Usabilidoido: Menu Principal

English Website


Como fazer uma pesquisa qualitativa

Acompanhe o desenvolvimento da pesquisa "O Orkut em minha vida".

Para capturar a diversidade

Pesquisa qualitativa é basicamente aquela que busca entender um fenômeno específico em profundidade. Ao invés de estatísticas, regras e outras generalizações, a qualitativa trabalha com descrições, comparações e interpretações.

A pesquisa qualitativa é mais participativa e, portanto, menos controlável. Os participantes da pesquisa podem direcionar o rumo da pesquisa em suas interações com o pesquisador.

Compare esses dois exemplos hipotéticos de trechos de formulários de pesquisa distintos:

:

No primeiro exemplo, a participação das pessoas é restrita a escolher uma dentre algumas opções. Se a área dela não tiver listada, terá que se contentar com um "outro...", sinal de que o seu perfil não interessa muito aos pesquisadores.

No segundo exemplo, a pessoa poderá descrever melhor o que faz. Se ela atua em várias áreas ao mesmo tempo, poderá explicar. Se atua no mercado informal, poderá comentar. Pode até mesmo dizer que faz parte de um movimento social alternativo de crítica à ocupação profissional.

Como resultado, o primeiro exemplo pode produzir estatísticas do tipo "42,3% dos 1.342 pesquisados atuam na área da Saúde", enquanto que o segundo produz uma série irregular de relatos pessoais que não podem ser comparados em números, mas que levam a uma compreensão mais rica do fenômeno.

A pesquisa quantitativa é mais comum nas Ciências Naturais (Engenharia, Física, Matemática, etc), enquanto que a pesquisa qualitativa é mais comum nas Ciências Humanas (Antropologia, Sociologia, Comunicação Social, Psicologia, etc).

Para fazer pesquisa qualitativa de qualidade, é preciso entender o Paradigma Interpretativo da Ciência. Não há espaço para discutir isso aqui neste texto, mas deixo como referência estes livros sobre metodologia da pesquisa.

Como fazer pesquisa qualitativa Pesquisa Qualitativa e Subjetividade Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais

Usarei como exemplo a pesquisa sobre o Orkut, que encontra-se em estágio de coleta de dados, para ilustrar alguns pontos que considero importantes na pesquisa qualitativa. Vale ressaltar que este relato não esgotará todas as possibilidades da pesquisa qualitativa.

Definição do tema

A partir de minhas leituras no Mestrado em Tecnologia que estou cursando, fiquei cada vez mais interessado nas mediações que o Orkut potencializa na sociedade brasileira. Jesus Martin-Barbero, um comunicólogo da linha dos Estudos Culturais explica que a tecnologia da comunicação e a sociedade se desenvolvem mutuamente, um alterando o outro simultaneamente. Porém, essa relação não é necessariamente equilibrada. Há constante conflito entre o que a mídia apresenta e o que a sociedade discute.

Eu queria entender melhor essa relação, tomando como exemplo o Orkut, pois este representa uma mudança na relação das pessoas com a mídia. O Orkut permite que as pessoas sejam participantes mais ativos da mídia do que no esquema da televisão aberta, jornal e revista.

A questão que me interessa é o que as pessoas estão fazendo com essa possibilidade de participação?

Observação participativa

Desde que entrei no Orkut, há alguns anos, estou observando o comportamento das pessoas lá, inclusive o meu próprio. Volta e meia pergunto às pessoas que mantenho contato porque elas fizeram uma determinada coisa. Observo não só o que as pessoas fazem, mas o que elas dizem.

Os insights mais interessantes a respeito da observação, publiquei nestes textos:

Mais delicioso do que escrever foi ler os comentários de outras pessoas.

Instrumento de pesquisa

Escolhi trabalhar com formulários online devido a limitações de tempo (essa pesquisa é paralela à minha dissertação) e distância geográfica. Mesmo que trabalhasse apenas com alguns orkuteiros na cidade onde moro, poderia obter maior profundidade com entrevistas face-a-face e observações presenciais, mas isso tomaria um tempo que não tenho agora.

