Usabilidoido: Menu Principal

English Website


Criança sabe bem o que quer

Finalmente clientes decididos!

Uma criança quer a câmera de fotografar...

Uma das virtudes naturais que admiro nas crianças é a sinceridade. Elas falam sem constrangimento porque ainda não têm noção das consequências complexas que suas falas podem ter.

Isso facilita as coisas para quem está projetando jogos, brinquedos e material didático para crianças. Basta perguntar a elas se elas gostaram e elas dirão sem rodeios o que pensam. Entretanto, o interesse da criança pode ser tão diferente do que você imaginava, que é preciso repensar a base de sua proposta.

Não adianta empurrar algo que a criança não tem interesse. Quem já deu papinha para um bebê sabe que eles cospem na sua cara se insistir! Podemos tentar despertar o interesse, como no velho truque do aviãozinho, mas não ajudará tanto assim. É melhor descobrir os interesses da criança e criar a partir deles.

Propus o seguinte jogo para meu filho. Num lado, três animais, no outro, três falas desses animais. Pedi ao garoto que ligasse uma linha verde entre os animais e suas falas. Eu queria que ele aprendesse a ler as palavras.

Jogo de ligar animais às suas falas

Li junto com ele e ele entendeu a proposta, mas resolveu fazer diferente as linhas. Disse pra mim que eram fios elétricos...

Acontece que meu filho tá na fase de descobrir as coisas que estão por trás das coisas e algo que fascina muito ele é a energia elétrica e sua infra-estrutura. Seus brinquedos favoritos, no momento, são as extensões, adaptadores e conectores sobressalentes da casa.

Ignorei esse fato e tentei novamente, dessa vez incorporando a idéia dele do círculo em volta dos elementos.

Jogo de ligar animais às suas falas

Novamente ele ficou mais interessado em desenhar fios e alguns aparelhos (em vermelho) do que conhecer as falas dos animais.

Desisti da idéia.

Fiquei pensando num conceito mais complexo do que o Jogo da Fiozeira. Tinha que ser mais desafiador e exigir maior raciocínio. Peguei papel, caneta, barbante e uma tesoura e montei o seguinte protótipo:

Jogo de conectar extensões elétricas

O objetivo do jogo é simples: ligar os aparelhos na tomada. O desafio é combinar as extensões com diferentes plugs e comprimentos limitados para que chegue até lá. Aprovado na hora!

Abri o Flash, desenhei os objetos e o menino não parava de pular no meu colo: "Já terminou?" Coitado, acabou dormindo de tanto esperar e eu, de tanto programar, ou melhor, não programar. Na verdade, faz tanto tempo que eu não programo em Actionscript que já esqueci boa parte do que sabia e, para piorar, nesses 3 anos muita coisa mudou.

Então, eu peço a alguma alma caridosa que consiga programar nessa burocracia que é o Actionscript 2.0 (tem que funcionar no player 7.0) para me dar uma forcinha.

No protótipo abaixo, apenas o plug vermelho está ativo, funcionando como deveria. A quantidade de extensões, os tipos de plugs e a existência de benjamins (os conectores de 3 lados) deve ser randômica e, se possível, aumentando progressivamente a cada novo jogo. Inicialmente, as extensões e os conectores devem estar espalhados e desconectados entre si.

O que eu preciso é que alguém pegue o .fla, adicione a lógica do jogo e me envie de volta para os ajustes finais. Contribuições para o conceito também são bem vindas!

plugplug.fla [Flash MX 2004] 480kb


Dicas

Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou iTunes.

Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 19/06/2007

Palavras-chave

criança    jogos    interesse    

Opções



Comentários

Discussão
Guilherme Menga
20/06/07 às 10:46

É cara...
além da sinceridade, acho muito interessante o aspecto da criatividade delas, e como essa criatividade vai "se esgotando" até a vida adulta...
Mas fala sério! vc tem um filho!? que dahora!


