Usabilidoido: Menu Principal

English Website


Especialize-se

Perfil no LinkedIn
Perfil no Youtube
Perfil no Twitter
Perfil no Instagram
Perfil no Spotify
Especialize-se

A mais nova coluna de Michel Lent no Webinsider fala sobre a necessidade de especialização no mercado de Web. Ele diz que agora que o mercado se recuperou da depressão que reinava, está atrás de profissionais para grandes projetos, os melhores profissionais em cada área. Ele reclama que só recebe currículo de Webdesigner-faz-tudo.

No Jornalismo idem, é uma tendência esse negócio de especialização. Quanto mais especializado, mais remuneração. A meu ver, ao mesmo tempo, mais alienação também. Creio que é uma forma de controlar mais o poder que cada indivíduo tem na sociedade. Mas tudo bem, não é imposto. É apenas uma tendência e que é acostumado a nadar contra a correnteza, vai saber se virar como um bom generalista.

Como não pretendo correr riscos, percebi isso faz tempo e encontrei meu nicho na usabilidade. Mais precisamente, estou me especializando em usabilidade de aplicações ricas de Internet. E você? Qual é a sua? Posta aí nos comentários para os demais leitores que ainda não tinham sacado isso terem uma idéias de para onde seguir.

De relance, consigo identificar as possíveis grandes áreas de especialização para um webdesigner:

  • designer de interfaces de aplicativos
  • designer de interfaces Web
  • arquiteto da informação
  • arquiteto/designer da interação
  • designer da informação/visualização
  • jornalista visual/multimídia
  • engenheiro de usabilidade
  • especialista em experiência do usuário
  • ergonomista
  • ilustrador/animador/sonoplasta
  • especialista em semântica e arquitetura de documentos (XML/CSS, etc)

Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 22/07/2004

Redes

Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou Instagram.

Citação

VAN AMSTEL, Frederick M.C. Especialize-se. Blog Usabilidoido, 2004. Acessado em . Disponível em: http://www.usabilidoido.com.br/especialize-se.html

Relacionados



Comentários

Discussão
Bruno Longo
23/07/04 às 19:33

hahahah... mesmo com maior remuneração ou q seja, eu ainda prefiro ser especialista em generalidades.

Posso não saber tanto de usabilidade, demorar mais q um especialista para escrever páginas para net... mas o q eu realmente gosto é saber como isso tudo vai funcionar em conjunto, e principalmente, para quê.

posso dizer q isso seja maisoumenos como uma especialização em design abstrato. :¨] hehe


Discussão
Fred
23/07/04 às 19:46

Bruno, você costuma trabalhar em equipe? A especialização é demandada porque os projetos se tornaram grandes demais para serem tocados por uma pessoa só. Daí cada um faz o que faz melhor.

Eu por exemplo, por enquanto estou sendo requisitado pelo mercado a ser um generalista (lidar com programação, design, AI, produção de fotos e o escambau). Mas isso é temporário. Estou num mercado marginal e sei que ele vai evoluir ao espelho de São Paulo, com a divisão de tarefas entre equipes multi-disciplinares. Por isso desejo me especializar, mas sem deixar de ter noção dos demais aspectos do produto final.

No entanto, quem deseja assumir cargos de chefia terá vantagem em ter essa visão multi-disciplinar, generalista. A Direção de Arte, por exemplo, faz exatamente o que você disse: entende o papel que cada parte do design representa no todo e amarra-as para criar um produto coeso.


Discussão
milano
23/07/04 às 21:43

Tô especializando em xml + flash e xml + xslt
Sou designer e tb tenho meus planos na área de mobiliário, que eu gosto muito e me deixa longe do mouse um pouco.


Discussão
Henrique
23/07/04 às 21:59

Será que isso não pode causar uma "massificação" na produção web ? Digo isso pq a necessidade de especialização pode dar a entender que não seria necessário o estudo dos outros assuntos ("se eu vou ser engenheiro de usabilidade , pra que vou estudar design ?")e no final acaba tendo aquele monte de profissionais que só sabem fazer uma parte e não entendem nada do processo todo.

Especialização sim , restrição não :-P


Discussão
Marcelo Linhares
25/07/04 às 03:28

Putz....
diversas vezes me indago em que me especializar, sei que o mercado está procurando cada vez mais profissionais ESPECIALIZADOS/CERTIFICADOS, digo certificados porquê vejo na web diversos pseudo especialistas;
O cara leu um livro de Nielsen já se auto-intitula consultor de usabilidade (Fred, não é o seu caso, vc sabe disso....) , o camarada faz uma bola quicar no flash já é especialista em Animações pra web, desenha uma tabela em um editor html já é Webdesigner-Especialist-Developer, o camarada gerenciou um projetinho já se torna um experiente GERENTE DE PROJETOS, e por aí nós encontramos diversos Webdeveloper Especialist blá,blá,blá....