O formulário online é interessante por um lado porque aproveita a mesma mídia em que é usado o Orkut. A idéia de criar uma comunidade sobre a pesquisa foi muito natural, mas caiu como uma luva ao meu interesse na participação ativa. As comunidades do Orkut oferecem um fórum de discussão e uma ferramenta de enquetes que podem e estão sendo usados pelos participantes para explorar questões que eu nem havia pensado.

Formulário piloto

Publiquei neste blog o formulário piloto para a pesquisa usando uma ferramenta excelente chamada Wufoo. Tinha dúvidas se as pessoas seriam capazes de articular respostas aprofundadas às questões que coloquei. Se o Orkut fosse uma "interface transparente" em que as pessoas interagissem entre si sem se dar conta da mediação, então minhas perguntas sobre a mediação seriam alienígenas.

Fiquei muito satisfeito em confirmar o que Carlos Scolari chama a atenção em seu livro Hacer Clic: quando uma pessoa está usando um artefato ela parece não prestar atenção diretamente no artefato, mas sim na atividade que ele realiza com a mediação do artefato, entretanto, a atividade é realizada dentro dos limites que o artefato impõe e a pessoa sabe disso.

A maioria dos 58 participantes compartilharam reflexões relativamente profundas sobre o papel do Orkut em suas vidas. Veja a resposta dada por um participante sobre a pergunta "Foi fácil ou difícil preencher o seu perfil? Porquê?"

No começo foi difícil. Todo mundo escrevia como se a página do perfil fosse um manual de instruções. Aos poucos foram criando comunidades para tudo qualquer coisa e seguindo o fluxo, colocava "Você descobre mais sobre mim olhando minhas comunidades" mas isso era muito vago. Até que depois de fazer um teste de personalidade, que encontrei em uma comunidade, e resolvi me descrever usando uma linguagem de programação. O problema foi quando começaram a aparecer os emos, os manos e os desconhecidos de outros estados adicionando sem mais nem menos, então o perfil acabou se tornando um manifesto pessoal contra essas pessoas e seus rótulos. Acho que só agora, 2 anos e uns meses (sim, já faz tudo isso de tempo) depois de ter criado meu perfil é que encontrei uma maneira clara e objetiva de me descrever.

Algumas pessoas responderam essa questão como se a facilidade ou dificuldade estivesse relacionada à interface do formulário:

Fácil, com perguntas simples e os campos são opcionais.

O que eu queria saber na realidade é a dificuldade ou facilidade de expressar a personalidade usando a ferramenta. Mudei o texto da pergunta para "Como foi sua experiência ao preencher seu perfil no Orkut?" Se quero deixar aberto o espaço das respostas, não posso restringir as pessoas de escolherem dentre as opções simplistas "fácil" ou "difícil".

As pergunta fechadas demonstraram-se praticamente inúteis para a pesquisa. Perguntei se as pessoas queriam mais ou menos amigos, fãs e etc e a esmagadora maioria respondeu que é indiferente. Se são indiferentes, então o número de amigos, fãs e etc para elas não é importante.

Respostas indiferentes

Eu esperava entender com essas perguntas a motivação das pessoas para usar o Orkut. Minha hipótese era que tais números tivessem alguma influência na motivação, mas já pude perceber que não. Desmembrei a questão da motivação em duas perguntas abertas:

  • O que motiva você a ver o perfil das outras pessoas?
  • Você acha divertido usar o Orkut? Porquê?

A pergunta "O que mudou na sua vida depois que você começou a usar o Orkut?" foi respondida em profundidade por poucas pessoas, talvez por ser ampla demais. Entretanto, pelas poucas respostas aprofundadas que recebi já valeu à pena.

Pontos positivos: voltei a ter contatos com pessoas que não via desde o colegial, com colegas de universidade, com amigos distantes e familiares com muito mais facilidade e rapidez.

