Usabilidoido: Menu Principal

English Website


Kartoo, um buscador visual

Há alguns anos atrás, não me interessei muito pelo Kartoo, a não ser pelo fato de ter sido feito em Flash. Eu disse a um amigo: "é assim que os buscadores do futuro serão, imagine quando ele começar a exibir tantos resultados quanto o Google". Por acaso, caí nele hoje e gente, me surpreendi. Como evoluiu a ferramenta!

Pra começar, ele está exibindo resultados muito mais relevantes. Ao contrário do Google, ele foca na qualidade e não na quantidade. A estética geral está muito mais atrativa, as metáforas visuais empregadas para mostras as relações semânticas está genial e a interação muito pertinente. Dá só uma olhada na busca que fiz com as palavras "usabilidade" e "flash":
Busca realizada no Kartoo
Ele conseguiu descobrir que este blog, o do Jonas Galvez e o da Simone estão relacionados!

À primeira vista, ele mostra um conjunto de páginas e suas sub-páginas, palavras-chave sugeridas para refinar as buscas e as relações entre esses elementos. Quando você passa o mouse sobre os links, você pode ver um preview do conteúdo no canto esquerdo (o conteúdo equivalente exibido pelo Google). Nos menus, também foi aplicada a filosofia do clique mínimo, ou seja, ativar no onRollOver.

Acessei pela minha conexão discada e funcionou muito bem. Não à jato com o Google, mas vale à pena esperar pelos dados que o Google não mostra eficientemente: as relações entre as páginas. Creio que para algumas tarefas específicas, como pesquisar sobre um assunto desconhecido, o Kartoo pode ser muito útil. Fiquem de olho.


Dicas

Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou iTunes.

Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 22/02/2004

Palavras-chave

metáfora    metáforas    buscador    visualização    gay    

Opções



Comentários

Discussão
Leni
31/08/06 às 19:52

Esse é sucessor do Google !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!




Comente.






(aguarde que é demorado mesmo...)


Você merece.

Assine nosso conteúdo e receba novidades sem sair de casa!

Atualizado com o Movable Type.

Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.

Apresentação do autor | Consultoria | Portifólio | Política de Privacidade | Contato