Usabilidoido: Menu Principal

English Website


Design de interação da Olympus D-395

Perfil no LinkedIn
Perfil no Youtube
Perfil no Twitter
Perfil no Instagram
Perfil no Spotify
Design de interação da Olympus D-395

Além da charmosa Benq 1300, eu tenho uma câmera Olympus D-395. A Benq é uma câmera super-fácil de usar, ágil e barata, mas a qualidade das fotos é baixa. A Olympus é complicada, lenta e barata, mas a qualidade das fotos é boa. Qual delas eu prefiro? As duas, ora. A Benq posso levar pra qualquer lugar que não perco muito se for assaltado, enquanto a Olympus só é usada quando saio prevendo que vou tirar fotos.

Quando quero preparar a Olympus para uma foto diferente do padrão automático da câmera, demora tanto tempo que sempre perco o momento decisivo da cena. Já tive experiências com uma Cybershot e uma Coolpix, mas elas eram ainda piores. Ah, que saudades da minha Pentax analógica... os conjuntos de anéis, alavancas e rodinhas são muito mais práticos pra fazer o ajuste fino do que os menus das câmeras digitais porque cada controle possui:

  • posição física diferente
  • modo de interação diferente (girar, apertar, puxar)
  • maior granulação (mais opções)

Tudo bem, eu sei que era mais difícil entender o modelo conceitual da câmera monoreflexa (combinação da abertura do diafragma, velocidade do obturador, intensidade do flash e foco) do que o modelo conceitual das câmeras digitais (botões, modos e menus), mas se queremos fazer algo além do que elas fazem automaticamente, gastamos tanto tempo ou temos tanta dificuldade que nem vale à pena.

No diagrama abaixo, está representado o layout do lado de trás da minha câmera D-395 e seus menus de configuração.

Antes

Esquema da interação com a câmera

A minha principal frustração com esse design é a posição da função macro. Alternar entre fotos à distância e fotos próximas (close) é um procedimento frequente numa sessão de fotos de família. Enterrar a função macro a 6 cliques de distância definitivamente não foi uma boa decisão.

Na verdade, todas as opções do menu "CAM" estão enterradas. Só para chegar a esse menu é preciso primeiro clicar no botão "OK" e depois pressionar o botão esquerda para selecionar "Modo Menu". Uma vez dentro do menu, se você usar o botão "OK" para selecionar uma opção, ele sai do menu imediatamente e o processo recomeça. Para escolher as opções do menu se usa as teclas direcionais (direita, baixo, esquerda, cima), mas na hora de confirmar uma seleção, aí sim é preciso usar o botão "OK". O problema com esse botão é que foram atribuídas três funções a ele: "abrir menu", "fechar menu" e "ok". Num contexto, o botão tem uma função, noutro contexto, outra função. Isso confunde.

Ao invés de ficar só na crítica, resolvi verificar se o conhecimento de design de interação adquirido com a experiência em websites e aplicações serviria também para o design de um produto tão diferente do que estou acostumado a trabalhar.

Depois

Esquema de interação proposto

A função macro está no lugar da função de disparo atrasado, já que ela não é muito usada. Não é sempre que temos um suporte adequado para deixar a máquina encostada enquanto corremos para aparecer na foto.

O botão "OK" foi substituído por um botão "Modo" que só faz isso: alterna entre os modos foto, vídeo e configuração, representados por ícones dentro de abas. A função "ok", necessária para confirmar uma seleção, pode ser executada muito bem pela tecla direita.

Mudei alguns ícones e rótulos para maior clareza e reorganizei os menus, agrupando as funções com maior similaridade. Para ter uma usabilidade ótima, seria necessário adicionar mais botões e fazer mudanças físicas no layout da câmera, mas isso teria que ser feito em conjunto com engenheiros. Meu objetivo era propor pequenas mudanças que tivessem grandes resultados.

Para ter certeza de que melhorou, seria necessário montar um protótipo funcional para cada versão (antiga e nova), testar com usuários e comparar os resultados, mas infelizmente não tenho tanto tempo sobrando assim...

Mesmo com os problemas de usabilidade que demonstrei, ainda assim recomendo a Olympus D-395 para quem ainda não tem uma digital. A sensibilidade à luz e definição de imagem é superior à Cybershot da Sony e custa menos.


Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 12/12/2005

Redes

Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou Instagram.

