Usabilidoido: Menu Principal

English Website


Me plagiaram descaradamente

Quando escrevi o tutorial de Tableless no Dreamweaver 2004 até pensei em publicar no DWOnline, mas preferi dar exclusividade ao Tableless, já que a dupla Diego Eis e Élcio Ferreira que dirige o site me ensinou muito nas participações nas listas de email. Acho que alguém leu meus pensamentos. O artigo foi publicado lá, mas acho que erraram meu nome. Tá certo que é holandês e tal, mas não precisa mudar para Ricardo Lucena!

O screenshot segue abaixo, só para registrar caso tirem do ar:

plagio_dwonline.gif

Não consigo entender como alguém pode ser tão ingênuo e achar que nunca seria descoberto. Na Internet, não há como se esconder, está tudo tão próximo, não há distâncias físicas. O leitor Rodrigo Feitosa me deu o toque e com um clique cheguei ao local do crime. Enviei uma mensagem para a equipe do DWOnline e espero que tomem as devidas providências punitivas, do contrário, perderão credibilidade com seu público que possivelmente frequenta este blog.


Dicas

Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou iTunes.

Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 10/08/2004

Palavras-chave

plágio    dwonline    dreamweaver    dw    tableless    

Opções



Comentários

Discussão
Roberto Antunes
10/08/04 às 19:37

Isso não é nenhuma novidade. Acontece direto, e o pior, vira e mexe se repete.

Um caso antigo:

http://jonasgalvez.com/br/blog/2003-07/sem-comentarios

E um recente:

Nenhuma semelhança é mera coincidência entre estes dois posts:
http://www.communityblog.com.br/arizanuto/arquivos/2004/08/class_caixa.html e http://www.moock.org/blog/archives/000044.html

O "autor" diz: "de um exemplo simples acabou saindo esse ai...". Claro, ele chegou ao mesmo código "exemplo" de um cara que postou o código há quase um ano atrás..... Detalhe que as técnicas sequer foram mudadas: remover comentários (afinal ele é incapaz de traduzir algo em inglês) e renomear variáveis e mudar valores. Dar aquela mascarada/maquiagem básica.


Discussão
Olheiro.
11/08/04 às 00:38

Rapaz, num sei não...

a) Observe que o layout da Atípico (do povo que faz o tableless) é plágio descarado do layout do site da Apple. Principalmente do http://www.ipod.com/

b) Observe que a marca da Atípico (do povo que faz o tableless) é plágio descarado da marca da Monster. Veja lá: http://www.monster.com/

Não vou dizer que é normal este tipo de "inspiração" que parece estar na moda.

Mas fazer drama não deve resolver...


Discussão
Fred
11/08/04 às 01:01

Sr. "Olheiro", o website da Apple marcou época e influenciou muitos designers, no mundo todo. Pelo que pouco que conheço do Diego Eis, sei que ele é fascinado pelos produtos da Apple (assim como eu também). No website deles, é possível perceber uma inspiração de leve, mas nada que caracterize plágio. Usar o mesmo look´n feel é muito diferente de copiar partes ou a peça inteira, como fez a DWOnline.

Já quanto à logomarca, realmente há grande semelhança com a Monsters, porém como elas já vi várias outras. Elas fazem parte de uma tendência que começou com a logomarca da Nike há décadas atrás. Hoje qualquer um escolhe uma tipografia, coloca uma elipse em volta e pronto, tem uma logomarca "cool".

Pessoalmente acho que a Atípico poderia ter saído um pouco desse lugar comum, mas nunca diria que eles plagiaram a Monsters.


Discussão
Marcelo Oliveira
11/08/04 às 07:43

Meu nome é Marcelo Oliveira e sou fundador do DWOnline além de colunista Dreamweaver do iMasters , bem como , responsável pelo DWMX (www.dwmx.com.br). A exatos 2 meses me deliguei do DWOnline devido divergências que não vêm ao caso no momento. Até meu desligamento fui responsável pela criação de 95% dos tutoriais publicados no site e para minha surpresa quando decidi me retirar , solicitei a exclusão dos mesmos , pedido negado pela atual Administração que simplesmente retirou a autoria dos mesmos. Esse novo "plágio" , digo novo , pois estou republicando todos os tutoriais escritos por mim em meu novo site , só vem a confirmar que infelizmente , um projeto que tinha tudo para dar certo , está indo por água abaixo.


