Usabilidoido: Menu Principal

English Website


Acelera Rubinho!!!

Se você achava que não havia nada mais lento do que o nosso "grande" piloto brasileiro na Fórmula 1, é porque não conhecia o site dele. Que ironia! 1MB só de intro. O designer fez questão de usar todos os efeitos gráficos possíveis no Flash em menos de 30 segundos de animação. Apesar de ficar bonito, ficou muito pesado, mesmo em conexão de banda larga.

Adentrando no site, continua a lentidão. Cada vez que se clica num botão, é preciso ver a mesma animação de entrada caso se queira voltar para a primeira página. E isso é necessário, porque só assim pra ver as outras seções do site. O conteúdo fica restrito a um iframe minúsculo. A estética do site até que é atraente, mas essas falhas na funcionalidade foi terrível. Manchou a imagem do piloto, que deveria estar associada a "velocidade" e "eficiência", não é mesmo?.


Dicas

Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou iTunes.

Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 05/07/2004

Palavras-chave

peso    animação    efeitos    

Opções



Comentários

Discussão
Marcelo Linhares
05/07/04 às 20:31

"Manchou a imagem do piloto, que deveria estar associada a "velocidade" e "eficiência", não é mesmo?."
hahaha...
vc deve estar brincando né Fred?

Analisando em um nível mais alto, o website representa fielmente a figura do Rubens Barrichelo!

O desenvolvedor teve o cuidado de deixar tudo lento, propositalmente para quando entrarmos no site termos a mesma irritação quando viamos (ninguém vê mais F-1) ele correndo...!!!


Discussão
João Muniz
06/07/04 às 00:34

Em banda larga não ficou lento. embora concorde com as falhas na funcionalidade. Mas rodou tranquilo aqui.


Discussão
Julio Protzek
06/07/04 às 01:00

Realmente uma pena...
O site é muito legal, tem notícias pertinentes e atualizadas.
A home do site é praticamente um "banner" gigante.
E o fato de ter que voltar para acessar o menu? Putz sacanagem...

Agora, o cara q fala mal do Rubinho tem q parar p/ pensar um pouco:
"O cara é ruim mesmo ou eu só falo mal pq ele é brasileiro?"
Cai na real, o cara é bom.


Discussão
Lincoln Schultz
06/07/04 às 15:06

Nossa .. sem comentários .. simplesmente horrível o site em todos os aspectos possíveis.

Estética? - Na boa .. deixou muito à desejar. É uma verdadeira confusão, inúmeras tendências e movimentos artísticos aglomeradas na mesma linha de Design. Completamente poluído! A home, parece mais um Outdoor, ou algum tipo de peça publicitária, mal feita.

Usabilidade? - Onde? Existe? Como? Porque usar né?

O que mais chamou a atenção é a arte-final, com a utilização dos recursos em flash. Ficou no mínimo, interessante.

No geral, odiei!


Discussão
dudu
07/07/04 às 21:52

A animação não ta tão pesada,
aqui até que abriu rápido.
Se você for ver os movimentos da animação, eles até que lembram "rapidez e eficiencia" mas o que eu achei que deram um aspecto de lentidão, foram aquelas imagens que começam quadriculadas e vão ganhando resolução, eu sei que isso ta sendo usado como uma técnica de animação, mas pra um site de um piloto de formula1 não combinou, parece que esta demorando pra carregar, nem um pouco rápido e eficiente, hehehe....

Abraços


Discussão
Fábio
08/07/04 às 16:06

Caras, obviamente esse é um site de designers, feito por designers para designers. Logo, os comentários são absolutamente técnicos, e só. Concordo com boa parte deles, e sou leitor fiel há algum tempo. Mas descordo dessa unanimidade, graças à Deus e à Nelson Rodrigues.
Mostrei o site do Rubinho para pelo menos dez amigos e clientes, e 90% disse: 'É do caralho !!!'.
Logo, é bom lembrar do comentário presente em algum lugar nesse blog: "designers trabalham pra impressionar outros designers". Como mulheres se vestem para outras mulheres.
Quando designers não se preocupam com o que os colegas de profissão vão pensar ou dizer, normalmente acertam em cheio. Assim como as mulheres.

