Usabilidoido: Menu Principal

English Website


O design de disciplinas e as (in)disciplinas do design

O design de disciplinas e as (in)disciplinas do design

A UTFPR vem realizando debates e oficinas sobre Design de Disciplinas, uma abordagem pedagógica que visa promover a inovação na educação. Apesar de emprestar o termo Design, esse empréstimo não alcança a pesquisa de ponta na área, nem tampouco as práticas pedagógicas próprias desta área. Esta fala visa comunicar um experimento conduzido na disciplina "Projeto para Pessoas: Laboratório de Design e Inovação Social" do Bacharelado em Design da UTFPR em 2019. O experimento consiste em uma disciplina projetada com a participação dos estudantes, não só no planejamento, mas também na condução das aulas e nas avaliações. O resultado do experimento sugere que a disciplina proporcionou uma experiência de vida para os estudantes, mais do que uma oportunidade para desenvolver conteúdos ou competências necessárias à profissão. Experimentos como este podem servir para ampliar o diálogo entre Design e Educação e, quiçá, desenvolver conceitos híbridos, tais como "Codesign de Disciplinas".

Slides

Áudio

Gravação realizada no painel Ensino Superior e Práticas Inovadoras da X Jornada de Formação Docente da UTFPR.

O design de disciplinas e as (in)disciplinas do design [MP3] 26 minutos


Podcast

Inscrição no iTunes Inscrição no Spotify listn-on-Google-podcasts-logo.png

Dicas

Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou Instagram.

Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 12/02/2020

Palavras-chave

educação   participação   

Opções



Comentários



Comente.





(aguarde que é demorado mesmo...)




Você merece.

Assine nosso conteúdo e receba novidades sem sair de casa!

Atualizado com o Movable Type.

Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.

Apresentação do autor | Consultoria | Portifólio | Política de Privacidade | Contato