Discussão
Elcio
11/08/04 às 16:00

Hahahahahaha, se vocês estão achando o logotipo parecido com o da Monster, dêem uma olhada nesse aqui: www.hubblesite.org
O logotipo não foi inspirado no da Monster nem no do Hubble. O que fazer quando você encontra alguém com um logotipo parecido com o seu? ;-) Apenas ficar feliz por ter feito um bom trabalho, tão bom que muita gente boa por aí encontrou soluções elemelhantes.


Discussão
Douglas
11/08/04 às 16:48

Eu fiz alguns artigos e ao publicalos em alguns sites, depois de alguns dias, minha surpresa aparece um novo artigo no site com a mesma pauta do que eu fiz. Não foi só um não.. vários..


Discussão
Jonathas Scott
11/08/04 às 17:01

Meu nome é Jonathas, sou diretor geral de porra nenhuma, mas estudo design.
Quanto ao desenvolvimento do site da atipico e da sua logomarca, aqui vão:

Primeiro quero diser que gosto muito do pessoal da Atípico, principalmente por iniciativas, como o tableless.com.br e como aquele robô google atípico.
É extremamente nescessário sabermos o processo que existe na criação de um layout ou de uma logomarca. no caso do layout eu não entrarei muito no mérito pois se o site da atípico parece com o da ipod.. meu amigo.. eu listo pra você 80.000.000 inclusive o site da macromedia.

Quanto ao logotipo, existe 2 processos muito interessantes na criacao de uma identidade visual:
1) descoberta
2) invenção

1) você está no meio do mato morrendo de fome e encontra uma planta que nunca tinha visto.. e come. Você descobriu que ao comê-la você nao morre.
2) você está no meio do mato morrendo de fome nao encontra nenhuma planta e tira sua camisa e comeca a comê-la. Você inventou uma nova utilidade para sua camisa.
...
No caso da marca desenvolvida pela atípico encaro como o segundo processo.

existe uma frase muito interessante cujo autor me escapa:
" para uma marca original existir, é nescessário uma origem. "

A origem ao qual se é referido na verdade são nossas referências, e vivências, talvez o dono da atipico curta o hubble, seja da época do sputinic ou algo assim..

Bem espero ter sido claro na posicao quanto ao plágio. O que quero diser é que antes de caracterizar como plágio uma identidade visual, é nescessário sabermos qual foi o processo de criacao do designer que o desenvoveu.. se fosse assim vocês poderiam dizer que o logo da OI e da CLARO sao plágios.. o que não ocorre.

Abraços.
Ps. apesar de nao ter muito contato com o pessoal da atipico e gostar muito da contribuicao que eles fazem para a comunidade brasileira, nao os estou defendendo; apenas explicando e opinando o porque a marca deles não é plágio de nada.

e quanto ao seu Tutorial na DWonline, com certeza já sao outros quinhentos. :-/


Discussão
Olhêro.
11/08/04 às 17:40

Até as desculpas do pessoal da atípico não são originais.

Tal qual o discurso, o site, a marca e a idéia de faturar vendendo certificados...

Não adianta, pra mim é plágio e acabou...


Discussão
Olhêro.
11/08/04 às 17:58

Ao Jonathas,

:D

Liste os 80.000.000 sites que se inspiraram (ops! plagiaram mesmo) no site da Apple e eu vou continuar rindo da Atípico.

Bolas!!! Nem mesmo procurar algo menos batido pra plagiar... É pra rir.

Sobre o processo criativo, descoberta e invenção. Acho que vc precisa estudar mais um pouco sobre estas coisas. Principalmente quando o assunto é Identidade Visual. Se vc estuda design, certamente entenderá melhor isto com o tempo.

Ao Fred,

"Usar o mesmo Look and Feel" é exatamente a mesma atitude medíocre de quem plagia um texto.

Não há diferenças.

Vc que trabalha (pelo menos diz que trabalha) com usabilidade deve saber muito bem que Linguagem Gráfica tb é algo passivel de copia.


