Usabilidoido: Menu Principal


7 erros: Jeans Bivik

Perfil no LinkedIn
Perfil no Youtube
Perfil no Twitter
Perfil no Instagram
Perfil no Spotify
7 erros: Jeans Bivik

Eduardo Scarpini sugeriu o site do jeans Bivik para vocês criticarem. Segundo ele, o site não está à altura da qualidade do produto deles, que é boa. É um site simples, que apresenta a empresa e dá uma amostra dos produtos, mas o design gráfico é bastante arrojado. Quais seriam os primeiros 7 erros que vocês apontariam? Seguem as capturas sugestivas:

Menu abertoTextosNavegação via pop-up

Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 21/11/2005

Redes

Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou Instagram.

Citação

VAN AMSTEL, Frederick M.C. 7 erros: Jeans Bivik. Blog Usabilidoido, 2005. Acessado em . Disponível em: http://www.usabilidoido.com.br/7_erros_jeans_bivik.html

Relacionados



Comentários

Discussão
Diego Molina
21/11/05 às 14:43

Bom, sem contar o menu-ziper (?), o maior erro é a falta de contraste. A falta de contraste prejudica a leitura do texto em algumas áreas e esconde as imagens dos produtos.


Discussão
Walmar Andrade
21/11/05 às 15:41

1) Na pré-home, o link para entrar (normal ou full-screen) é mínimo, do tamanho do ponteiro do mouse.

2) Durante o "loading", aparece o botão Fechar, mas clicando nele não temos ação alguma.

3) Depois que você abre o ziper (!), fica esperando aparecer o menu. Até se dar conta que o menu são aqueles botões sem nenhum indicativo, nem quando você passa o mouse em cima.

4) As peças ampliam em janela popup. O tour virtual pela empresa também. Não há necessidade disso, principalmente porque o site é todo em Flash.

5) A barra de rolagem passa despercebida e, à primeira vista, o usuário só vê uma peça de roupa. Além disos, a barra é difícil de ser usada.

6) As letras são muito miúdas e o contraste é deficiente, prejudicando demais a leitura. No formulário de contato, as letras, além de minúsculas, ainda ficam distorcidas, fazendo com que nem eu consiga ler direito meu texto reclamando do site. Ah, e o resultado do formulário enviado foi: "Seus dados não puderam ser enviados no momento. Tente novamente mais tarde".

7) A versão em inglês fica abaixo da em português no texto de apresentação da empresa, mas não há nenhum indicativo disso. O gringo que cair nesse site tem que (depois de descobrir que o menu é um ziper) adivinhar que, descendo a rolagem, vai encontrar um texto em inglês.

* Pena que são só sete erros para apontarmos...


Discussão
Fred
21/11/05 às 16:03

Discutindo alguns de seus pontos, Walmar:

1) Não concordo que o link na pré-home seja pequeno demais. Se ele tivesse mais contraste com o fundo ou tivesse uma borda, seria viável. O problema é a falta de clicabilidade, o usuário demora pra perceber que é ali que tem que começar.

2) Quem é que vai querer fechar antes de terminar o loading?

3) Desde o início, está claro que não se trata de um site comum, logo espera-se que o usuário se esforce um pouco mais para descobrir como navegar pelo site. Quando abrimos o ziper, são mostrados quatro botões com bastante clicabilidade. Não há dúvida de que o próximo passo é apertá-los. Não mostrar rótulo gera curiosidade, mas aumenta a probabilidade de erros quando se está querendo uma informação específica, como um telefone. O erro nesse menu pra mim é não mostrar rótulo quando o mouse passa por cima.

4) O problema das janelas em popup é que são difíceis de serem gerenciadas pelo usuário e destroem o layout arrojado do site.

5) A barra é difícil de ser usada porque não se comporta como uma barra normal.


Discussão
capixaba
21/11/05 às 16:55

FRED, esse feeds do teu blog tá uma merda! Utilizo ele no firefox e sempre dá problema, não atualiza direito. Pra você ter uma idéia agora está listando o "10 razões porque eu não uso..."


Discussão
Walmar Andrade
21/11/05 às 18:56

"2) Quem é que vai querer fechar antes de terminar o loading?"

