Usabilidoido: Menu Principal


Bom projeto tem que ter bom briefing

Perfil no LinkedIn
Perfil no Youtube
Perfil no Twitter
Perfil no Instagram
Perfil no Spotify
Bom projeto tem que ter bom briefing

E se o cliente não puder ou não quiser te passar um, simplesmente invente um! Briefing é onde estão as primeiras especificações do que quer o cliente nesse trabalho e o que você pode oferecer para ele. É a matéria-prima que o designer precisa para sair do zero e começar a esboçar uma solução, seja na mente, no papel ou no monitor. Com um briefing detalhado, não há possibilidades de bater aquele branco e a desorientação de não saber por onde começar. Claro, o começo É o briefing!

Nem sempre podemos fazer a reunião de briefing direto com o cliente. Ficamos à mercê do contato comercial e, como não será ele quem vai ter que quebrar a cabeça para inventar algo, em geral, eles não se dão o trabalho de sentar com o cliente e fazer um bom briefing (existem exceções, mas eu ainda tô pra conhecer um pessoalmente). Caso, haja a possibilidade do designer conversar direto com o cliente, melhor. Tem até um livro inteiro só para dar as dicas no assunto.

Uma vez eu recebi um briefing sensacional. O diretor da agência me entregou um cartão da empresa e disse: "Ó, faz um site aí. Eles querem essa logo animada, bem grande na home". O resultado não poderia ser pior. Aprendi a lição. No próximo job, fiz questão de sentar com o cliente para especificar o briefing. Percebi que não era tão fácil quanto parecia e tivemos uma nova novela na agência, mas dessa vez benigna. Nos sentimos no controle e o projeto acabou dando certo, embora tenha havido um bocado de retrabalho e o prazo tenha estourado.

Eu consegui, mas sei que muitas agências não permitem esse contato, ou por questões de tempo ou por questões de filosofia empresarial. De qualquer forma, ainda existe a possibilidade de inventar um briefing. Não quero dizer que você deve ler mentes, mas pode se basear no que já ouviu falar sobre o projeto, nas instruções verbais iniciais, em pesquisas gerais de marketing e sua experiência pessoal.

Ao invés de ficar esperando marcar uma audiência com a direção da Universidade em que estudo, resolvi criar o briefing direto com o meu professor orientador da disciplina. Veja como ficou o exemplo de briefing fictício e pegue a manha.

[ Atualização ] A pedidos, disponibilizo um briefing real de um pequeno projeto que fiz: Briefing Mercado da China [DOC] e o Website final

Resumo

A UFPR precisa de um website melhor. Em primeiro lugar, ele precisa se tornar mais organizado e agradável aos olhos. Em segundo, mais útil. A proposta é repensar todos os nuances e amplitudes do website, sem ignorar a experiência do website que está no ar há anos. O objetivo é propor mudanças no website que o tornariam o mais fácil de usar de todas as demais Universidades Federais do Brasil.

Audiência e suas supostas principais expectativas ao usar o website

  • Alunos
    • ter acesso à produção científica da universidade que seja de seu interessse
    • efetuar matrículas e outras atividades burocráticas sem depender de servidores ocupados e mal-humorados
    • receber avisos de eventos e notícias de mudanças que afetem sua rotina de estudante
    • encontrar telefones e outras formas eficientes de obter maiores informações
  • Professores
    • encontrar informações de contato com outros professores e entidades dentro da Universidade
    • disponibilizar sua produção científica e pesquisar nas dos colegas
    • receber avisos de eventos e notícias de mudanças que afetem seu trabalho
    • ficar a par da estrutura administrativa e eventuais procedimentos burocráticos
  • Técnicos
    • receber notícias de mudanças que afetem seu trabalho
    • ficar a par da estrutura administrativa e eventuais procedimentos burocráticos
  • Aspirantes aos cursos
    • saber o que a Universidade tem a oferecer
    • comparar cursos
    • informações para contato com professores e alunos dos cursos
    • notícias sobre os concursos para ingresso
  • Jornalistas
    • informações para contato com professores
    • notícias sobre mudanças na estrutura administrativa, eventos e produção científica da Universidade
  • Sociedade em geral
    • receber notícias de descobertas científicas, eventos e outros benefícios que a Universidade oferece

