Usabilidoido: Menu Principal

English Website


Brincando de gato e rato dentro do computador

capa_livro_scratch_peq.jpg

Publicado sob demanda pelo Clube de Autores.

Scratch é um gato que vive dentro do computador e que só faz o que é programado para fazer. Este livro conta a história de Mouse, um rato esperto que tenta programar Scratch para trazer queijo para ele. A chegada de Teclado, um sujeito grandalhão que dá a liberdade de movimento, arruina os planos de Mouse. A cada novo comando de programação, o gato ou o rato toma vantagem. Mouse e Teclado discutem para balancear a competição até que Scratch finalmente se manifesta.

livro_scratch_interna2_peq.jpg

Esta história ensina de maneira suave conceitos fundamentais de programação e design. Ao invés dos tradicionais textos instrutivos baseados em verbos imperativos, o texto é uma narrativa solta, baseada em verbos de possibilidades. Não há instruções claras e precisas; ao contrário, a proposta é estimular a curiosidade da criança em criar seus próprios programas de computador. Este livro é indicado para pais e professores que desejem trabalhar habilidades em programação e design de maneira lúdica e imaginativa.

Conceitos

  • Contação de histórias
  • Programação orientada a objetos
  • Lógica de programação
  • Design de jogos
  • Balanceamento de dificuldade
  • Iteração e refinamento gradual
  • Prototipação

Downloads

Preview das primeiras páginas do livro [PDF]

Projeto gráfico aberto em Scribus [SLA] Download do programa que abre

Programas Scratch de exemplo explicados no livro: página 11 - página 16 - página 25 - página 33 - página 35 - página 38 - página 46 [SB] Download do programa que abre

Sobre o autor

Frederick van Amstel vive na Holanda, onde realiza pesquisa de doutorado sobre design participativo na Universidade de Twente. Formado em Comunicação e Mestre em Tecnologia, Frederick publica em diversos meios de comunicação com o objetivo de humanizar o uso da tecnologia.

Suas brincadeiras com o gato Scratch começaram quando mudou-se para a Holanda e ficou distante do seu filho, que morava no Brasil. O gato laranja ajudou os dois a brincarem de várias coisas, mesmo morando tão distantes. Os dois criavam dezenas de programas com os personagens Ursão, Cuquinha, Rank Stuffy, e outros seres da imaginação infantil. Depois de aprender a programar brincando, seu filho melhorou as notas de Matemática na escola e passou a ter uma atitude menos consumista em relação a videogames: ele pode criar os seus próprios jogos.

Comprar

Publicado sob demanda pelo Clube de Autores. Encomende sua cópia.


Dicas

Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou iTunes.

Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 25/01/2014

Palavras-chave

programação    crianças    infantil    história    

Opções



Comentários

Discussão
Evandro Tmeperini
25/01/14 às 13:42

Sucesso garoto! Compra realizada. Mal vejo a hora de ler para os meus filhos ;)




Comente.






(aguarde que é demorado mesmo...)


Você merece.

Assine nosso conteúdo e receba novidades sem sair de casa!

Atualizado com o Movable Type.

Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.

Apresentação do autor | Consultoria | Portifólio | Política de Privacidade | Contato