Usabilidoido: Menu Principal

English Website


iPhone inaugura novo paradigma para interfaces móveis

A moda agora é o touchscreen.

Steve Jobs apresenta Interfaces revolucionárias

Finalmente foi lançado o telefone celular da Apple, com o nome que era esperado pelo público: iPhone. O visual do bichinho é bem diferente do padrão de celulares, mas não é tão estranho se comparado aos PDAs atuais. Um botão, uma câmera e uma tela sensível ao toque. Visto de longe, não é nada demais. O diferente é o que você poderá fazer com ele.

iPhone, o celular da Apple

Para começar, a tela não precisa de canetas especiais e pode ser operada com dois dedos ao mesmo tempo. Isso permite controlar a interface de formas incomuns. Para aumentar o zoom de uma foto, por exemplo, basta arrastar dois dedos em direção a um ponto único; para diminuir o zoom, o contrário: arrastar os dedos em direções opostas.

Nos vídeos de demonstração do iPhone, só aparece esse recurso nas fotos, mas ele é capaz de muito mais. Veja na demonstração desse outro produto, como o uso de um programa de desenho pode se tornar muito mais natural.

A mesa que permite esse tipo de interação torna mais real a sensação de estar "pegando" os objetos desenhados do que com um mouse convencional. Na verdade, você está apenas esfregando seus dedos sobre uma superfície especial. Colocar os dedos sobre a tela não seria mais interessante porque, como diz o ditado, "carne de burro não é transparente".

Tactapad, mesa de interação

Nos vídeos de demonstração do iPhone, ao invés do dedo apontando, eles mostram uma bolinha que funciona como um cursor de mouse para indicar onde o dedo está apertando. Da primeira vez que vi pensei: "essa Apple, sempre pensando no usuário. Assim fica mais fácil de ver a interface, porque não tem uma mão na frente." Agora que passou a empolgação inicial, vejo como essa substituição permitiu que eles não mostrassem as limitações que o dedão na tela impõe.

Os dedões são os únicos dedos que ficam disponíveis para digitar em conjunto se você está segurando o iPhone nas mãos. Eles cobrem boa parte da tela e a área de contato é grande, o o que dificulta acertar a tecla correta. Num teclado protuberante, como o do Treo, nós temos a informação tátil para nos orientar. Podemos saber onde começa e termina uma tecla sem olhar e, com o tempo, podemos desenvolver uma "memória tátil" da posição dos botões, tal qual num teclado de PC.

Palm Treo

Veja nessa demonstração em vídeo abaixo minha tentativa ineficiente de digitar usando o touchscreen do meu PocketPC:

Desde a primeira vez que tentei digitar no teclado virtual de um Palm percebi que isso não era muito eficiente. Mesmo numa tela mais espaçosa como a do PocketPC ainda é uma desgraça, como se pode perceber pelo vídeo acima. Steve Jobs fez pouco da caneta stylus desnecessária para o iPhone, mas a verdade é que ela pode fazer maravilhas com bom treino. Compare:

Talvez a Apple tenha conseguido aprimorar o reconhecimento das dedadas até chegar a uma precisão razoável, mas só poderei saber quando pegar um iPhone na mão.

Uso mais interessante dos dedos na tela é para gestos de manipulação dos elementos da tela. Esse vídeo conceitual da Nokia mostra que eles não estão tão atrás assim da Apple, pelo menos em objetivos:

Na verdade, eles vão até mais longe que o iPhone, imaginando celulares que mudam de cor e se adaptam a situações do dia-a-dia. A Nokia tem investido muito em pesquisa para entender como as pessoas usam celulares, mandando pesquisadores para países como Uganda, Irã e Brasil.

Além dos vídeos conceituais, a Nokia publicou também fotos de um protótipo mais próximo da realidade atual, o chamado Aeon, que conta com dois touchscreens.