Pontos negativos: A exposição - fofoqueiros de plantão, inclusive no trabalho, há um certo monitoramento da sua vida. Meu marido não tem orkut, embora insista para que ele faça, o que eventualmente causa ciúmes de um amigo com um perfil mais ousado. Embora eu sempre seja muito carinhosa nas minhas relações afetivas, o que se reproduz no orkut, e quem me conhece sabe bem disto. Às vezes causa mal entendidos.

Mantive essa pergunta, pois ela faz uma boa sequência com uma outra que não tinha feito no formulário piloto: "Se você pudesse mudar alguma coisa no Orkut, o que mudaria?"

Veja a relação completa de respostas no relatório gerado pelo Wufoo e tire suas próprias conclusões.

Prototipação rápida

Enquanto analisava as respostas ao formulário piloto, ia testando novas perguntas com amigos no MSN. O certo seria fazer mais um formulário piloto, mas o tempo impedia. Em alguns minutos pude confirmar que as alterações citadas acima estavam sendo entendidas como eu precisava e algumas perguntas novas não valiam à pena serem feitas (por ex: "Como você aprendeu a usar o Orkut? Como você aprendeu que o recado se responde no scrapbook do outro?")

Formulário final

Quando terminei o formulário final, veio aquela idéia básica de pedir ao participante que indique outras pessoas a participar. Mas aí fiquei pensando o que motivaria alguém a deixar os emails dos amigos ali. Eu faria isso porque sou o pesquisador interessado, mas os participantes não necessariamente. Se eles pudessem ser os pesquisadores, então teriam o mesmo empenho.

Pois foi isso que fiz: o participante da pesquisa não responde apenas, mas também reflete e comenta sobre o que os seus amigos indicados respondem. Através do email e da comunidade podem se estabelecer conversas paralelas à pesquisa a respeito do assunto.

Estou inspirado pelo método de pesquisa etnográfica chamado Cultural Probes, na qual os participantes levam máquinas fotográficas, diários e outras ferramentas de registro para o seu dia-a-dia e vão eles mesmos fazendo o recorte da pesquisa, sem a presença de um pesquisador no local. Não sei se vai dar certo, mas vamos aproveitar para experimentar!

Participe você também

O Rafael Dourado me ajudou a programar o sistema da pesquisa e pretende ajudar na síntese e reflexão sobre os resultados. Você também pode participar. Se você respondeu o formulário piloto, copie e cole suas respostas do relatório do Wufoo. Depois que você enviar as respostas, você poderá convidar amigos por email ou por um link no seu blog. Em ambos os casos, você receberá as respostas das pessoas indicadas no seu email e poderá contribuir para a pesquisa com suas conclusões a respeito.

http://tropus.com.br/usabilidoido/pesquisa_orkut/

http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=31666308


Dicas

Siga-me no Twitter.

Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 20/05/2007

Palavras-chave

pesquisa    qualitativa    orkut    prototipação    

Opções



Comentários

Discussão
Rochester
21/05/07 às 05:04

Legal a pesquisa, não participei ainda..

=D


Discussão
Rogério Pereira
21/05/07 às 15:46

Acho bastante interessante fazer esse tipo de trabalho, ainda mais porque trata-se de um site bastante popular no Brasil.


Discussão
Talitha Benevenuto
24/05/07 às 12:39

Sou suspeita para fazer qualquer comentário sobre o texto. Uma sou uma curiosa de plantão, assuntos sobre tecnologia me interessam bantante e outra, pq tenho uma queda muito grande pela área acadêmica.
Parabéns pelo texto, com referências, bem embasado.
Sucesso!
Ao meu ver somente um pto deixou a desejar: os links não abrem um novo navegador e isso atrapalha a leitura.
No meu caso, solucionei com o CRTL + N e a tela que keria ter lido está aqui aberta, mas seria mais confortável se o próprio link levasse a um outro navegador
É isso ae
=)