Ainda bem que existem alguns orgãos que são reconhecidos e que certificam pessoas capacitadas e ESPECIALIZADAS em determinadas áreas.... (O problema é custo$$$)
Infelizmente algumas áreas não existem órgãos de certificação (isso é uma pena), pois contribui com os pseudo-especialistas...

bom,
voltando....

A especialização é importante sim, o mercado está valorizando cada vez mais o profissional especializado, sei de um cara aqui da faculdade que tirou umas três certificações JAVA, o cara quando se formou foi disputado à ouro por diversas empresas de TI, enquanto os outros vivenciaram a situação oposta.

Tenho muitas dúvidas em que área se especializar, trabalho como Free-Lancer, então faço do design à programação, passando por tantas áreas.............

Há algum tempo atrás me apaixonei com ZOPE, me pensei em me especializar em Frameworks de Gerenciamento de conteúdo, depois fui descobrindo o poder do CSS, e a importância dos padrões WEB, ferramentas de busca, websemântica.....

CARAMBA...
É tanta coisa....>!!!
deve ser por isso que a maioria nunca se especializa (assim como eu)... são tantas coisas para aprendermos, tantas possibilidades.......

mas discordo totalmente da idéia discorrida por alguns, de que especializar-se é se alienar, isolando-se num determinado assunto...

Especialização técnica só agrega elementos/conhecimentos que o diferenciará de outros profissionais na respectiva área.


Discussão
Marcelo Linhares
25/07/04 às 03:41

Em falar nisso.....
eu li a coluna do Michel Lent sobre a especialização, sou leitor do Michel Lent há algum tempo no WebInsider, a coluna em si é muito interessante.....

Não obstante me impressionou o mal gosto da publicidade no rodapé (Na verdade, a publicidade está inserido na coluna), me pareceu coluna vendida....
A coluna termina com a seguinte frase "Mas ande rápido! A hora de se sofisticar é agora"

LOGO ABAIXO TÊM-SE:

O curso Planejamento de Projetos Web oferece 10% de desconto aos leitores do Webinsider. Confira!

É... pode ser muita viagem minha, mas que foi forçar demais a barra foi sim....
ta parecendo aquela propaganda do BATOM GAROTO:
COMPRE BATOM..COMPRE BATOM....ESPECIALIZE-SE...ESPECIALIZE-SE...ESPECIALIZE-SE...

Aposto que aumentou bastante o número de inscritos neste curso depois desta coluna CASADA!

E se alguém tem alguma dúvida de como funciona a publicidade na internet, este é um case a ser estudado.

.......................
este post é somente uma observação, nem sei se era pertinente....
Fred, sinta-se à vontade em movê-la ou deletá-la...


Discussão
Fred
26/07/04 às 22:09

Não vou editar nada, Marcelo. Sua observação é correta. Confesso que também estou um pouco incomodado com a proliferação da propaganda no Webinsider. Mas garanto que a coluna do Michel não foi escrita com esse intuito. Nós colunistas, não ganhamos dinheiro para escrever para lá e o Michel é um profissional idôneo demais para se submeter a isso.


Discussão
Marcelo Linhares
26/07/04 às 22:54

Só quero deixar claro que eu não sou XIITA, acredito que o webinsider tem que fazer publicidade sim, vender serviços e comercializar espaço publicitário justamente para se manter e quem sabe poder remunerar bem os respectivos colunistas.

Mas acho que vocês perceberam qual foi a minha real indagação.

Em nenhum momento me coloco contra a publicidade no website.


Discussão
Fernando Chagas
27/07/04 às 14:28

A internet está constantemente em mutação. A especialização é válida quando aplicada à tecnologia e não à técnica. Grandes Corporações preferem profissionais especialistas a generalistas em determinadas áreas, todavia os segundos geralmente ocupam cargos mais prestigiados ( $$$ ) nas corporações. Uma observação embasada na Teoria Geral da Administração: Os autos cargos coorporativos são ocupados por profissionais com elevado conhecimento conceitual e humano e baixo conhecimento técnico. Já os cargos intermediários por profissionais com conhecimento intermediário entre as diversas áreas, ou seja, um profissional com conhecimento variado. Já a base da pirâmide é ocupada por profissionais com alto conhecimento técnico e baixo conhecimento nas outras áreas. Aonde você quer chegar?