Aeon, o novo conceito de celular da Nokia

A BenQ-Siemens também divulgou um protótipo nesse linha, só que mais radical:

The Black Box da BenQ-Siemens

Interessante é a motivação da IF Design, empresa que projetou esse modelo, para usar uma interface que muda de acordo com a função:

Quando mais funções são colocadas num único dispositivo; quando um telefone celular tenta fazer tudo, as soluções ficam sempre muito complexas. A funcionalidade perde a sua forma familiar para comunicar com os usuários, o que resulta em dificuldade de uso e compromete a experiência como um todo. Interfaces arbitrárias causam confusão no usuário. O conceito do Black Box é recuperar e respeitar as convenções de longo tempo e as experiências com o mundo real usando diferentes ferramentas e dispositivos; mantenha só o relevante e o mínimo de elementos de interface para suprir o máximo de desejos do usuário. De volta ao clássico. De volta ao básico.

The Black Box e suas diferentes interfaces

O touchscreen tornou-se o novo paradigma porque permite ampliar a capacidade do celular em suportar as atividades do dia-a-dia. A solução anterior para suportar diferentes funcionalidades através de soft-buttons (botões que mudam a função de acordo com o estado do software) e menus já não tem mais fôlego para controlar as funcionalidades consideradas básicas dos telefones atuais: fotografia, games, downloads, web, mensagens e conversa.

A Apple saiu na frente novamente e conquistou a simpatia do mercado. Enquanto o iPhone não chega às lojas (previsão para junho), ficamos com o vídeo completo com as funcionalidades mostradas no site oficial:


Dicas

Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou iTunes.

Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 11/01/2007

Palavras-chave

mobile    touchscreen    celular    

Opções



Comentários

Discussão
Rafael Rinaldi
11/01/07 às 09:21

Esse lance do polegar é algo a se pensar mesmo...

Vou ali em San Francisco comprar um pra testar depois eu volto...

Hehehe!


Discussão
raulpereira
11/01/07 às 09:21

Achei esse iphone muito parecido com esse aqui (http://www.linuxdevices.com/news/NS2986976174.html), não acha?


Discussão
Patrick
11/01/07 às 11:54

Pior que isso é complicado,
as vezes o que o usuário quer só é só um celular pra ligar pra quem ele quer, e não um aparelho com internet, máquina digital, gps, canivete, linha de pesca, lanterna e uma pilha de coisas.

Tá na cara que no futuro (ou melhor, hoje), os celulares vão substituir os computadores, acho que até um cara da Nokia falou isso esses dias.

Mais aí fica a minha pergunta, é isso que o usuário comum quer mesmo?

Até


Discussão
Felipe Ribeiro
11/01/07 às 12:09

Muito bom o artigo!


Discussão
Pabcho
11/01/07 às 13:26

Eu gostei

discordo daquilo que comentaram ai em cima, se o usuario quiser um aparelho apenas para fazer ligaçoes esse continuara a existir.

o iPhone é uma boa pedida


Discussão
Luciano Lobato
11/01/07 às 14:29

Adorei a proposta do Black Box. Achei muito mais fácil de ser usada (a primeira vista, pelo menos) do que a solução dos soft-buttons, porque é mais modularizada (que nem as abas).

Bela análise de interfaces a que você fez.

[]s!


Discussão
Frederick van Amstel
11/01/07 às 15:14

Concordo com o Pabcho. Um exemplo de celular feito com as mínimas funcionalidades e preço baixo, mas ainda assim conversando uma boa expeirência para o usuário é o Motophone, futuro lançamento da Motorola que está tentando reverter sua má fama de baixa usabilidade através de muita pesquisa e investimento em design:

http://www.motophone.com/


Discussão
Bruno Kaneoya
11/01/07 às 16:49

Oi Fred

achei o projeto da BenQ-Siemens interessante.

Mas depois da apresentação do iPhone, todo telefone que eu vejo com tecla, parece ser do passado. hehehe.