Discussão
Talitha Benevenuto
24/05/07 às 12:43

Sou suspeita para fazer qualquer comentário sobre o texto. Uma sou uma curiosa de plantão, assuntos sobre tecnologia me interessam bantante e outra, pq tenho uma queda muito grande pela área acadêmica.
Parabéns pelo texto, com referências, bem embasado.
Sucesso!
Ao meu ver somente um pto deixou a desejar: os links não abrem um novo navegador e isso atrapalha a leitura.
No meu caso, solucionei com o CRTL + N e a tela que keria ter lido está aqui aberta, mas seria mais confortável se o próprio link levasse a um outro navegador
É isso ae
=)


Discussão
eugenio Francisco caia
14/06/07 às 06:24

qrueridos continuem firmes neste lindo trbalho de investigação.
gostei e quero mais conteudo relacionado com metodos cientificos modernos e tradicionais


Discussão
Gabriel Kruschewsky Mattos Vaz
15/06/07 às 00:08

bem meu velho, sou fã de seu site e estou fazendo um trabalho de conclusão de curso que abrange muitas matérias do seu site...

estou com uma pesquisa on line e gostaria muito de ouvir sua opinião sobre ele...

se você pudesse escrever sobre algo que me ajude nesse desenvolvimento, lhe agredeço muito, estou usando o Wufoo para traçar um perfil do meu usuário e descobrir qual o menu mais agradavel ao usuario, farei outras pesquisas ainda, ao decorrer do desenvolvimento desse trabalho de pesquisa...


bem, aqui segue o link!
abraço e continue pubicando seus textos!

http://designcelular.wufoo.com/forms/questionario-base-para-o-tcc/


Discussão
Frederick van Amstel
15/06/07 às 00:32

Gabriel, suas perguntas estão muito técnicas para pessoas que não são designers. A maioria das pessoas não sabe o que é Interface, usabilidade e etc.

Além disso não tem opção "nunca tive celular", que é o meu caso.


Discussão
zenildes teixeira
22/08/07 às 21:49

oi, gostaria de receber mas informaçoes sobre
metodologia cientifica.
obrigada.


Discussão
vania
28/08/07 às 22:12

Estou trabalhando em uma maternidade e pesquisando vários assuntos, mas por estar tratando de uma área que precisa ser humanizada, pretendo somente trabalhar com pesquisas qualitativas. O q acha? Preciso de dicas, e muitas! Obrigada e parabéns!


Discussão
Thiago Dragoni
05/10/07 às 16:51

Primeira vez que comento aqui.

Cara, estou começando a trabalhar em uma monografia em psicologia da comunicação que vai analisar a construção da identidade em comunidades online. Não, não é TCC, então provavelmente não será algo muito extenso, mas as pesquisas com certeza servirão de introdução para um aprofundamento no assunto, que eu pretendo desenvolver mais pra frente. Quando eu tiver alguma coisa, te dou um toque!

E eu também sou viciado em orkut! haha


Discussão
Jarina
22/10/07 às 21:35

Gostei da ideia de criação para comentarios, nos permite ter ideias novas.


Discussão
michelly
22/11/07 às 17:32

muito bom!!


Discussão
cristie
07/12/07 às 17:35

legal, inclusive procurei essa comu no orkut, mas as que eu achei não são tão séria.
poderiam me passar o link.
obrigada.
cristieborgesb@bol.com.br


Discussão
Loiva Mara Cabreira de Souza
10/01/08 às 10:12

Estou fazendo meu projeto de conclusão de pós graduação em controlede infecão hospitalar, é sobre implantaçãodoplano degerenciamento de resíduosnomeu hospital, só estou tendo dificuldades é na metodologia . agadeço se poder me ajudar.Loiva.


Discussão
Kamila Danusa de Sousa Gabriel
28/03/08 às 14:23

olá faço enfermagem e estou fazendo uma trabalho de conclusão de curso em algumas maternidade e pesquisando vários assuntos,principalmente sobre humanização, pretendo somente trabalhar com pesquisas qualitativas. exploratorias com entrevisat parcialmente estruturada... O q acha? tem algum conselho... nunca fiz isso antes então preciso de muitas dicas! Obrigada e parabéns!