Foi justamente isso que questionei. Pra quê aparece o fechar durante o loading? Se aparecer, que ao menos funcione.


Discussão
Toninho
21/11/05 às 20:10

1_ Botão fechar (usando o firefox), só esta de enfeite (não funciona nem a bala. bom isso aqui no meu computador né).
2_ Aqui, não deu certo o mouse hide. Então, ficou estranho, um cursor personalizado sobreposto pelo cursor normal do mouse.
3_ Como todos já falaram, o mal contraste dos textos.
4_ Os popups realmente prejudicam.
5_ Nenhum botão pra desligar o som.

O resto, o povo já falou.


Discussão
Eduardo Scarpini
21/11/05 às 22:40

Considerando que fui eu quem indicou o site, fico satisfeito que tenham realmente notado as mesmas deficiências que eu da primeira vez que caí nele.

Para mim, o pior erro é o menu sem os rótulos, que é uma mania que infelizmente alguns acham "provocante". Tem que ter saco para clicar em cada um deles e ver no que dá.

Além disto, é tudo muito escuro e as letras pequenas demais para ler. Ninguém agüenta muito tempo no site porque irrita.

Quanto às peças de roupas que estão sendo mostradas, não servem para nada, porque não dá para identificar nenhum detalhe.

Em resumo, acho que este é o típico site inútil, uma perda de tempo e dinheiro (se é que alguém pagou por isto). E o design "arrojado" parece que serviu somente de exibicionismo para quem fez.

Mas o mais irritante mesmo é que é tudo em flash, sem a mínima necessidade. Ainda tem muita gente que usa conexão discada, e sites inteiros em flash são um desrespeito total com estes usuários (como o da Brasil Telecom, por exemplo).


Discussão
Bruno Dulcetti
22/11/05 às 13:10

Concordo plenamente com o pessoal. Mas mesmo com contraste, eu acho que o link da pré home é pequeno, utilizo aqui 1280x1024 e ficou pequeno, mas tudo bem.

Pra mim os mais graves são:
- o menu, que como todos jah disseram, teria que ter algo mostrando que que cada um faz;

- O ziper de fundo que atrapalha a visualização do texto da empresa;

- nenhum stop na música, o que irrita, principalmente enquanto escrevo este post :D

- Barra de rolagem, que entra em conflito com o design de fundo do site;

- as figuras para serem ampliadas, acho que deveriam mudar o cursor do mouse ao ser um link;

- títulos das seções e sub-titulos;

- na parte de contato, soh na segunda vez que vi q aparece o endereço e os telefones, lah a direita, nem tinha percebido.

- e um dos principais, o site está muito cinza, morto. As figuras estão no mesmo contraste, com isso perde destaque. E aquela etiqueta é a única coisa colorida, o que acaba ganhando mais destaque, o que acho errado.

Bom, essas são minhas opiniões, fora as dos outros comentários, que acho corretíssimas também.


Discussão
Alex Saueressig
22/11/05 às 13:28

Certamente o menu é muito ruim, mas principalmente o formulário de contato me deixou muito irritado!
Quando tentei enviá-lo não havia nenhuma ação ou aviso. Então percebi que eu havia deixado um campo em branco. Preenchi e "funcionou", exceto pelo fato de aparecer a seguinte mensagem: "Seus dados não puderam ser enviados no momento. Tente novamente mais tarde"


Discussão
Giovani
22/11/05 às 17:09

Por que todo designer que cria em flash gosta destas mini-fonts?? Acho que isso daria um estudo completo...pode ver: Todo site em flash tem letras minúsculas...


Discussão
Fred
22/11/05 às 17:15

Giovani, minha hipótese é que eles não tem o hábito de leitura:

http://www.usabilidoido.com.br/designers_analfabetos_funcionais.html


Discussão
Kadu Nogueira
24/11/05 às 19:03

Ah, gente, pára vai.

É um puta site. O único defeito foi a falta de acabamento e alguns cuidados básicos (tipo colocar pra que serve cada botão do menu, ou então colocar os dados pra contato no Index, como todos deveriam fazer.

O site não está nota 10 por falta de capricho, resumindo.