Principais problemas identificados

O website está organizado de forma a refletir a estrutura administrativa interna da instituição e isso causa problemas aos usuários que não a conhecem por completo (quase todos). É praticamente impossível uma pessoa que não tenha noção da estrutura administrativa encontrar uma informação específica. Além disso, há uma irregularidade tremenda de um ponto do website ao outro, tanto no aspecto gráfico, como textual. Isso é funesto ao usuário porque a navegação é inconsistente, o que leva à confusão e a desorientação. A Universidade desperdiça assim, a chance de imprimir uma imagem coesa e bem definida.

Características desejadas na solução

O produto entregue deve refletir as seguintes características da UFPR:

  • comprometimento com o ensino público, gratuito e de qualidade
  • apoio nos pilares de Ensino, Pesquisa e Extensão
  • tradição e ao mesmo tempo, desbravamento do futuro
  • envolvimento nas causas sociais
  • ponto de referência no saber

Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 15/05/2004

Redes

Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou Instagram.

Citação

VAN AMSTEL, Frederick M.C. Bom projeto tem que ter bom briefing. Blog Usabilidoido, 2004. Acessado em . Disponível em: http://www.usabilidoido.com.br/bom_projeto_tem_que_ter_bom_briefing.html

Relacionados



Comentários

Discussão
Julio Protzek
16/05/04 às 12:35

Concordo que o briefing é necessário. Mas fica a dúvida: Se o cliente não "quiser" te passar um? Isso é possível? Numca aconteceu comigo.
Criar seu próprio briefing ajuda muito, já fiz o teste. Mas nada como receber um direto do cliente.
Abraços e parabéns pelo blog.

---------------------------

Essa caixa poderia ser maior, assim como a fonte:)


Discussão
Lincoln Schultz
17/05/04 às 02:13

Depende.

Quando as empresas tem departamentos de Marketing, normalmente eles já deixam algum briefing pronto para entregar ao atendimento da agência.

- Se o cliente não quizer passar um briefing, ele em primeiro lugar tem que estar ciente de que o trabalho final, sem sempre será o esperado pelo seu público-alvo. Assim sendo, um investimento que tem grandes probabilidades de ser jogado fora.


Discussão
Fred
17/05/04 às 10:43

Acho que o melhor jeito não é receber o briefing do cliente, acho que isso é tarefa do atendimento. Ele deve sentar com o cliente e redigir um, até para já evitar disparidades.

Puxa, essa fonte da caixa de texto eu não tenho como mudar, mas é uma boa idéia aumentar a sua altura, assim os comentários tendem a ficar maiores e mais bem argumentados. Quando vier o re-design, vou levar tudo isso em conta ;)


Discussão
Daniel Tussini
21/05/04 às 03:03

Gostei muito deste briefing, no entanto acredito que ele pode ser ainda mais completo, dependendo do caso, claro. Parabéns pelo blog.


Discussão
Patrick Amaral
15/08/04 às 21:34

Para diretores de criação e diretores de arte, o briefing é essecial para um bom resultado, e uma visão geral de todos os aspectos que levaram aquela empresa a criar desde um simples cartão de visita, a uma complexa campanha.
A também os que acreditam que o briefing acaba que estreitando o corredor que liga uma boa idéia a viabilidade de produção de algumas peças. Acho simplesmente rídiculo esse conceito, pois 99% de retrabalhos são causados pela ausência de briefing.


Discussão
Paulo Fernando
28/11/04 às 23:24

Realmente o briefing é de fundamental importância tanto para empresas como para empresários. Os seres humanos, criadores da doença chamada "capitalismo", obrigaram uns aos outros a dar satisfações. O briefing é mais ou menos isso: quem não tem, não tem reconhecimento. Quem tem, não faz mais do que sua "necessidade".
Enquanto dicutimos questões superfulas neste site, milhões e milhões de pessoas passam fome, estão doentes, e nós, investimos nosso "precioso tempo" comentando e arranjando questionamentos para assuntos como o briefing. Como j;a dizia minha tia que mora na zona norte do Rio de Janeiro: "ninguém merece!!"

