Usabilidoido: Menu Principal

English Website


Professor Usabilidoido

professor_usabilidoido.gif

Desde que iniciei o Mestrado, começaram a aparecer muitas oportunidades para dar aula e palestras e estou aproveitando o máximo que posso. Ensinar é uma experiência muito agradável para mim. Gosto especialmente da hora em que sinto que tanto eu quanto os alunos estamos evoluindo juntos.

No início do ano, na Graduação em Design da Unisul, em Florianópolis, ministrei a disciplina Análise e Expressão Literária. É um Curso de Design muito legal: ao invés de habilitações, trata-se de um curso holístico (gráfico e produto junto). O pessoal é interessado e crítico, sinal de que a formação incentiva isso.

No final do mês começo como professor contratado do Curso Superior de Tecnologia em Web Design no Opet, com a disciplina Redação para a Web. É um curso único, pois ao invés de focar na produção, foca na criação. O curso se identifica com a área de Comunicação, tendo pontos em comum com Cursos de Publicidade e de Design. Além disso, o curso procura desenvolver a visão crítica dos alunos, tal como indiquei num artigo acadêmico sobre a formação de tecnólogo em web design.

Em outubro, fui convidado a palestrar no Intercon junto com profissionais que admiro muito. O tema da palestra será "Webstandards para melhorar a experiência do usuário":

A codificação de páginas seguindo os Webstandards deve ter objetivo não só de facilitar a vida do desenvolvedor, mas também a do usuário. Existem técnicas de codificação que podem aumentar a acessibilidade, a usabilidade e a beleza das páginas, mas elas não estão muito difundidas. A codificação no lado do cliente deve ser feita com carinho para contribuir para uma boa experiência do usuário.

Até lá já devo ter começado a ministrar um curso sobre design de interação de aplicações web com Ajax na Eng, em Curitiba e São Paulo. Aliás, na Eng já ministro o curso de Direção de Arte e Usabilidade há algum tempo.

Quem já foi meu aluno sabe que minhas aulas são bem "doidas". Estou sempre buscando uma didática alternativa, evitando o marasmo do monólogo técnico. Diálogo e interações são muito mais interessantes e eficazes para o aprendizado!


Dicas

Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou iTunes.

Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 07/07/2006

Palavras-chave

Opções



Comentários

Discussão
Bruno Dulcetti
07/07/06 às 18:21

legal fred... vi lah no site e jah marquei presença... vou som um grupo legal aqui do rio... boa sorte na sua palestra e espero que fale um pouco de usabilidade fora um poko do escopo de web, acho interessante isso tb, assim como você cita aqui no usabilidoido...

akele abraço...


Discussão
Sergio Holtz
08/07/06 às 13:32

Parabéns!

A sua idéia deve mesmo ser compartilhada, e um caminho razoável é a maestria, (um tanto além do professorado). Vejo que vc ensina e aprende, numa postura quem é, Ser evoluido, com naturalidade. Avante!

Um abraço,

Sergio Holtz
http://www.mh.etc.br


Discussão
Ciro Feitosa
08/07/06 às 16:33

Opa!

Nos veremos no Intercon então. De antemão, te desejo boa sorte na palestra.

Abraço!


Discussão
Mary
12/07/06 às 01:30

É um ótimo caminho.
Suas aulas devem ser realmente muito boas.
parabéns


Discussão
Daniel de Paola
13/07/06 às 16:05

É isso ai cara... eu vou começar minha segunda facul ano q vem e dps vou partir para pós e mestrado tb... tenho mt vontade de um dia poder dar aulas em faculdade ou cursos pq acredito que aprendemos muito compartilhando conhecimentos... parabéns, vou estar no Intercon e vou estar na sua palestra... espero poder trocar uma idéia depois... como disse o Dulcetti, nós do RJ vamos marcar presença.

Abraços cara.


Discussão
Leandro Corso
22/07/06 às 00:15

Fred, pessoas introvertidas tendem ao fracasso? Estou participando de um curso de gestão para micro e pequenas empresas e o professor sempre diz (ou melhor, dá a entender) que somente as pessoas extrovertidas é que terão sucesso na vida por causa da rede de relacionamentos.
O que vc pensa sobre isso?
Desculpa se estou falando uma coisa nada a ver, mas o seu relato me remeteu a esse assunto.


Discussão
Frederick van Amstel
23/07/06 às 11:14

Bobagem isso Leandro. Não existem pessoas de todo introvertidas. Na maior parte do tempo sou introvertido, mas em certas situações (como quando dou aula), eu pareço extrovertido. A chave é encontrar a situação onde você se sente seguro para se expandir.


Discussão
Carlos Eduardo
03/08/06 às 16:31

Faço Artes Gráficas na UTFPR e sinto falta de algo mais direcionado à Web neste curso... Bem que poderia ter alguma matéria que contribuísse para isso =)




Comente.






(aguarde que é demorado mesmo...)

Pegue um fruto.


Você merece.

Assine nosso conteúdo e receba novidades sem sair de casa!

Atualizado com o Movable Type.

Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.

Apresentação do autor | Consultoria | Portifólio | Política de Privacidade | Contato