Usabilidoido: Menu Principal

English Website


Novo livro brasileiro sobre Flash

Que a editora queira, quer não, segue minha resenha do Flash Animado: Técnicas Avançadas (?) de Design (?) e Animação. Para mim, parece outro título que está aí para tirar grana dos micreiros que estão tentando deixar de ser micreiros. Se alguém tiver lido o livro e discorda do meu posicionamento obtuso, por favor, se pronuncie.

Por outro lado, acho que pode ser útil para quem já sabe desenhar e tem dinheiro de sobra. A única parte que se salva é mesmo a de animação, porém para quem lê inglês, há uma gama de livros muito melhores, como Flash Enabled que, com um capítulo mata tudo o que foi dito no livro brasileiro e trás outros conteúdos. Em breve vou resenhar esse título também, que por sinal é muito bom.

Se você é brasileiro e pretende escrever livros em português sobre Flash e afins dou toda a força. Mas por favor, não faça isso só pelo dinheiro. Faça pela comunidade de profissionais e aprendizes que enchem as listas, fóruns e websites com conteúdo gratuito. Devolva a eles o que você aprendeu lá. Assim, além do dinheiro, você ganha respeito profissional, cumpre sua responsabilidade social e cresce como pessoa. Sem falar que se a Internet me ensinou algo é que dar conhecimento é melhor do que guardar para si.


Dicas

Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou iTunes.

Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 08/03/2004

Palavras-chave

livro    resenha    dauton    janota    plágio    flash    animado    

Opções



Comentários

Discussão
Ivo Rafael
08/03/04 às 05:26

Quanto ao livro , ñ tive oporunidade de ler, portanto ñ falo nada, agora, quanto a compartilhar conhecimento, concordo em absolutamente tudo o que vc disse, pois TUDO o que sei da minha profissão de Web Designer eu aprendi na própia Internet, com seu conteudo e profissionais, alguns deles até provavelmente conhecidos seus como Jonas Galvez, Elcio, Bandaidx entre outros, e tudo o que sei hoje ensino a qualquer um que queira aprender, pois acredito que a disseminação de cultura é um dos caminhos para um futuro melhor para nós!


Discussão
Jonas Galvez
08/03/04 às 07:31

Fred, ele não comentou aquele código porque ele não é o autor. O autor da classe M3UParserClass é o Samuel Wan, e aquele código foi apresentado na Flash Forward 2002 San Francisco:

http://samuelwan.com/flashforward/sanfrancisco2002/final_presentation_version.zip

Só por curiosidade, o Dauton deu créditos ao autor original no livro? Será que o Dauton tinha autorização para republicar este conteúdo? Bom, vou perguntar para o Sam.

Quando eu conheci o Dauton na lista PontoFlash, foi numa thread em que ele postou esse exato mesmo código. E se me lembro bem, ele agiu como se tivesse sido ele o autor original. Estou até procurando o link. Se encontrar eu mando pra cá.

Realmente lamentável.


Discussão
Jonas Galvez
08/03/04 às 07:40

Achei!
http://br.groups.yahoo.com/group/PontoFlash/message/32285

O Dauton traduziu algumas partes do código e postou como se fosse ele o autor! Esse tipo de atitude me enoja. E na época eu ainda acreditei... :-(


Discussão
Jonas Galvez
08/03/04 às 07:53

Perguntei para um amigo que comprou o livro, e ele me disse que o Dauton colocou um "Obrigado ao Samuel Wan e Eric Dolecki." no começo do capítulo.

Um simples "Obrigado"? Obrigado pelo que? Por deixá-lo usar conteúdo alheio e fazer dinheiro com isso? Estou realmente curioso para saber se o Dauton teve autorização para usar este material.

Se fosse para dar créditos de verdade, ele deveria ter deixado EXPLÍCITO que o autor do código é o Samuel Wan. E não ter adicionado um simples "Obrigado".

Realmente, isso é um ultraje para a comunidade flasheira. E quando os podres são descobertos, ele vem com o velho argumento de sempre de que "inveja é foda". Inveja do que? Da arte de ganhar dinheiro com o trabalho dos outros? Eu não tenho inveja disso. Eu tenho NOJO. Bom, parei por hoje :-)

Vale apenas relembrar aquela velha lição:
"Mentira tem perna curta"


Discussão
Fred
08/03/04 às 10:21

É Jonas, você falou coisas que estão entalada na garganta de muita gente que não curte o trabalho do Dauton Janota. Essa questão da apropriação indébita do trabalho dos outros é inaceitável na nossa comunidade e creio que é por isso que ele está sendo tão criticado ultimamente.

Acho que no nosso meio isso acontece porque na Web está tudo lá de graça, um mar de conteúdo colocados à disposição por pessoas que tem sentimento de comunidade. Todo mundo tem o direito de falar algo importante. Quando vem alguém e rouba as glórias dessas pessoas, ela é apredejada em público como foi o Dauton no fórum Macromedia, segue o link:

http://groups.google.com/groups?hl=en&lr=&ie=UTF-8&oe=UTF-8&th=e685706423344e4f&seekm=bneha3%24mkv%241%40forums.macromedia.com&scoring=d#link1


Discussão
Fred
09/03/04 às 01:45

Nossa Lucas, esse é o pior plágio do livro então. Meu Deus, hoje fui na livraria e vi os livros em destaque... Como será que a editora deixa uma coisas dessas passar? Eles não tem controle de qualidade?

