Usabilidoido: Menu Principal

English Website


Adobe abocanha Macromedia

Não é boato. A Adobe comprou a Macromedia e as coisas vão mudar.

Adobe Flash?

Num negócio de mais de 3 bilhões, os donos do Photoshop adquiriram os donos do Flash. Prepare-se webdesigner, mudanças drásticas na sua rotina de produção estão pela frente. A Adobe possui uma cultura corporativa diferente da Macromedia e inclusive possui produtos concorrentes. Alguns produtos irão sair de mercado ou fundir com outros e o relacionamento com a comunidade de desenvolvedores mudará, para melhor ou para pior.

A aquicisão só se dará no segundo semestre de 2005 e depende de confirmações dos acionistas. A marca da Macromedia não permanecerá. Pode ir se acostumando com o nome Adobe Flash.

Com relação aos produtos, seguem as especulações:

  • O Dreamweaver, carro chefe da Macromedia, provavelmente será fundido com seu principal concorrente, o Adobe GoLive
  • Freehand será abolido em favor do melhor succedido Adobe Ilustrator
  • Flash Paper não ameaçará o PDF
  • Flash Player fundirá com o Acrobat Reader
  • Há chances de Flash se tornar mais próximo ao padrão SVG, já que a Adobe possui um player de SVG há tempos

Andava meio frustrado com relação ao novo player que a Macromedia está pra lançar, cheio de novos recursos gráficos. Achava que eles eram espertos o suficiente para perceber que precisavam atender a padrões, como o SVG, mas parece que vão dar ênfase mesmo em efeitos especiais. Sobre isso José Carlos Caribé comenta:

A enfase da Macromedia para incluir mais recursos graficos no novo Flash começa a fazer sentido, será que a Adobe já estava trabalhando em conjunto com a Macromedia ?

Como sou um cara esperançoso, acredito que a Adobe vai mudar radicalmente o Flash Player para torná-lo mais estruturado, mais parecido com a proposta SVG. Isso seria uma vantagem bem vinda também para o Acrobat Reader, cuja função importante é veicular textos na Web. Agora que os dois estarão juntos, não será tão difícil disso ocorrer.

Produtos vem, produtos vão. Quem acreditava que o Flash iria durar para sempre, pode ir mudando de idéia. Ao contrário de projetos open-source, projetos proprietários não estão preocupados com relacionamentos emocionais, a não ser que seja para se aproveitar disso para fins de marketing. Conheço muita gente que não tem vergonha de dizer que "ama Flash". Você ainda amaria sua namorada se ela mudasse de nome e fizesse uma operação plástica drástica?

Digo e repito novamente: profissional, não se especialize em tecnologias, especialize-se no seu uso. Se interesse mais por seus efeitos na sociedade, na economia, nos indivíduos e não nos seus detalhes técnicos. Saiba mais do que o "como fazer", saiba o "porquê fazer".

Nos últimos anos, enquanto me aprofundava em Usabilidade, colegas se aprofundaram em Dreamweaver, Actionscript, Tableless e etc. O mundo pode sofrer um colapso tecnológico que meus conhecimentos de usabilidade ainda serão úteis, mas o dos meus amigos não tem tanta estabilidade. Há quem goste da dinâmica de estar sempre sendo confrontado com o desafio de dominar novas tecnologias (eu gosto disso), mas é sempre bom ter um pé bem fincado no chão.


Dicas

Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou iTunes.

Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 18/04/2005

Palavras-chave

adobe    macromedia    flash    

Opções



Comentários

Discussão
Rodrigo Muniz
18/04/05 às 16:59

É, essa coisa de se especializar no uso acho que serviu até para a Macromedia.
A Adobe arrebentou no Photoshop e no PDF e a MM fez o Fireworks e Flash Paper, quem acabou levando nessa história foi a Adobe.
Se for nessa lógica só vai ficar o melhor de acada uma, e é claro que é isso que esperamos.