Eu gostaria de receber um e-mail pessoal do desenvolvedor deste site.
Se for span, e-mail o deletará automaticamente, e eu, infelizmente, não poderei ler o seu direito de resposta.


Discussão
manoel messias araujo
08/03/05 às 07:47

gostaria de ver um Briefing pronto de qualquer priduto.
Grato
messias


Discussão
Fred
09/03/05 às 15:55

Ué, manoel, este briefing acima é de um produto completo. Veja a finalização do projeto aqui:

http://www.usabilidoido.com.br/design_centrado_no_usuario_para_o_website_da_universidade_federal_do_parana.html


Discussão
Renata
23/03/05 às 16:45

tbm gostari de ver... trabalho numa universidade e faço sites pra dentro dela... então fica muito dificil fazer um briefing q seja mais usual!


Discussão
Fred
23/03/05 às 20:01

Ok, não é um briefing completo, pois o projeto é pequeno, mas é um dos poucos projetos comerciais em que trabalhei até agora que seguiram bem o briefing:

http://www.usabilidoido.com.br/arquivos/briefing_mercado_china.doc

Website final: http://www.mchina.com.br


Discussão
Marcia
30/03/05 às 17:10

Caro Fred,
Estou fazendo um curso de Pós-Graduação em Pesquisa de Mercado e recebemos um "case" onde devemos formular perguntas, para todos as fases do desenvolvimento do produto (análise da situação, análise da categoria,etc..) e por fim elaborar um briefing.
Na primeira etapa tudo bem, mas no briefing travei, pois tenho que seguir todas as etapas:
1) Definição do problema de marketing
2) Objetivo da pesquisa
3) Questões específicas
4) Público alvo
5) Análises solicitadas
6) Padrão de Ação (pediram especial atenção para esse item)
7) Prazo - considerações
8) Recursos.

O Caso é bem vago: A empresa X é fabricante de produtos de consumo em massa, com um portfólio e marcas variadas, cada uma delas atuando em um segmento específico de mercado.
A empresa possui uma nova área de marketing voltada para inovações de mercado, envolvendo novos produtos e marcas, comunicação, embalagens, promoções, materiais de merchandising, etc.

Bem,após isso, inventei um problema (item 1) = Desenvolver uma nova embalagem para esse produto, visando aumentar as vendas e ao mesmo tempo contribuir com o meio-ambiente (na reciclagem da embalagem); e também escrevio objetivo da pesquisa (item 2) = Como vamos competir para atingir a meta de crescimento e, até mesmo, a liderança de mercado?
O restante dos itens não consegui desenvolver..... Você poderia me orientar? Aguardo.
Atenciosamente,
Marcia.


Discussão
Fred
30/03/05 às 23:09

Acho que o objetivo dessa pesquisa não deve ser descobrir como competir. Isso só será possível saber depois que o produto realmente for pras prateleiras. Antes disso, são apenas suposições. Seu objetivo é audacioso demais para uma pesquisa de mercado.

Sugiro objetivar algo como "investigar as demandas reprimidas da população que poderiam ser satisfeitas com o produto" ou "rastrear os principais players e seus market-shares e share-of-mind para descobrir nichos que podem ser disputados ou criados".

Você empacou justamente porque estrapolou o objetivo do briefing. O objetivo é a parte crucial do briefing e precisa ser considerada todas as possibilidades antes de ser definido. Só depois é que se deve passar aos demais tópicos.

Pensa de novo sobre e veja se melhora.


Discussão
camila
19/04/05 às 22:16

professor chega na sala e diz vamos aprender a fazer um briefing no começo tudo parecia fácil áte que tentamos fazer um questionario sobre temas livres foi quando percebemos as duvidas que tinhamos a respeito do assunto como:Que público? Que mercado? Que produto?posicionar se como cliente é muito dificil.É quando percebemos as dificuldades do cliente em ser o mais claro possível


Discussão
Elton
12/05/05 às 16:31

LEgal, muito bem o artigo sobre briefing, no caso do professor chegar na sala passei por isso também, o pior é quando fica aquele vazio que você não sabe por onde começa mais ai da o estalo e você com~eça a pirar e o briefing fica bom :) só que nunca vai ter uma receita de bolo....cada caso um caso :)

www.designuem.blogspot.com
ou
http://www.bauhaus.uem.br


Discussão
Mauro
12/05/05 às 17:30

Boa Fred.
Na verdade costumo dizer que o briefing é mais sua postura frente ao cliente do que a lista de perguntas que você leva. Quem seminteressar pelo assunto, dá uma olhada no capítulo ATENÇÃO do MIni-Curso, lá no www.carreirasolo.org

Estão todos convidados.


