembrei de como trabalhamos aqui. É exatamente isto. Enquanto eu estou desenvolvendo os layouts a programadora tá montando os xml conectors da vida. montando o soap, fazendo a maquininha funcionar. Depois chego eu e boto a "casca" (num modo bem grotesco de falar da minha própria profissão, ehehe)
Abraços


Discussão
tomé
31/08/04 às 12:44

putz...webdesigner de novo?

Vamos fazer uma aposta? Daqui a 5 anos vamos ver se esse termo ainda será usado no mercado?

valendo dinheiro hein, façam suas apostas....


Discussão
Giovani
01/09/04 às 14:32

Porra, já estou de saco cheio deste papo de Webstandart...que saco. Coisa de quem não tem o que fazer e aonda por cima fica querendo que todo mundo faça parte deste mundinho de "BLOG´S PROFISSIONAIS", pois é isso que esse papo de "Padrões" é. Alguém já viu um site feito em css que não parecesse um Blog???...VIVA O DREAMWEAVER, VIVA O FLASH...Vão catar coquinho e me deixem em paz programando meus site com tabelas, meus clientes agradecem.
PS: Usabilidade é ter que pressionar shift+mouse enter cada vez que quiser abrir um site em outra janela????...ahahahahahah....


Discussão
Rodrigo
01/09/04 às 17:15

Giovani, respeito sua opnião, mas ela só fez você se enrrolar. Você grita viva ao Flash e DW que são produtos da Macromedia, que é uma das adeptas dos padrões. Já achou alguma tabela no site da Macromedia? Se sim, deve ter sido pra o que elas realmente servem. Tenho uma grande impressão que o site foi feito com o DW. Ou será que foi no Frontpage?
O significado de Web standarts não é só o design, é a importancia da informação, que é a base da internet. Você poderia olhar nos links do site tableless.com.br e notar que não é com cara de blogs q os sites em tableless se mostram. Você precisa de um pouco de pesquisa antes de criticar.
Fred, é triste que alguns desinformados usem a audiência do seu blog para aparecer. Mas não caiu na deles, vou continuar entrando aqui.

Ah, qual o blog que parece com o site da Macromedia mesmo?


Discussão
Fred
02/09/04 às 10:36

Quanto à questão do shift+clique, prefiro deixar que meus usuários escolham se eles querem ou não abrir o link numa nova página. Se coloco o atributo target=_blank, ele não pode escolher. Gostaria que houvesse uma solução mais prática, mas isso não depende de mim, depende do navegador.


Discussão
Marcelo Linhares
02/09/04 às 14:09

O ideal seria que tivesse algum javascript ou até código html nativo q fizesse abrir em "nova aba" ao invés de "nova janela"...
pois como sabemos os MELHORES NAVEGADORES possuem este recurso bastante funcional.

Em relação aos padrões que o Giovanni mencionou, acredito que seja alguém cujo se intitula Webdesigner e apenas "arrasta" e "cola" butões em editores WYSIWYG, e esquece de todo o processo que o back-end da página pode causar...
Quando eu digo de que o excesso de "Designers e Publicitários" ta matando a internet, ninguém acredita.

Abraços


Discussão
Pedro
15/02/05 às 00:29

Minha boa gente, que se ache webdesigner, designer, whatever, e não entende a necessidade de padrões, então por favor deixem-me rir um bocado.
A internet não foi feita para ser vista só com IE. Nem com o firefox, nem com o opera. Foi feita para ser vista com "um" browser qualquer. Mau era se para ver o meu canal de televisão favorito eu tinha que ter uma sony, porque o sinal só dava com sony...
Um blog de usabilidade com participações dessas, é como um forum de linux com users a aclamar que windows é um melhor SO.


Discussão
Rodrigo
15/02/05 às 20:39

Caro amigo exaltado.