Evandro fico muito lisongeado, obrigado mesmo pela força e pelo comentário.


Discussão
Glauco/Geek.One
09/03/04 às 08:38

Hoje a midia percebe que falar soh de flash virou carne de vaca, e querem dar um diferencial, o tão famoso e almejado design, mas aposto que se perguntassemos o que significa "significa" a palavra "design" eles não saberiam nos responder, coisa de marketeiros que acha que design está na moda.. pois eh um termo que está sendo muito utilizado na midia, nem sempre com seu verdadeiro significado...


Heheh!! Valeu Ivo por ter me citado entre algumas feras ae :D Vc está no caminho certo me amigo... Só pelo fato de estarmos comentando este ocorrido já nos traz mais conhecimento e nos difere dos amadores e dos que infelizmente ainda não tiveram acesso à essas informações.

Devo aproveitar pra agradecer ao Fred, que várias vezes nos disponibilizou conteúdos realmente aproveitáveis. Até hj, com 7 anos de experiência nunca vi cara mais aplicado que o Fred... To falando isso agora pq é uma oportunidade que tenho.

Devo tb agradecer ao Jonas e a todo o pessoal do MUGB que me auxiliou nas dúvidas e que compartilharam seus conhecimentos com a gente.

Na minha concepção, somos todos iguais, salvo alguns que tiveram maiores oportunidades na vida e que souberam aproveitá-las. Respeito muito esses profissionais.

Agora, quanto ao Livro do Janota, simplesmente mais um criticado. Quem é do meio sabe disso. Quando ele lança um livro (sozinho ou acompanhado) sempre há rumores disso e daquilo. Pra mim, como profisisonal, simplesmente ignoro seus títulos.

Além do mais, como sempre bem colocado pelo Fred, deixemos de ser micreiros e estudemos conceitos, arte, design de verdade. Não dependamos de um pedaço de metal, pois sua única utilidade é fazer o que queremos. Isto é, não adianta ter todas as ferramentas possíveis, se não obteve conhecimento para utilizá-las adequadamente. Vide um Bombeiro por exemplo! :D


Discussão
Lucas Haeser
09/03/04 às 11:05

Por falar em plágio, algumas das imagens utilizadas no livro são copiadas de um livro de Preston Blair, um deus da animação (http://www.amazon.com/exec/obidos/tg/detail/-/1560100842/ref=ase_robertmcneelasso/104-0805169-9045561?v=glance&s=books). São alguns poucos esquemas de movimento como andar e correr. Eles simplesmente trocaram as cabecinhas (pgs 137 e 138). Há tb um esquema de bocas que é clonado do mesmo livro. Não foi mencionado o nome de Preston Blair em nenhum lugar no livro.


Discussão
Cliff Oliveira
10/03/04 às 08:36

Bem, ia postar sobre o monte de livros sem futuro que existem no mercado, que não ensinam nada.
Mas o topico derivou para outros caminhos, atualmente venho tentando comprar livros americanos, mas espero ansioso o projeto do Jonaz / Neto leal


Valeu Fred...
Tu merece maninho :D

To sempre de olho nos teus artigos, e sempre os indico para meus amigos que também trabalham na área :D

Tu não precisa nem fazer spam, eu faço por você uhahuahuhu!

Inclusive, gosto muito das matérias do Marcello Póvoa, Ricardo Saldanha e Renata Zilze tb.

Dá meus parabéns pra eles por mim! :D

Um grande abraço do BaNd-AiD-X :D


Ahhhhhhhhhhh!!! Peço mil desculpas para nosso grande amigo Netto, que sempre me ajudou tb, e nos agradecimentos passou batido :(

Foi mal Netão... Um grande abraço do BaNd-AiD-X tb e continue assim, sempre prestativo bro, precisamos de pessoas como vocês :D


Discussão
Ricardo Mantovani
20/04/05 às 12:14

Eu adquri o ultimo livro de Dauton e os irmãos Piologo, sinceramente, aquilo que estava descrito na capa do livro não tem nada a ver com seu conteúdo, dinheiro jogado fora.


Discussão
Himler
06/09/06 às 22:16

Tem um Script em Flash para fazer letras líquidas se desmancharem, já encontrei uns 26 autores que juram que são os autores. Anda dificil achar algo original na rede; eu particularmente devido ao volume de trabalho adoro um template monster, não tenho a menor vergonha de comprar na liquidação por 18 dolares e mudar tudo depois, mas pelo menos aviso ao cliente que foi feito com base em modelo pre-existente , não fico dando uma de o rei da originalidade.


Discussão
Emerson
25/07/07 às 11:33

onde encontro um bom livro sobre o Flash para estudo e aprendizado......em português
-aguardo um retorno......obrigado.....


Discussão
Ronaldo
18/09/08 às 10:36

Acabei de ler e naão gostei nda deste livro




Comente.






(aguarde que é demorado mesmo...)

Pegue um fruto.


Você merece.

Assine nosso conteúdo e receba novidades sem sair de casa!

Atualizado com o Movable Type.

Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.

Apresentação do autor | Consultoria | Portifólio | Política de Privacidade | Contato