Abraços


Discussão
Pancho
11/01/07 às 16:57

bah no post anterior escrevi meu nome errado e o link pro blog também estav aerrado agora ta tudo certinho

s2 iPhone


Discussão
Dirceu P. Júnior
12/01/07 às 01:10

Quando coloquei colocar um celular naquele bolsinho que vai dentro de outro bolso na calça, igual faço com o Ipod, achei que tinha achado o celular perfeito. Mas agora...


Discussão
Daniel
13/01/07 às 20:54

Muito boa a análise!


Discussão
Cláudio
20/01/07 às 00:50

Só teve um pequeno errinho na hora de descrever o zoom do iPhone. Dois dedos na tela, indo em direções opostas aumenta o zoom, a imagem ficando "maior", "aproximando-a" . Para diminuir o zoom, ou diminuir a imagem, "afastando-se", dois dedos se arrastando em direção a um ponto.

=)


Discussão
Henrique
21/01/07 às 01:49

Todos os outros aparelhos que você mostrou com touchscreen já haviam sido anunciados 1 ano atrás.

Mas como o iPhone saiu, pra fazer parzinho com o iPod, agora ele vai ficar como "marca da inovação", não é mesmo?

Vivem fazendo isso. A Apple é f*** viu...

Tem toda razão sobre a dificuldade dos touchscreens... eles estão menos propensos a problemas mecânicos e pode ser "programados", mas sem o feedback tátil não é tão agradável usar. Lembra daqueles botões de microondas, com teclado de membrana? Só pelo fato de diminuir um pouco a sensação de toque já se tornava horrível de acertar.


Discussão
Designinterroga
21/01/07 às 13:45

Como se avalia o Design?

http://www.designinterroga-te.pt.to

Penso que será do vosso interesse; visitem-nos e participem.


Discussão
Ivair Kautzmann
27/01/07 às 11:40

O X da questão não é o touchscreen e sim o MAC OS X = Vocês já viram algum equipamento do tamanho do iPhone com aquela PERFORMANCE apresentada... O scroll / ações dos dedos é impressionante, parece mover um pedaço de papel de uma lado para o outro. E a resolução! Desculpe a concorrência, mas em 6 meses não vai ter pra ninguém!!! Velocidade, multi-tarefa, suporte a WEB full (não aqueles navegadores capados que os aparelhos que estão por aí têm) e uma central de entretenimento de bolso. Sem esquecer que é telefone(O que com certeza será o menos usado por mim!!!).
Uma reportagem da CBS:
http://www.youtube.com/watch?v=YgW7or1TuFk


Discussão
sandro
28/01/07 às 22:22

Alguém tem alguma informaçao a respeito da sensação de usar o iphone como e-book?


Discussão
Marcelo Barbieri
11/02/07 às 09:33

Muito interessante este artigo, queria aumentar a discução sobre telas sensíveis ao toque (multi-touch screen).
Segue abaixo o link do pesquisador americano chamado Jef Han, creio que o futuro está voltado para as telas sensíveis ao toque.

http://www.youtube.com/watch?v=UcKqyn-gUbY


Discussão
RAFAEL RISSUTTI
21/02/07 às 16:54

O CELULAR É MARAVILHOSO EXCETO POR NÃO SER COMPATÍVEL COM PROGRAMAS DA MICROSOFT. ISSO É UM ERRO, JÁ QUE, A DEMANDA POR CELULARES ADAPTADOS AOS FORMATOS COMPATÍVEIS COM ESSES SOFTWARES É ENORME. LI NA GALILEU DE FEVEREIRO QUE ESSE CELULAR AIND PRECISA SER MELHORADO... O PREÇO DELE SERÁ DE 700 DÓLARES SE NÃO ME ENGANO... O QUE É MUITO CARO PARA A MAIORIA DOS USUÁRIOS. NÃO SEI SE VALE A PENA JÁ QUE A MEMÓRIA É APENAS DE 4 GYGAS... QUANDO CHEGAR A 100 GYGAS, TALVEZ, VALHA O QUE PEDEM POR ELE.


