Usabilidoido: Menu Principal

English Website


Programador dorme trabalhando

Guilherme 'Zipnedles' sonhava sempre com telas pretas, arquivos perdidos e falhas no HD toda vez que ficava dois dias sem programar intensamente. Descobriu que vários amigos seus tinham sonhos parecidos. Fizemos uma pequena pesquisa com amigos e concluímos que a grande maioria dos mestres do código continuam a trabalhar depois que dormem.

O fenômeno mais frequente é acordar de sopetão com a solução de um problema específico que não conseguiram resolver durante o dia. Acordam e anotam, gostam disso.

A maioria é paranóica com seu framework (biblioteca de código pessoal criada com o suor dos dedos). Fazem cópias compulsivamente, trancam a sete chaves o escritório, passam o anti-vírus 100 vezes e ainda assim tem medo de algum ladrão roubar tudo.

Depois de um dia exaustivo, o programador costuma estar tão agitado que nem consegue dormir. É preciso relaxar de alguma forma. Uns jogam videogame, outros assistem filme ou qualquer outra coisa que desvie sua mente. Mas mesmo depois de conseguir dormir, podem passar a noite inteira dentro do "programa".

Obviamente tudo isso tem relação com o stress, mas porque outros profissionais não tem esses sonhos quando estão estressados (eu por exemplo não tenho)? Que força é essa que atrai esses homens para o mundo da máquina? Onde acaba o mundo real e começa o mundo virtual do programador? São perguntas como essa que me fascinam dentro da Interação Humano-Computador...


Dicas

Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou iTunes.

Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 13/01/2004

Palavras-chave

programador    sono    sonhos    pesadelos    medo    

Opções



Comentários

Discussão
Fred
14/01/04 às 02:44

Piração nada Sr. Jonas. Veja essas citações que achei no Google:

"Hey, have you ever been up programming for a long time, and when you finally go to bed you dream about programming? This is more like when you haven’t programmed for a month, and you really, really want to program."
http://www.randomjane.com/archives/2003_07.html

What make you a geek?
"I sometimes dream about programming errors. "
http://hotwired.wired.com/members/98/40/geek0a.html

"I had a dream about working with Oracle Portal last night. You know how when you work in your dreams, you wake up exhausted? It didn't feel like work, because I miss it. I woke up very confused as to why I wasn't sitting at a computer, though. I need a new field :P"
http://starjewel.org/archives/001426.html

"sometimes i even dream about programming. (red alert: mega-geek status emerging) they say the brain works best when one is asleep and i think it's quite true."
http://sharlatan.blogspot.com/2002_03_31_sharlatan_archive.html


Discussão
Guilherme
14/01/04 às 09:41

O fenomeno ocorreu com muitas outras pessoas também.
Frederick, seria interessante publicar depoimentos das outras pessoas?
"HD vazio" e "arquivos perdidos" já apareceram em outros relatos...


Discussão
Guilherme
14/01/04 às 10:16

Estive conversando com Marcelo Siqueira da flashways e ele me disse coisas bem interessantes, confirmando que alguns programadores continuam no ritmo de trabalho após dormir:

Z:Quantas horas você passa por dia na frente do PC?

Marcelo Siqueria (flashways.com.br):
Passo umas 12 horas ou mais por dia na frente do PC.

Z:Quando você tira um 'feriado' e dorme uns dias longe do PC, você tem algumas espécies de pesadelos estranhos, como HD vazio, arquivos perdidos, telas pretas? Ou continua a trabalhar depois de dormir, tipo resolver um problema de programação durante ou pouco antes do sono?

M:Por durante cerca de duas semanas

Z:Então você tem sonhos 'estranhos' desse tipo?

M:é. preciso ficar umas duas semanas longe de um teclado pra parar.

Z:Você poderia explicar um pouco esses sonhos?

M:geralmente tento resolver um problema de programação e não consigo

Z:Legal. Durante o sono isso? Você já acordou e foi pro computador no dia seguinte com a pretensão de que deveria de algum modo fazer aquilo, mesmo que fosse um problema sem sentido?

M:é. mas quando acordo vejo que o problema não faz sentido.

Z:Entendi. Tipo:
public;;setInterval { "minhaString",
func(); }.onRollOver = 10;-->;;

algo assim? que não faz sentido?

