Programador dorme trabalhando

Guilherme 'Zipnedles' sonhava sempre com telas pretas, arquivos perdidos e falhas no HD toda vez que ficava dois dias sem programar intensamente. Descobriu que vários amigos seus tinham sonhos parecidos. Fizemos uma pequena pesquisa com amigos e concluímos que a grande maioria dos mestres do código continuam a trabalhar depois que dormem.

O fenômeno mais frequente é acordar de sopetão com a solução de um problema específico que não conseguiram resolver durante o dia. Acordam e anotam, gostam disso.

A maioria é paranóica com seu framework (biblioteca de código pessoal criada com o suor dos dedos). Fazem cópias compulsivamente, trancam a sete chaves o escritório, passam o anti-vírus 100 vezes e ainda assim tem medo de algum ladrão roubar tudo.

Depois de um dia exaustivo, o programador costuma estar tão agitado que nem consegue dormir. É preciso relaxar de alguma forma. Uns jogam videogame, outros assistem filme ou qualquer outra coisa que desvie sua mente. Mas mesmo depois de conseguir dormir, podem passar a noite inteira dentro do "programa".

Obviamente tudo isso tem relação com o stress, mas porque outros profissionais não tem esses sonhos quando estão estressados (eu por exemplo não tenho)? Que força é essa que atrai esses homens para o mundo da máquina? Onde acaba o mundo real e começa o mundo virtual do programador? São perguntas como essa que me fascinam dentro da Interação Humano-Computador...

Fred van Amstel ([email protected]), 13.01.2004

Veja os coment?rios neste endere?o:
http://www.usabilidoido.com.br/programador_dorme_trabalhando.html