Discussão
Leandro Moreira
16/08/04 às 11:30

Concordo plenamente que a especialidade é necessária e até vital, porém no mercado publicitário(ao qual estou mais informado)a têndencia é aumentar a necessidade de profissionais multi-disciplinares. Os grandes projetos tendem a se extinguir e o aumento de pequenos projeto cresce numa velocidade muito grande, principalmente na área de marketing. Os "pequenos" estão percebendo a necessidade de se modernizar e investir em publicidade e tecnologia. Como disse: estou mais por dentro do mercado publicitário e não sei se a regra vale para a web.
Estou em um mercado muitissimo promissor, onde as pequenas e médias empresas estão acordando para a necessidade de comunicação.
Por aqui o lema é: agilidade, preços baixos, dinheiro entrando e clientes satisfeitos.


Discussão
Marcello de Souza
16/08/04 às 14:23

A internet hoje não é mas um mundo simples, para a simples troca de informação (foi proposital - o s e s). Ela hoje é a maior ferramenta de comércio já criada.
Quando os clientes procuram por alguém ou uma empresa para desenvolver seu site, portal, sua propaganda, hotsite ou seja lá o que for, ele espera antes de mais nada resultados.
A criação de aplicativos e a integração desses aplicativos com os que a empresa já possui, além da possibilidade da distribuição para dispositivos móveis é na minha modesta opinião um dos melhores senão o melhor campo para a especialização nos dias de hoje.
Existe a web e seus designers nas mais variadas formas, existe o software do cliente, existe a necessidade de se obter informação em qualquer lugar e a qualquer hora... mas existem bem poucos especialistas.
Quanto a generalização... o homem dos sete instrumentos não toca bem nenhum deles... dizia a minha avó.


Discussão
tomé
20/09/04 às 11:39

bem, eu estou me especializando em design de interfaces web, estou apostando nisso a um tempo, acho que vai dar pra ganhar uma boa grana até que se defase...


Discussão
Gabriela
23/09/04 às 06:30

Concordo com a ideia da Especializaçao,mas confesso que tenho sentido uma enorme lacuna no que respeita as profissoes na área da Internet e neste caso concreto o artigo dá muitas dicas mas mais uma vez nao toca num ponto chave,( a não ser que engenheiro da Informaçao tenha algo que ver com o que vou falar)que quanto a mim trata-se da Pessoa que cria a estrutura de marketing do site, pois para mim a funcionalidade de um site passa indispensavelmente pelo seu conteúdo e a estrutura pensada para o mostrar...isto é , como vender a imagem na net...fica a cargo de quem?


Discussão
Gabriel
13/08/05 às 23:16

Eu achei super interessante seu texto e sendo um jovem que pretende ingressar, brevemente, em uma carreira profissional, me intereça tirar algumas duvidas em relação a especialização, sendo a maior delas: Como uma pessoa consegue se especializar numa determinada área do curso que realiza?
Se puder me responda esta pergunta o mais rápido possível
Agradecido, Gabriel


Discussão
Fred
14/08/05 às 08:12

Gabriel, existem cursos de pós-graduação que lhe dão o título de especialista. Esses cursos duram de 6 meses a 1 ano e as aulas acontecem em horários que não prejudique seu trabalho normal.

Porém, existem poucos cursos de especialização nas áreas citadas acima no Brasil.

Independente de fazer o curso ou não, a especialização deve ser uma atitude do próprio profissional. Ele deve escolher uma área para buscar aprimoramente pessoal através de livros, workshops e congressos. Isso pode pesar também na hora de decidir aceitar ou não uma oferta de emprego.


Discussão
douglaspiresdap
28/10/05 às 10:24

meu eu to precisando do meu futuro e meu futuro vai estar com vcs eu preciso urgentemente aprender a mexer nessas funçoes

porfavor me retorne


Discussão
Fernando Lima
28/10/05 às 16:14

Concordo com o Fred e entendo o receio de se isolar por estar se especializando. Exite também, para nós que temos essa sede de conhecimento, a angústia de querer abraçar o mundo com as pernas e, como colocou o Marcelo, ter dúvidas em que se especializar.

Eu gosto de desenhar, me interessa muito a arquitetura de informação, programar HTM é uma diversão pra mim, sou designer e a concepção visual me fascina, já modelei em 3D (básico), etc. Muita coisa mesmo para uma só pessoa. Vim sentindo isso na pele há 2 anos na empresa em que trabalho porque acabava sempre sobrecarregado e sem tempo para evoluir.

O caminho para minhas dúvidas surgiram com o curso de Webstandards e logo após tive a noção da real importância da Usabilidade (apesar de já ter tido contato rapidamente, pois o que eu fazia do meu tempo, não me permitia um aprofundamento no assunto).

