Usabilidoido: Menu Principal

English Website


Menus adaptivos

Acabei de ler um estudo científico que compara 4 tipos de menus que se adaptam de acordo com o uso. Sabe aqueles malditos menus do Microsoft Office que escondem as opções menos utilizadas? Eles chamam de folded menu e eu chamo de uma bosta! Desligo sempre. Tenho uma relação muito espacial com softwares, costumo memorizar as posições das coisas e clicar sem olhar. Sei que talvez para usuários menos experientes possa ser mais amigável, mas a dor de cabeça de ter que reler o menu depois que ele se abre não compensa nem pra eles.

Para quem não lê inglês, vou traduzir a conclusão do artigo feita pelo Dr. Eric Shaffer:

O objetivo primário de um menu não é ajudar as pessoas a pegar coisas aleatóriamente rapidamente. O objetivo é dar aos usuários uma compreensão ampla da estrutura da aplicação ou website. Se o design é baseado em frequência de uso ou sequência alfabética a lista é ilógica. (...) Em alguns casos, os usuários vão gastar tanto tempo na aplicação que esse tipo de compreensão (a rápida) não importa muito. Mas, para a maioria das aplicações eu teria uma sequências baseada em tarefas ou lógica para que o usuário entenda do que se trata a aplicação.

Concordo com o professor, mas acho que menus adaptivos podem sim ser úteis, mas não dá forma como os exemplos analisados no estudo. Depois de aberto, o menu folded da Microsoft até que é bem prático, porque as opções mais usadas ainda preservam certo destaque. Se fosse só essa a adaptação do menu, eu aprovaria em certas aplicações. Poderia até mesmo ter uma escala de tons para os itens mais usados estarem mais saturados. A organização por tarefas ainda pode ser mantida pela hierarquia principal dos menus.


Dicas

Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou iTunes.

Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 13/08/2004

Palavras-chave

adaptivo    adaptação    menu    navegação    interação    

Opções



Comentários

Discussão
Leandro M Ferreira
17/08/04 às 17:16

também odeio folded menus. a idéia de definir o nível de saturação do menu de acordo com seu uso é boa, embora tenha o poder de talvez estragar a harmonia estética do conjunto. alterar a ordem dos itens já não acho uma idéia tão boa, pelo motivo que você mesmo deu.


Discussão
Suzana
18/09/07 às 03:06

o Menu deve sempre ser muito bem organizado..para dar uma assitência ao usuário...




Comente.






(aguarde que é demorado mesmo...)

Pegue um fruto.


Você merece.

Assine nosso conteúdo e receba novidades sem sair de casa!

Atualizado com o Movable Type.

Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.

Apresentação do autor | Consultoria | Portifólio | Política de Privacidade | Contato