Discussão
Cristian Trentin
20/06/07 às 12:59

As crianças tem muito mais criatividade do que nós, segundo a matéria do Fantastico no domingo passado, nós perdemos a capacitade de ser criativo pq temos medo de errar e durante nossa vida somos submetidos a pensar antes de responder.

Como eu queria ser criança com o Conhecimento que tenho hj..


Discussão
Leandro Ferreira
20/06/07 às 15:29

opa, vamos ver o que posso fazer fred =]


Discussão
Luciano Lobato
20/06/07 às 16:49

Oi Fred,

Não é rasgando seda, mas isso eu acho uma das qualidades mais admiráveis num designer: de encontrar inspiração no dia-a-dia, até mesmo brincando com o filho. Isso e projetos pessoais. Designer que projeta somente quando é contratado, não dá pra confiar muito não hehe

Parabéns :)

[]s!


Discussão
Leandro Amano
23/06/07 às 15:14

Muito legal como sempre Fred!
Bom, se não conseguiu ninguém, por favor, me envia direitinho o que quer, faço pra você.

Grande abraço e sucesso!


Discussão
Frederick van Amstel
23/06/07 às 19:11

Valeu Leandro! Já estou conversando com outro Leandro, o Ferreira (durang). Se não conseguirmos, te chamo.


Discussão
Leandro Amano
26/06/07 às 10:26

Pode contar comigo! Aparece pra batermos um papo.
Grande abraço


Discussão
Christina Panes
26/06/07 às 10:34

Muito legal o relato desta observação! Crianças sabe o que quer, e é dotada de uma obstinação invejável.
Assim é importante sabermos ler na criança ou mesmo no cliente suas necessidades... Gostei muito da analogia, me fez divagar no raciocínio...


Discussão
sacanagem
27/06/07 às 00:19

Moço, seu "blog" é liiiiindo. Mesmo.


Discussão
Maria Dalva
05/07/07 às 23:53

De vez em quando passo por aqui e sempre fico fascinada com o conteúdo dos seus posts...
Hoje estava lendo alguns e uma curiosidade surgiu: porque no firefox as imagens aparecem coloridas e no internet explorer em p&b na página principal?
Juro que é verdade rs... não sei se você já mencionou em algum post e me perdoe por não ter procurado :oP
Estou com a estranha mania de deixar os dois abertos ao mesmo tempo (é meio que uma transição entre a minha mania de usar o netcaptor - que coloca abas no IE e permite que sejam abertos "trocentos" sites com memória de 3 ou 4 - para o firefox). Abri o firefox pra checar se eu já tinha o Usabilidoido no del.icio.us e aproveitei e abri para ler outros posts no firefox...

Sobre esse post, achei muito interessante uma aula que assisti outro dia sobre semiótica e o professor dizia que tinha desenvolvido um brinquedo para crianças na faixa etária de 12 anos. Chegou em casa para testar com a filha de 12 que nem deu moral. A de 6 foi correndo e conseguiu usar mais rápido que ele tinha pensado...
A rapidez das crianças me fascina!

Parabéns pelo blog!


Discussão
Frederick van Amstel
06/07/07 às 09:09

É de propósito mesmo, Maria. Eu gostaria de usar esse mesmo efeito nos outro navegadores, mas só o IE me permite mostrar as imagens em preto-e-branco sem alterá-las. Mas quando se abre as páginas do post, a mesma imagem aparece colorida.


Discussão
Jack
08/07/07 às 16:19

Fantástico post. Realmente as crianças são sinceras e sabem o que querem. O grande problema é que nós adultos em geral estamos muito ocupados com o que queremos que esquecemos de ouvir as crianças.


Discussão
André Luiz
02/09/07 às 22:32

Realmente ótimo post




Comente.






(aguarde que é demorado mesmo...)


Você merece.

Assine nosso conteúdo e receba novidades sem sair de casa!

Atualizado com o Movable Type.

Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.

Apresentação do autor | Consultoria | Portifólio | Política de Privacidade | Contato