Citação

VAN AMSTEL, Frederick M.C. Design de interação da Olympus D-395. Blog Usabilidoido, 2005. Acessado em . Disponível em: http://www.usabilidoido.com.br/design_de_interacao_da_olympus_d-395.html

Relacionados



Comentários

Discussão
roberval
12/12/05 às 09:58

cara eu tb fico loco com a forma de organização das funções das máquinas digitais. O que os fabricantes tem q não ouvem os usuários? A única q gostei de tudo foi uma D-70 da Nikon mas paga 5 conto nela é meio complicado.


Discussão
Rafael Naves
12/12/05 às 14:24

Caraka, que massa, gostei dessa matéria, olha, já me deparei inúmeras vezes com esses problemas, e em matéria de praticidade, rapidez e simplicidade, eu elejo a Samsung Digimax 300, foi umas das melhores câmeras que utilizei.
E cutucando... Não troco minha Cânon A50 por nenhuma dessas.. risos


Discussão
Lucas Petes
12/12/05 às 17:24

CANON! Essa é a palavra ;D
minha A75, se eu entendi o seu esquema, é muito parecida com o que foi proposto. alias, melhor, porque o zoom fica em um anel em torno do botao de disparar, tudo no mesmo dedo, entende?

pegue uma canon, da serie A(50,60,70,75,80,85,95,510,520) - nao pegar serie A3-4xx(3xx,4xx) - e compare.


Discussão
capixaba
12/12/05 às 19:01

Belo Post Fred, você poderia fazer isso mais vezes...analisar a usabilide de diversos produtos e etc...parabéns, mesmo.


Discussão
victor oliveira
19/12/05 às 11:17

bem massa seu esquema ai, gostei. é interessante a gente etudar esse tipo de coisa com produtos.

Eu acabei de adquirir uma sony w5, é muito boa, facil de usar, nunca tive uma antes e to mexendo nessa agora não tive complicações. A qualidade é muito boa 5.1 e a tela de visualização de 2.5 é uma beleza. o menu é simples e rapido. e o modo macro funciona q é uam beleza, e tem os sendores de profundidade, muito lokura e o menu dividido por 4 tipos de setups, ai vc ja sabe onde ta a confg. de cada coisa e não se perde, vai direto ao assunto.


Discussão
Tulio Faria
28/12/05 às 01:46

muito boa sua análise, a sua sugestão de menus ficou bem parecida com minha precária Canon Power Shot A100, ela tem os principais controles como macro, flash e etc a apenas um aperto de botão...

Fui usar uma Sony S-40 da minha prima, demorei algum tempo procurando pelo manual, para descobrir que para trocar a resolucao das fotos eu tinha que clicar num icone de lixeirinha, que tinha tambem um icone q era uns quadradinhos (sem relação com resolucao, na minha opiniao). Alias, acabei descobrindo por acaso, onde trocava a resolução, fui apagar a foto, mas esqueci de mudar para o modo visualizacao...

Parabens pela analise, t+...


Discussão
Diego Fretta Gonçalves
05/01/06 às 21:38

Concordo com o Lucas Prates, as CANON A(50,60,70,75,80,85,95,510,520) são as melhores.
Ainda não comprei uma câmera digital, mas já usei câmeras de amigos e parentes da sony, olympus, fuji e canon. E realmente em facilidade de uso e também em número de recursos a CANON ganha de longe das outras.


Discussão
tomoyo
18/02/06 às 16:26

Estou com problemas na minha cam ;
está com o visor totalmente embaçado .
como posso resolver ?


Discussão
Éderson Camargo
21/03/06 às 22:06

Muito bem elaborado o esquema pra mostrar a usabilidade da câmera, mas como fotógrafo dizer que uma olympus é melhor que uma Sony logo se vê que não tirou muitas fotos com a Sony. Mas assino embaixo igual a Canon é difícil, apenas Nikon, Pentax e Minolta o memso ou parecido.


Discussão
eiarle
01/04/06 às 12:46

bom


Discussão
eiarle
01/04/06 às 22:12

manual


Discussão
eiarle
01/04/06 às 22:14

estava precisando do manaul olympus D 395, muito elaborado, a olympus é comparavel com a sony


Discussão
ariane
08/04/06 às 10:13

po ja ti ve a olympus é ñ gostei ai troquei pela kodak easyshare é mto boa ñ troco ela por nada alem das fotos sairem ótimas