O site é escuro e arrojado, de acordo com a programação visual dos caras. As animações e transições são caprichadas. Quanto aos botões e barras de rolagem, mesmo usando definição de 1280 x 1024, achei tudo em menos de 2 segundos de busca.

Quanto às pop-ups, eu concordo. O cara poderia ter feito isso dentro dos próprios movieclips no flash, sem apelar à essas janelinhas que só enchem o saco.

Em 800 x 600 tá ótimo. Em 1024 x 768 também passa.

Discordo frontalmente de quem falou algo como "se é que pagaram por isso"... Do jeito que vocês falam, parece o site da Gonzaga.

Finalizando: Se a missão desse blog é apontar erros dos outros e criticar trabalhos alheios, então é interessante colocarem ordem na casa primeiro. Por exemplo, o conteúdo todo centralizado e em linhas pequenas enche o saco, e elementos gráficos azul-calcinha em fundo branco só irritam quem visita o site. Estou aqui há 10 minutos e não aguento mais ler nada por conta dessa combinação pavorosa.

Menos, gente.

Abraços a todos!

Kadu


Discussão
Giovani
24/11/05 às 20:12

Valeu Fred...já tinha lido seu artigo e até tenho ele impresso...Quanto ao Kadu acho que não entendeu a proposta apresentada!


Discussão
Ricardo
24/11/05 às 21:53

Ocorreu, para mim, um monólogo:

- Olá site, acabei de chegar. Por onde começo? - busco desesperadamente.
- ...
- Responde, to com pressa. Não aguento ficar mais de 10 segundos sem clicar em algo.
- ...
- ah! ali tem um ziper! E agora?
- ...
- ...?
- ...
- Faço o que?! ah? cadê os botões? para onde vão?
- ...

Em respeito às idéias criativas: ocultar itens, fazer o usuário pensar, duvidar... parabéns, o site atingiu a meta: eu não consegui ver uma única calça em destaque, todas eram aparentemente iguais.


Discussão
Daniel
25/11/05 às 16:09

Amigos, acho que todos nós e os usuarios tb estao pegando nojo de sites que enganam quem esta usando, exijindo atenção, advinhação e dificultando a leitura e recuperação rápida de informações.

Entramos na era do cliente-usuário em primeiro lugar, acho que ele é o ponto de partida de QUALQUER projeto de comunicação.

O que rolava na internet era a legião de "antenados" que se diziam donos da situação por "dominarem" a tecnologia, mas agora o usuário sabe o que deve exigir: facilidade de uso.

tks


Discussão
Edu
27/11/05 às 00:11

Site legal este que você informou, hein Kadu... ( http://alguns!/ )

Com um site como este, não é de se admirar que você tenha gostado desta aberração.


Discussão
Mikhael Persigili Narduci
02/12/05 às 14:46

7 GRAAAANDES erros...

1- o site confirma a lenda de que flash é sempre pesado, para cada página, na conexão daqui da FIEP, que é das melhores, demorou, por baixo, de um segundo a 2.

2 - O QUE DIABOS É AQUELE MENU?!?!?! além do menu estar escondido, a porcaria nem ao menos mostra o título dos links.

3 - o design é de mau gosto, um retângulo marrom sem sentido e uma foto toda rabiscada ocupam grande parte do site, perdendo área útil no monitor do usuário.

4 - o maldito risco que segue o mouse irrita vc depois de um tempo.

5 - mesmo pesando muito, as animações são mal-feitas, pouco criativas e sempre iguais.

6 - o scroll do site é de difícil utilização, e o ease dificulta a navegação.

7 - mesmo que você opte pela versão em janela normal, o botão de fechar continua lá, e pior, funcionando...


Discussão
renato cruz
05/12/05 às 15:38

1 - tela de "boas vindas"
2 - achar que full screen é legal
3 - fontes minúsculas
4 - o ponteiro nao altera o visual, tampouco a imagem, qdo se mostra um link
5 - menu sem rótulos
6 - utilizar o flash para se fazer coisa alguma. nada que um xhtml nao faria (melhor, bem melhor)
7 - nao há opção de desligar o som, se há está escondida, outro erro.


