Usabilidoido: Menu Principal

English Website


Teste de usabilidade remoto

Teste com usuários sem sair de casa e sem gastar um centavo.

Teste de usabilidade à distância por telefone

Quando o grupo de usuários de um produto interativo está geograficamente disperso e não há recursos suficientes para trazê-los até o laboratório de usabilidade nem levar um laboratório portátil até eles, o jeito é fazer testes de usabilidade remotos.

No caso de websites, a forma mais simples de fazer um teste como esse é ligar para o usuário e pedir que ele use o website a partir do seu computador, verbalizando as dificuldades. O usuário descreve o que está vendo na tela e o facilitador do teste tenta fazer no seu PC as mesmas ações para entender melhor o que está acontecendo. O problema é que os usuários não sabem descrever bem o que estão vendo (lembre-se que eles não sabem os nomes dos widgets) e a tarefa extra de descrever desperdiça tempo que poderia estar sendo usado para usar o produto de verdade. Já tentei fazer testes assim e foi frustrante, tanto pra mim quanto pro usuário.

Para suprir essa carência do mercado, a Bolt|Peters lançou uma ferramenta para auxiliar o acompanhamento de testes de usabilidade remotos, o Ethnio. Com ele, a tela do usuário é compartilhada com o avaliador e as URLs acessadas são gravadas e cronometradas:

Tela de observação do Ethnio

O que faz falta é o controle das tarefas. Durante testes de usabilidades, costumo dar algumas tarefas para o usuário cumprir, cronometro o tempo gasto e registro se o usuário acha que foi fácil ou difícil realizar essa tarefa. Posso até fazer isso pelo telefone, mas seria difícil acompanhar tudo isso ao mesmo tempo e depois sincronizar com os dados das URLs e do vídeo.

A versão beta do Ethnio é gratuita para testes. Se você quiser testar, vou dar o caminho das pedras, porque sofri para chegar lá. A usabilidade desse software de teste de usabilidade é precária!

  1. Registre-se
  2. Entre no sistema
  3. Vá na opção "Create a Live Recruiting Screener"
  4. Coloque o nome qualquer para seu estudo em "Add New Screener"
  5. Edite o texto do popup que chamará os usuários para preencherem um questionário prévio de participação nos testes e clique na setinha verde "next"
  6. Preencha as pergunas que gostaria de fazer ao usuário durante o recrutamento (telefone, nome, idade, experiência com uso do computador, etc) e clique na setinha verde "next" (sugiro perguntar se o usuário tem condições de usar o telefone ao mesmo tempo que usa o computador)
  7. Edite o texto de agradecimento e clique no disquete "save"
  8. Copie o código "Activation Code" que está no final da página e cole no seu site onde quer recrutar usuários
  9. Na medida em que os usuários forem preenchendo o questionário, você terá uma lista atualizada na seção "reports" do Ethnio. Escolha um usuário e ligue para ele
  10. Enquanto explica como será o teste, vá na seção "observe" e instale o software "Ethnio Observer"
  11. Depois de instalado, clique em "Observe Your Own Participant". O Ethnio Observer deve abrir, conectar-se e ficar esperando o usuário conectar-se também.
  12. Peça ao usuário para entrar com o Internet Explorer no site www.ehtnio.com e digitar o código que aparece no Ethnio Observer lá na home do Ethnio
  13. Avise que ele terá que instalar um plugin ActiveX para participar do teste
  14. Se após instalar não aparecer uma janela preta dizendo que a sessão foi iniciada no computador do usuário, peça para ele desligar o firewall de sua máquina. Se não resolver, peça desculpas ao usuário e chame outro. Se der certo, você verá no Ethnio Observer uma cópia da tela do usuário e os dados de tempo em tempo real.
  15. Ufa, finalmente você pode começar o teste, instruindo o usuário pelo telefone
  16. Para analisar o resultado depois do teste, você terá um SWF com o vídeo da tela do usuário (sem áudio) no desktop do windows e os dados das URLs no arquivo C:\Arquivos de Programas\Ethnio\default.txt . Você pode mudar esses locais de armazenamento ridículos nas opções do Ethnio Observer

Tenho certeza que a Bolt|Peters vai melhor muito o Ethnio. É bem provável que quando ele estiver bem usável, a versão gratuita deixe de existir, por isso, aproveite enquanto é tempo.


Dicas

Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou iTunes.

Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 26/01/2006

Palavras-chave

teste    usabilidade    remoto    

Opções



Comentários

Discussão
Ciro Feitosa
26/01/06 às 10:55

Fala Fred!

Apesar de algumas precariedades no software, já ajuda um pouco nos testes. Boa dica rpz!

Abraço!


Discussão
Bruno Dulcetti
26/01/06 às 11:26

Muito interessante... Jah registrado...


Discussão
Eduardo Loureiro
26/01/06 às 11:39

Para concertar a ineficiencia de um teste feito por telefone eu uso o VNC que me permite ver a tela do usuário, o que é muito eficiente pois o usuário fica confortavel em sua máquina executando a tarefa sem ninguém ao seu redor te vigiando, enquanto da minha máquina, em outro lugar, posso ver tudo que ele esta fazendo. No caso, eu uso o VNC com usuários da própria empresa então o acesso às maquinas se da pela rede através de um cliente instalado na maquina do cliente, mas se não me engano pode ser feito pela internet também, e se não faz concerteza outros programas similares ao VNC devem fazer.


Discussão
Fred
26/01/06 às 11:47

Existem vários programas de compartilhamento de tela: Breeze, NetMeeting e até o MSN faz isso. A vantagem do Ethnio é que ele só exige um plugin minúsculo a ser instalado pelo usuário e conta com o registro de tempo para as URLs. Além disso ele já salva o vídeo automaticamente. Usando o VNC e similares, você teria que usar um programa para cada uma dessas funções.

Outro software que faz tudo o que o Ethnio faz e ainda melhor é o Morae, mas ele é pago e não tem versão demo:

http://www.techsmith.com/morae.asp


Discussão
Erick Souza
26/01/06 às 16:09

Não tinha pensado no compartilhamento de telas para os testes.
Ficou muito mais fácil arrumar novos usuários. =D


Discussão
Edson C. Sales
01/02/06 às 14:34

O MORAE é uma ótima ferramenta mas eu obtenho bons resultados usando o vnc e o Camtasia q é um software de edição de vídeo para gravar a tela do usuário.

[]'s
Eds.


Discussão
Leo Simas
05/02/06 às 13:37

Eu tenho um servidor WTS e qualque usuario pode acessa-lo atraves do Windows Terminal Services.


Discussão
Ricardo Ribeiro
05/03/06 às 18:16

tem como eu usar o VNC e imprimir algo do computador remoto na minha impressora?

Não sei se fui claro na pergunta, mas vamos lá.

estou comprolando um PC01 pela net ele fica na minha casa. la tenho documentos q quero imprimir, mas sem copiá-los para o PC02 que fica no escritorio, como eu faria para usar a impressora do PC02 para imprimir arquivos do PC01?


Discussão
António Filipe
15/03/09 às 15:39

Excelente site de Design de Interacção.
Fiquei cliente. Se quiseres ver algumas novidades sobre esta área e "sacar" alguns livros, sintam-se á vontade para visitar o meu site.




Comente.






(aguarde que é demorado mesmo...)


Você merece.

Assine nosso conteúdo e receba novidades sem sair de casa!

Atualizado com o Movable Type.

Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.

Apresentação do autor | Consultoria | Portifólio | Política de Privacidade | Contato