M:qulaquer coisa que não funciona

Z:É isso aí. Valeu!


Discussão
Jonas Galvez
14/01/04 às 12:57

Êta Maria Joana...


Discussão
cezinha
22/01/04 às 02:44

Eu que sou um pouco designer e um pouco programadora sofro do mal também. Tem dia que durmo tendo sonhos com ActionScript e outros que acordo tendo idéias de design. É muito maluco isso mas bem cansativo, geralmente qdo sonho com programação fico cansada o dia todo. O que eu tento fazer é evitar de mexer com coisas assim depois que saio do trabalho. Vou assistir um filme, um seriado, jogar um pouco de videogame ou ler um livro.


Discussão
Fred
02/02/04 às 06:13

Fizeram uma pesquisa numa univeridade séria: deram problemas para resolver para algumas pessoas, algumas puderam dormir e outras não logo depois. Mais pessoas que dormiram resolveram os problemas.
Vejam:
http://www.cbc.ca/stories/2004/01/21/sleep_mem040121


Discussão
Luis Otávio Jerônimo
04/02/04 às 04:41

O fato das pessoas dormindo continuarem com o subconsciente trabalhando, resolvendo, pensando, na minha opinião não tem nada a ver com o fato de vc poder ser programador ou não.
Algumas pessoas são mais lógicas e desenvolvem melhor habilidades matemáticas, cálculos complexos, etc
Outras são mais emocionais, escrevem melhor, se comunicam melhor, lêem mais , etc.
O fato é o seguinte: todos tem a mesma capacidade de se desenvolverem naquilo que lhes interessa no momento, seja por exigências do trabalho, seja por hobbies.O q fará cada um ser ou não ser algum substantivo (programador, designer, publicitário, médico, cineasta) é só uma coisinha:é o seu esforço e a sua prática na atividade desenvolvida, o que com o tempo gerará experiência e eficiência!
Taylor já dizia:
E=P/T Eficiência é igual ao produto do seu trabalho dividido pelo tempo em que ele é realizado com excelência
Um abraço a todos.


Discussão
Leandro N. Camargo
02/04/05 às 15:27

Hehehehehe tudo a ver!
Sou uma vítima disso também.
Estava montando um sistema de exibição de dados em árvore dinamicamente...
Só sei que de tanto eu quebrar a cabeça eu conversei dormindo com o meu irmão sobre o sistema em árvore...e vaga e inconscientemente lembro da conversa que tive com ele...falei muita coisa sem nexo.

O cérebro humano é o sistema mais complexo e perfeito que existe.
Não creio que o ser humano consiga reproduzir nem simular o cerébro humano com tanta semelhança.
A humanidade se extingüirá um dia sem termos entendido completamente essa pérola negra.


Discussão
Heber Judson
10/05/05 às 10:58

Pô bicho!! realmente! Desenvolvi um sistema novo aqui no escritório (sistema de Gerenciamento), e realmente me preocupa muito. Sempre tem algum detalhe.
Meu sonho de programador é fazer parte de uma equipe de programação! Embora o meu trabalho aqui no escritório não seja desenvolvimento de programas, eu sempre me atualizo. Preciso de um lugar, um momento de várias horas por dia só programando, ao invés de passar só 4,5,6... horas! Eu quero mais!!!!!!!!


Discussão
Kelly Kalynka
17/07/05 às 21:56

Engraçado, quando vc trabalha com designer, isso também acontece. Teve uma época que eu estava com tantos trabalhos e de repente acordava de madrugada e corria pro computador com uma solução gráfica!!!
Mas eu amo isso!

Kelly Kalynka
Jornalista e designer


Discussão
Leandro M Ferreira
20/07/05 às 10:07

à noite é a melhor hora pra viajar nos elementos gráficos mesmo

imagino o quanto viajaram pra fazer o site das havaianas..


Discussão
Davis Zanetti Cabral
20/07/05 às 11:21

Digamos que o durmir seria um 'commit' duma instrução SQL ;)

Tem diversos textos relacionados ao sono, programadores x sono... Deêm uma googlada e vejam o(s) porquê(s)... :)


Discussão
Gabriel Veloso
19/08/05 às 01:51

HAHAHAHAHAHAAHAHAH!
Davis, o "commit" foi ótimo!

