Usabilidoido: Menu Principal

English Website


Colaboração em redes online e offline

O projeto Cubezilla criado pelos alunos da pós-graduação Faber-Ludens/Fisam/UnC foi premiado no desafio da Mozilla Labs na categoria voto popular. O desafio era repensar as abas do navegador, que já não dá conta dos hábitos de navegação dos usuários, porém, nossos alunos foram além: redefiniram a metáfora de navegação para o navegador. Ao invés de navegar uma pilha de documentos, navega-se um cubo Rubik. Veja no vídeo abaixo:

Estas idéias não apareceram do nada; são resultado de um trabalho árduo de semanas, envolvendo a participação de alunos de três turmas diferentes. Para organizar os projetos desenvolvidos no Instituto Faber-Ludens, nós usamos o sistema de grupos do Drupal. Com isso, é possível colaboração online, porém, sem os encontros offline, o projeto definitivamente não teria ido tão longe.

O projeto começou com algumas pesquisas de referências de abas no mundo físico, em navegadores e outros aplicativos. Como o ponto era as abas dos navegadores, levantamos as dificuldades com elas. Surge então a primeira proposta mais consistente, o agrupamento de abas.

Sugeri ao Bruno Duarte aproveitar a metáfora do clips, que tem uma função similar, mas a discussão que se seguiu demonstrou que poderíamos evoluir mais a idéia.

O professor Érico Fileno propôs desenvolver o projeto em sua disciplina Técnicas de Prototipação I e aí o projeto deu um gás. Utilizando as técnicas de criatividade em grupo que grandes empresas como IDEO utilizam, foi possível gerar uma grande quantidade de idéias alternativas. De fato, ainda estão para inventar uma plataforma para colaboração melhor do que uma mesa, papel e lápis/caneta.

Enquanto uma das turmas tinha aula presencial com o Érico, outras duas participavam online, promovendo discussões fantásticas como esta sobre o comportamento do usuário em ambientes hipertextuais e esta outra sobre a necessidade de abrir tantas abas. A discussão se estendeu até o blog da Karine Drummond, que nem fazia parte do projeto mas acabou contribuindo para ele.

O prazo estava acabando e ainda não havia sido fechado o conceito a ser proposto. Então, o pessoal que mora em Curitiba resolveu se reunir presencialmente para fechar. Foi uma noite muito produtiva! Ficamos das 19 até 23hs aperfeiçoando a proposta do Alexandre Ribeiro de usar o cubo Rubik como metáfora de navegação. Foi empolgante ver os alunos aplicando os conhecimentos que haviam adquirido com o professor Érico!

No final de semana que se seguiu, Tersis, Alexandre, Samille, Vicktoria, Fernando, Ana Carla e Leonardo deram seu sangue para montar o vídeo em sucessivos encontros online e offline. Deu resultado. O projeto recebeu notas muito boas dos jurados na apresentação da proposta, porém, acharam que a proposta estava longe do que tinham pedido: repensar as abas dos navegadores. Realmente o Software Livre está precisando urgente de mais designers: eles não sabem o que é inovação. Ainda bem que a votação popular reconheceu o esforço do pessoal! Eles mereceram.

Com este projeto comprovei pra mim que a colaboração online não substitui a colaboração offline, mas complementa. Online é bom pra analisar, comparar, discutir e desenvolver. Offline é bom pra criar, decidir e comprometer-se.


Dicas

Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou iTunes.

Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 15/07/2009

Palavras-chave

colaboração    prototipação    

Opções



Comentários

Discussão
Filmes da TV
03/08/09 às 17:13

Pelo que vi, não houve testes do último protótipo, pela falta de tempo.


Discussão
Mauricio Fig
14/10/09 às 12:22

"De fato, ainda estão para inventar uma plataforma para colaboração melhor do que uma mesa, papel e lápis/caneta."

Não é melhor, mas para quem não tem opção, há o paint chat http://en.wikipedia.org/wiki/Paint_chat




Comente.






(aguarde que é demorado mesmo...)

Pegue um fruto.


Você merece.

Assine nosso conteúdo e receba novidades sem sair de casa!

Atualizado com o Movable Type.

Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.

Apresentação do autor | Consultoria | Portifólio | Política de Privacidade | Contato