Discussão
Henrique Assis
18/04/05 às 17:32

Falou tudo. Essa compra foi uma bela porrada na cara de quem pensava se especializar em algum software. Inclusive eu :~


Discussão
Antonio
18/04/05 às 17:50

Creio que é uma questão grande de sinergia: eles vão deter os formatos de apresentação de conteúdo multiplataforma mais importantes e populares: Flash e PDF. Querem estar nos portáteis e migrar para vídeo e audio. E vão fazer isso eliminando os produtos repetidos que a nova empresa terá (quem duvida que é a morte do Go Live, do Freehand e do Fireworks?). Não acredito em fusão de softwares tão cedo...

Acho que neste caso é a consolidação de uma empresa competente e de primeira linha. A filosofia da Adobe sempre foi de desenvolver produtos de primeira linha ou comprar quando outra empresa se mostra tecnicamente mais ágil ou criativa. Já fez isso com o Pagemaker.

Em uma lista que participo levantaram a bola de novo monopólio como o da Microsoft... não procede. Vou adorar qdo daqui a 2 anos o Photoshop, o Flash e o Dreamweaver vão funcionar integrados, seguindo os padrões e nos poupando muito tempo!


Discussão
Henrique Assis
18/04/05 às 18:13

"Vou adorar qdo daqui a 2 anos o Photoshop, o Flash e o Dreamweaver vão funcionar integrados, seguindo os padrões e nos poupando muito tempo!"

isso vai ser uma maravilha :D

Sobre fusões, acredito que elas possam acontecer, mas reunindo o melhor de cada software e jogando no mercado como uma nova versão do software mais popular (um Dreamweaver com os melhores recursos do GoLive, etc..). Sobre qual produto vai morrer, a própria Adobe falou que vai fazer uma transição de tudo para a marca dela, ou seja, talvez o novo dreamweaver chame-se Adobe GoLive CS 3 :P


Discussão
GabrielCP
18/04/05 às 18:14

Se o nome Macromedia não se manter, coitado de quem gastou centenas de US$es em certificações, como seter que um sertificado de uma empresa que não existe mais?


Discussão
GabrielCP
18/04/05 às 18:16

Corrigindo,
... certificações, como fica quem tiver um Certificado de uma ...
2 dias sem durmir da isso..


Discussão
Henrique Assis
18/04/05 às 18:16

" Se o nome Macromedia não se manter, coitado de quem gastou centenas de US$es em certificações, como se ter que um certificado de uma empresa que não existe mais? "

Provavelmente a Adobe deverá manter as certificações até o lançamento dos novos programas, quando todos os profissionais deverão renovar seus certificados, dai eles se tornam ACE (Adobe Certified Expert).


Discussão
Daniel Koch
18/04/05 às 22:19

É isso mesmo, concordo com você a respeito da especialização. Hoje em dia não vale o que ou o quanto você sabe, mas sim a velocidade com que você aprende. Porque quando você domina algo, este "algo" normalmente ja está ultrapassado.


Discussão
Alexandre
19/04/05 às 08:26

Pode de inicío até parecer ruim, porque
mais uma vez uma gigante engole outra
empresa menor, mas também existe seus lados positivos, pois com certeza esse
acontecimento vai trazer uma geração de novas tecnologias que "los gringos"
tem guardado na manga. Imagine uma integração de flash + after effects, ou mesmo de Illustrator + Photoshop + Dreamweaver.
Claro que são tecnologias, como disse o
Fred, mas são as mesmas que vem mudando nosso dia-a-dia, e ditando a maneira de se trabalhar.


Discussão
Douglas
19/04/05 às 10:05

Revolucao! estamos presenciando nada mais nada menos q um novo "monopolio" novos padroes deverao ser adotados... a empresa terao todas as oportunidades de ditarem as regras nestes proximos anos, podendo investir testar sem medo de concorrencias evidentes !
uma coisa é certa... se eles nao agradarem, logo aparecera outra gigante, encorajada a revolucionar o mundo da informatica ! isso jah aconteceu muitas veses... nao sera diferente... bem q eles podiam rodar umas solucoes opensource pro linux huahahahuahua, melhor nao !