Acontece comigo também.
Se eu viajo e fico sem o meu "framework", acabo ficando com saudades e sonhando com ele (acordado, inclusive).

Tenho estes sonhos também quando bebo.
Me sinto um artista desenvolvendo, pode ser apenas um simples "printf()".
Eu amo isso.


Discussão
Uendel Queiroz
21/10/05 às 00:34

hehehheheh

Estranho né?

Eu estudo C e C++ e quando estrapolo nos meus estudos, sonho também... imgine... estou só começando.

Dizem que... quando dormimos que o cerébro mais trabalha, separando informações que obtivemos durante o dia, ele, exclui o que não é importante e armazena o que nos interessa. Então se passamos o dia todo programando, processando muito... printf, struct, for, if, else... quando chega a noite, num temos nem o que separar, é certo, passamos a noite toda processando a linguagem que trabalhamos. Este é o principio do sonho, ou seja, sonhamos quando estamos separando tal informação... seja armazenado ou excluindo.


Discussão
Kleber Gracia
24/11/05 às 10:07

É realmente esses acontecimentos tambem acontecem comigo, sou Design Programador e em meios espedientes desenvolvo trabalho como Sistemas de controles e Sistemas para Web, tem vez que estou em partes do desenvolvimento que procuro resolver o problema de um mode rapido e o melhor possivel, ai fico na quela paranoia sobre o que devo fazer, ai posto em forums se alguem sabe qual a melhor maneira, e em alguns intervelos de dias que durmo e nao consiguo ver a resposta no mesmo dia, ai quando acordo parece que tudo vem na cabeça como uma lembrança so que ele esta ali e quando chego no trabalho se gero os códigos que parecem até que alguem que me falow nos sonhos malucos de pessoas estranhas que tenho quando durmo e sonho com essas paranoias, sei lá, isso tudo é muito louko mas é bom para mim pra kramba.


Discussão
diego
24/11/05 às 15:55

sou programador , e quase todas as vezes que lembro do sonho são sobre programação. e inumeras vezes acordei com a solução precisa de um problema, ou que eu anotasse ou que em algumas vezes ligava o computador às 5:30 e ia até 8:00 desenvolvendo aquela solução ou nova ideia que surgiu no sono, até ai tudo bem, pior são os sonhos com as telas de erro! principalmente a do asp.net que tem uma combinação de cores horrivel (correta ja que é um erro e não deve aparecer) , que assusta um bocado a noite. minha sorte é que por ter um sono muito pesado devido ao desgaste da profissão deito e durmo como uma pedra e nem sempre meu estado consciente interrompe o incosciente fazendo com que eu lembre do sonhos na manha seguinte e fica como se eu não tivesse sonhado


Discussão
Francisco Gonçalves
15/12/05 às 07:13

É como se no cerebro houvesse uma regiao extremamente veloz, pois, se voce prestar atenção
o que voce falou e a suas ideias ja foram processadas a muito tempo, ocorre que na comunicação e na recepção de informações temos interfaces(Com o mundo fisico) muito lentas ou mau treinadas(Os sentidos e a fala). Quando nos percebemos em um monologo estamos virtualizando a interface ineficaz. Quando no sono conseguimos entrar pelo menos por alguns segundos na região veloz do cerebro, sem incomodos.

Esse principio, poderia explicar a busca pela meditação e pelo nirvana bem como a genialidade.


Discussão
kuileco de lemos
05/03/06 às 23:07

No dia dia quando ausente das minhas tarefas de programação o meu cerebro só nela vesticula.Dormindo,comendo,na cama com a minha mulher estou sempre no mundo da programação.

Incrivel não é?


Discussão
Luiz Júnior Fernandes
28/03/06 às 22:43

Engraçado ler este artigo, me identifiquei muito com a questão. Não costumo sonhar muito, mas qdo estou diretamente ligado a algo, meu subconsciente se liga tb com muita facilidade..., alguns bugs de meu projeto final de curso superior com certeza foram resolvidos durante meus sonhos. Costumo ter insights para layouts tb as vezes em sonhos, e sempre, a primeira coisa, eh anotar tudo!!!, do jeito que tu viu..., muitas vezes dah certo ehehehe


Discussão
Nildson Teixeira
10/08/06 às 22:27

Isto tb acontece em outras áreas, por exemplo, pessoas que nadam por longos períodos diariamente sonham que estão nadando e/ou melhorando o desempenho enquanto dormem.
Fred mande um abraço pra galera!!!