Discussão
ANGELA BARBOSA
30/03/08 às 17:40

Estou finalizando uma dissertação e encontrei o assunto "Como fazer uma pesquisa qualitativa", que, por ser simples, me interessou. Porém, preciso saber pelo menos em que ano foi publicado. Caso eu não saiba, não poderei fazer a citação.
Agradeceria se pudesse me dar essa indicação.


Discussão
MissMoura
06/04/08 às 00:10

Olá, acabo de chegar aqui por acaso... Sou Publicitária, curso Pós-graduação em Mídias Digitais e, em 2006, iniciei pesquisas sobre o Orkut como ferramenta de gerenciamento do relacionamento com o consumidor. Gostaria de trocar idéias sobre a sua pesquisa, obter informações sobre os bastidores, enfim: meadiciona.com/missmoura

Minha pesquisa fica em:http://www.scribd.com/doc/201307/As-comunidades-do-Orkut-como-ferramenta-de-eCRM-no-Brasil

Att;


Discussão
tiller belotti
14/07/08 às 14:31

Aqui vc não destingua grupo focal da profundidade, gostaria de saber qual e mais eficiente, ou se os dois chegam ao mesmo resultado com exatidão.


Discussão
ines ribeiro
08/08/08 às 00:40

Amei!!
faço uma pesquisa em teatro-educação e gostaria de saber mais sobre wufoo.mas ao abrir o link, estava tudo em inglês.
Como faço para compreender melhor como utilizar o wufoo?


Discussão
ines ribeiro
08/08/08 às 00:52

esqueci de te dizer,mas uso o orkut para pesquisa também. Geralmente faço enquetes sobre um determinado tema polêmico.
"O que é ser artista para você?" foi um tema.Envio aos meus amigos e eles respondem e sempre digo para que, se quiserem, leiam as respostas dos outros após fazerem os seus argumentos..Muito legal!!
Agora, faço mestrado em natal e preciso de informações de alunos que estão na Amazônia.Optei usar o MSN e o Orkut para dialogar com as pessoas que participam da pesquisa. Gostaria de saber masi sobre o Wufoo.
Parabéns, amei sua estratégia e sua pesquisa.


Discussão
ricardo
12/08/08 às 03:39

mto interessante o seu trabalho.. estou a procura de um tema mais especifico sobre pesquisa qualitativa e quantitativa... alguma aplicação mais prática para a área de administração... e estou lendo tudo que posso sobre pesquisa... se voce tiver algum estudo de caso interessante para eu fazer o trabalho sobre pesquisa, poderia passar pra mim? agradeço desde ja...


Discussão
Manoel Christian
13/10/08 às 16:48

Oi!
Sobre o comentário do nosso colega a cima(12/08),estamos com mesmo interesse,poderia nos ajudar sobre essa pesquisa qualitativa!


Discussão
Conceição Portela
09/11/08 às 13:41

Olá, estou começando um mestrado em serviço social pela UFPE, portanto, estou pesquisando tudo sobre pesquisa qualitativa,sou Enfermeira e adorei suas dicas. abraços.


Discussão
Marcelo Bancalero
30/11/08 às 14:02

Preciso para hoje!!!!!!!

Como dar um rumo qualitativo em uma pesquisa quantitativa?


Por favor se alguém souber

marcelobancalero@bol.com.br


Discussão
sedrick
07/03/09 às 12:57

Alguém sabe de algum artigo explicando como fazer uma pesquisa qualitativa? e onde posso encontrá-lo (site) ?

desde já, agradeço.


