Usabilidoido: Menu Principal

English Website


Faça uma criança feliz

Perfil no LinkedIn
Perfil no Youtube
Perfil no Twitter
Perfil no Instagram
Perfil no Spotify
Faça uma criança feliz

Quando for projetar jogos e websites para crianças, pare com aquela velha desculpa de que todo mundo tem uma criança dentro de si. Chame uma criança de verdade para testar o jogo, observe seu comportamento e converse com ela. Ela pode inclusive fazer parte da equipe de design, duvida?

KidPad é um aplicativo de contação de histórias para crianças desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Maryland e mais de 100 crianças do mundo todo. Pra começar, a interface não tem texto algum. Três caixas, uma em cada canto da tela, podem ser abertas e seu conteúdo são ícones muito bem bolados.

kidpad.jpg

Destaque para os ícones "duplicar objeto" (a varinha mágica com duas pontas), "agrupar" (laço) e "abrir" (o desenho com um rosto sorridente). Dentro do contexto de uso, eles são muito familiares. Se a criança não entender, tem um ícone de ajuda que quando encostado nos outros, roda o áudio de uma outra criança explicando.

O software foi desenvolvido utilizando uma metodologia de design participativo especial para crianças. Os detalhes podem ser lidos nos papers. O paper Children as Our Technology Design Partners não é específico sobre o Kidpad, mas dá muitas dicas para quem quiser fazer testes de usabilidade e etnografia com crianças (ser divertido, se abaixar enquanto conversa, usar roupas descoladas e etc).

Agora compare o Kidpad com este joguinho de colorir do site da Nestle. Pra ter acesso aos pincéis, é preciso passar o mouse sobre aquela coisa verde. Clicar nas coisas para colorir não faz nada, arrastar também não. É preciso arrastar pra cima e pra baixo várias vezes e a figura vai aos poucos ficando mais saturada. É um caso de metáfora ao pé-da-letra que provavelmente não agradará as crianças.

colorir_chambinho.gif

Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 30/06/2005

Redes

Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou Instagram.

Citação

VAN AMSTEL, Frederick M.C. Faça uma criança feliz. Blog Usabilidoido, 2005. Acessado em . Disponível em: http://www.usabilidoido.com.br/faca_uma_crianca_feliz.html

Relacionados



Comentários

Discussão
tigo
01/07/05 às 18:54

vou sair um pouco fora, talvez, mas vou comentar essa...

exposição... essa eh a palavra.
Fred, minha filha mexe no pc desde 2 anos e alguns meses... o vô, que usa pc algumas vezes por semana, naum tem o mesmo domínio que ela tem com o mouse... ela fecha janelas de q se abrem de repente, acha o ícone do word para ir no "de escrever" como ela diz, sabe onde fica o "tratorzinho" do sim city pra destruir a cidade... e naum fica sem abrir o flash.

hoje ela tem 4 anos e um dos passa-tempos preferidos dela eh brincar no http://www.cartoonnetwork.com
Cada joguinho com seus objetivos e modos de como se jogar... posso ficar sussu q o pc fica inteiro e ela joga na boa e consegue achar de novo os games q jah conhece e gosta, através das imgs
...tipo, ela fala q quer ir em um das galinhas do dexter e ela vai no dexter da barra de personagens e depois, espera carregar, e escolhe na lista a img do devido game.
a navegacão eh simples, o som ajuda... soh a identificação dos games precisava melhorar, visite o vc site para entender (play now).

e no flash... escolha de cores, clicar, segurar para escolher... eh sussu. criar círculos, quadrados, usar a borracha... soh ativei pra ela dar o Undo com a tecla do travessão q fica mais fácil pra ela.

Mas, eh isso ae... vou ver como ela se comporta com esse jogo do chambinho mas a palavra é: exposição.

É só deixar à vista, mostrar, esperar e ser paciente.

Por iniciativa, repetição, dedução e compreensão ( ordem q se altera ou se quebra com as situações ), até mesmo sem vc perceber, a criança pega o "jeito da coisa".


Discussão
ana
12/10/05 às 14:46

parabéns , por este trabalho! Trabalho com crianças, e lhe afirmo que não há nada melhor do vê-lo sorrir! O sorriso de meus alunos invadem minha alma, tornando o meu dia mais colorido. O mais incrivel nas crianças é a capacidade de percepção que elas tem... Infelismente a vida não é cor de rosa... E por mais que eu tente esconder-lhes que ver por outra estou triste. e por mais que eu "sorria" e brinque com elas, elas conseguem perceber. E surge um abraço inesperado e cheio de luz, que conforta um coração cansado. Por isso, você deve ser uma pessoa iluminada por entender este universo mágico que é o mundo dos pequeninos.


Discussão
Elias
30/07/07 às 00:06

Um dos melhores sites com jogos e atividades com uma interação fantástica ao que se refere a usabilidade que já vi, pois tenho uma filha de 6 anos e usa tranquilamente, em inglês! é o site www.uptoten.com
Entrem ai com uma criança e peçam a ela a usá-lo... reparem que a barreira de idioma é rapidamente quebrada pelo uso de sons e cores.


Discussão
Rafael Dorl
02/08/07 às 12:50

Já tive várias experiências com games para crianças e, como aqui na agência tudo é planejado desde o embrião da idéia, tudo vai (ou espera-se que vai) para o cliente com um estudo aprofundado sobre a interação.

No caso de empresas grandes que investem em internet, como a Unilever ou Kraft, percebo que os "responsáveis" internos (que não são poucos) por gerenciar o projeto entre a empresa e a agência, têm uma visão distorcida de usabilidade.

Muitas das formas já conhecidas para facilitar a navegação e entendimento são completamente barradas por departamentos jurídicos e pseudo-especialistas sobre a internet, como esses "responsáveis". Grande maioria cursou publicidade ou administração, mas acreditam que com seu "superconhecimento" sobre comunicação vão revolucionar o mercado através de um site "transado".

Exemplificando de maneira simples, como fazer um botão verde para "concluir cadastro", o cliente quer em vermelho, só porque é a cor da empresa. Isso acaba criando uma bola-de-neve. Não importa o que seja, a direção de arte impecável, o alinhamento tecnológico quase perfeito, contudo o cérebro do cliente interferindo diretamente com idéias ultrapassadas.

Tá certo que não posso contar com a boa vontade do cliente, mas a relação entre usabilidade/persuasão do usuário e sucesso da campanha é extremamente importante. Agora vá explicar isso pro "responsável", eles "já sabem".






Você merece.

Assine nosso conteúdo e receba as novidades!

Atualizado com o Movable Type.

Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.

Apresentação do autor | Website internacional | Política de Privacidade | Contato