Usabilidoido: Menu Principal

English Website


Seleção natural e o futuro do flash

Perfil no LinkedIn
Perfil no Youtube
Perfil no Twitter
Perfil no Instagram
Perfil no Spotify
Seleção natural e o futuro do flash

A febre pelo Flash passou. A partir de agora, ele só vai sobreviver em nichos específicos que a Macromedia está desperadamente tentando encontrar. Digo isso porque li uma notícia que a EGO7 lançou um gerenciador de conteúdo em Flash (todo mundo deve lembrar do site deles que tinha uns vídeos de silhueta e uma aparência de desktop). Pois é, veja como ficou agora o site deles. Ahhh.. aderiram ao webstandards assim como a WDDG e muitos outros? Antes fosse. Os caras criaram um pseudo-html em Flash. Para que então ser Flash, seus animais?

Eles devem ser tão cabeça-dura que não leram as vantagens de adotar webstandards. Falam que seu sistema separa conteúdo de formatação e isso facilita a vida dos administradores do site. E o usuário onde fica? Ele também não pode ter essa separação? Não, porque o Flash não permite. Aí você pensa, e eu com isso? Você talvez não use o Opera que desliga os estilos da página, talvez não tenha um Palm, mas com certeza você usa o Google. Repito pela enésima vez, nada disso funciona com Flash.

Hoje em dia é assim: não tem compatibilidade, tá fora. O meio digital está deixando de ser uma Torre de Babel e estabelecendo os padrões. É preciso adotá-los a qualquer custo. Esse é o fator seletivo. Não que a Macromedia não esteja ciente disso e não esteja fazendo por onde. Só acho que ela está lenta e perdendo tempo com coisas com o Central, totalmente anti-web. Eu ainda acredito em Flash para infográficos, hotsites e RIAs. Só não sei até quando.


Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 22/04/2004

Redes

Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou Instagram.

Citação

VAN AMSTEL, Frederick M.C. Seleção natural e o futuro do flash. Blog Usabilidoido, 2004. Acessado em . Disponível em: http://www.usabilidoido.com.br/selecao_natural_e_o_futuro_do_flash.html

Relacionados



Comentários

Discussão
WIlliam
22/04/04 às 03:11

É Fred o futuro da web parece trazermos itens bem lembrados que viamos no passado um deles é a importancia no carramento do conteudo e outras preocupações tal como a facilidade em usar um site.


Discussão
Fred
23/04/04 às 01:57

> Tinha essa textura no fundo antes??

Não... é minha tentativa de tornar isso daqui mais bonito. Gostou?


Discussão
Guilherme - Curitiba
23/04/04 às 02:06

Testado.
Gostei.

O que não gosto é a cor da fonte. Masm minha opinião não deve ser levada em consideração pq não sei explicar o pq.


Discussão
Fred
23/04/04 às 02:13

Com esse novo fundo, a cor verde-amarelada #999900 perdeu o efeito anti-aliasing que o amarelinho de fundo #FFFFCC fornecia. Por isso, mudei para #999933, uma mudança muito suave, mas diminuiu o contraste que estava excessivo quando a textura de fundo fica mais clara. Bem, planejo fazer um redesign geral desse blog um dia, quando tiver mais tempo. Ainda está muito cru.


Discussão
Daniel Sales
23/04/04 às 05:32

O Design desse Blog realmente e muito ruim, cara te respeito muito pois gosto de mais de suas opniões sobre quase td, alias acabei de ler a sua resenha o flash master do livro "flash 2004 mx games" ou algo assim adorei queria ate comprar o livro so não compro pq não manjo de ingles. Mais esse design ta muito ruim... Desculpe não manjo nada e estou falando ..


Discussão
Guilherme - Curitiba
23/04/04 às 09:20

Não imaginava que você poderia dizer: "A febre pelo Flash passou."
Tenho o mesmo pensamento e concordo que atualmente a utilização do flash deva ser pra gráficos, hotsites, RIA, etc...