Discussão
yonys rolando quijada
28/03/09 às 21:14

eu estou puto da vida, pofessore come merda falam e falam da necessidade de que o aluno passe aser um pesquisador libros libros e mais libros falam da pesquisa e jamais te deixam claro d ecomo porraaaaaaaaaa fazer a pesquisa.....choramos pela falta de pesquisadores...sim soumos orientadores viramos para verdugo e falamos ao orientado "vc se vira" puta merda que munod é este...como sere pesquisador sim antes ver todos os libros existente no mundo de metodologia....não existe alguem pratico que ensine a fazer o que e o como da pesquisa


Discussão
marcele
13/05/09 às 16:33

bem, estava procurando material na internet sobre pesquisa qualitativa e descobri o seu blog. gostei bastante. parabéns! sou design instrucional e vou linkar seu blog na disciplina de metodologia, que estou elaborando.


Discussão
EURICO RIBEIRO DAS SILVA
26/05/09 às 18:47

PARABENS PELA MATERIA PUBLICADA. EOU EMPRESARIO E ESTOU PREPARANDO UMA PESQUISA SOBRE MERCADO E ENCONTREI BASTANTE ASSUNTO EM SUA MATERIA.


Discussão
Ricardo
23/07/09 às 13:24

Existe um software em português para criação de questionários para pesquisas com uma versão GRATUITA em www.encuestafacil.com que permite aos usuários leigos em programação elaborar por si toda a estrutura de perguntas e respostas para qualquer tipo de pesquisas de uma maneira prática, simples e intuitiva em tempo récorde.

O software também gera relatórios de resultados detalhados com gráficos que podem ser exportados para excel.

As vantagens de realizar pesquisas online são:
-Baixo Custo
-Qualidade e confiabilidade de dados
-Interatividade
-Grande alcance de entrevistados
-Alta participação
-Praticidade e comodidade para o pesquisador

É possível acessar a ferramenta fazendo um cadastro apenas com um nome de usuário e uma senha em http://www.encuestafacil.com

fica ai a dica para quem tiver interessado agilizar o processo de fazer pesquisas!


Discussão
Maykon Aires cardoso
24/09/09 às 03:11

Parabéns,achei bastante interessante sua preocupação de demonstra a importância da tecnologia para com a sociedade, usando como seu objeto de estudo um dos sites de relacionamento que mais repercute no mundo. Além de direcionar os olhos dos participantes um sentido mais amplo em relação ao objeto.

pesquisa - Por se tratar de uma pesquisa qualitativa, ou seja, estudando mais a fundo o objeto pesquisado, me torna transparente a importância dos números(quantitativos) para chegar a uma conclusão concreta em sua pesquisa. Vendo esse fundamento com o uso das duas abordagens, ela se torna uma pesquisa "Qualiquantitativa"?




Discussão
hortencia bigi fernandes de lima
23/03/10 às 15:00

estou aprendendo agora a fazer pesquisa mas ainda não sei bem etou im pouco perdida, gostei da dica, e espero outras.


Discussão
EDSON
07/04/10 às 20:38

TGE TGC RSRSRSRSR METODOLOGIA CIENTIFICA, :p


Discussão
AGUIDA
30/04/10 às 15:43

MELHORES INSTRUÇOES QUE RECEBI


Discussão
Messias
27/06/10 às 08:19

Estou fazendo pos em Metodologia e Didática do Ensino Superior, e quero fazer um pré-projeto em Educação de Jivens e Adultos, Como voce podria adudar-me?


Discussão
maeli
08/07/10 às 22:52

nossa adorei isso aki! apesar d estar me formando e pesquisando sobre pesquisa qualitativa qdo vi a relaçao do orkut c/ seu texto nao pudi resistir...
eh bom saber q pessoas bem informadas e c/ cultura tbm ligam p/ o orkut... nao somente eu ...rs
deixa eu ir... agora tenho q estudar mais um poco...

caso queira discutir mais sobre o tema me mande um email ok!
; D

até mais


Discussão
Cristiane
28/09/10 às 21:18

Gostei da sua pesquisa. Incrivelmente criativo vc.
Parabéns!!!!!!