Discussão
juliorneves
21/02/07 às 21:11

Adorei o celular, inclusive jah encomendei o meu a um amigo. Soh me resta uma dúvida. Qual o sistem a que ele usa ?? GSM ?? pois no exemplo a operadora eh a cingular e ela é GSM.

Em junho chega o meu, ai vamos realmente poder discutir sobre suas funcionalidades e dificuldades, mas acho q jah eh um grande passo. Achei perfeito.

Valeu galera...


Discussão
clayton
24/02/07 às 12:50

esse celular é loco veio , nunca mais vou querer outro celular , mas deve ser caro que só aporra...


Discussão
Shaka
21/03/07 às 14:54

Patrick (11/01 às 11:54) Acho o contrario!! Acho que tudo hoje leva uma fatia do computador seja ela fisica ou lógica. Hoje já pensaum em enfiar um "processador" em tudo qual quer lugar !! geladeira, TV, carro e o celular esta sendo mais um produto. Pra mim o iphone é um Pad com linha e "claro" a camera ou um mini computador de capacidade proporcional ao seu tamanho.


Discussão
Shaka
21/03/07 às 14:59

OPS naum desmereço o celular, concordo q ele é muito loko e adoraria ter um!!


Discussão
Rod
23/03/07 às 12:02

U$700 doláres, é de graça!!!

Mas e daí, esse celular é para quem pode e não para quem quer... huahuahauhau

Já encomendei o meu.


Discussão
Carlos Alberto
28/03/07 às 16:11

Esse telefone é com tecnologia GSM? Ele é GPS? Qual a Resolução da câmera? Quando ele chega no Brasil? Quanto ele custa em dólar? Aonde eu posso compra-lo agora, só nos Estados Unidos? Por favor alguem pode me responder essas perguntas?

Muito Obrigado a todos!!!!!!!!!!!


Gostei bastante da forma que você escreve e explica o que não é do senso comum. Usabilidade é um tema tão interessante quanto a própria tecnologia em si.
Valeu a pena ter caído em sua página.


Discussão
hieroglifo
14/04/07 às 22:28

A tecnologia movel é o futuro..voce poder deslocar-se..sem carregar muito peso e poder ter acesso a informaçao e transmissao de dados com alguns simples toques é uma evoluçao e tanto..se pensarem os primeiros processadores eram duas ou tres vezes maiores que um Iphone..entao hoje voce quer ligar..acessar internet..se localizar..voce pode..tem como fazer isso..é um marco na podre evoluçao humana..


Discussão
Daniel
26/04/07 às 15:53

Bem, eu acredito que a resposta para tais perguntas como, "é isso que um usuario realmente quer, um telefone com tantas funçoes e parafernalias?", a resposta é SIM, pois, imagino eu, com, uma camera num bolso, um Mp3 no pescoço, um celular no outro bolso, um palm na otra mao.....puxa....ter isso tudo resumido num só aparelho é um achado, nao?!? Quem busca unico exclusivamente um telefone celular, encontra a mais variada oferta no Mercado...era isso!


Discussão
Ricardo Fernandes - Jornalismo Puccamp2
03/06/07 às 13:28

Eu achava o Iphone muito bom, mas depóis saiu uma reportagem falando que vai sair um celular muito melhor e com desing bacaninha, é e metade do preço.


Melhor pensar bno assunto antes de comprar um celular qualquer??

BLZ

Ahh, o que eu disse pode ser verdade ou mentira??Viu


Tosco quem acreditar


Discussão
jeronimo leao
29/06/07 às 09:58

Chego a seguinte conclusão.
Mês passado eu estava para comprar o meu MP4. Estava louco para por as mãos nele. O valor era 214 reais.
Resolvi esperar um mês.
Hoje, já encontro MP5 (!!!!!!) com gravador de TV eo escambal por menos que isso!!! Vale lembrar que o Ipod custauns 500 reais e que a concorrência conseguiu popularizar a categoria.

