Usabilidoido: Menu Principal

English Website


Menu imbuído do assunto

A produtora de infográficos interativos Terra Incognita lançou mais um magnífico trabalho recentemente: Cycles. Segundo a cultura africana, a vida é um contínuo ciclo de nascimento, crescimento, maturidade, transição e renascimento. Esse foi o conceito a partir do qual toda a interface foi contruída e o conteúdo disposto, a arquitetura da informação faz parte do conteúdo.

O esquema de navegação é a revelação progressiva, mas sem deixar de dar acesso a um clique para outras seções. O designer conseguiu com maestria compactar toda a navegação num espaço minúculo e ainda adequá-la ao tema. Acredito que a primeira vez que um usuário menos experiente abre uma seção, ele pode ter dificuldades em notar que as imagens apagadas da rodinha são o próximo passo pra ele. Porém, como não há muito ruído na tela, acaba sobrando como o único possível para se clicar.

Na seção Gallery tem fotos em altíssima resolção, usando uma técnica que eu nunca vi em Flash e nem sei como foi executada. Quando você dá zoom na imagem, primeiro ela exibe uma versão em baixa qualidade e aos poucos, os gomos da foto em alta resolução são preenchidos. Não dá pra explicar direito, só vendo. Acredito que isso tenha sido feito para diminuir a sobrecarga no processador.

As cores são muito fortes, me causou um certo estranhamento. Creio que aproveitando os matizes das próprias pinturas das tribos, seria mais adequado. O uso intensivo de fotos em 360 graus já é marca registrada deles. Devem ter um estúdio especial para isso. Aqui na agência, tive que improvisar quando fiz as fotos desses óculos em 360. Uma mesa redonda, uma cartolina branca por baixo, dois abajures de leitura e uma base giratória de acrílico. Foram 7 fotos para cada modelo, todas com a mesma exposição. Se isso foi difícil, imagine cortar tudo no Photoshop depois!


Dicas

Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou iTunes.

Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 27/05/2004

Palavras-chave

menu    navegação    hipermídia    infográfico    história    

Opções



Comentários

Discussão
nadia
04/07/06 às 02:31

querro diminuir as minhas fotos




Comente.






(aguarde que é demorado mesmo...)


Você merece.

Assine nosso conteúdo e receba novidades sem sair de casa!

Atualizado com o Movable Type.

Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.

Apresentação do autor | Consultoria | Portifólio | Política de Privacidade | Contato