Discussão
Cristiane
17/05/05 às 18:10

Olá!

Estou com um grande problema, meu prof. pediu para fazer um briefing de coméricio varejista, e não sei por onde começar, estou "viajando na maionese", será que vc poderia me dar algumas dicas, valeu.....


Discussão
Renata
12/09/05 às 15:20

Olá, eu estou com um enorme problema, meu professor pediu para fezermos um Briefing da Comunicação, de alguma empresa, o q realmente devo fazer ???


Discussão
Thiago Gomes Dutra
20/09/05 às 08:13

pergunta que eu posso fazer para brifar uma academia de ginastica


Discussão
Clemilson
27/09/05 às 13:56

tenho q fazer um trabalho pra faculdade de publicidade e propaganda, que é elaborar uma campanha publicitaria de determinado produto à minha escolha. eu optei por fazer uma campanha sobre um preservativo masculino novo no mercado.Porem, não sei como fazer o briefing.
alguem me ajude, por favor!!!


Discussão
Anderson Guilherme
05/10/05 às 18:40

Ola, eu gostaria de aprender a fazer uma divulgação de um empresa que é um trabalho de faculdade. É uma empresa de reciclegem e eu não tenho noção de marketing.
GRATO ! ! !


Discussão
Robson Waterkemper
17/11/05 às 15:58

E' tarefa do profissional de atendimento saber entrevistar bem o cliente e tirar dele um briefing coerente para se fazer qq trabalho. Seja um website ou nao.


Discussão
bruna
19/02/06 às 22:03

Eu nem sabia q isso existia por esse nome.

http://www.musicas.rg.com.br


Discussão
Francisco de Paula Vitor Carvalho
03/03/06 às 13:00

Ola boa tarde...
Preciso fazer um briefing sobre uma empresa de
laticinios.
Caso possam me ajudar, entre em contato comigo.


Discussão
Alex
08/04/06 às 09:26

tudo na mesma ainda

http://downloads.up.md


Discussão
Gilson Joel Fernandes
29/04/06 às 07:06

Em 1º lugar parabens à todos que contribuiram AQUI.
Nossa cultura é muito recente, e temos dificuldade em nos comunicar, eplicitado pelas perguntas aqui.

Neste processo é nescessário alguns fundamentos:

Pergunte, faça, refaça, teste, posicione-se para nã restar nehma dúvida, pois todos os detalhes são importantes;
Faça com clareza e sem mendo de perguntar, o que ocorre com frequência é o cliente não ter as respostas prontas, nossos empreendedores valorizam pouco as técnicas, privilegiando o imporvisso, oq eu dificulta o trabalho de quem precisa de planejamento. Porém com o tempo e esperiencia você aprenderá que poderá ajudar o cliente a responder boa parte das questões, para que assin ocorra, é imperativo se manter informado sobre o seguimento que irá atender.
Uma boa dica é se colocar no lugar do cliente e tentar ver o negócio do ponto de vista dele e ajuda-lo, evitando ser um problema pra ele.

Bons trabalhos a todos.


Discussão
Andressa Assis
16/11/06 às 15:00

Olá, estou começando agora minha carreira freelancer, estou procurando dicas. Preciso fazer um site estático em HTML, o farei em flash, precisarei sempre de atualizar promoções do meu cliente. Como faço, de maneira mais rápido e fácil? o Contribute3 me ajudará? eu consigo baixar ele free na net?
Obrigada
Abraços


Discussão
Pamella Sena
16/11/06 às 16:21

Preciso montar um Briefing com 5 a 10 paginas, mas ñ sei como fazer...
Se alguém puder me ajudar eu agradeço!!!


Discussão
Eder Rezende
21/11/06 às 10:14

Gostaria de receber mais noticias.