Certamente com o I-phone será o mesmo. Não dou 1 ano para outras marcas de celular copiarem o projeto e venderem a preço de banana, tipo uns 500 reais.
Daí qualquer neguinho vai ter um!

Fico imaginando quendo será o dia que vão inventar o aparelhinho PERFEITO??? Aquele que não terá como ser melhor! Nõa sei quando... mas quero ter um!


Discussão
Mauricio
30/06/07 às 12:57

Será que esse celular será resistente a quedas?

Afinal, quem nunca deixou o celular cair no chão?!

Ele é muito bonito e tal... mas me passa uma sensação de fragilidade...

Os celulares convencionais de hoje em dia têm uma certa resistência a tombos...

Digo isso pq eu já deixei meu telefone cair diversas vezes no chão e ele continua funcionando beleza (com alguns arranhões, é óbvio).

Espero que esse iPhone também seja resistente a quedas, pq se U$750 não é pouca grana.


Discussão
Aninhax
30/06/07 às 14:19

esta um espetaculo o iphone!!!!


Discussão
Frederick van Amstel
01/07/07 às 13:14

Para quem duvida da durabilidade do iPhone, o pessoal da PCWorld jogou ele no chão, arranhou com chaves e continuou normal. Apesar de parecer frágil, o bichinho é muito resistente.

http://www.pcworld.com/video/id,545-page,1-bid,0/video.html


Discussão
Bruno
03/07/07 às 13:17

Tem um design lindo e tudo mais, mas infelizmente a bateria e praticamente "colada" com o fone, e ele não contém aplicativos java e nem flash, a camera não contém flash, não tem nenhum tipo de menssageiro como o msn ou gTalk, acho besteira o celular que tem o preço de um computador e não funciona como tal. Limitado pra empresa ganhar dinheiro no futuro.


Discussão
Oriel
03/07/07 às 20:31

to esperando o iphone
pena q a q em Africa
ainda vai demorar um tempo
poraxxxxxxx
eu kero 1 o + rapido possivel
alguem de voces pode me oferecer
hehehehehe heeeeeeee
el pollo locco from Roc la familia
www.fotolog.com/elpollolloco


Discussão
Joel Pinheiro
05/07/07 às 19:22

O iPhone nunca se irá pupolarizar. O seu preço não o permitirá.

Quanto as funcionalidades não são coisa do outro mundo. Existem outros Phones tão ou melhores que o iPhone. O problema destes é que não gozam da pupolaridade que a apple goza.

;)


Discussão
kiko
06/07/07 às 20:57

Gente o trem e bom mesmo!!! acabo de comprar o meu.. estou adorando... vale a pena.


Discussão
leonrique
07/07/07 às 23:47

se a apple tem essa popularidade , e porquê com certeza algo para merecer isso , e eu duvido que possa existir tais equipamentos de que tanto falam , isso tá me parecendo carne de chester , só falam que existem mais ninguêm nunca viu um ! tchau


Discussão
coyoote
09/07/07 às 23:06

seus cambada de probre,se naum tem dinheiro para compra, nao criticar apple ,comprei a imitaçao no paraguai


Discussão
Ron
18/07/07 às 14:32

Há rumores que a apple esta produzindo um iphone mais barato...

http://www.iphone-e-ipod.info/2007/07/10/iphone-nano-sera-que-ele-esta-a-caminho/


Discussão
Deh sato
24/07/07 às 22:26

eu tenho um e acho mtoo bom ,ele é perfeit0o0o0o0o00

gosto mtooo dele ainda mais pq eu ganhei numa promoção!!^^


bj0o0ss pra todos!!


Discussão
junior
28/07/07 às 18:06

alguem me responde se o iFHONE recebe chip
ou e so de conta


Discussão
wendell
20/09/07 às 15:19

O pessoal tem que entender que o iphone não veio apenas para substituir o celular, mas GPS, celular, walkman, maquina digital...etc,etc,etc.