Discussão
Daniel Perera (belo mesmo)
19/04/05 às 10:39

vai ser bom isso. mas a pergunta é: e esse background ai! hehe boa Amstel


Discussão
Rodrigo
19/04/05 às 11:06

O que vale realmente é a velocidade de seu aprendizado, e você ter noção do que está acontecendo por fora, mais especialização pode ser um grande perigo, pois podemos levar um tapa na cara como esse, por isso é bom ter um´pé fincado no chão como segurança, por isso me "especializo" em usabilidade e vejo os programas como ferramentas para utilizar meu conhecimento, essas ferramentas podem ser mudadas a qualquer momento, sendo assim o teórico se torna mais importante que o prático neste caso


Discussão
Ubiratan
19/04/05 às 14:15

Quero ver só como vai ficar as certificações !


Discussão
maico
19/04/05 às 17:05

E o futuro do plugin? O que vai acontecer se eles resolverem misturar o flash player com o acrobat plugin, abrir uma animação em flash vai demorar uma eternidade, alem poder travar a maquina =D ,mas falando sério, eu espero que essa bagunça toda crie bons resultados para designers/developers em Flash. Claro, se a Adobe não aproveitar o grande potencial do plugin do Flash, que hj tá espalhado na maioria das máquinas conectadas a Internet, vai ser muito triste, no mais, o que podemos fazer é torcer pra que de certo esse rolo todo. =D

ps ...pelo menos não foi a Microsoft...


Discussão
Newton Wagner
20/04/05 às 12:30

Com certeza o Flash não vai acabar. Mas eu que sempre fui mais acostumado com o Photoshop, iria gostar se a interface do Adobe Flash fosse aproximada dos outros produtos da Adobe (e assim deve ser, acredito eu).

Como sempre, só poderemos esperar pra ver os resultados.


ps.: esse background ta incomodando a vista mesmo! heheheh.


Discussão
Fabiano Cruz
21/04/05 às 14:17

Especulações de venda já não era nenhum segredo, mas a aquisição pela Adobe foi surpreende para mim.

A Microsoft anunciou em Janeiro o seu desenvolvimento de uma ferramenta para animações conhecida como Avalon e ainda, adquiriram o Creature House Expression 3, para suprir uma necessidade de um software para ilustração vetorial.

Por este viés, apostava que a Macromedia seria um próximo passo, todavia foi uma decisão muito inteligente da Adobe. Praticamente agora todo software utilizado para criação web tem seu selo.

Agora é esperar pelas novidades, e se acostumar com o rubro e negro Adobe.


Discussão
Ricardo Elias
29/04/05 às 18:07

Eu gostava do Fireworks!! E agora o que acontecera com ele?


Discussão
Fred
30/04/05 às 07:36

Ricardo, tenho quase certeza que o Fireworks vai sumir em detrimento do Image Ready que vem integrado ao Photoshop.


Discussão
Juliana
10/05/05 às 09:03

Sobre certificações e a incerteza do que acontecerá com sua validade acho que é uma preocupação de menor tamanho (digamos assim). Se o que realmente importa é o conhecimento, alguém que é especializado em Photoshop, por exemplo, jamais será um completo ignorante no que pode resultar de Photoshop + Fireworks. Se as versões posteriores de um mesmo programa já apresenta naturalmente diferenças as quais qualquer profissional pode se adaptar, qual o grande drama de uma possível fusão ente pogramas da "mesma natureza"?
Além disso o profissional hoje é um eterno estudante, um eterno especializando, as certificações podem ser renovadas. Acredito que essa fusão trará inovações maravilhosas ao designer, ao desenvolvedor e e claro ao cliente e ao usuário web.


Discussão
Mario J. Ramalho
10/06/05 às 12:25

Acho isso maravilho, só assim não precisamos mais Ter aquele monte de programas que não se comunicam uns com os outros e assim evitando muitos conflitos.
Meu medo e que por sua vez a Adobe venha fazer o que a muito tempo faz com seus produtos, dividindo-os em varias categorias que na realidade poderia ser um só. Então teremos uma imensa gama de produtos só para abocanhar nosso dinheiro, imagine só vc ter: Adobe Flash, Adobe Flash PDF, Adobe Flash Áudio......e assim vai.
Será que isso e bom.

Mario J. Ramalho.