*Tinha essa textura no fundo antes??


Discussão
Washington d.c.
17/07/04 às 22:45

Acho que o que está passando é a febre por animaçõeszinhas em flash, mas o conceito de RIA está pegando, e já estou convencido que aplicações web desenvolvidas com flash agilizam muitas coisas, como por exemplo uma aplicação de e-commerce, onde você pode efetuar uma operação de compra completa sem ter que navegar por várias páginas. Estou estudando flash+XML e por enquanto é tudo maravilha, dá pra fazer muitas aplicações rápidas e leves, tudo depende de uma boa dose de programação e técnicas de otimização. Bom, é só minha opinião...


Discussão
Yak
03/09/04 às 15:52

Vocês que usam html são uns pregos mesmo. Todo mundo que manja html e não sabe desenhar reclama do flash. Vão tomar banho na soda!


Discussão
Paulo Davanço
03/09/04 às 21:14

html! hahaha


Discussão
Eduardo
04/09/04 às 07:06

Ei. Já que tem gente criticando, vou botar minha dúvida a resperito desse blog aqui:
"Qual a ordem de apresentação dos posts?"

Não entendo direito, porque não parece ser cronológico. Tem dias que eu entro e o post que estava lá embaixo passa a ser o segundo e outros isso se inverte?
Tem alguma sacada por trás disso, que eu não percebi?


Discussão
Fred
04/09/04 às 14:38

Eduardo, a ordem cronológica está na caixa vermelha. Na coluna principal, ficam os posts que receberam os últimos comentários, ou seja, as polêmicas mais atuais. Estou estudando uma forma de deixar isso mais claro, mas por enquanto tem sido positivo porque ressuscita discussões mortas e a página parece sempre estar renovada.


Discussão
Moisés de Moura
04/09/04 às 16:54

Caiu como uma luva este seu comentário.
Estou aqui com meus botões lutando prá engolir a nova vertente webstandards...
Sou amante do Flash, e está sendo traumático essa realidade.
Neste momento, como todo bom mineiro e portanto bastante desconfiado, vou aguardar mais um pouco para abandonar definitivamente minha paixão.
Como estou em fase de desenvolvimento de um site próprio, irei fazer o que até então achava ridículo (trabalho dobrado!).
Estarei fazendo 2 sites em 1, ou seja, aquela famosa index com a opção de se escolher entre o site Flash e o site HTML.
Posso ser mais um cabeça dura, mas aguardarei o amadurecimento das tendências, para só então definir meu posicionamento.

Fui....


Discussão
Ricardo
04/09/04 às 19:09

"...meio digital está deixando de ser uma Torre de Babel e estabelecendo os padrões. É preciso adotá-los a qualquer custo..."
Eu acho isso tudo piada. Quem define o que em internet??...Por que o flash está morrendo??? Por que seu amargor com a Macromedia? Acho que esses adoradores de html se preoculpam demais com browsers como o Opera e o Firefox, mas que representam 1%, se não for menos, do mercado. O IE, apesar de todas as críticas nunca deu pau em site nenhum. Então por que eu deveria me preoculpar com a miquinzada que usa esses browsers meia boca???...Sou como a Rede Globo: só me preoculpo com quem tem qualidade, o miqüins que fiquem com a Band da vida...eheheh....


Discussão
Eduardo
05/09/04 às 06:39

Bom. Não digo que essa onda de usabilidade (que é relativamente velha) e os webstardarts vão tomaram conta de tudo.
Sempre há espaço pra experimentação de linguagem ou viagens na maionese, mas é óbvio que como grande parte da internet é voltada para o uso e não para a apreciação, coisas como facilidade de manuseio, velocidade e interfaces funcionais tendem a tomar conta.
Design é isso, projetar o que mais condiz com a necessidade.
Flash é uma ferramenta boa e funciona, mas não sua amplitude é restrita. Existem coisas mais universais e satisfatórias.