Tentei ser o mais construtivo possível. Espero não ter ofendido ninguém.

Um forte abraço.


Discussão
Fábio
08/07/04 às 16:10

P.S.: tentei postar sem mencionar meu email, na tentativa de não mencioná-lo à toa, no que o seu blog me mandou para uma página completamente descontextualizada (gráfica e funcionalmente), com uma série de campos em branco para que eu efetuasse um novo comentário, descrições em inglês, entre outras coisas.

Graças ao bom "<- back", recuperei o texto, que levei um tempinho pra digitar. Outros usuários, no desespero da perda, teriam desistido de postar.

Mantenha o bom trabalho, Fred, e siga não àquele famoso ditado do "espeto de pau".

Um forte abraço.


Discussão
Fred
08/07/04 às 16:20

Bem lembrado Fábio, por isso disse no post que achava o site esteticamente adequado. Mas o ponto é que a navegação e otimização não estão em conformidade com a identidade visual do site.

Tudo bem que alguns de vocês não tiveram problemas de conexão, mas eu tive, mesmo sendo banda larga. 1MB é demais, mesmo para conexões ADSL. Trabalho com um máximo de 500Kb, estourando. Apesar de poder pegar 40Kb/s e carregar o site em 10 segundos, sabemos que essas conexões são altamente instáveis.

Aqui demorou 20 segundos para começar a animação e depois parou duas vezes no meio, por causa do streaming. Posso estar na minoria, mas se fosse fã do Rubinho ia ficar puto. Seria muito contraditório.

Quanto à navegação, acredito que os próprios usuários não reconhecerão as falhas conscientemente, vide as entrevistas que fiz no projeto UFPR. A desvantagem do iframe ridículamente pequeno é que os usuários terão mais contato com aquela animação gigante lá de cima do que com o conteúdo em si, que aliás é muito bom. Jogaram fora a água suja da banheira com bebê e tudo.

PS: Problema com os comentários resolvido. Verificação em Javascript para prevenir erros e alteração no template que nem sabia que existia.


Discussão
Lincoln Schultz
12/07/04 às 14:21

Fabio,

Além de tudo, a sua observação sobre o "feito por designer para designer" foi importante.

Porém creio que esse tipo de coisa deva ser feito em sites experimentais, sites de pequenas empresas talvés.

Não de um piloto de F1, conhecido mundialmente.


Sei lá!


Discussão
::Hellen::
12/07/04 às 17:22

é do Rubinho né? Então a lerdeza faz sentido ;P

Parabens pelo blog! show!


Discussão
Washington d.c.
18/07/04 às 01:05

bom, aqui abriu rapidinho, achei legal a intro mas... o iframe pequeno, aliás minúsculo, quebrou as pernas. não dá pra ler nada...

a animação que aparece toda vez que volta pra home é um teste de paciencia pra qualquer monge budista.

agora dizer que o rubinho é lento ou é ruim, etc já é demais,se o cara nao fosse bom nao estaria onde está, e todo mundo malha o cara pq compara ele com ayrton senna e nao tem nada a ver, cada um tem seu estilo e suas habilidades.


Discussão
Victor Oliveira
10/08/04 às 12:28

Fred é foda té nessa pegou de jeito... heheh. É pelo menos o site teve a cara do clienetedigamos assim, devagar quase parando.. parando sim! teve qcarregar um tempo e depois parou no meio da animação ficou travado, isso ainda pq tenho dsl 350. imagine! nem continue o resto pq demorou e tenho q trabalhar tb.
Sem +, abraço a todos.


Discussão
RONALDO
19/05/09 às 22:32

Em primeiro lugar pau no cú de todos em virtude dos comentários idiotas. O Site ficou a cara dele lento cuzão filho da puta o cara é o exemplo de tudo que um esportista não deve ser. RUBINHO, CUZÃO SENTE E RODA, SEU ARROMBADO




Comente.






(aguarde que é demorado mesmo...)

Pegue um fruto.


Você merece.

Assine nosso conteúdo e receba novidades sem sair de casa!

Atualizado com o Movable Type.

Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.

Apresentação do autor | Consultoria | Portifólio | Política de Privacidade | Contato