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Philips: "As cabeças guincham"

Em geral, o site da Philips está de acordo com o reposicionamento da marca em direção à simplicidade, porém, algumas seções não seguem esse princípio e a experiência do usuário é prejudicada.

O Simplicity Showcase é um hotsite que mostra alguns produtos da Philips que representam melhor o conceito. Se você, assim como eu, não tiver o Flash Player versão 7,019,000 (ou algo assim), ele exibe a seguinte mensagem de erro:

Essa é uma mensagem de erro simplória e não simples. Ela é pobre porque não explica o que é Flash e Javascript para o usuário. Pior, meu Javascript está ligado, o que me falta é só o player, mas essa mensagem de erro me fez entrar nas opções do navegador para verificar que estava ligado. Dificilmente um usuário ocasional iria fazer tal coisa. Na melhor das hipóteses, pensaria que Javascript é mais um desses plugins e ficaria na dúvida como instalá-lo.

Depois de atualizar o Flash player, olha só o que aparece (preste atenção no primeiro parágrafo):

Essa caixa não me parece muito simples. O texto da direita é trocado sem minha ordem, num espaço de tempo pequeno demais para que eu possa ler tudo. O menu dropdown exige dois cliques para ver outra seção e possui uma porção de nomes que não me fazem sentido algum. Se estou sendo apresentado a esses produtos, como exigir que eu saiba o nome deles? E esse menu de bolinhas, para quê serve?

É por essas e outras que Jakob Nielsen criticou tanto o Flash há anos atrás. Flash dá mais liberdade ao designer, mas aumenta a entropia (o movimento natural que tende à desorganização do universo).

Mas não é só no Flash, que o site da Philips peca. Se clicar no link Comentários abaixo do texto da direita, você é levado para uma página de suporte, que nada tem a ver com o assunto! Essa eu não entendi.

Mas vejamos, e se precisasse mesmo de suporte? Digamos que eu tenha um barbeador da Philips e tenha um problema com seu funcionamento. Eu não sei o número do modelo e estou com preguiça de levantar do PC para ver isso. Tento as categorias. "Cuidados Pessoais" soa feminino, mas é o mais provável da lista. A página que abre não é feminina e nem masculina, é robótica:

Não sei quanto a vocês, mas essa página me assusta. Pelo menos acho que não estou sozinho. Se a Philips colocou a mensagem do Fale conosco acima é porque ela sabe que isso não está funcionando. Qual o problema com ela? Excesso de informação concorrente. Melhor seria se o menu da esquerda estivesse lá embaixo da página, ou compactado no topo ou ainda nem aparecesse. O usuário precisa se concentrar nas opções desta categoria e não nas outras.

Clicando em Barbeador Elétrico Seco, eu caio numa página que exige que eu saiba o número de série do meu produto:

Meu produto seria o Philishave Quadra Action, mas eu não decorei o seu código. Vou tentar qualquer um.

Na página aberta, duas figuras de emoticons me chamam a atenção logo de cara. Eles querem saber se o site de suporte está indo bem. Apesar de ser uma boa iniciativa, essa pergunta está sendo feita no lugar errado. Note como a maioria das perguntas se refere aos serviços oferecidos pelo menu imediatamente ao lado:

Essas perguntas deveriam ser feitas dentro das opções correspondentes e não nessa etapa anterior. É como perguntar se você gostou de algo antes mesmo de provar!

Para finalizar, tentei a solução de problemas automatizada (uma excelente idéia, por sinal). Depois de passar por uma sequência de perguntas e respostas, cheguei à solução para meu problema fictício: esperar que o problema se resolva sozinho. Pior que isso, só a tradução da explicação:


Dicas

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Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 13/07/2005

Palavras-chave

simplicidade    auto-atendimento    suporte    flash    

Opções



Comentários

Discussão
Giovani
15/07/05 às 17:37

A última imagem está quebrada!!


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Fred
15/07/05 às 23:53

Puxa, valeu Giovani! Na correria, esqueço de verificar. Sem essa imagem, o post perde a graça...


Discussão
Luciano
22/07/05 às 12:12

Fred, acompanho seu blog há algum tempo e acho o conteúdo muito bom. Mas esse layout é ilegível para mim! o texto fica espremido no lado direito, muito estreito e as imagens escapam pelas bordas da coluna! e do lado esquerdo fica um espaço vazio duas vezes maior! (e tem um enorme scroll horizontal). Esse post de hoje é ótimo, mas há tempos eu precisava falar sobre o layout, eu acabo lendo no bloglines.


Discussão
Fred
22/07/05 às 15:51

É verdade, Luciano. No Internet Explorer, o site desconjunta todo. Preciso de um redesign urgente, que permita que eu insira imagens grandes sem quebrar, mas ainda não tive tempo para fazê-lo.


Discussão
Davis Zanetti Cabral
25/07/05 às 08:26

Não só apenas no IE não...
Uso Firefox 1.0.6 e nele tb fica assim...
Testei no Opera 8 e no Netscape 8 e a mesma coisa...
Fica esse scroll enorme aqui embaixo...
Caso queira umas shots, dá um toque ;)

Há, minha resolução é de 1152 x 864!


Discussão
Rosa
12/08/05 às 15:47

Sou leitora do Usabilidoido há algum tempo e gosto muito dos posts.
Este último realmente compensa o esforço de procurá-lo no Google e ler o que está na cache de lá! :D

Abraço!


Discussão
Anonimo
15/02/06 às 08:18

Nada a ver!


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JOVANE
23/11/06 às 14:39

NAO SO A PAGINA TEM ALGUNS, MAS A REPOSICOES DE PECA PARA APARELHOS TAMBEM DEIXA A DESEJAR, POIS POSSUO UM SOM FW-C870 E A PHILIPS NE INFORMA QUE NAO A POSUI EM ESTOUE E NEM PREVICAO DE REPOSICAO ME DEIXOU A VER NAVIOS A 3 MESES E NADA.


Discussão
Daniel Andrade
23/05/07 às 16:42

tenho um barbeadoe elétrico de tres cabeças, as quais estão travando. Gostaria de saber se encontro essa peça para ser subistituida.
Se sim, seria possível informar onde?
Moro em Barueri, Grande São Paulo.




Comente.






(aguarde que é demorado mesmo...)


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