Discussão
Ricardo Eller
28/04/06 às 08:57

Bom gente, em relação ao que o Frederick falo eu discordo, eu jah usei as 3 maquinas q ele comenta no Blog, e fico com a Coolpix, menu super pratico e parecido com o q ele monto... e flando em qualidade de iamgem nem da pra comparar... a Olympus e a piorzinha das 3, antens tinha uma cybershot p72, e uma HP 735 (essa sim é ruinzinha heheheh) e hj tenho um Nikon L1 e das compactas achei a melhor, qualidade de foto, macro dela é excepcional e alem do que tem 5x de zoom optico, é claro q Adorario uma D70 mas.. como jah disse um colega pagar 5 conto numa maquina e dps num poder ficar carregando pra qq lugar é fora de cogitação né.. hehehe, mas assim Frederick o esquema do menu que você montou fico super legal e acho valido, mas acontece uma cosa, os caras q fazem isso são um bando de programadoers que deviam fazer uns 3 semestres nba facul pelo menos de design de interface e usabilidade, pq num eh soh das maquinas q tem uns menus ruinzinhos não, existem outros produtos com menus absurdos, como alguns celulares por exemplo.... mas fica de sugestão os proprietarios de maquinas complicadas a fazerem reclam~ções constantes no Sac... ow algo do genreo afinal de contas eles fazem isso pra gente né não pra eles.. fica ai minha opnião...


Discussão
Fernando Paião
21/05/06 às 01:45

Bom pessoal e o seguinte tenho uma olympus d-580, uma otima máquina mas aaconteceu o seguinte, tirei varias fotos da qual são muito importantes e qdo fui passar para o computador apareceu as seguintes opções apagar e formatar e não tem como passar para o computador, sera q tem resolução este problema...


Discussão
SIDOMAR
12/08/06 às 02:07

MINHA MAQUINA ESTAVA TUDO BLZ.
SO QUE APARECEU PROTCART
NÃO ESTAR DANDO + PRA TIRAR FOTOS
O QUE SERAR QUE ESTAR ACONTECENDO


Discussão
wilton gomes
21/08/06 às 12:01

minha olympus caiu na água,está tirando fotos normalmente,porém naum mostra nada no display,ele está claro sem nenhuma indicaçao,naum vejo nada nem pra tirar fotos e nem as fotos q já foram tiradas.será q queimou alguma peça?


Discussão
MARCELLO
05/10/06 às 19:23

TENHO UMA D395 Porém ele não consegue O CARTÃO XD M 512 MB SER lido pelo modelo da minha maquina
tenho um cartão de XD 16MB E ELE LÊ PERFEITAMENTE, FIQUEI SABENDO QUE O MODELO D395 NÃO ACEITA XD M E SIM SÓ XD, E VERDADE


Discussão
Valter
22/10/06 às 16:43

Tenho uma olimpus D-425, e do nada a iris não esta se abrindo mais e as imagens estão totalmente negra o q posso fazer para resolver esse problema?


Discussão
Ian
02/11/06 às 17:51

Esse blog caiu do céu pra mim, tenho uma Olympus D-395. Achei as definições do menus que sequer imaginava pra que serviam, hehe. Realmente é uma máquina boa PRA COMEÇAR, pois o Zoom Optico de 4x é limitante (é uma dificuldade pra tirar uma boa foto macro em foco, mas quebra o galho), só tinha que ser mais potente. As fotos têm ótima qualidade (o resultado sai natural), diferente da série Cybershot (Sony) e algumas câmeras Panasonic que, em fotos de "paisagem+pessoas", deixam as pessoas parecendo que foram coladas na foto, como uma montagem malfeita, um péssimo defeito. Pra quem gosta de macros já existem máquinas mais potentes no mercado. Vlw.


Discussão
alexandre grande
05/12/06 às 01:33

muito bacana as observações a respeito da olympus e do que,geralmente,vem a ser uma câmera digital,e eu queria aproveitar pra pedir a alguém que também esteja passando pelo que estou passando,que me ajude,pois tenho uma olympus camédia D-425,nova,um pouco mais de três meses de uso,comprada e trazida para mim dos e.u,mas que já há algum tempo tem tirado fotos "embaçadas" e sem nitidez.tbm pude notar que há uma certa demora para o disparo e um barulho esquisito,como de ajuste,seguido de uma foto desfocada geralmente...desde já, muito obrigado, e fico no aguardo.


Discussão
Rodrigo
06/12/06 às 11:55

Eu tenho uma D-395 igual a sua, mas não consigo mudar de card.. comprei um 256 MB H e quando coloco nela aparece CARD ERROR.

Você sabe como me ajudar ?

Grato.


Discussão
erivelton andrade
04/01/07 às 12:10

um lcd da olimpus d-425 pifou, preciso trocar, queria saber se tenho aonde comprar outro, pois conserto máquinas, e em minha cidade não tenho onde conseguir.
Se poder me ajudar, agradeço.


Discussão
marcia
14/03/07 às 20:26

Eu tenho uma D-395 igual a sua, mas não consigo mudar de card.. comprei um 256 MB H e quando coloco nela aparece CARD ERROR.

