Usabilidoido: Menu Principal

English Website


Como projetar um web portal?

A home de um web portal é só a ponta do iceberg.

Um portal de verdade também não é fácil de projetar

Hoje recebi uma pergunta que exemplifica idéias que muitos leitores tem antes de escarafunchar este blog:

"Fui contratado para desenvolver um portal de um provedor, gostaria que você me indicasse algum portal que esteja de acordo com os critérios de usabilidade para ter como referência. Ou quem sabe você escrever um tópico analisando algum portal."

Espero que depois dessa resposta fique claro que, se fosse trivial projetar grandes websites, não seria necessário profissionais especializados no assunto, os arquitetos da informação.

Resposta

Poderia te mostrar alguns exemplos de portais que considero bem organizados mas, sinceramente, isso não iria te ajudar muito. O web portal é resultado de tantas decisões, que fica difícil pressupô-las só por navegar por ele.

Mesmo que eu fizesse uma análise de um web portal, ainda assim ela não poderia dar conta de todo o balanceamento das necessidades do usuário e dos investidores do web portal. Poderia apontar algumas falhas na interface que poderiam ser ruins para o usuário, mas essas falhas poderiam também ser inevitáveis dentro das condições de projeto.

É comum, por exemplo, ter que sacrificar o conforto do usuário em troca de mais espaço para publicidade. Esse modelo já é padrão no mercado, fica difícil propor outras idéias.

É por isso que não acredito em critérios de usabilidade rígidos e fora de contexto como os propostos no livro Homepage:Usabilidade. Cada caso é um caso. É preciso conhecer os usuários do web portal e saber o que vai ser fácil de usar para eles e não para o público em geral.

O único meio de fazer isso é tendo contato direto com eles. Isso significa que o que você precisa não é de um exemplo de web portal, mas sim de uma metodologia de projeto baseada na pesquisa com usuários.

No meu TCC descrevo um projeto de Design Centrado no Usuário, do começo ao fim. Dá pra ter uma idéia do tamanho do abacaxi.


Dicas

Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou iTunes.

Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 10/10/2005

Palavras-chave

portal    projeto    homepage    

Opções



Comentários

Discussão
Marcos Paulo Chelest
10/10/05 às 18:33

Obrigado por responder minha pergunta. Eu já imaginava que não havia uma receita pronta para desenvolvimento de um portal seguindo corretamente os critérios da usabilidade. Vou realizar uma pesquisa com o público-alvo do provedor. Já fiz o download do seu projeto de TCC, vou ler para me aprofundar no assunto.

Marcos


Discussão
junio
28/06/06 às 13:03

Eu tenho é só te agradecer pelas informações postas neste site, pois está sendo de grande ajuda
e valor em minha vida.
Muita saúde e paz para ti.


Discussão
Ludimar Guerra.
12/09/07 às 00:27

oi eu só gostaria de saber como faço para poder criar uma salas de bate papo no meu site, pois só falta criar esta parte para poder colocar o meu site no ar.
desde já agradeço pela sua atenção.

PS. Ludimar Guerra.


Discussão
Wilker Bastos
14/11/08 às 10:39

ola fiz uma hipotese em um projeto de que o ambiente virtual é o melhor para fazer pesquisa, ou seja, através de um portal web, queria que você me indicasse livros a respeito do assunto!


Discussão
Himler Auhuste Strabbs
16/11/08 às 10:10

A globo.com é um ótimo exemplo de como não fazer !


Discussão
Carlos Augusto
12/07/11 às 16:18

Boa Tarde,

Gostaria de dicas sobre criação de um portal para minha cidade e como elaborar um projeto para estar captando recursos para criação desse portal junto aos orgãos públicos.




Comente.






(aguarde que é demorado mesmo...)


Você merece.

Assine nosso conteúdo e receba novidades sem sair de casa!

Atualizado com o Movable Type.

Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.

Apresentação do autor | Consultoria | Portifólio | Política de Privacidade | Contato