Discussão
Priscila Azevedo
20/12/06 às 10:02

Meu nome é Priscila e estou trabalhando como atendimento numa agência no Rio de Janeiro, porém , como não sou da área gostaria de dicas de que conhecimento devo ter para ser uma boa profissional nessa função!!!
Por favor me ajudem!!!


Discussão
NAIDA VASCONCELOS DE CARVALHO
04/03/07 às 16:02

MEU NOME É NAIDA, TENHO QUE FAZER UM TRAB. DE FACULDADE QUE É FAZER UMA NOVA ROUPAGEM DA CAMPANHA DE LANÇAMENTO DO FILME TITANIC, NÃO GOSTO MUITO DO FILME, NUNCA O ASSISTE ATÉ O FINAL, E TEM MAIS CADA PEÇA TEM QUE SER DIFERENTE UMA DA OUTRA, NÃO POSSO ADAPTAR DO OUTDOOR PARA REVISTA, POR EXEMPLO, E SÃO 8 PEÇAS,E AI TO FERRADA NEM?

POR FAVOR ME DEI ALGUMAS DICAS LEGAIS PRA QUE EUPOSSA FAZER O MEU TRAB.

UM ABRAÇO.


Discussão
carmen
22/03/07 às 16:07

Bom meu nome é Carmen e eu estou com uma duvída enorme, sábado eu tenho que entregar um trabalho no curso, eu tenho q. invertar um produto, como eu começo a fazer isso, por favor, se vc ler, mande umas dicas p/ mim de marketing por e-mail.

Obrigado
Carmen


Discussão
Paula Rosana Cordeiro
06/04/07 às 14:04

olá galera meu nome é Paula preciso fazer três questionários de briefing pode ser de qualquer produto, é para um análise trabalho da facu , se alguém puder me ajudar ficarei grata, valeu !!!


Discussão
Rafaela oliveira
13/04/07 às 10:52

Gostaria de recebe um exemplo de briefing se possivel obrigado


Discussão
Ramona Patricia Ribeiro Gomes
26/04/07 às 02:25

olá gostaria de saber se vocês podem me mandar um modelo de um briefing feito, ou seja um
exemplo de um para mim esclarecer minhas dúvidas...
agrado respostas..
até mais


Discussão
Samba Bengue
05/09/07 às 12:37

Olá

estou a fazer um trabalho de fim do curso com o tema Gestão da Tecnologia e da inovação. gostaria que me ajudasem em tudo quanto é informação a cerca.
Expecíficamente na ária de Telecomunicações.


Discussão
Danilo
10/09/07 às 09:34

Amigos, acho que esta questão de briefing é uma questão a ser resolvida pelo Designer.

Nenhuma agência de Marketing que não possua um designer competente, conseguirá resolver um projeto corretamente.

Arquitetos, Publicitários, Marketeiros... não são designers. Sendo assim acho que esse tópico de criar briefing não é adequado ao perfil do blog, apesar de existir vários que insistam em fazer algo relativamente satisfatório para seu cliente, sem consultar um designer. Resumindo...nem sempre o trabalho sai como desejado, num projeto que teoricamente teve sua formulação incorreta.

Para um projeto ter sucesso, acima de tudo o cliente deve estar ciente de que terá de tomar medidas que nem sempre são ao seu gosto, mas que são de total rentabilidade e lucro, tendo seu projeto com uma identidade formada de forma à levar o mesmo ao sucesso.

Sendo assim, o brief é apenas uma das formas de você chegar à esta identidade.

Existem vários tipos de Brief que devem ser aplicados corretamente ao tipo de cliente.

Ex: Briefing de Branding, Criação...etc.

Existem análises semióticas, similares e uma infinidade de coisas que nenhum profissional à não ser o Designer terá como conhecimento para resolver esses problemas do projeto.

De qualquer forma, a idéia do texto de que um bom projeto tem que ter um bom briefing é completamente válida.

Outra coisa que deu para perceber nos comentários são pessoas procurando "Modelos de Briefing" para clientes. Não existe modelo de briefing, pois cada briefing possui uma característica dependendo do cliente o qual vai ser consultado. A solução é unir a maioria de informação de todos os tipos de briefing pesquisados e unir as informações que serão úteis ao seu cliente.