Discussão
preto da favela
05/10/10 às 11:34

'esse site não me ajudo em nada ASIUHAUSAHSH


Discussão
Patrícia Nascimento Souza
05/10/10 às 14:53

preciso saber informações sobre perguntas qualitativas e quantitativas na area de pesquisa de marketing


Discussão
leandro castro
08/10/10 às 17:17

estou fazendo uma pesquisa sobre o orkut, mais especificamente como as alunos de comunicaçao social da UFRR usa seu orkut, mas estou um pouco perdido gostaria que você me desse uma dica de onde começar


Discussão
leandro castro
08/10/10 às 17:21

estou fazendo uma pesquisa sobre o orkut, mais especificamente como as alunos de comunicaçao social da UFRR usa seu orkut, mas estou um pouco perdido gostaria que você me desse uma dica de onde começar


Discussão
Adriana Sousa
30/11/10 às 15:43

Parabéns pelo texto, muito interessante, diferente de muitos textos que deixam o leitor intediado. o formato do texto, tamanho da fonte, muito bom!


Discussão
ivan
01/12/10 às 10:52

Gostei muito da pesquisa.

http://www.planodeestudante.com.br/


Discussão
ivan
01/12/10 às 10:55

Gostei muito da pesquisa.

http://www.planodeestudante.com.br/


Discussão
Léo
17/03/11 às 12:46

Ótima a tua pesquisa!


Discussão
Andréia Pereira
11/05/11 às 02:53

Foi interessante a forma como foi abordado esse assunto sobre esse tipo de pesquisa.


Discussão
Grazy
12/05/11 às 18:38

LEIA SOZINHO porque no passado eu também não acreditava que ia dar certo, mas? funciona mesmo!!! Entrei neste site e fiz esta prece. Fiz para ver se ia dar certo e deu, assim que acabei meu amor ligou. A pessoa que eu copiei também não acreditava mas para ela também funcionou! AGORA VEREMOS? Diga para você mesmo o nome do único rapaz ou moça com quem você gostaria de estar (três vezes)? Pense em algo que queira realizar na próxima semana e repita para você mesmo (seis vezes). Se você tem um desejo, repita-o para você mesmo (Venha cá ANJO DE LUZ eu te INVOCO para que Desenterre AA de onde estiver ou com quem estiver e faça ele ME telefonar ainda hoje, Apaixonado e Arrependido, desenterre tudo que esta impedindo que AA venha para MIM l, afaste todas aquelas que tem contribuído para o nosso afastamento e que ele jnc não pense mais nas outras? mas somente em MIM. Que ele ME telefone e ME AME. Agradeço por este seu misterioso poder que sempre dá certo. Amém?). Publique esta simpatia por três vezesSó mesmo esta simpatia, quero compartilhar com você a minha alegria e mostrar que se para mim deu certo para você também dará basta copiar e colar por três vezes em inforum diferente esta simpatia abaixo e logo em 48hs você terá uma linda surpresa, beijos Ainda esta noite de madrugada o TEU amor dará conta de que TE ama, algo assim acontecerá entre 1 e 4 horas da manhã esteja preparada para o maior choque de sua vida! Se romper esta corrente terá má sorte no amor


Discussão
Annie
01/02/12 às 21:11

Ola!

Meu nome e Annie, gerente na QSR, regiao America Latina. O nosso software NVivo e o lider no mercado de Analise de Dados Qualitativos, se voces ainda nao conhecem, visitem nossa pagina em Portugues e registrem-se em uma de nossas demos para familiarizarem-se com o software, agora com interface em Portugues!
http://www.qsrinternational.com/other-languages_portuguese.aspx
Ou entre em contato direto comigo no email a.soares@qsrinternational.com


Discussão
Vicente Sarmento
10/04/12 às 15:44

Os links estão quebrados. Há como ter acesso ao formulário final?



Retrucadas

Se você tem um blog, pode retrucar via TrackBack:
http://www.usabilidoido.com.br/cgi-bin/mt/mt-tb.cgi/569


Comente.






(aguarde que é demorado mesmo...)


Você merece.

Assine nosso conteúdo e receba novidades sem sair de casa!

Atualizado com o Movable Type.

Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.

Apresentação do autor | Consultoria | Portifólio | Política de Privacidade | Contato