Discussão
Guilherme
11/08/04 às 18:35

Voltando ao assunto original, pq parece que o olheiro só quer "flame", uma obra será sempre de propriedade do autor, mesmo que tenha sido vinculado em site A ou B, ou criada sob encomenda para determinado cliente (salvo quando especificado no contrato). Fred e Marcelo Oliveira têm totais direitos sob suas obras e podem solicitar no mínimo a inserção dos créditos. Falando nisso, na revista webdesign (Não sou da revista, nem leio regularmente) deste mês está vindo com um texto sobre direitos autorais.


Discussão
Fred
11/08/04 às 20:58

Ah Marcelo, então está explicado o porque deles ainda não terem me retornado o email nem tirado do ar o artigo em questão. Estão de má fé e não é só comigo. Realmente lastimável.

Precisei moderar alguns comentários feitos acima do Sr. Olheiro que além de não se identificar, ofendeu a pessoa dos meus amigos Élcio Ferreira e Diego Eis sem embasamento algum.


Discussão
Marcelo Linhares
11/08/04 às 22:07

O Curioso Fred, é que eu já tinha lido este tutorial de sua autoria no site da DwOnline, mas como eu já sabia (pois tbém já tinha lido no tableless.com.br) que o tutorial era seu, nem destinei atenção aos créditos......

Poxa, existem coisas que não se justificam, o plágio por exemplo....

Utilizo as palavras do mestre Raulzito para descrever toda esta situação....

"Muita estrela pra pouca constelação"...

Na internet todo mundo quer aparecer mais que outro, existem muitos "pseudo-estrelas", pegam um artigo escrito por um site angolano, nem se dá ao trabalho de alterar, e o publica no website como se fosse de sua autoria....
Depois se auto-intitula colaborador...

Colaborador é quem colabora respeitando os créditos da obra alheia...

O camarada que plagiou, digo "Ricardo Lucena", tem o seguinte perfil cadastrado no site da DwOnline...

"Certificado Macromedia® Professional.
Cursando Bacharelado em Sistemas de Informação.
Trabalha com Dreamweaver a 4 anos e também tenho muita
experiência com outros produtos da família Macromedia e usa linguagem dinâmica ASP . Tem trabalhos profissionais na área de Web Sites para empresas e também E-commerce."

Parece piada né???
E o mais interessante é que o site possui um conteúdo legal, com bastante tutoriais, não precisava disto



Discussão
RODrigo CASTilho G. Ferreira
11/08/04 às 22:47

Copiaram a idéia da minha url e alem disso copiaram o meu site e o doc que tinha com o meu currículo mudando somente os dados:

Eu
www.rod.cast.nom.br

Cópia
www.dan.cost.nom.br


Se procurar por "Rodrigo Castilho" no Google vai achar o site do camarada que me plagiou.


Discussão
REX
12/08/04 às 08:19

Saudações!

Sou Marcus moderador do forum DWonline e também escrevo algumas máterias sobre integração php e dreamweaver. Realmente fico triste pelo acontecido, já que faço, mesmo que indiretamente, parte do Dwonline.

Peço desculpas a todos pelo acontecido, e conversarei com admin do site para ter mais cuidado sobre o que publicar.

E parabenizo o autor da matéria em questão pela excelente obra criada.


Discussão
DWOnline
12/08/04 às 09:02

Prezado Fred,

Assim que o site DWOnline recebeu o e-mail notificando sobre o plagio, as devidas providências foram tomandas. O artigo foiretirado do ar e o colunista foi desligado do site. Infelismente não temos como saber se um artigo já foi ou não escrito em algum outro site. Não visito o site em que o artigo esta publicado, portando como saber destas coisas? Infelismente o colunista agiu de má fé. Sr. Fred a adminstração do DWOnline lhe pede desculpas pelo acontecido.

Quanto a opnião postada pelo Sr. Marcelo Oliveira que faltou com a verdade quanto a sua saida e autoria das matéria, afim de buscar a verdade mais uma vez segue abaixo trecho do e-mail enviado pelo mesmo.

"...desconsidere o email anterior. Dormi muito mal , pensando no site.
não quero o domínio DWOnline. Não tenho como cuidar do site como cuidava. O domínio e o conteúdo é todo seu , se quiser. Se não quiser me avise.
Tenho que criar um site para as togas e com isso vou criar um marcelo.com.br/toga e depois crio também um /dreamweaver.
vou montar meu computadoir agora


Marcelo Oliveira - Macromedia Certified..."

