Usabilidoido: Menu Principal

English Website


Estimulando sensações pelo design

Como vender perfume através de um meio sem cheiro?

Reflect.com é uma loja virtual que vende cosméticos pela Web. Mas não é qualquer cosmético, você pode encomendar produtos altamente personalizados. Escolhe os ingredientes, as cores, as texturas e até escreve um nome na embalagem.

O mais fantástico é o esforço para criar uma experiência sensitiva rica usando belas imagens e textos adjetivados.Sou um cara completamente anti-vaidade, mas tenho a certeza de quem gosta disso vai se sentir muito próximo do produto. Talvez até mais do que com ele na mão numa loja real.

reflect_fragancia.jpg

Eles tem até a coragem de vender uma colônia personalizada através de um meio completamente inodoro. Primeiro, eles fazem algumas perguntas com relação ao estilo e uso pretendido. Depois é que começa o show. Você passa por várias telas de imagens que descrevem os seu tipo psicológico. Você escolhe as imagens que mais se atrai. Numa tela, por exemplo, você pode escolher entre:

  • Oceano agitado (onda quebrando)
  • Desabrochar da manhã (flores)
  • Madeiras suaves (bosque de outono)

Porém, às vezes a magia se quebra. Toda a sensação de controle que você tem por estar fazendo um shampoo personalizado vai por água abaixo se você não quizer responder um formulário com 30 drop-downs sobre seu tipo de cabelo. No total, são pelo menos 60 cliques. Eu disse 60 cliques?! Meu Deus!

Se tirassem os drop-downs e colocassem uns radio-buttons, esse recorde digno do Guiness cairia pela metade. Se construíssem uma Rich Internet Applications, chuto que poderia ser reduzido a uns 5 cliques, caso fosse usado o pattern de afunilamento interativo (interactive narrowing). Basicamente, a interface vai fazendo perguntas cada vez mais específicas e as opções são determinadas pelas escolhas já feitas.

Feito em Flash, a interface poderia ser mais visual tal como o simulador de tinturas pra cabelo da Seda. O tamanho de algumas telas (que chega a 200 Kb) poderia ser reduzido pela metade. As transições e os preloaders diminuiriam a taxa de abandono, caso fossem usados para distorcer a noção de tempo.

Se você não clicou em nenhum link acima, pode estar pensando: "ué, pensei que tinha sido no Flash mesmo..." Não... foi feito todo em Javascript. Na realidade sem Javascript você não faz nada lá. Nem os links normais funcionam.


Dicas

Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou iTunes.

Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 25/08/2004

Palavras-chave

sensação    emoção    perfume    ecommerce    

Opções



Comentários

Discussão
Ampla Consultoria
02/05/06 às 15:07

Favor enviar email para contato c/ o deptº dec rédito/cobrança.

Grata pela atenção!


Zilda Santos





Comente.






(aguarde que é demorado mesmo...)


Você merece.

Assine nosso conteúdo e receba novidades sem sair de casa!

Atualizado com o Movable Type.

Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.

Apresentação do autor | Consultoria | Portifólio | Política de Privacidade | Contato