Discussão
Fabiano de Arruda
13/06/05 às 00:03

Creio que a fusão dos programas serão bem vindas, so fico com pela de meus amigos que amam o fireworks.
Esses tempos perdi um trampo porque o dono da empresa disse que queria um designer que dominasse o Fire porque era o melhor para criação.
Eu contestei mas não adiantou, disse que fazia tudo e um pouco mais no Photo, o kra grilou comigo eu acho, e não passou 1 mês a Adobe compra a Macromedia, fiquei com pena do kra, deve não ta nem dormindo.


Discussão
Luiz
16/08/05 às 14:24

Garotada vcs são de que época
Olha eu conheci a época da Adobe e da Aldus alguém lembra??? pois bem a Aldus era detentora de duas patentes O Aldus PhotoStyler e o Aldus Pagemaker (lembra algo?) isso no inicio dos anos 90, pra mim não faz muito tempo, depois chegou o Quark Express e nós (profissionais de DTP) queriamos saber quem ia vencer a batalha pq os dois programas eram ótimos. Ok a Aldus foi comprada pela Adobe, a adobe criou o Photoshop, e reformulou o Pagemaker (minimamente) o QuarkExpress durou o bastante para se desenvolver muito e ser vendido na hora certa pela Adobe. Moral da história: Ninguém perde a concorrência é sadia e o desespero só gera lucros. e como disse o Fred, não se fixe em ferramentas fixe-se na sua estrutura cultural e multimidia.
Existem vários exemplos, o corel é um dos mais pertinentes, tenho dezenas de colegas (eu mesmo comecei com o Corel 3) que inciaram com o corel e sempre foram entusiastas, hoje a corel faz parte do reino do tio bill, e todos nós que nos aprofundamos de verdade estamos do lado do Illustrator que sempre foi superior (e adivinha de que é???)
A Adobe trabalha da mesma forma que a Autodesk, do Autocad, vcs sabem qual é a porcentagem de programadores em relação de pessoas que trabalham nas as áreas que o Autocad e, também, os outros produtos da Autodesk são aplicados, menos de 20%. Pq isso? pq as pessoas não são máquinas que interpretam esse ou aquele padrão melhor do que o outro, elas buscam soluções para suas necessidades quando compram um equipamento ou um software.

Abraços a todos!!!!


Discussão
Luiz
16/08/05 às 14:26

Outra coisa pertinente:
Leiam "O Meio é o Medium" please


Discussão
Ken
13/09/05 às 09:53

Eu larguei o Flash ha muito tempo atras e ninguem entendeu pq. (nao, nao estou dizendo q a solucao eh largar tecnologias, pois direta ou indiretamente vc esta sempre atado a uma) ... hoje me preocupo mais em dominar (se eh q existe isso em informatica) as bases: como modelar um banco de dados e nao em ser um expert em SqlServer, mas seguindo este caminho, q acredito ser um bom caminho, porem nao o unico ... pelo menos a curto prazo ... as ofertas de jobs e empregos diminuiram ... utilizo (sem sentir vergonha) .NET ... mas ciente de que 70% do que tem ali nao precisa ser utilizado para se desenvolver uma boa aplicacao web por exemplo, portanto aprender .NET p mim foi muito facil, mas jamais obteria uma certificacao, pois nao utilizo, por ex um Datagrid (too fancy and heavy) ao contrario utilizaria o server somente para trazer os dados no max com uma tabela simples (se forem dados tabulares) e o resto eh maipulacao com Javascript e DOM ... assim sendo utilizo uma tecnologia, por sinal proprietaria, conheco amplamente, mas nao sou especialista ... estranho neh?


Discussão
Charleston C. M. dos Santos
29/11/05 às 17:41

Ouvi uma conversa que a microsoft está preparando um grande "pacotão" de programas gráficos quando do lançamento do Windows Vista.Um de tais programas, que se beneficiaria de recursos nativos do Vista, deixaria o flash comendo poeira. Ou seja, podem ir se esquecendo do frontpage "tradicio-nal"(eles não estão dormindo). De forma ou de outra, a briga vai continuar quente e quem deve ganhar com isso são os desenvolvedores. Ainda fico imaginando como será que Corel irá reagir diante de tudo isto?