Exemplo: Qual tipo de briefing você usaria para uma igreja? O mesmo de um briefing para empresa?

R: Claro que não.

Sendo assim, existem vários ítens que devem ser mudados para que esse brief seja adequado ao cliente.

Tanto porquê se você trabalhar conceitos de mercadologia numa igreja... Ela perde toda concepção de filantropia e espiritualidade.

Portanto...Tomem cuidado com isso.

Valeu pessoal,
Até mais.


Discussão
Gláucia
24/09/07 às 09:17

Olá bom dia,
Preciso montar um Briefing de um laçamento de um carro, e não sei por onde começar, gostaria muito que vocês me ajudassem, é para um trabalho da faculdade.

Obrigada,

Aguardo

Contato


Discussão
sileide
10/10/07 às 18:55

ola, boa noite.
estou fazendo um trabalho da facul e a professora pediu um briefing.
preciso de um exemplo de um...
n'ao sei por onde comecar!!!


Discussão
Érica
17/06/08 às 15:29

Olá estou fazendi um trabalho e preciso de 5 detalhes
indispensáveis no processo deconstrução de uma
feira.

Desde já agradeço
Obrigada Érica.


Discussão
Juliana Antonio Alvim
01/04/09 às 10:30

Ola, preciso de montar um Brienfing de uma Agência de Publicidade como eu faço e pra fauldade?


Discussão
Stefanni
11/09/09 às 09:08

Bom dia, comecei a cursar Publicidade e Propaganda nesse semestre, e um dos primeiros trabalhos passados pelo professor foi a elaboração de um Briefing, podendo ser de um produto já existente no mercado ou até mesmo criado pelo grupo, contendo quatro peças ( 1 roteiro de TV com 30"; 1 spot ou jingle de 30"; 1 página de revista; 1 outdoor). É certo de que tenho dúvidas em relação à montagem do trabalho em si... E gostaria de algumas dicas que eu e meu grupo poderíamos ter como base para a elaboração desse projeto.

Obrigada pela atenção, agradeço desde já!

Stefanni.


Discussão
debora
29/11/09 às 13:26

gostei bastante


Discussão
janaina
05/04/10 às 09:50

eu gostaria muito de um mas que se encaixasse no desing de interioes


Discussão
Leandro Sciola
09/11/10 às 17:20

Olá!
Só um detalhe que percebi: Muitos estão querendo um modelo de briefing para se basear, porém não existe um padrão para se criar um briefing.
Um briefing deve ser objetivo e direto, sem se preocupar em encher linguiça; É claro que quanto maior o número de informação que voce tiver sobre o que seu cliente quer, vai ser bom pra voce. Mais acontece que tem muita gente achando que pelo fato de ter um briefing extenso, vai ajudar no projeto.
Seria interessante, criar um briefing de acordo com sua cultura de desenvolvimento.
Um briefing com 10 questões objetivas, dão mais resultados do que um briefing com 100 questões sem importância.
Tem briefing perguntando o hobby do cliente (PRA QUE?), quanto tempo tem a empresa dele (PRA QUE? se a empresa dele tiver 2 anos ou 30 anos, o que muda?), que tipo de retorno ele espera (PRA QUE? É claro que ele espera aumentar o numero de clientes e consequentemente, aumentar o caixa da empresa), etc...
Tem briefing que parece boletim policial...
Crie o seu próprio briefing, com questões que realmente vão te ajudar na execução do projeto.
Fiquem com Deus!


Discussão
Anderson
16/03/11 às 12:47

Um briefing organiza seu projeto dando tempo ao tempo em sua realização!


Discussão
Jose Soares
21/01/12 às 14:29

Boa tarde!

eu tenho um projeto para apresentar a uma grande agencia de publicidade de sp para que a mesma apresente para um dos seus maiores clientes mais ñ sei por onde começar, se trata de uma patente muito importante para divulgação de grandes empresas no ramo esportivo sera que pode me ajudar?






Você merece.

Assine nosso conteúdo e receba as novidades!

Atualizado com o Movable Type.

Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.

Apresentação do autor | Website internacional | Política de Privacidade | Contato