Discussão
Confecoes Sandim
11/12/05 às 19:49

Gostaria de ser clientes de voces, se possivel mandar algum representante. Gosto muito das confecçoes bivik. Obrigada um abraço.10/12/05


Discussão
geny gonçalves rabelo
12/12/05 às 12:03

sou lojista e gostaria de receber informativos de como posso adiquirir seus produtos para revenda.


Discussão
Rochester
14/12/05 às 11:09

ê povo louco....
isso aqui num é propaganda da loja não fioooo!!


Discussão
Fred
14/12/05 às 12:23

Acho que faltou citar esse erro do site da Bivik. O site não está otimizado para ser encontrado em buscadores. Os comentários acima são provavelmente de pessoas que procuraram pelo jeans Bivik em buscadores e cairam nesse post, que tem mais conteúdo e está mais otimizado que o próprio site da Bivik.


Discussão
Leonardo Ortega
16/01/06 às 10:13

Bom, achei um pouco de maldade em alguns comentários, eu vejo apenas 5 erros.

1 - A falta de nome nos links
2 - A letra distorcida no formulario
3 - Aquele botão fechar
4 - A versão ampliada em pop-up q realmente é um pé no saco para muitos internautas que não enchergam a barra de bloqueio
5 - E o pior, o povo veio procurar noticias do jeans aqui huehue...o dno do site podia perguntar se n gostariam q ele fosse revendedor rsrs


Discussão
maria aparecida da c silva
06/03/06 às 08:57

como faço para aumentar a letra no meu computador por que as letras são tão pequenas que chego a doer os olhos ea cabeça


Discussão
KONTÁGIO REPRESENTAÇÕES
16/05/06 às 19:30

Tenho escritório de representações totalmente montado em Passo Fundo,RS e gostaria de rece-
ber informações de um possivel contato para
representações.
Contato c/Luis Silveira
Fone 3311 5407


Discussão
Ricardo
11/06/06 às 20:51

Boa noite a todos !!!
Este site está de excelente de bom gosto e criatividade. Errar é humano, mas trablhamos com gostos das pessoas, por isso fica dificil falara se um layout é bom ou ruim. Peguei este link num site internacional conceituado de referências de design. Para estar sendo exposto em sua galeria com certeza passou pelos critérios de qualidade.

Na minha opnião o que acontece que o usuário brasileiro não tem ainda uma cultura de internet e quando se deparam com este tipo de site sentem dificuldade na navegação.

Eu tenho um pouco de critério para falar, pois trabalho com internet a 10 anos e hj faço parte do núcleo de criação de uma das maiores agências de internet do mundo.

Vamos ter mais humildade e olhar os próprios portfolios dos que criticaram e ver quem está falando tem know-how para a mesma. E não esquecer como é dificil trabalhar com clientes e eles acabam impondo algumas coisas mesmo contra a vontade dos desenvolvedores.

Concordo com o que foi citado acima, este blog está se transformando em um ring de acusações sem muitos fundamentos.


Discussão
Elma da Silva Vieira
14/06/07 às 12:45

gostaria de saber o endereço de lojas que vendem no varejo a marca Bivik em São Paulo SP no site deveria constar


Discussão
JMVN
02/07/10 às 18:21

Caraca!!! Eu só desejo saber os endereços das Lojas Bivik em Sampa e não visualizei no site!!

O site é maneiro mas cadê os endereços das lojas??

Fala sério meu!!!


Discussão
ANDREIA LOPES
29/10/10 às 12:05

COMPREI UMA CALÇA DESTA MARCA E LAVEI SOMENTE UMA VEZ E O JEANS SIMPLESMENTE RASGOU QUANDO COLOQUEI...E O PIOR É QUE NÃO TROCARAM DIZENDO QUE FOI MAU USO...E NA LOJA DISSERAM QUE ESTA MARCA NÃO FAZ TROCA E O CLIENTE NESSA HORA COMO FICA?NO PREJUIZO?






Você merece.

Assine nosso conteúdo e receba as novidades!

Atualizado com o Movable Type.

Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.

Apresentação do autor | Website internacional | Política de Privacidade | Contato