Porque andar com um monte de aparelhos na bolsa de com 1 resolvo tudo?


o tele tem uma performens altamente adorava o ter mas inda n saio em portugal


Discussão
Mario.
30/11/07 às 14:54

Muito criativo e espero que util; porém tenho um grande medo dos que nos aquarda no amanha.
Deus tenha misericordia da geração dos nossos filhos. Não sei mais se nossos futuros relacionamentos serão com seres humanos ou maquinas.


Discussão
Gleice
13/12/07 às 11:24

Queria saber se alguém já conseguiu desbloquear o ifhone 1.1.2! a nova versão! estou preciso saber ! Por favor entre em contato.

Obrigado!!!


Discussão
Wesley Soares
09/01/08 às 15:36

sou designer no INdT (instituto Nokia de Tecnologia) e recebi um Iphone para fazer alguns testes e gerar um relatorio sobre as vantagens e desvantagens desse aparelho.

O Iphone e realmente uma maravilha estetica, e a usabilidade tb e muito boa, mas tem uma grande deficiencia de aplicativos, nao possui uma maquina virtual para dar suporte a Java, e algumas coisinhas a mais. E um celular simples com um visual fantastico.

Um celular senssacional e o N95 - nao e touch mas bota o Iphone literalmente no bolso.


Discussão
Janio Varios Comitte
09/01/08 às 18:38

Achei bem interessante!


Discussão
Eduardo s Dias
12/10/08 às 10:40

queria saber se esse tal ifhone trava muito se abrir varios aplicativos ao mesmo tempo


Discussão
Olavo Serra
09/02/09 às 16:50

POR FAVOR, DIVULGUEM PARA TODOS QUE PUDEREM!
A operadora VIVO oferece, vende e entrega através do correio ou nas suas lojas o aparelho IPHONE APPLE 3G. Contudo o que pouquíssimos sabem é que a APPLE não possui assistência técnica autorizada para os iPHONES no Brasil. Sendo assim os riscos de quem adquirir o aparelho ficar na mão são enormes. A operadora está descumprindo a Legislação que obriga a empresa fornecedora oferecer ampla assistência, garantia e reposição de peças, mesmo quando fora da garantia, no país, no caso o Brasil. Caso você tenha algum problema com um aparelho adquirido na VIVO você deve enviá-lo pelo correio e aguardar o retorno quando o serviço estiver terminado, sem orçamento prévio ou prazos.
CUIDADO AO ADQUIRIREM SEU IPHONE APPLE, porque se quebrar e estiver fora da garantia, ou até mesmo dentro dela, você poderá ficar a “ver navios” por muito tempo, ou até desistir como muitos estão fazendo, ou ainda comprar outro aparelho na própria VIVO, pois é o que a operadora vem oferecendo como solução.
Caso desejem se certificar basta ligar para #8486 do seu celular e perguntar a qualquer atendente se a APPLE possui assistência técnica autorizada iPhone no Brasil. Você também poderá se dirigir a uma loja e perguntar a algum atendente como funciona os serviços para iPhone. Observem que no Site da VIVO se encontra uma página com formulários e Links para possíveis Assistências Técnicas Apple iPhone, mas não levam a lugar algum.
Estou entrando em contato com todos os órgãos reguladores e com o Ministério Público, como vitima do “golpe”, pretendo apresentar as provas e fazer a maior divulgação possível.
Olavo Serra


Discussão
rafael
26/03/09 às 22:51

maneirão ele!


Discussão
iPhone Application Developer
21/02/12 às 04:59

wow este site é maravilhoso e informativo para mim, eu também estou indo compartilhar este site para meus amigos.




Comente.






(aguarde que é demorado mesmo...)


Você merece.

Assine nosso conteúdo e receba novidades sem sair de casa!

Atualizado com o Movable Type.

Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.

Apresentação do autor | Consultoria | Portifólio | Política de Privacidade | Contato