Sejam condizentes e tudo acabará bem ;)


Discussão
Eduardo
05/09/04 às 06:47

Ei, Ricardo.
Só lembrando que browsers como opera e firefox são perfeitos para leitura do html, só pecam em algumas linguagens de programação. Enquanto o IE não respeita ou simplesmente se esquece de regras que foram estabelecidas pelo senso comum (w3c).
O problema é que como a maior parte dos desenvolvedores se importam bastante com como a página é demonstrada no IE (e com razão), acabam disseminando erros de código, que são danosos em meios mais corretamente implementados.
...
Na minha opnião isso é estratégia da microsoft, mas isso não precisa ser assim se os desenvolvedores não quiserem.

Sem dizer que 1% é gente pra caralho. Tem idéia de quantas pessoas usam internet no mundo?


Discussão
Raphael
06/09/04 às 03:51

Acho este post um tanto injusto....
O Flash não vai deixar de ser uma ferramente excelente para aplicações so porque os caras q usam webstandarts acham isso..
Calma aê pessoal, não sejam precipitador ;-), concrodo q o uso de websatndarts seja bom e satisfatoirio, mas o flash não deixa de ser uma ótima ferramenta para RIAs e outros tipos de aplicações web. Mas acho q o flash não mais sendo usado para pequenas animalções e sim para aplicações de grande porte e se tornando uma ferramente para profissionais, talves seja isso o maior motivo para sua popularidade ter caido um pouco...


Discussão
Leandro M Ferreira
06/09/04 às 06:30

acho mais perto da realidade o flash adaptar-se a definições de estilos para conservação de conteúdo que ele simplismente sumir


Discussão
André Mattos
06/09/04 às 11:47

Essa questão Flash x Webstandarts é uma comparação um tanto sem sentido...
Creio que a coisa mais importante a ser considerada num projeto para um site é o público-alvo.
Ex.
Público-alvo1: Leitores de notícias, pesquisadores e consumidores de produtos.
Tipo: Webstandarts - é extremamente rápido e mais fácil de aplicar conceitos de usabilidade.

Público-alvo2: Visitantes de portfolios (empreendedores, curiosos), Campanhas publicitárias (hotsites) e aplicações web (RIA)
Tipo: Flash - proporciona o pensamento livre, vc cria um mundo seu, estimula a criatividade (quem não sabe usar e otimizar é que deixa pesado e ruim...)

Não creio q a macromedia não está olhando para toda essa onda de webstandarts e está de braços cruzados...
O futuro nos aguarda


Discussão
Eduardo
06/09/04 às 11:52

Concordo.
Existem produtos que merecem animação ou a "interatividade a flor da pele" proporcionada pelo Flash.
Tudo depende do conceito de "experiência do usuário". Se o cara entra na página e sai satisfeito é porque a coisa está bem produzida, seja rápida, lenta ou o que for...


Discussão
Pedro Barboza
06/09/04 às 22:16

E mais um detalhe: esse lance aí de dizer que Flash nao separa conteudo de apresentação é mentira tb.

Voce pode usar WebServices+XML (ou Flash Remoting, ou LoadVars... ah .. sei la) para fazer o Flash acessar um conteudo externo .... ate mesmo num servidor remoto ....

vc pode usar CSS e XSL para tratar a formatacao visual ....

entao como assim caro e revoltado Fred, nao da pra separar conteudo de apresentaçao no FLash?

a proposito, achei aquele post sobre o macromedia team meio ridiculo e com cara de quem tentou comer e nao conseguiu

PS: o nome é real mas nao coloco emails em blogs sem antes voltar meu cadastro no typekey :-) Desculpe


Discussão
Ricardo
07/09/04 às 06:34

"Ei, Ricardo.
Só lembrando que browsers como opera e firefox são perfeitos para leitura do html, só pecam em algumas linguagens de programação".../
Mais uma vez vejo que estou com a razão. Não que eu não me importe com 1% que usa Opera ou Firefox, mas para a dizer a verdade:
99% sim é que é gente pra caralho...
Ah e se quiserem dar umas boas risadas sobre esse papo de "Engenheiros de Usabilidade" aconselho o site http://www.usabilitymustdie.com/
E assino embaixo no que disse o Pedro Barboza. Acho que o Fred deveria pesquisar um pouco mais antes de escrever qualquer coisa sobre o flash!!