Discussão
Alex Rodrigues
28/04/06 às 18:18

Bom esse lance da Microsoft eu já duvido mesmo. A Microsoft tem uma coisa difícil de se livrar, códigos fontes do programas dela. São todos muito ruins, teria que fazer do início tudo de novo e para alcançar anos de bom desenvolvimento de Adobe e Macromedia teria que ter muito mais que eles tem escondido na manga. Essa eu realmente duvido. Tudo que se anuncia como uma grande revolução da Microsoft é uma decepção. O IE novo é fraco, o Vista ( pelo menos o que eu tenho visto) não é revolucionário e por ai vai.


Discussão
Valdeir Gomes
01/05/06 às 23:15

Bom sou novo na Area de Design, mas tenho acompanhado muito essa briga de empresas, e de software querendo sempre mostrar que vieram para ficar, a MM dominou por muito tempo com seus softwares dinamocos e bastantes precisos, mas a ADOBE mostrou que é a melhor tem mostrados dinâmismo em seus software e é isso quem tem feito dela uma das maiores empresas do mundo, mostrou que nesse mundo digital quem vence é a perfeição ou quem chegar mais perto dela, Photoshop e Acrobat são os melhores produtos Adobe, Flash e Dreamweaver os melhores da Macromedia, o que posso afirmar é que nossas vidas de Web Design vão mudar e pra melhor, teremos muito mais dinamismo e facilidades para trabalhar o que nos trarar muito mais reconhecimento no fazemos, agora o Corel é quem se prepara pois a batata dele esta assando.


Discussão
alex rodrigues
02/05/06 às 00:01

A Corel é um cadáver que nos sorri a algum tempo, já morreu e esqueceu de cair.


Discussão
Mantos
02/10/06 às 23:02

Minha msg chega com anos-luz de atraso, mas o que eu acho é que essas empresas tornam a vida da gente muito difícil. Fato é que o preço dessas novidades ficam quase que inacessíveis. Eu prefiro apostar que os softwares livres estão caminhando para uma maturidade que vai acabar beneficiando quem trabalha com designe gráfico nos deixando mais livres das mudanças financeiras desse mercado que só visa lucro. E esse lance de certificação é para mercado atrasado que continua pensando que diploma é sinal de competência...


Discussão
Valdeir Gomes
15/11/06 às 22:20

Bom penso eu que os Softwares livres estão ainda engatinhando muitos promentem ser oque na verdade não são, mas quem sabe um futuro distante eles venham crescer, oque seria uma otima para nos desiners, Agora dizer que Corel Draw Morreu Jamais...
Pois ate mesmo a versão 8.0 do corew ainda é muito usada apesar de estar ultrapassada ela ajuda muito...
Bom só sei que espero pelos novos aplicativos da ADOBE, que pelo jeito viram para aperfeiçoar cada vez mais nossos Trabalhos.


Discussão
Luciano
30/05/07 às 11:30

é esse background ofusca a vista mesmo, rsrsr...

sou iniciante nisso tudo, e estava gostando dos programas da Macromedia, mas se a uniao deixar os softwares com a qualidade dos adobe, tudo bem, só nao entendo os comentarios dizendo q o corel é um "cadaver e esqueceu de cair", eu acho o corel muito bom, nao entendo pq ninguem "compra" ele, como a adobe esta fazendo.Ja pensou o corel integrado com adobe, nossa seria otimo.Todos os programas sendo da adobe.
Utopia.
O foda é o preço desses pacotes, vixe. Não é facil.
Mas é justo o preço.Mas é caro.rsrsr


Discussão
Valdeir gomes
30/07/09 às 22:29

Nem me fale nisso ja pensou que monopólio seria a adobe comprar corel, creio eu que isso não acontecera.




Comente.






(aguarde que é demorado mesmo...)


Você merece.

Assine nosso conteúdo e receba novidades sem sair de casa!

Atualizado com o Movable Type.

Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.

Apresentação do autor | Consultoria | Portifólio | Política de Privacidade | Contato