Usabilidoido: Menu Principal

English Website


Analisando logs de busca

Sempre acompanho o registro de todas as buscas que foram feitas nesse blog, mas desde que coloquei a caixa de busca lá em cima, no canto direito, o número de buscas aumentou 5 vezes. Esse negócio de seguir padrões é realmente útil, hein? Tinha colocado lá embaixo, com um tamanho gigantesco justamente para zombar da recomendação do Jakob Nielsen. Redimido de minha rebeldia, descobri que muita gente não acha o que procura nos arquivos desse blog simplesmente porque ele ainda não tinha um registro de sinônimos.

Alguém buscou uma vez "rastro do mouse" de três combinações diferentes, mas não achou nada. Os post que ele buscava era esse: movimento do mouse rastrado e, em nenhum lugar do texto constava a palavra "rastro". Pesquisei e descobri que o Movable Type tem um lugar que você coloca palavras-chaves para cada post, mas nunca tinha visto isso na interface. Está escondido por padrão. Para habilitar, basta clicar no pequeno link "Customize the display of this page", embaixo do formulário de novo post. Agora não frustro mais quem digita uma palavra errada, como Jackob Nielsen ao invés de Jakob Nielsen.

Durante a pesquisa, acabei descobrindo uma extensão que permite agrupar posts por palavras-chave. Agora ao lado do final dos posts, temos uma caixa vermelha com outros posts que provavelmente vão dar continuidade à leitura. Movable Type é o que há!


Dicas

Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou iTunes.

Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 14/06/2004

Palavras-chave

análise    log    busca    

Opções



Comentários



Comente.






(aguarde que é demorado mesmo...)


Você merece.

Assine nosso conteúdo e receba novidades sem sair de casa!

Atualizado com o Movable Type.

Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.

Apresentação do autor | Consultoria | Portifólio | Política de Privacidade | Contato