Discussão
Fred
07/09/04 às 06:39

Acho que vocês não leram direito. Não estou dizendo que Flash já era. Estou dizendo que ele vai sobreviver em nichos específicos. Para mim, os principais são RIA, Infográficos Interativos e Hotsites.

Quando se precisa de uma apresentação mais elaborada, com suporte para áudio, vídeo e interação rica, ele é a melhor solução para a Web.

O que não dá certo é usar o Flash para a mesma função do HTML,que nem fez a Ego7. Isso é ignorância.

Pedro, quando falei sobre separação de conteúdo e apresentação disse que o usuário não goza disso. A única coisa que ele recebe é um SWF, que não é nada estruturado, ou seja, complica a vida de buscadores, deficientes visuais e quem deseja mais flexibilidade.

Acredito que a Macromedia deve estar nesse momento estudando formas de tornar o SWF mais estruturado, quem sabe adotando SVG.

Sugiro a leitura de um outro post que compara websites em Flash e HTML à fundo:

http://www.usabilidoido.com.br/websites_em_flash_x_em_html.html


Discussão
Eduardo
07/09/04 às 12:48

Também acho que você tem razão, Ricardo.
Afinal se dar as costas pra 1% em detrimento de 99% parece o certo pra você. Vá em frente.

Só que se derrepente esse 1% se tornar algo como 17%, COMO É HOJE. E você ignorar isso, COMO PARECE FAZER, não adianta chorar pelos usuários perdidos. Eles já se foram...

Ahn. Só uma dica: Se for possível projete para o maior público alvo possível.

Outra: Use dados atualizados.


Discussão
lucas
27/01/05 às 16:46

aff, vc tb em.. parece ser o antiflash...
navega por ai:
www.internettinyawards.com
www.newwebpick.com/main.php

q vc vai ver super sites em flash... sera q da pra fazer em html? fica melhor? + bonito? o q temos q fazer eh inovar, e nao ficar na mesmisse de sempre....
isso q o usuario quer...


Discussão
Daniel
28/01/05 às 09:49

Fred, o flash nunca quis fazer muito mai do que hotsites, ria e nem nada disso... os usários do flash é que abusam dele.

O design disso aqui é ruim mesmo..

Cores e formas toscas que não dizem nada, muitas cores... cores demais.
Esse troço garrado na direita aqui tb naum é bom. Por default devia ser no meio.. kd a usabilidade?
essas texturas todas... naum adianta não usar tabelas e me fazer carregar uma porrada de textura... não faça agente desligar o css por causa disso. essa sua foto no meio do site com citações suas... parece até que você tá querendo tirar onda... tenho certeza que não é sua intenção.. mas é o que parece... tipo assim: "olha como eu digo frases supimpas!"

Precisa melhorar... precisa melhorar muito... até porque já li ou ouvi por aí dizendo que você é designer..


Discussão
Ken Awamura
29/01/05 às 08:31

Este post é definitivamente interessante, importante e 'perigosamente tendencioso'.

'Perigosamente Tendencioso': palavras, frases e contos sobre 'Tableless', 'A febre pelo Flash passou', 'RIA', etc imho são extremanentes perigosas no sentido que, aos maus informados, podem ser interpretados como 'utilizar tables já era' ou 'Flash não serve mais', etc.

´Flash´: Acredito que o q aconteceu com o Flash é extremamente natural, no começo atraiu muitas pessoas e de acordo com o amadurecimento das pessoas e da própria ferramenta foi se definindo a sua real utilidade ou pelo menos no que ele é melhor. O Flash no sentido de ideia tecnológica é maravilhoso. Sua arquitetura pela Macromedia assim como a maior parte das ferramentas da MM é que não me agrada. O modo com q a MM levou e está direcionando o Actionscript é de se comparar com uma barata tonta q não sabe pra onde ir. O IDE é tão lerdo q parece que foi feito por estagiários.