Discussão
Maicon Heck
04/01/08 às 02:28

Meu caso é semelhante, porém eu dificilmente sonho com estruturas de controle... Ao contrário, eu nem consigo dormir enquanto ainda há um resquício de código na minha mente.
E se eu não desvio ela para outra atividade fico a noite inteira rolando na cama sem conseguir durmir, até que não agüento mais e volto ao trabalho.

Mas eu amo isso! Graças a Deus!!


Discussão
Jacson
15/05/09 às 18:47

É realmente nós programadores temos um problema com isso, sou novo na area de programação, porém já passei por essas de não conseguir dormir, enquanto não resolver um problemas o cerebro trabalha da seguinte forma.
while(Problema!="Solucionado")
{
printf("PENSE EM UMA SOLUCAO");
}
rsrsrs
As vezes eu estou andando, no onibus, ou conversando mesmo com amigos, mas minha mente esta ligada e procurando uma forma de resolver o problema ^^


Discussão
Davidson
06/03/10 às 12:13

Poxa, num eh que eh msm, ja consegui resolver varios probs em meus codes assim, vou durmir, e acordo sabendo como arrumar, muito loko, espero cotinuar assim, :), ah, e concordo com o Jacson, axo q as vezes meus cerebro fica no while ate descobrir o prob, kk.


Discussão
Francisco
26/07/10 às 09:21

Quando durmo preucupado em resolver algum problema, acabo por ter alguns sonhos meio que psicodelicos (merecem até um filme ou um quadro). Algo como uma pirâmide negra imensa e quase sem fim que tento escalar, e parece tudo pesar nos ombros. Um ambiente que merece até uma musica do Arcturus(Ad Astra) de fundo.


Discussão
Francisco
26/07/10 às 09:28

Ainda insisto na tese que explorar a capacidade de processamento durante os sonhos, desenvolver técnicas para tal é muito importante. Eu percebo que nos sonhos acabo por não acessar as informções da minha memória de uma maneira organizada e rapida. Mas se você considerar o tempo médio de um sonho e o que acontece nele você pode deduzir que o processamento é muito rápido, imaginou se você realizasse um calculo nesse momento(poderia até realizar muitiplicações de vinte digitos).
Vejam:
http://www.catsturismo.com


Discussão
Danillo
15/08/10 às 21:14

Olá pessoal

Eu não trabalho na área, mas gostaria, e estudo muito o javascript, php e css, comigo as vezes acontece algo parecido mas não diretamente no sono, mas sim quando eu deixo de programar vou "dar uma volta" até achar a solução.
Por exemplo:
Certa vez encontrei uns scripts que permitiam manipular filtros css com javascript de forma que quando você passasse o mouse sobre um link aparecia uma espécie de janela. Mas er nesse "aparecer" que estava a magia do script.
As janelinhas apareciam com efeitos visuais que eu não consigo explicar, mas mesmo assim era incrível!

Depois de muito fuçar o script cansei e fui dar uma volta, pensando em como aquele script funcionava, e quando voltava tentava aplicar minhas idéias novas.

Depois de cerca de 2 dias fazendo a mesma coisa consegui destrinchar completamente o script e entender o que acontecia por trás do simples evento de onMouseOver. Construi uma mini aplicação que em que você criava tabelas dinamicamente, e quando elas eram criadas você podia escolher um efeito que ela apareceria(fade, gradient, zigzag etc)

Só depois descobri que esses filtros eram exclusivos do IE :(


Discussão
Rafael
17/05/11 às 17:40

É por isso que quero me aposentar e largar esse vício.

Programo a seis anos e to procurando outra coisa pra fazer, porque essa porra cansa.

trabalho umas 14h por dia e senho muito com código também.




Comente.






(aguarde que é demorado mesmo...)


Você merece.

Assine nosso conteúdo e receba novidades sem sair de casa!

Atualizado com o Movable Type.

Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.

Apresentação do autor | Consultoria | Portifólio | Política de Privacidade | Contato