Creio que isso esclarece as coisas.

DWOnline.


Discussão
Carlos Henrique
12/08/04 às 09:35

Primeiramente, bom dia a todos.
Meu nome é Carlos Henrique e sou um dos novos colunistas do DW Online (vide Realese). Venho com muita indignação, expressar minha repugnação sobre o fato acontecido e discutido neste espaço. Não sou especialista em nada e nem pretendo ser, mas o q tenho sei q posso ajudar muitas pessoas. Porém, títulos não significam CARÁTER, e o Ricardo Lucena, mostrou ser desprovido desta qualidade.

Quando o administrador, Marcelo, pessoa séria, correta, me comunicou, fiquei indignado. E, sem pensar muito, decidiu tirar a matéria, expulsar o falsário e mandar um pedido formal de desculpas ao verdadeiro autor.
Pessoal, juntamente com o Marcelo, estamos trabalhando juntos para melhorar o site, lançando novos programas,profissionalizando as idéias, projetos... tudo isso querendo nos tornar referência em matéria de Dreamweaver. E uma coisa falo pra vcs, como educador q sou, a única coisa de valor que nós temos é o nosso NOME. Se o site não fosse sério, não daria minha cara a tapa ou escreveria uma linha sequer.

Peço que não crucifiquem o site, mas sim o profissional (se é q podemos chamar assim) que PLAGIOU inescrupulosamente uma matéria alheia, provando a nós q nesse mundo, a falta de ética, a arrogância, a mesquinharia nos rodeia o tempo inteiro.

Portanto, caros colegas, que isso nos sirva de lição para q fiquemos atentos a atitudes como esta e que tenhámos o PODER de ESCANCARAR esse feitos para que os mesmos não se repitam mais.

Obrigado pelo espaço.


Discussão
Ricardo
12/08/04 às 09:37

Rapaz nao entendo muito de macromedia team, gosto de usar o fireworks e o dreamwave para criar sites de internet, mais tive contato com um plagio de um desenvolvedor web (sso é o que ele diz que é) que apareceu na tv aqui da cidade criando o maior alárde na comunidade analfabyte que nao tem conhecimento algum com informatica, algumas pessoas estavam comentando no outro dia apos a reportagem, um aluno da facape (faculdade de ciencias da computacao de petrolina) foi chamado pela microsoft, por ai voces devem ter uma ideia da falta de informacao trocar macromedia por microsoft, bem mais na reportagem ele disse ter participado de um concurso com varias provas e que so ele em meio a 5000 pesssoas conseguiu passar em todas as etapas ganhando passagem aerea para morar no EUA e trabalhar na macromedia, ja que ele fala ingles fluentemente, o que me me impressiona e que ele no seu site nao sabe escrever nem portugues ja que nasceu aqui e fala e escreve ingles fluentemente , olhem no site abaixo http://jonasgalvez.com/br/blog/2003-11/plagio-e-foda, nesse site vi que ele nada mais é do que um plagiador ja que aqui na cidade ele tem um apelido um pouco estranho "menino mentiroso, agora me vem a cabeca como ele conseguiu enganar a todos e ainda continua enganando nas colulas do imasters, linha de codigo,flashdev entre outros , o que peco a voces é que procurem saber mais e ler as colunas desse mané ja que o que ele escreve e lido por milhares de pessoas e dou a certeza a voces que se procurar com cuidado vai aparecer mais plagios e mais mentiras.
E como eu disse nao entendo muito de certificacao de flash mais o que sei é que deve ser muito facil enganar a todos ja que esse mané que nao tem conceito nenhum e que diz ja ter mais de 6 anos de experiencia em desenvolvimento web, se ele comecou a trabalhar com informatica ha apenas 3 anos atras.

Espero estar contribuindo para uma sociedade mais justa e sincera, chega de pessoas que se fazem emcima de textos e projetos alheios, se voce para copiar o linux nao seria diferente do windows.

Ricardo Andrade
Consultor e Analista de Sistemas
[email protected]


Discussão
Ricardo
12/08/04 às 09:40

Obs:. desculpe pelos erros de ortografia e que fico PUTO com uma coisa dessas....