'Web Standards': é muito importante, mas não é uma lei! Seguir extritamente os web standards pode ser comprado com fazer tudo em Flash. Sem problemas, as pessoas vão enxergar isso depois que a poeira assentar.

'Firefox is King': experimente debugar o IE com o MS Script Editor ou o Visual Studio e debugar o Firefox com o Venkman e vc verá o quão lerdo é o Firefox. Porém isso não quer dizer q ele é ruim ... é um bom browser na minha opinião, mas não 'king'. Ficar forçando as pessoas a trocar o IE pelo Firefox, sei lá, as pessoas devem ter o direito de escolher o q quiserem.

'IE não segue o DOM do W3C': debugue e vc verá q segue sim, aliás entenderá que o q faz as coisas serem incompatíveis são a utilização de méthodos, properties, events extras criados pela MS, que se devidamente utilizados, são muito úteis. Alias, se as extensões proprietárias da MS fossem desprezíveis, então o Firefox não utilizaria o designMode ou o execCommand da MS. Mais um detalhe: nenhum browser estará 100% compatível com a última versão do DOM, pois existe um gap entre o release da última versão do browser com o release da última versão do DOM.

'RIA' : você pode fazer isso sem Flash, sem contar q já se fazia isso antes mesmo de inventarem esta palavra. Just marketing hype!

'A febre pelo Flash passou': acredito que sim, pelo menos para os mais experientes com a web.

'Eles devem ser tão cabeça-dura...': tudo pelo 'EGO' ... tem gente q gosta de reinventar a roda, sei lá...

Bom, eu vejo tudo mundo estudando como fazer o tal do 'tableless' com CSS, mas se esquecendo do mais importante que é a base: oop javascript e DOM.


Discussão
Alex
11/05/05 às 19:24

Só sei que nivelar seu site pelo IE é nivelar por baixo. É um puta browser ruim. Dai você padroniza teu site pelo IE6 (que segue mal e porcamente as recomendações w3c), ou seja padroniza o site para os 99% do público web e dai quando a MS lançar o IE7 ou 8 ou 9 com um padrao diferente do anterior (porque não tem compromisso com W3C, muito menos com vc, desenvolvedor web), o que vc faz com teu site? E o que os 99% do publico web irão achar do seu site todo torto (porque era compativel com IE6, mas não é mais com IE7)?

Convenhamos a MS NÂO TEM vocação para a web. O IE nem foi ela quem criou. Qual tecnologia web vinda da MS vingou?

Adotar tecnologias proprietárias é aceitar ser refém da empresa que a desenvolveu. Adotar tecnologias abertas é ter a possibilidade inclusive de colaborar com tal tecnologia. Me parece um cenário de muito maior futuro.

Abaixo a MS e sua ditadura. Viva o open source!


Discussão
Andre
16/05/05 às 17:16

Acredito que aqueles q defendem flash com unhas e dentes realmente mal sabem o q é a web e pra que ela foi criada (leiam w3c, não fiquem na idéia de agências de publicidade).

Flash é bom e ponto, animações, interatividade, mas só.

A Macromedia erroneamente quer fazer do flash plataforma de desenvolvimento, mal se lembram que o flash é apenas um plugin e o pior pra acessar o swf este precisa estar no html e que integração tem com este?! nenhuma.
Pra que reinventar a roda, pra que integrar css, acho que o caminho é do SVG, que pra aqueles que não se abrem pra novas tecnologias e principalmente novos futuros, puramente markup (vide mxml/flex macromedia), integrado com outras markup's via namespace... simples e reutilizando todas as coisas ja existentes(não sabem?! leiam xhtml, xslt, xforms, smil, xml, xml, xml).

