Usabilidoido: Menu Principal

English Website


Grupo de foco é excitante

Para tentar mapear o modelo mental que os alunos da UFPR tem do portal da Universidade, promovi um grupo de foco com meus colegas de sala. Confirmando o que já li em todos os livros de usabilidade e afins, grupos de foco são fáceis de organizar, gostosos de promover e geram um grande número de idéias interessantes.

A metodologia consiste em reunir um grupo de 5 a 10 usuários e deliberar em conjunto sobre um novo produto, avaliar um serviço e etc. No meu caso, reuni 17 alunos em 4 grupos, entreguei uma folha de papel em branco para um representante do grupo e pedi para que escrevessem nela frases que expressassem o que fazem e o que gostariam de fazer no portal. O objetivo era saber quais eram as expectativas deles aos abrir o website.

O grupo de foco foi realizado ao final de uma aula e durou 10 minutos. Ao terminar de preencher a folha, os alunos podiam ir embora. Em pouquíssimo tempo consegui levantar uma porção de idéias para aplicar no projeto e me diverti à beça com as conversas acaloradas. Ainda bem que não precisei recrutar todo esse pessoal, como fizeram o pessoal da Globo.com quando estavam fazendo a segunda versão do Webmail deles.

Participei de um workshop em que eles trouxeram o documento que esse grupo de foco gerou. Fantástico. Pediram para que o grupo pensasse como seria a ferramenta de webmail ideal para eles. Os usuários disseram coisas como: "quero que tenha ícones para fácil acesso", "quero que abra rapidamente, mesmo numa conexão de banda discada", "não quero banners em lugar algum" e coisas do gênero.

É claro que muitas das sugestões não podem ser aplicadas e que muitas idéias se excluem mutuamente, mas assim como o brainstorming está para a publicidade, o grupo de foco está para o Design Centrado no Usuário: ele dá um boom inicial no projeto.

No meu caso, aproveitei para já no documento de resultado [DOC] agrupar as tarefas por similaridade, identificando assim as primeiras linhas da navegação orientada à tarefas que pretendo implantar no projeto. Não me preocupei em elaborar rótulos precisos, apenas em agrupar. Para fazer uma taxonomia realmente abrangente vou precisar de estudos muito mais confiáveis.


Dicas

Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou iTunes.

Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 16/08/2004

Palavras-chave

ufpr    grupo    focal    focus    group    brainstorming    idéias    tarefas    

Opções



Comentários

Discussão
Mestre San
17/08/04 às 06:32

Muito legal Fred!

E sorte sua estar fazendo isto em uma Universidade, você conseguiu fácil o pessoal e o lugar para fazer o Grupo de Foco.

Mas cada caso é um caso, nem todos conseguiram fazer um destes sem desembolsar uma grana.

Mas espero que o maior número de pessoas possível possa fazer isto com seus web sites. Afinal se um web site não for centrado no usuário será centrado em que???

Ah! mais uma coisa, me desculpe a ignorância, mas ...

O que é TAXONOMIA???

Procurei no http://www.priberam.pt/dlpo/definir_resultados.aspx
e achei TAXINOMIA como sinônimo, não tem significado.


Discussão
Fred
17/08/04 às 06:39

Valeu por avisar que o sistema de comentários estava com problemas, Daniel! Bem, grupo de foco não é tão caro assim. Se pensarmos em gastar R$30 em brindes para as pessoas se deslocarem até o local e darem suas idéias por 1 hora, acho que é bem razoável para um grupo de 5 pessoas. Pode ser ainda mais fácil se houver grande envolvimento emocional ou profissional das pessoas com o produto, como o exemplo da Globo.com (emocional) ou na própria empresa em que essas pessoas trabalham (profissional).

Quanto ao termo Taxonomia, pretendo escrever um post só sobre o assunto. Basicamente, é sinônimo de classificação, mas taxonomia é usado para classificações hierárquicas, como por exemplo a dos seres vivos na Biologia. Lembra?

Reino Animalia > Filo Chordata > Classe Mammalia > Ordem Hominidaes > Família Primata > Homo > Sapiens (de cabeça não tenho certeza, mas é por aí)


Discussão
Daniel Santana
17/08/04 às 07:37

Muito Obrigado pela explicação Fred.
Valeu mesmo, e ficarei aguardando o post sobre TAXONOMIA. Tenho seu meu cliente RSS já tem seu endereço há um tempo.
Assim que mandar esterei lendo. Um Abraço


Discussão
Mônica Abreu
23/05/05 às 13:18

Interessante ter uma explicação bem clara do que é TAXONOMIA, histórico, e como montar a hierarquia de uma classificação em qualquer área do conhecimento. Estarei aguardando para ler o conteúdo do post.


Discussão
Fred
23/05/05 às 13:32

Mônica, seguindo a sequência desse projeto, apliquei a técnica de card-sorting e montei uma taxonomia à partir dele.

http://www.usabilidoido.com.br/cardsorting_e_melhor_que_buraco.html

"A taxonomia é o conjunto das categorias em que será classificado cada conteúdo do website. Ela será a base para especificar metados num gerenciador de conteúdo, quanto para gerar a hierarquia de páginas e o menu de navegação."


Discussão
Michelle Camilo
27/07/07 às 11:37

Eu estou amando.com.br este site.... desde que comecei a pensar em algum tema para meu tcc, já tive conhecimento da usabilidoido....e impressionante, sempre aparece... para esclarecer dúvidas, que no meu caso agora era a taxonomia...que por sinal,ficou bem claro...o significado!
Fred, estou te amando muitoooooooooo
obrigada.

Posso pedir uma opinião: Faço adm mkt, e penso em fazer uma pós já no sector do meio ambiente...
e automaticamente quero puxar meu tcc para ter uma introdução no assunto....

meu tema: A preocupação ambiental contemporanea, no posicionamento empresarial brasileiro.

A ideia principal: pesquisar este mercado e verificar qual o comportamento das empresas com este assunto, na realidade!

q acha.................. muitos bjs


Discussão
Frederick van Amstel
27/07/07 às 13:48

Parece bem interessante, Michelle. Gostei. Minhas dicas para TCC estão aqui, embora pareça que você não precisa mais delas, hehehe:

http://usabilidoido.com.br/como_fazer_uma_monografia_para_tcc.html




Comente.






(aguarde que é demorado mesmo...)

Pegue um fruto.


Você merece.

Assine nosso conteúdo e receba novidades sem sair de casa!

Atualizado com o Movable Type.

Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.

Apresentação do autor | Consultoria | Portifólio | Política de Privacidade | Contato