Você sabe como me ajudar ?

Grato.


Discussão
Patricia Bertolini
25/03/07 às 15:25

Nossa, gostaria muito de saber o que fazer com a minha câmera. Tenho uma Olympus D-435 e ela caiu na água hj. Ainda não liguei e queria saber o que fazer.
Valeu


Discussão
Genesio Venanci
21/04/07 às 02:03

Ola. Tenho uma Olympus D-395, o cartão original é de 16 mb. Comprei um de 512 mb e não to conseguindo formata-lo porque o número de série contém mais algarismos no cartão novo e não cabe no campo onde é para digitar . O que posso fazer?


Discussão
Fábio Corrêa
29/12/07 às 18:30

Procuro ajuda que minha maquina dev ter algum problema, está totalmente impotente na hora de descarregar as fotos no pc pode ser que queimou de vez ?


Discussão
Liba
29/12/07 às 22:38

Ola! adorei sua materia, bem explicativa. Tenho uma Olympus D-395, comprei um cartão XD M 256 e não funciona. Como devo fazer? Aguardo.
Obrigada
Liba


Discussão
Mauricio
10/01/08 às 15:21

Pessoal.. a Olympus D-395 é programada para aceitar no máximo memória de 128mB
foi isso que o pessoal da revenda me falou e realmente.. se colocar além disso ele bloqueia
qualquer coisa peçam ae
abraços


Discussão
Renan C. Rodrigues
22/02/08 às 16:15

Olá, tenho uma d-395 e a maquina está bloqueada aparece uma chave no canto superior direito e não consigo tira-la, ela está bloqueada por este motivo não consigo tirar foto,Ela liga.

Aguardo retorno.


Discussão
Alexandre
22/10/08 às 03:24

Se tiver entre R$ 10.000 e R$ 15.000 pra gastar, compre umas destas:

http://en.leica-camera.com/photography/compact_cameras/d-lux_4/

http://en.leica-camera.com/photography/m_system/m8/

http://www.s.leica-camera.com/announcement/

Estas não tem problema de usabilidade!


Discussão
vilmar silva da rosa
29/12/08 às 16:14

onde consigo comprar um cartao de memoria para a olympus d 395, pois em porto alegre no RS nao encontrei.


Discussão
Mario augusto
21/01/09 às 11:40

minha maquina digital olympus D - 395 estar aparecendo a seguinte mansagem protgrav e erro imag o que devo fazer.


Discussão
Patricia
06/02/09 às 12:40

joguei a capa do cd de instalação onde constava
o serial do software olympus master da
câmera olympus d-435.
se alguém puder me ajudar...
obrigada
Patricia


Discussão
aloisio
28/09/09 às 23:35

tenho uma D-395com cartao original de 16 MB, posso trocar esse cartao por um mais potente?


Discussão
Emerson de Almeida
25/04/10 às 18:47

Tenho uma maquina OLYMPUS D 395, cartão original de 16mb, comprei um cartão de 1G, quando ligo ,aparece mensagem ERRO no cartão . O que fazer para configurar a máquina? Existe esta opção?


Discussão
Silvio
09/08/10 às 22:34

Estou com o mmesmo problema que o Mauricio postou...Olá, tenho uma d-395 e a maquina está bloqueada aparece uma chave no canto superior direito e não consigo tira-la, ela está bloqueada por este motivo não consigo tirar foto,Ela liga.
Aguardo retorno.
Já fiz de tudo e não consigo eliminar a chavinha e pra piorar não consigo mais tirar fotos e tão pouco apagar as que estão na memória, qual é a solução pra isso?


Discussão
ronaldo
04/11/10 às 23:41

pessoal eu tenho cartoes para xd de 16 mb para vender esta no mercado livre
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-156597098-
carto-de-memoria-olympus-xd-16mb-_JM


Discussão
Chris
16/12/10 às 10:26

Não estou conseguindo formatar a máquina Olympus Stylus Tough 8010, porque esta aparecendo a seguinte mansagem protgrav.
Consigo visualizar as imagens da camera, mas não consigo tirar foto e nem filmar.


Discussão
Danielle
24/08/11 às 00:14

PROTGRAV
Eu consegui resolver entrando em MENU, depois CONFIGURAÇÕES e FORMATAR!

Obs.: Isso apagará as fotos, retire-as antes!

Espero ter ajudado!






Você merece.

Assine nosso conteúdo e receba as novidades!

Atualizado com o Movable Type.

Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.

Apresentação do autor | Website internacional | Política de Privacidade | Contato