Discussão
Ricardo
12/08/04 às 09:48

http://www.macromedia.com/go/team

ai tem o nome do cara que vai para microsoft, ô... desculpe, macromedia.
Para se ter uma ideia do que isso significou para a comunidade da area de informatica aqui da cidade é que estão dizendo que ele foi escolhido pela Macromerdia.
E ele nem sequer publicou a materia no imasters (site esse que nao visito mais, por nem sequer verificar as suas fontes de materia) ja que bastava fazer uma pesquisa no google para er o plagio.
e a publicacao se desculpando pelo plagio nao foi publicada e quem ficou na mão foi o jonas galvez, e ele continua a publicar materias para o imasters.

Bem fico por aqui e espero que entendam que nao tenho nada contra o igor costa, mais fico puto ao saber que tem pessoas que se aproveitam da falta de conhecimento de outras para engana-las e se alimentam do conhecimento alheio ao inves de trabalhar, estudar e criar as suas proprias idéias.


Discussão
Ricardo
12/08/04 às 09:50

Desculpe pelo [MACROMERDIA] nao quiz ofender a outra pessoas que realmente sao capazes.


Discussão
Alex Hubner
12/08/04 às 11:17

Sabe qual é o problema com toda essa cambada de gente que faz plágio e adora contar historinha para boi dormir (vulgo mentira)?

Falta de caráter e IMATURIDADE (principalmente).

Tem um destes que ultimamente vêm dizendo por aí que já foi meu "coordenador"...

(é de rolar de rir).


Discussão
Fred
12/08/04 às 11:40

Bem pessoal, já me dou por satisfeito. Apesar de um pouco atrasados, a equipe do DWOnline se retratou publicamente e tomou as providências que lhes couberam.

Agora quanto aos outros casos de plágios/enganação aqui levantados, é realmente lamentável mas acontece muito. Como lembrou bem o Ricardo, o Imasters é campeão em abrigar esse tipo de crime, muito provavelmente por falta de tempo para editar os artigos. Eles distribuem os artigos gratuitamente, assim como milhares de outros sites.

Mas sei lá, acho que não custa fazer o que o Ricardo sugeriu, pelo menos: buscar no google por trechos do artigo e conferir se já foi publicado em outros lugares.


Discussão
Beck
12/08/04 às 13:52

Não creio ser preciso eu registrar a minha indignação uma vez que muitos já fizeram com diferentes palavras e exemplos. Gostaria apenas de dizer que eu sou daqueles que acredita que deve haver algo positivo até mesmo nos exemplos negativos. Sinto-me privilegiado por estar presenciando uma amostra do poder dessa “media social”. Não fossem os tempos de Internet, a indignação de todos não passaria de um burburinho de corredor de firma. Não se trata apenas do alcance proporcionado pela grande rede. Mas, além disso, na Web, as coisas parecerem ter direções opostas. Não só o Fred saí do ocorrido merecidamente “fortalecido” como também o plagiador terá o seu nome lembrado por todos durante muito tempo. Em outras palavras, o tiro saiu pela culatra.

[]’s


Discussão
alexandre castro e silva
12/08/04 às 15:23

Caro Fred, é horrível mesmo.

Eu sou consultor da Usability e, recentemente, um site português copiou longos trechos de nosso site corporativo para si.

Aqui o artigo sobre o plágio:

http://blogdeusabilidade.blogspot.com/2004/04/plgio-e-usabilidade.html


Discussão
Paulo Teixeira
21/08/04 às 18:22

Cara isso é barra mesmo, um tal colunista de cfml do portalfiremasters.com.br copiou descaradamente, copiando até um erro que eu coloquei e gerando erros piores, o cara foi tão "ingênuo" chamemos assim, que fez o plagio e nem testou o código, pois se tivesse feito, veria que ia dar erro!!!
E quando fui exigir meus direitos com o "portal" o administrador do mesmo, ainda veio dizer pra mim que na justiça não daria nada!
O pior ainda é isso, administração leiga.
E tenho dito.