Demorei a um tempo para entender o real significado da palavra designer, pois por ter sua origem inglesa e que não expressa a realidade de nosso campo de atuação.
Mas em fim consegui chegar na conclusão que um designer não se resume em apenas um artista ou como muitos pensam (desenhista) . Nossa profissão tem seu lado artistico mais totalmente baseado em uma gama de informações recolhidas e estudadas no andamento do projeto.
Um designer não se resume em um modelador, ilustrador, diagramador e programador, mais sim em um profissional que detecta problemas de comunicação visual e os resolvem com sua criatividade com os mais simples recursos.
Um webdesign segue a área de desenvolvimento de interfaces que não deve se resumir em um profissional que apenas da formas e constrói sites boitinhos.(equivalente a função de um estilista ou ate mesmo de um ilustrador).
Um webdesigner deve ser um projetista que estuda, pesquisa, analisa, cria e experimenta.
E qual seria o projeto que adotaria um meio de dados totalmente preso, pesado, bagunçado e fora dos padrões?
os padrões da web estão ai para facilitar e para flexibilizar esta gama de sites que encontramos na internet.
Temos que seguir padrões que tornam as coisas mais universais para possibilitar um certo conforto para seus usuarios e num futuro breve que pode beneficiar você mesmo na hora de um redesign ou na hora disponibilizar seu conteúdo para outros meios, como exemplo um palm, um celular ou ate mesmo uma geladeira.

É difícil adotar padrões depois de ter sua maneira de trabalhar, e de ter acostumado a fazer a coisa de maneira "errada", mais será bastante válido para o equilibrio e até mesmo para filtrar um pouco a demanda de profissionais desqualificados no mercado de trabalho.

Obrigado.
Minhas sinceras desculpas por qualquer erro de português.


Discussão
caroline
12/02/06 às 13:29

quero transar cum vc rodrigu


Discussão
victor oliveira
12/02/06 às 15:15

o loko meu! olha ai


Discussão
Tio_Wlad
02/11/06 às 09:01

Se Flash fosse algo que realmente fosse de encontro ao que os usuários querem o site da Macromedia era todo em flash. Alias, de flash no site da Adobe só tem um tiquim di nada, hahahhahahaha casa de ferreiro espeto de pau. Viva o CSS, Viva o Flash, Vivas ao Html, Vivas ao Joomla que afinal de las cuentas hay espaço for all.


Discussão
Leonardo
07/11/06 às 15:28

Para todos àqueles que acham que estar dentro dos padrões é criar site com jeito de blog, com cara de blog, com códigos de blog... Dêem uma olhada neste link http://www.asimpletemplate.com/ e ainda por cima vocês podem pegar os seus modelos gratuitamente sem pagar um vintéiiinnn. Aproveitei e se aprofundem nas modernidades. A css está ai para ser estudada e aprimorada. Eu mesmo sei fazer coisas com Css e quem olha não acredita e pensa que é java ou ajax, mas quando olham o código fonte dos meus sites e não vêem nada relacionado a java ou ajax começam a encher o meu e-mail me perguntando como fiz aquilo com HTML, ai eu digo é simples, eu uso CSS... Adorei o Blog e já virei fã, parabéns e continue sempre... Congratulações!


Discussão
TJEBCVVH1
01/01/07 às 20:32

Hello. TJEBCVVH2 [url=http://www.tTJEBCVVH3.com] TJEBCVVH3 [/url] Thanks


Discussão
Padrão
16/02/07 às 15:45

Para quem ainda está preso aos antigos ritos de desenvolvimento web e querem continuar neste caminho fracassado, meus pesames. O CSS e utilizado para fotmatção de informações descritas na marcação XHTML ou HTML. Ou seja, utilizar tabelas para formatar e estruturar páginas da web não é uma prática de um profissional. Quem não gostou, só lamento. Todos profissionais que querem continuar no mercado da Web devem se aperfeiçoar e encarar padrões como mudança de rota, ou seja, se ficarmos presos aos nossos antigos conhecimentos de nada eles serviram depois. Muito obrigado pelo o espaço.


Discussão
Saulo Oliveira
30/03/07 às 15:48

Bem!!!
Pois eh!!!
Esse tal de Giovani tá perdendo tempo!
aquele site: msn.com, eh em tableless e tambem tá dentro dos padrões Web 2.0...
Ô meu amigo Giovani, por vc naum vai catar coquinho lá no msn.com...
ou até mermo no google "q naum tem cara de blog"
Um Abração a todos!!!
Tableless na veia!!!!!




Comente.






(aguarde que é demorado mesmo...)


Você merece.

Assine nosso conteúdo e receba novidades sem sair de casa!

Atualizado com o Movable Type.

Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.

Apresentação do autor | Consultoria | Portifólio | Política de Privacidade | Contato