Se vc diz que IE é standart e que não sem importam com 1% da web, bom, vejam o q aconteceu com o linux e o que os caras alcançaram em tão pouco tempo para softwares praticamente sem investimento.
Microsoft investe milhoes pra uma plataforma que ainda é bugada e principalmente insegura e o mais nojento "fodam-se" o resto do mercado.
Porque em qse todas as publicações do W3C tem alguém da microsoft como autor?.
Belo monopólio esse.

Agora com a Adobe comprando a Macromedia com certeza teremos a ótima ferramenta flash seguindo padrões e todo mundo contente.


Discussão
Saulo
02/06/05 às 20:58

Você guarda muito rancor dentro de si, amigo!
Abraços


Discussão
Rafael Maia
16/08/05 às 09:53

A Adobe não "comprou" a macromedia, se lerem todo o caso verão que os acionistas da macromedia se tornaram acionistas da Adobe, foi mais uma fusão, acho eu.

No mais acho dificil a febre do flash morrer tb, ja se passou muito tempo que essa coluna(?) foi escrita, e cada dia mais pessoas aceitam o flash. Não só pessoas como empresas, como o "Nosso Senhor" o -Google- ja tem um olho voltado a essa ferramenta, e com a chegada do Flash 8 acho que tudo vai ser reavivado novamente...

my guess...


Discussão
Luiz
16/08/05 às 14:01

Eu concordo com quem disse que "vc guarda muito rancor" afinal pq a briga??? todos temos capacidade de aprender uma coisa ou outra (html e flash) a questão é... existem tantos gostos quanto existem pessoas! E o legal de terem criado uma ferramenta como o flash é a possibilidade de pessoas como Designers, Artistas Plasticos, não terem de aprender ferramentas complicadas de programação pra poder expor suas idéias de maneira digital.... ei pera aí... será que o pessoal que briga tanto por um quanto por outro está lutando por monopólio ixixi
esse virus pega mesmo ein? Sem contar que no final a web, como ja afirmei antes aqui, é um meio, e somente isso, como jornal revista etc. O problema nosso é não estudar o contexto das coisas. Se vc vai e lê uma revista de fora vc vê que o pessoal está preocupado com a liberdade na net, com como transformar a net em um lugar seguro e ao mesmo tempo livre. Mas infelizmente nos queremos sempre complicar as coisas, no final um acordo qualquer de um bigboss com outro vai fazer com que todos usemos isso ou auqilo misturado com outro (lembra do betamax e do VHS que ficou pra trás e agora temos o DVD mas antes tinhamos o Super CD etc) então o vinil é melhor que o cd (pq capta e reproduz os sons com mais fidelidade acustica) e assim por diante?? quem vai ficar HDTV ou outro tipo, que roupa devo ir?? ou o que interessa é ir?? o que é bom é bom de qualquer jeito não importa como venha vestido.

Fred seu site é ótimo!

Abraços a todos!


Discussão
Ken
26/09/05 às 06:42

Uma pergunta ... aparentemente se o lance eh nao utilizar sw ou solucao proprietaria, pq utilizar sw da Adobe, por exemplo?


Discussão
Ricardo
20/07/06 às 22:46

Olá pessoal e a primeira vez q acesso esse site, e gostaria q visitassem esse outro site e podesse comentar é um site novo que descobri mais achei muito legal gostaria de saber se alguém tem mais ifnormações sobre....http://www.laszlosystems.com/


Discussão
Eu
22/03/07 às 19:14

Po vcs n falam sobre o assunto ??????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????Seleçao Natural???


Discussão
jone
03/07/07 às 14:25

prepare-se para mergulhar nas aguas de um oceano tão profundo que só os peixes e seres que realmente se adaptam as condições de pressão tem o previlégio


adobe flash cs3

porque nem todos os seres marinhos conhecem as profundezas do oceano!


Discussão
Jonas Felipe
04/07/07 às 04:35

Flash morreu.

Já era.

Não precisamos dele.

