Usabilidoido: Menu Principal

English Website


Controle remoto para crianças e idosos

Controle remoto Weemote

A Fobis lançou um controle remoto chamado Weemote só para crianças com botões grandes e coloridos com apenas as opções básicas (ligar/desligar, trocar de canal e volume). Os botões de formas geométricas com números são programáveis para guardar os canais preferidos da criança no controle remoto.

Compare o layout do controle remoto Weemote com o desses controles típicos que Jakob Nielsen criticou no passado:

Controles remotos variados

O controle remoto da Fobis fez tanto sucesso que começou a ser dado de presente para idosos que não conseguiam entender esses controles excessivamente complexos. Um feliz comprador do Weemote conta que seu avô vivia apertando os botões errados de um controle remoto mais complexo e se embrenhando em menus intermináveis e assutadores. O avô ficava com tanto medo que preferia não mudar de canal e assistir qualquer coisa. Agora com o Weemote, ele tem pelo menos 5 canais a disposição para trocar facilmente.

Em resposta ao mercado, a Fobis lançou uma versão igual do Weemote com uma combinação de cores menos infantil, a versão Sr:

Weemote Sr.

Pensando nas pobres crianças que antes podiam colocar uma fita de vídeo e sair dando play e que agora tem que passar por intermináveis menus usando controles complexos, a Fobis lançou recentemente o controle remoto Weemote DV, especial para o controle de DVDs:

Weemote DV

Taí um bom exemplo de empresa que sabe aproveitar as oportunidades de mercado oferecidas por uma demanda de usabilidade específica.


Dicas

Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou iTunes.

Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 22/07/2006

Palavras-chave

controle    remoto    simplicidade    

Opções



Comentários

Discussão
Micox
22/07/06 às 15:27

Muuito bom.

Até eu, que não sou idoso, nem criança (há controvérsias hehe) compro uns 3 pelo menos.

Pra mim, pra minha mãe (que não é idosa) e pro meu avô.


Discussão
Pedro ROgério
22/07/06 às 15:52

Eu quero um desse também!!!


Discussão
Usabilisuariodoido
22/07/06 às 18:43

O da Pioner e o mais Usabilisavel.
O da at&t e da "replaytv sonicblue" sao horriveis, o da panassonic muito doido pareve que usa baterias de carrinho tocado a pilha.


Discussão
Rafael Slonik
24/07/06 às 10:29

Pra criança!? Hoje as pequenas pessoas são mais espertas que nós. Assim como eu lá em casa aprendia a lidar em qualquer coisa eletrônica entes do meu pai e da minha mãe quando eu tinha apenas uns 6 anos.

Já para idosos é excelente, geralmente eles tem problemas com estas parafernalhas eletrônicas.


Discussão
Frederick van Amstel
24/07/06 às 10:51

Concordo contigo, Rafael. As crianças tem mais facilidade para aprender a lidar com equipamentos de alta tecnologia, entretanto, as bem pequenas nem tanto. O alvo desse controle são crianças a partir de 3 anos. Outro fator que não ressaltei é que o controle permite que o pai controle que canais a criança assiste, pois fica programado só os 5.


Discussão
Sérgio Jardim
25/07/06 às 10:21

Muito boa a iniciativa da empresa, estava demorando aparecer uma solução para esse problema. Meus pais estão na faixa dos 50 e deixam de assistir dvd's pois têm receio de apertar algo errado. O esforço em aprender tal coisa é para algumas pessoas perda de tempo.

Esse controle, para mim, resolve o problema de complexidade em número de botões, mas mesmo assim eu senti falta de texturas, para melhorar ainda mais a identificação via tato, e labels nos botões (ou próximo deles), principalmente no voltado a DVD's.

Para nós, com bagagem tecnológica, uma seta pode significar "Play", mas essas convenções só são compreendidas usando-as. Assim como as convenções gráficas em etiquetas de roupas, que são confusas.

O controle então é bem-vindo, mas ao meu ver ainda faltam detalhes que melhorariam bastante a aceitação pelo público brasileiro.


Discussão
Felipe Ranieri
25/07/06 às 11:43

Bastante interessante, com certeza!
Compraria um desses tranquilamente, mas ainda prefiro não assistir com frequência a televisão.


Abraços!


Discussão
Frederick van Amstel
26/07/06 às 01:17

Concordo contigo sobre a falta de texturas, Sérgio. Tem até um comprador que disse que colou uma borrachinha no controle remoto porque ele escorregava da mão do avô dele...

Apesar desse deslize (!) no design, os botões tem formatos diferentes e estão longe um do outro, o que facilita a identificação por tato.


Discussão
Arthur Corenzan
01/08/06 às 21:52

ah se mais empresas, não só de eletrônicos adotassem esse tipo de idéia =/

muito bom, parabéns pra ela, e que tenha lucro cada vez maior (se continuar com boas idéias)!


Discussão
Fernanda
11/08/06 às 16:19

Concordo com o Rafael, acho que este controle até subestima a capacidade das crianças. Controlar o DVD para elas é um video-game dos mais simples!
Mas achei ótimo para meu pai que sempre tem problemas com o controle remoto, celular, etc. Ah, e esses botões, além de grandes e coloridos, podiam também brilhar no escuro.


Discussão
Francisco
14/12/06 às 06:36

Fred,

Muito legal, você saberia me dizer se tem alguem que fornece este controle aqui no brasil?


Discussão
Moisés Almeida
13/01/07 às 06:58

Esse é bem pratico, mas prefiro os controles que tem mais opções, pelo fato de agirem bem mais, mas eu até compraria um destes, para minha mãe que não é muito ligada nessas coisas de tecnologia, aprende porque não quer, pois até minha irmã mais nova usa o complexo e atua muito bem usando todos os recursos.
Esse novo controle é uma boa invenção para quem realmente precisa, evita as crianças ficarem pedindo para mudar de canal, fazer isso, fazer aquilo, e ainda ajuda no aprendizado dela, e quando for usar o mais complexo não vai ter muita dificuldade pois tem as funções anteriores e algumas mais avançadas mas de fácil uso, sugiro para iniciantes de novos produtos que usam controle remoto, ler o manual do controle para saber a função de cada botão.


Discussão
star games e informatica
14/04/07 às 13:17

gostei muito da novidade já trabalhamos com controles remotos e gostaria de saber como posso adquirir este produto , aguardo resposta.


Discussão
Schirle Pereira
10/08/07 às 16:23

Quem fornece este controle aqui no Brasil??
Como comentario da Fernanda ..."e esses botões, além de grandes e coloridos, podiam também brilhar no escuro".


Discussão
nnnnnn
24/04/09 às 17:43

cccc


Discussão
alicia cardoso de freitas
04/05/10 às 21:13

isso e muito bom para os idosos terem um espasso na internet .. agora eles se sentem muito queridos vcs estao de parabens!!!!!!!!!


Discussão
José Vitor
20/12/11 às 14:13

Alguém saberia dizer onde se acha esse controle remoto no Brasil ? Pesquisando no Google não consegui encontrar. Obrigado.




Comente.






(aguarde que é demorado mesmo...)


Você merece.

Assine nosso conteúdo e receba novidades sem sair de casa!

Atualizado com o Movable Type.

Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.

Apresentação do autor | Consultoria | Portifólio | Política de Privacidade | Contato