Discussão
RiqueZ
31/08/04 às 11:20

Esta questão de plágio é mesmo um assunto polêmico. É fato documentado que em algumas situações duas pessoas encontram soluções parecidas para um mesmo problema. Um outro fenômeno é a "inspiração" que leva as pessoas a tentar reproduzir "partes" de uma idéia. Mesmo entre os "grandes" encontramos umas semelhanças "intrigantes" Vejam os sites:

http://www.pixar.com/shorts/ftb/index.html

http://www.brasiltelecom.com.br/ligueligue/br/home/prehome.jsp

Há um estudo que previu que em alguns anos não será possível criar nenhuma música que não seja, pelos atuais critérios, considerada plágio. Uma vez que existe um número limitado de combinações "nota" a "nota", chegaremos a uma situação que qualquer "nova" combinação já terá sido criada.


Discussão
Loki de igatos
23/09/04 às 19:01

Nooo Riquez, xeu ti fala vc ja verificou a data de criação desse s for the birds la da pixar ?
Eu entrei la no site e não achei não !


Discussão
Aline
21/12/04 às 15:43

Adorei o q o colunista Carlos henrique escreveu e realmente uma pessoa de opniao...... queria q me mandasse uma foto


Discussão
Rodrigo
01/01/05 às 21:27

O sujeito fez isso para mostrar que era esperto e provou que não é. Se pelo menos tivesse usado o material como fonte e referenciado o verdadeiro autor. Mas esse negócio de dar um simples Ctrl+C/Ctrl+V e mudar o nome é de lascar!


Discussão
Paula Mariano
28/11/05 às 18:04

Logos parecidos?

esses sim são parecidos:
http://www.quark.com/
http://www.scottisharts.org.uk/


Discussão
Avatar
03/01/06 às 16:56

Igor Costa, nem lembrava que esse cara existia.
Tomei um susto quando só agora descobri que o mesmo ta engandando tanta gente.

O cara que chega ao ponto de dar entrevista pra TV dizendo que vai trabalhar na maior empresa de informatica do mundo, quando nao passou de um TMM nao pode ser normal da cabeça.


Discussão
Avatar
03/01/06 às 17:10

Gostaria que os links do Update 3 e 4 fossem corrigidos. Gostaria de me atualizar com toda essa lambança de Igor Costa.
http://www.cfgigolo.com/archives/2005/03/igor_costa_a_ma.html


Discussão
Bruno Marques
04/01/06 às 10:36

Existem um site bastante interessante relacionado a esse assunto. É o copyscape (http://www.copyscape.com). Você pode colocar o link da página que vc quer verificar se existe plágio e ele automaticamente te lista todos os registros com aquele conteudo. Esse recurso é bastante utilizado pelos professores de faculdade pra verificar se tiveram cópias de partes ou todo de monografias de final de curso. É só transforma o documento de word em html e colocar o links lá que mostra tudo.
É uma ótima ferramenta pra pegar os plagiadores.
Espero ter contribuido com a discussão.


Discussão
Fred
04/01/06 às 11:29

Muito obrigado pela dica Bruno! Não conhecia a ferramenta, ainda. Vou usar bastante.


Discussão
Joselia
14/01/07 às 17:00

É lamentavel saber q Igor tenha cometido esse deslize,fico profundamente triste,ele errou por algum motivo desconhecido,mais jamais por falta de carater. Ainda assim acredito em "Igor Costa" ele vai se dar conta do seu potencial,ele nao precisa disso.Quanto aos seus erros de portugues isso é bastante comum,inclusive pelo Ricardo que escreveu Petrolina um substantivo proprio,pois é o nome de uma cidade com letra minuscula.Tb moro em Petrolina Ricardo e como vc pecebe vc tb esta vulneravel aos erros.


Discussão
Jeff
25/01/07 às 15:25

"Igor Costa" expulsa membros da "Flex-brasil" :

http://www.cfgigolo.com/archives/2007/01/molecagem_em_lista_de_discussa.html

Mais uma do WEBGURU do brasil:

http://www.cfgigolo.com/unsorted/guru_igor/webguru.gif




Comente.






(aguarde que é demorado mesmo...)


Você merece.

Assine nosso conteúdo e receba novidades sem sair de casa!

Atualizado com o Movable Type.

Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.

Apresentação do autor | Consultoria | Portifólio | Política de Privacidade | Contato