Quanto ao site: "ego7", cadê a usabilidade?

Atenção para o minúsculo ícone de busca e para o menu de contato, que quando você passa o mouse aparece exatamente a mesma palavra, só que em baixo, e claro, se clicar no de cima não funciona. Fora as outras falhas ridículas...

Enfim...

Esse site serve para qualquer coisa, inclusive ganhar concursos, menos estar na internet.


Discussão
Jonas
27/02/08 às 18:42

Uma das maiores empresas de ERP da américa latina está utilizando Flash para sistemas de Gestão(muito além da utilização em websites), temos os maiores especialistas RIA trabalhando nos projetos. Várias fábricas de Software desenvolveram diversos módulos. O sistema é rápido, altamente produtivo e muito bonito.

Sujar o flash por causa de tempo de carregamento é viver na época da conexão discada( mas utilizamos o flash de maneira correta, o que deixa o produto mais leve).

Usabilidade é muito mais fácil e rápido de aplicar com flash do que html.

Flash possibilita separação entre design e negócio, (separação bem definida)

Ego7 falhou em usabilidade e métodos de desenvolvimento apenas.

Limitações de conhecimento sobre uma linguagem acabam em artigos equivocados.


Discussão
diego
26/07/08 às 23:41

nossa pessoal viaja na batata..trabalho com web ha pouco tempo..desde de 2005 e esse pouco tempo de experiencia posso dizer nao existe regras..nao existe quem dite as regras ha nao ser q va trabalhar num mega escritorio de design..vc ´pode fazer um site fodastico feito em flash que da banho em ajax..php..java..css..e por ai vai..eu acho que os novos padroes adotados nao sao bons..web 2.0 eu nao gosto..nao gosto de como fica a formatação e por ai vai..vc nao precisa estar atenado a tudo...saber sempre das novas tecnologias saidas do forno..pq webdesigner trabalha com prestação de serviços..mtas vezes freelancer..e vc trabalha com clientes que mtas vezes nao sabem o que querem..ou tem uma noção mto fraca do q realmente quer..nao importa a ele se vc va fazer um site feito em tecnologia de ponta..ele quer ver o produto final..independente de como tenha sido elaborado..
cansei de ver sites mto bons feitos em flash...e sou contra fazer todo o site em programação..pq da um visual bem tosco..tipografias com corpo enorme ( esse COMENTE nesse site esta terrivel) sites sem um design moderno..cores que nada combinam..é comum vc ve um webdeveloper fazer um site terrivel..sem estetica..sem harmonia..parece um programa feito em delphi...
acho q na minha opinião essa area de web é tao grande...aparecer coisas novas vao sempre aparecer mas nem sempre são as melhores..
ah..so mais uma coisa esse seu blog esta terrivel..
a arvore la embaixo esta ate legalzinha mas as maças nao tem nada aver..a frase pegue um futuro nao esta alinhada..os topico la emcima sao confusos..mas a ideia da cores ate q foi legall..rs
abraç a todos
vlw


Discussão
Israel Gonçaves
28/05/09 às 22:04

E Frederick o tempo fala por si só, estamos em 2009
já se passou 6 anos, e até celular roda fla, unica coisa que posso te dizer não adianta ser programador
ou designer gráfico, para mexer no flash tem que ser
artista.


Discussão
opppaaaa
25/02/10 às 15:45

que feio hein, 2010 e flash bombando!
e vem ai pra iPhone pra quem quer continuar falando besteira e criticando, vamos lá, arrumem mais descupas esfarrapadas agora, daqui uns 5 anos nos falamos novamente tsssss


Discussão
opaaa
25/02/10 às 15:48

se o formulario de comentarios fosse em flash, seria desnecessário a mensagem "(aguarde que é demorado mesmo...) " tssss 2






Você merece.

Assine nosso conteúdo e receba as novidades!

Atualizado com o Movable Type.

Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.

Apresentação do autor | Website internacional | Política de Privacidade | Contato