Usabilidoido: Menu Principal

English Website


Centralizar ou alinhar à esquerda?

Jonas Galvez criticou o alinhamento à esquerda do novo layout do Usabilidoido e Rafael Faria lembrou de um estudo feito pelo Jakob Nielsen que diz que a primeira coisa que as pessoas fazem ao abrir um website é olhar no centro da tela, procurando por conteúdo útil. Foi exatamente pensando nisso que eu joguei um vermelho na caixa contendo os últimos posts e tentei centralizar ela, mas presumo que o visitante de primeira viagem vai seguir a coluna da esquerda.

Não alinhei ao centro o layout primeiro porque meu principal objetivo é aproveitar o máximo da tela, usando um layout fluido. Já é difícil graças ao modelo de caixa do W3C fazer esse tipo de layout, ainda mais alinhá-lo ao centro. Ainda não vi no CSSVault nenhum blog que usasse esse esquema. O que mais se aproxima é o redesign do Douglas Bowman, mas mesmo assim não é centralizado.

Fora questões técnicas, vejamos a questão ergonômica. No centro, o texto não está nem próximo da barra de rolagem, nem próximo do canto esquerdo da tela do monitor, onde pode se aproveitar da Lei de Fit. No layout anterior, os posts estavam próximos da barra de rolagem: o leitor rolava, via um link legal mexia o mouse um pouco e clicava nele. Agora, está no lado oposto: o leitor rola, vê um link legal, joga o mouse com velocidade para o canto da tela esquerda de onde não pode passar, volta para o link e clica nele. O tempo total é menor do que antes. Porque isso? Por causa dessa tal de Lei de Fit.

A dificuldade para atingir um alvo é uma função da distância do alvo e de seu tamanho. Ou seja, quanto maior o alvo e mais perto da origem do movimento, mais fácil é de acertar.

Colar botões no canto da tela, é como se ele tivesse altura e largura infinitas. Para um destro, o canto inferior direito é o mais rápido de acessar, seguidos do canto superior esquerdo, superior direito e inferior esquerdo. Mexa o mouse e deixe que seus músculos lhe provem isso. Os pontos das bordas entre os cantos também são poderosos, mas possuem apenas uma das dimensões infinitas: ou largura ou altura.

Concordo que no centro, pode ser mais gostoso ler textos, principalmente porque nosso olho nem nossa cabeça precisa virar pro lado e também porque é possível encher de espaço em branco aos lados, deixar o texto respirar. Mas, como eu sempre entupo meus posts de link, preferi priorizar a interação. Afinal, o que vocês acham melhor leitores?

PS: Po, Jonas, valeu pelo post, é o primeiro Trackback desse blog.


Dicas

Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou iTunes.

Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 02/06/2004

Palavras-chave

alinhamento    texto    leitura    conforme    o    texto    lei    de    fit    

Opções



Comentários

Discussão
Rafael
03/06/04 às 01:44

Bom, não ganhei um link tb mas tudo bem! :P eheheh

Fora a brincadeira, Frederick, a minha mensagem em relação à centralização do texto no centro, não é apenas por causa do estudo do Jakob (opa já estou intimo :P), mas sim pelo "desconforto" que eu senti, tanto para ler, quanto para escrever.

Talvez eu não saiba explicar em palavras e definir como me comportei diante do seu redesign, mas talvez seja apenas uma forma de adaptação.

Creio que as mudanças são sempre positivas, mas o meu "puxão de orelha" foi justamente por causa do tópico que você aborda. Não estou dizendo que você está errado, mas também não vou afirmar que está certo.

O design ficou bem legal, mas as minhas duas críticas (e espero que sejam construtivas) ou até mesmo sugestão, é repensar no alinhamento do texto, e procurar aproveitar melhor o espaço que se tem das páginas internas, em vez de apenas tapa-los com essa parte cinza.

Claro, não sou expert em Usabilidade, meu conhecimento ainda é limitado e estou longe de ser um bom escritor por isso me perdoe as falhas gramaticais, mas procure sempre analizar as opiniões dos leitores, esse vai ser sempre, sem dúvida, o seu melhor retorno! :P

PS: Fiz alguns posts sobre o relatorio que um colega de trabalho fez das palestras do User Experience 2003 (ano passado) no meu blog, se tiver um tempinho dê uma lidinha, existem tópicos bastante interessante.

[]'s


Discussão
julio
03/06/04 às 14:41

Tb acho que centralizado fica mais fácil de ler. Aliás, a fonte pode aumentar um ponto tb.
Levei alguns segundos para achar a lista de posts recentes, acho q o lugar tb não é o ideal. Visualmente ficou muito melhor que o antigo. Mas do ponto de vista de uso do conteúdo acho dificultou.
O lance é ir evoluindo com o feedback dos seus leitores mesmo : )
Abraços


Discussão
Fred
03/06/04 às 16:40

Rafael, já tinha lido os seus artigos. Você não escreve mau. Aliás, você respondeu uma pergunta que passara pela minha mente: será que ele assistiu essas palestras mesmo? Seria legal mesmo se você colocasse esses créditos no seu blog também :) Críticas: toma lá, dá cá.

Acho que vou criar uma stylesheet alternativa pra quem prefere centralizado. Creio que não vai ser difícil. Aguardem.


Discussão
Fred
03/06/04 às 22:47

Ahhhh... Como é bom trabalhar com webstandards! Fiz esse esqueminha de três folhas de estilo diferente em poucos minutos. Não precisei mexer uma linha no HTML. Vejam lá em cima na página os ícones.


Fred... pensei, pensei e realmente o conteudo blocado ao centro fica bem melhor.

Quanto aos icones lah em cima, simplesmente PERFECT.

To sem palavras. Só uma coisa... acho que o padrão deve ser o centralizado OK?? :D

[]s

E novamente, parabéns.


Discussão
Thiago Matsunaga
07/06/04 às 03:00

Muito boa a idéia de mudar o layout do blog =o)
Agora ninguém mais reclama =D


Discussão
Alex Mac
30/08/05 às 16:03

Concordo com a maioria dos posts até o momento. O layout centralizado fica melhor.

Qdo conheci o Usabilidoido, a primeira coisa que fiz foi experimentar os três layouts disponíveis (e parabéns pelo recurso de troca tão rápido e simples), e a escolha quase que automática foi o centralizado. Mas o simples fato de você ter mantido as opções diferentes disponíveis foi muito legal.


Discussão
Nighto
11/01/06 às 15:09

centralizado ficaria melhor, mas se fosse justificado na minha opinião ficaria ainda melhor.




Comente.






(aguarde que é demorado mesmo...)


Você merece.

Assine nosso conteúdo e receba novidades sem sair de casa!

Atualizado com o Movable Type.

Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.

Apresentação do autor | Consultoria | Portifólio | Política de Privacidade | Contato