Usabilidoido: Menu Principal

English Website


Colocando o projeto multidisciplinar em jogo

Expansive hospital

Como parte da minha pesquisa de doutorado, desenvolvi um jogo de tabuleiro, O Hospital Expansivo. Trata-se de um jogo sério, uma modalidade de jogos famosa na Holanda que não visa o entretenimento, mas sim o aprendizado dentro de organizações. Essa modalidade é diferente dos jogos educativos pois ela coloca algo sério em jogo, no caso do Hospital Expansivo, a dificuldade de organizar projetos multidisciplinares.

Os jogadores enfrentam contradições que realmente acontecem em projetos multidisciplinares. Por um lado cada jogador precisa colaborar com outras disciplina para construir o hospital, mas por outro, precisa garantir a autonomia de sua própria disciplina. Os jogadores fazem isso pela maneira como lidam com o dinheiro, informação e poder presentes no jogo.

Depois de jogar, os jogadores refletem sobre o que fizeram. Eles costumam perceber que ouvir a opinião de outras disciplinas é essencial para tomar boas decisões. Os resultados objetivos do jogo (pontuação e capital acumulado) demonstram as consequências de adotar estratégias individualistas e de construir estratégias coletivas.

O jogo foi selecionado para representar a Universidade de Twente na Dutch Design Week, ao lado do carro movido a energia solar que atravessou o grande deserto australiano.

Ddw mind the step expansive hospital

Um investidor viu o jogo na feira e decidiu investir. Hoje o jogo é comercializado na Europa pela Contecht. Até a presente data, O Hospital Expansivo já foi testado em cinco países: Holanda, Finlândia, Canadá, Índia e Brasil.

Expansive hospital logo1 word map2

No Brasil, o jogo foi testado pelo Hospital de Clínicas do Paraná, o maior do estado. O Comitê de Humanização convidou representantes dos centros de cirurgia, internação e provimento de materiais para jogar o jogo com o intuito de discutir conflitos coditianos que surgem nas relações entre disciplinas.

A jogatina foi animada e divertida, porém, ao invés de distrair ou motivar a equipe, o jogo suscitou uma discussão objetiva sobre os conflitos cotidianos. Em apenas 3 horas, as representantes conseguiram desenrolar a contradição do projeto multidisciplinar em cinco pontos:

  • A gestão de projeto multidisciplinar não pode se basear apenas na hierarquia
  • A complexidade acumulada nos cargos de direção é tamanha que não é possível entender tudo o que está acontecendo
  • Projetos sem a participação dos afetados geram demandas emergentes e erros
  • Quando alguém faz o trabalho do outro sem seu consentimento, o outro perde a motivação em participar
  • A comunicação regular entre disciplinas é essencial para que as pessoas se sintam à vontade de assumir erros e voltar atrás em suas decisões

Esses pontos serão trabalhados posteriormente em reuniões de alinhamento. O vídeo abaixo mostra cenas de jogatinas gravadas na Europa, resumindo os principais temas trabalhados pelo Hospital Expansivo.


Dicas

Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou iTunes.

Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 07/07/2015

Palavras-chave

jogos    contradição    colaboração    

Opções



Comentários



Comente.






(aguarde que é demorado mesmo...)


Você merece.

Assine nosso conteúdo e receba novidades sem sair de casa!

Atualizado com o Movable Type.

Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.

Apresentação do autor | Consultoria | Portifólio | Política de Privacidade | Contato