Usabilidoido: Menu Principal

English Website


Realismo nos gráficos, fantasia no som

Especialista em produção sonora para games fala sobre o papel do som para emocionar nos games e na Web.

Guitarrista em alto e bom som

Durante a conferência sobre games que fui no mês passado, entrevistei o palestrante André Poyart, que há alguns anos estuda à fundo produção sonora para jogos. A palestra do músico explicou aos futuros desenvolvedores de games como é a produção sonora profissional de games. Ele enfatizou a importância de criar um bom relacionamento com o músico, que segundo ele são pessoas que merecem um carinho especial. O músico, em geral está alheio aos detalhes técnicos da produção de um game e por isso precisa de bastante explicação.

Na entrevista, consegui pescar algumas dicas valiosas sobre o papel do som não só nos games, mas também na Web.

Realismo nos gráficos, fantasia no som [MP3] 4

Notas

  • qual o papel do som para emocionar o usuário?
  • mesmo peso que o roteiro e a imagem 15"
  • som destruir ou salvar a imagem 41"
  • como criar emoção de som com interação 1'
  • inovação dos gráficos é o realismo, portanto resta à trilha explorar o lado fantástico 1' 26"
  • e na Web, o som pode aumentar a emoção? 2'
  • limitações tecnólogias impedem o avanço
  • poucas pessoas navegam com a caixa de som ligada 2' 30"
  • é necessário mudar uma cultura de tecnologia e de comportamento 2' 45"
  • a Web ainda não está madura o suficiente para saber o que podemos fazer com ela 3'
  • a Internet tem que descobrir como oferecer algo mais que a TV e o rádio não oferecem 3' 15"
  • som pode ser interativo? 3' 30"
  • já existem jogos em que o som dá pistas para chegar ao destino
  • o som já é interativo; quando ouvimos um som de mensagem de erro, reagimos de acordo 3' 50"

Minha opinião sobre o papel do som na emoção já foi deixada neste post, mas talvez não tenha sido muito claro. Para mim, o som é melhor meio para transmitir ou provocar emoções. Edite um filme e desorganize completamente o roteiro, retire as imagens. Ainda assim o som pode causar emoção. Tire o som de uma cena crucial e o filme todo perde a graça. Quer emocionar? Use som!


Dicas

Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou iTunes.

Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 02/07/2005

Palavras-chave

som    emoção    game    jogo    trilha    sonora    xupetas    

Opções



Comentários

Discussão
Bola
05/07/05 às 23:10

Este seu post tem um pouco em comum com o tema da minha dissertacao de mestrado. Trata dos recursos ergonomicos de audio presentes nos sites..


Discussão
Alexo Maravalhas
07/07/05 às 21:54

Ahm, que interessante. Fui indicado para este site e vou, com calma, baixar a entrevista e tudo mais. Parabens, mesmo que precocemente, pela abordagem sobre musicas/som nos jogos, tema que me interessa!

um abraço


Discussão
Henrique
02/10/07 às 23:05

Bola gostaria que me repassase sua dissertação de mestrado ao qual foi citado ao comentário anterior!
Como estou cursando o 3 semestre de faculdade estou querendo fazer um projeto de TCC relacionado à audioe imagem gráfica de sites e jogos!
Achei muito interessante e não encontrei nenhuma forma de poder se comunicar com você!
meu e-mail é: [email protected]

gostaria que possa me responder!
obrigado e desculpe o incomodo!


Discussão
wildson lucas
04/03/08 às 12:04

eu danço hip-hop não muito




Comente.






(aguarde que é demorado mesmo...)


Você merece.

Assine nosso conteúdo e receba novidades sem sair de casa!

Atualizado com o Movable Type.

Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.

Apresentação do autor | Consultoria | Portifólio | Política de Privacidade | Contato