O mercado de ideias é um jogo expansivo para estudantes de design aprenderem a colaborar e a competir no mercado. Cada estudante tem um ideia, mas precisa convencer o outro a desistir da sua própria ideia para passar de fase. Na medida em que avançam, os estudantes precisam colaborar em grupos maiores. As ideias são desenvolvidas colaborativamente e postas à prova pela competição. No final, a melhor ideia é eleita pelos próprios alunos. O jogo desenvolve habilidades fundamentais para o pensamento projetual, tais como criação, apresentação e negociação.
O jogo simula a dinâmica de um ecossistema de startups, no qual os participantes desempenham papéis tanto de empreendedores quanto de investidores. Cada jogador começa com uma ideia individual, esboçada no papel, e avança por diversas fases competitivas e colaborativas. O pensamento visual desempenha um papel central na fundamentação da formação do conceito de startup, ao exigir que os participantes desenhem e representem visualmente suas ideias. Esse processo ajuda a esclarecer conceitos abstratos e incentiva a iteração rápida, algo crucial no empreendedorismo.
Organização do espaço para a colaboração.
Apresentação persuasiva de ideias.
Embasamento em pesquisas com usuários.
Documentação com service blueprint.
Prototipação de serviços com Lego.
Criação de narrativas sobre interações em vídeo.
Na primeira fase do jogo, cada participante apresenta sua ideia aos demais, tentando "vendê-la" em troca de formar uma parceria com outro jogador. Os esboços funcionam como apoio visual, ajudando os participantes a comunicar suas ideias com mais eficácia. Essas representações também facilitam a discussão, permitindo que potenciais parceiros visualizem possibilidades de aprimoramento e colaboração. O uso do desenho encoraja os participantes a pensar criticamente sobre a integração de diferentes conceitos e sobre a melhor forma de comunicar a visão de startup em evolução.
O jogo se desenvolve em 3 fases:
Um aspecto único do jogo é a flexibilidade concedida aos jogadores: eles podem deixar seu time atual e juntar-se a outro a qualquer momento, promovendo constante interação e negociação. À medida que o jogo avança para as fases posteriores, as duplas precisam convencer outros a entrar em seu grupo apresentando visualmente suas ideias refinadas. Quanto maior e mais coesa a equipe se torna, mais forte deve ser sua narrativa visual. A fase final consiste na formação de um time com pelo menos oito participantes, cujo progresso é acompanhado visualmente em uma grande parede de papel kraft, onde todas as ideias e equipes são interconectadas por meio de esboços e diagramas.
As imagens da implementação do jogo demonstram como os participantes se engajam ativamente nesses exercícios visuais, apresentando suas ideias, discutindo-as em equipe e extraindo novos insights do processo colaborativo. As representações visuais funcionam como uma linguagem comum, reduzindo lacunas de entendimento e facilitando a convergência de participantes de diferentes formações em uma visão empreendedora compartilhada.
- Quem? / Contato - 06/12/2025
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