Usabilidoido: Menu Principal

English Website


O papel da interatividade em objetos hipermidiáticos de aprendizagem, entretenimento e comunicação

Pré-projeto de pesquisa apresentado para a seleção do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Tecnologia da UTFPR em 2006.

Resumo

A mídia interativa surge como solução e subproduto da crescente complexidade do conhecimento na sociedade atual. Objetos hipermidiáticos são ferramentas que combinam recursos áudio-visuais e interativos para expor conceitos complexos. Nesta mídia, não é possível separar meio de conteúdo, pois a interatividade com o usuário é em si conteúdo e meio ao mesmo tempo. Uma falha na interface com o usuário pode comprometer a construção do significado de um objeto. Registrada sua devida importância, é preciso, então, estudar o impacto cognitivo e emocional da interatividade no uso de objetos hipermidiáticos. Para subsidiar o bom uso da interatividade, é necessário encontrar ou desenvolver métodos que auxiliem o seu planejamento. Para atingir esses objetivos serão realizados experimentos com protótipos e pesquisas bibliográficas nas intersecções relevantes entre as áreas de Design, Semiótica, Comunicação, Psicologia e Educação.

O papel da interatividade em objetos hipermidiáticos de aprendizagem, entretenimento e comunicação [PDF] 150 Kb - 5 páginas


Dicas

Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou iTunes.

Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 28/11/2005

Palavras-chave

interatividade    hipermídia    

Opções



Comentários

Discussão
Eloah
27/04/07 às 10:53

Poxa você não foi selecionado?
Seu nome não se encontrava na listagem de 2007. Ou sua intenção é para 2008 mesmo?
abs


Discussão
Frederick van Amstel
27/04/07 às 11:59

Eu entrei em 2006, Eloah...




Comente.






(aguarde que é demorado mesmo...)


Você merece.

Assine nosso conteúdo e receba novidades sem sair de casa!

Atualizado com o Movable Type.

Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.

Apresentação do autor | Consultoria | Portifólio | Política de Privacidade | Contato