Usabilidoido: Menu Principal

English Website


O poder da educação interativa

Perfil no LinkedIn
Perfil no Youtube
Perfil no Twitter
Perfil no Instagram
Perfil no Spotify
O poder da educação interativa

Na vanguarda da pedagogia, se prevê uma mudança drástica no papel do aluno na aquisição de conhecimento para os próximos anos. Quem realmente estiver interessado em aprender poderá superar o mero papel de turista, aquele que está condicionado a ver somente o que o guia lhe mostra. Poderá se tornar um aventureiro destemido, esforçado para encontrar tesouros escondidos.

Para isso acontecer, mudar o relacionamento professor-aluno é apenas uma das medidas. É preciso, antes de tudo, que se desfaça o estigma criado pelo modelo da velha escola, onde aprender é uma tarefa chata. Aprender é muito divertido e gratificante, não é por obrigação que escrevo neste blog. Se não fosse prazeroso, não seria tão firme.

A proposta do edutainment é perfeita para esse fim: criar experiências divertidas que tenham fundo educativo. Talvez a forma mais bem succedida de edutainment sejam os games que simulam situações reais e históricas.

Um game é muito especial para mim nesse sentido: Civilization. Descreverei melhor essa relação neste podcast:

O poder da educação interativa [MP3] 7'

Captura de tela do Civilization I

Nos Estados Unidos, o póo absoluto da produção de games, pesquisadores fizeram experiências introduzindo o Civilization III nas escolas. Traduzo alguns resultados:

Na medida em que os estudantes sofriam derrotas, eles discobriam a importância da geografia. No final, muitos estudantes estavam usando as experiências de jogo como ferramentas conceituais, explicando como uma escassez natural de petrólep pode desestabilizar a política global. Um estudante comentou que "o que aprendi é que você não pode separar a economia da política ou da geografia. Os recursos naturais que eu tenho ou onde estou posicionado afeta como eu posso negociar com outros povos".

Os textos americanos às vezes subestimam a cultura oriental. CivIII tem uma perspectiva mais global da história. É às vezes difícil para os estudantes entenderem que a história poderia ter se desenrolado de forma diferente. A qualidade do "como seria" do jogo permitiu aos estudantes tirar suas próprias conclusões sobre questões como e porquê a Europa colonizou a América do Norte e não o contrário. Esses estudantes, cuja maioria lia pouco e se batia com estudos sociais, desenvolveram habilidades sofisticadas pensando sobre a história e jogando CivIII. Eles aprenderam a formular suas próprias questões sobre o processo histórico.

Por outro lado, poucos perceberam o enviesamento geográfico, materialista e a minimização das figuras históricas e fatores culturais do CivIII.

Administração da Ciência: a descoberta da escrita permite o desenvolvimento da diplomacia e dos códigos de lei

Claro, como o jogo é uma simplificação da realidade, terá muitos defeitos. Porém, a história contada pelos professores também tem seus enviesamentos, de acordo com a visão de cada cultura e posição social em que está inserido. Disso não podemos escapar. Cabe ao professor, usar jogos como esses apenas como apoio em aula, ressaltando os pontos altos e baixos do game. O mais interessante é que o game fornece ao aluno um embasamento excelente para discutir sobre os assuntos tratados, algo que dificilmente acontecer numa aula meramente teórica. É como se o conhecimento estivesse assim mais acessível e envolvente.


Podcast

Inscrição no iTunes Inscrição no Spotify listn-on-Google-podcasts-logo.png

Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 09/04/2005

Redes

Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou Instagram.

Citação

VAN AMSTEL, Frederick M.C. O poder da educação interativa. Blog Usabilidoido, 2005. Acessado em . Disponível em: http://www.usabilidoido.com.br/o_poder_da_educacao_interativa.html

Relacionados



Comentários

Discussão
Renato Albano
11/04/05 às 15:40

Nossa cara! joguei demais esse jogo no super nintendo.
Cheguei a ficar mais de 2 semana com o jogo da locadora, varei noites.
Pensei até em seguir carreia de história na época. Me influiêncio demais.


Discussão
Mary Grace
20/04/05 às 23:45

Muito boa esta matéria Frederick.
Sou da área educacional, mas o seu site tem me chamado atenção há um bom tempo. Ainda mais agora!
[]s


Discussão
Rochester
10/05/06 às 10:45

Muito bom, queria ter um jogo desse na minha escola lol


Discussão
wanderlan rodrigues de oliveira
29/12/06 às 10:12

A evolução da humanidade obriga a promoção de avanços nos meios e formas de se praticar a educação, então, nasce aí a importancia da comunicação também no meio educacional de forma rápida e eficiente.

Porém, não pode ser esquecido os critérios dessa prática, o saneamento de conteúdod, e de formas de aplicação, e ainda de uma educação para a prática da educação frente a um capitalismo desumano.

[email protected]


Discussão
gordin
17/10/07 às 13:46

hã?


Discussão
wanderson
28/11/07 às 09:42

legal eu to fazendo um trabalho do curso técnico e tem tudo o q eu preciso aki!!
hahaha


Discussão
André HP
01/12/07 às 21:09

Só acho que o verdadeiro RPG é o RPG (www.rederpg.com.br).


Discussão
ROLDÃO BRAGA RIBEIRO
08/04/12 às 20:20

PORQUE DEMORAMOS TANTO PARA DESCOBRI O LÓGICO E O ABSULUTO. OU NÓS NÃO QUEREMOS DÁ OUVIDO A PAULO FREIRE






Você merece.

Assine nosso conteúdo e receba as novidades!

Atualizado com o Movable Type.

Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.

Apresentação do autor | Website internacional | Política de Privacidade | Contato