Pretendo me especializar justamente em Usabilidade de interfaces digitais com ênfase em Acessibilidade, assunto que não foi discutido neste tópico. Talvez a minha real especialização seja em Acessibilidade para mídias digitais. Tem um lado social que me entusiasma e acredito ser gratificante.

[]´s


Discussão
douglas dap
28/10/05 às 20:29

meu curti oque vc disse valeu pela suas palavras pois ela me ajudou muito
quem sabe um dia eu poderei ser quenem vc


Discussão
Carol
10/10/06 às 11:24

Olá, sou jornalista e às vezes me sinto realmente perdida. Tenho que saber como trabalhar em rádio, TV e impresso. Acompanho conteúdos na net e ao mesmo tempo tenho que escolher uma área de interesse sobre o qual goste de estudar/pesquisar e por isso mesmo entrevistar/escrever. MAs como freela tenho que estar aberta a tudo pois todo mês as contas chegam debaixo da porta aos montes! É isso, vamos vivendo e aprendendo! abraços e parabens pelo site, bacana!


Discussão
to viajando gente.
30/05/07 às 11:40

num futuro bem proximo existirão capsulas de memoria, que serao injetadas em nossa cabeças com toda a informaçao necessaria(pacotes macro-adobe, e tals)
Pronto ta resolvido o seus problemas, voce so vai ter o trabalho de inventar com isso e escolher o que quer fazer.


ahahahahahha...
isso sera a WEB 250.0 D.B.G (Depois De Bill Gates)


Discussão
Tarcísio Estevam
09/06/07 às 16:47

Acho que qualquer área que se insere dentro de um processo produtivo, e um site também se encaixa nesse contexto, deve ter especialistas para cada área e pelo menos uma pessoa da equipe que entenda de todos os processos. Fazendo uma analogia com a medicina, existem os clínicos-gerais e os médicos especialistas. Quando um paciente chega ao hospital para um atendimento de emergência é o clínico geral que direciona o paciente ao especialista correto. Assim também deve ser o processo criativo de um site ou de qualquer projeto. O projeto (paciente) geralmente chega com uma certa urgência e deve existir uma pessoa que entenda do processo como um todo para subdividí-lo e direcionar cada atividade ao especialista indicado.


Discussão
carlos alexandre
08/07/09 às 20:33

bom pessoal , estou indo pra faculdade em 2010
gostaria de uma ajuda, eu amo a area de web design
amo criar site mexer com flash coisa i tal....
gostaria de uma ajuda, após eu fazer a facu de web design, em que area e especializar quias areas exixtem dê os nomes de algumas e oque fazem em cada especialista !! obrigado pela ajuda presciso mt disso


Discussão
Gabriel Nick
16/05/10 às 23:00

Uma visão de um mundo pequeno com poucas possibilidades e totalmente prejudicial a vida social. Pensar que um tri-atleta não pode ganhar de um corredor, ciclista ou nadador é um comodismo da nossa mente eu amplio essa discussão a evolução humana e da ciência. A capacidade de um individuo ser multidisciplinar está ligada com a evolução da mente humana se compararmos as gerações e a ciência concerteza como um amigo ironizou ajudará a encontrar e fornecerá novas maneiras de armazenarmos informações de maneira "hiper" eficiente(voltemos ao presente). Conhecimento amplo faz parte dos grandes lideres. Eu não gosto de dizer que tem que se existir um cara que faça tudo, gosto do trabalho em equipe onde todos tem uma visão global e discutam sobre os assuntos juntos . Um programador na minha visão é importante que ele entenda de publicidade(sei que muitos estão "rindo"), talvez para o projeto no momento que esteja desenvolvendo foque na programação, porem terá condição para discutir sobre Design(ex.). Lembram da importância da visão global onde ser multidisciplinar, amplia sua visão do mundo e torna seu trabalho prazeroso.


Discussão
Jorge Bosch
17/05/11 às 17:05

Ae pessoal, sou novo nesse ramo na internet, tenho 13 anos e comecei a estuda com 10, já fiz um site e tenho alguns projetos prontos e irei começar um curso, só que agora encontrei essa grande variedade de áreas relacionadas a internet, sei que o mercado hoje esta muito disputado, mas como o Marcelo disse, existem muitos pseudo-especialistas, aaah, ainda vou me resolver em qual me especializar, mas seja qual for a que eu me especialize continuarei estudando as outras, será que isso vai ser bom, tipo, se especializa em uma mas continua estudando as outras?? Desde já obrigado.






Você merece.

Assine nosso conteúdo e receba as novidades!

Atualizado com o Movable Type.

Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.

Apresentação do autor | Website internacional | Política de Privacidade | Contato