Usabilidoido: Menu Principal

Curso de p�s em Design de Intera��o por 17xR$490


Mercado Web Feed só desta seção

Coment�rios sobre as tend�ncias e m�us-h�bitos do mercado Web, ou seja, o grupo social de pessoas que fazem websites para viver.

Quem cont�m o excesso de informa��o?

(7 coment�rios)

Profissionais de diferentes forma��es prometem resolver o problema da avalanche de informa��o que atinge n�o s� os indiv�duos, mas tamb�m as empresas. O problema � maior do que imaginam.

Platão assoberbado

No limite entre inspira��o e c�pia

(41 coment�rios)

Existem duas formas de se proteger contra o pl�gio. Uma � registrando a express�o de uma id�ia atrav�s dos direitos autorais e a outra � registrando a pr�tica da id�ia atrav�s de uma patente. Acho que orkut n�o tem nenhum dos dois (escrevo assim para n�o chover gente pedindo convite), mas encontrei hoje uma meia-c�pia dele: o Gazzag, feito por brasileiros.

T� certo que os bugs frequentes e a lentid�o do orkut s�o frustrantes, tanto que desisti de acess�-lo a n�o ser as comunidades de Usabilidade e AI. Tamb�m o descaso em n�o traduzirem para o portugu�s mesmo os brasileiros representando 63% dos usu�rios � frustrante. Por�m, isso n�o justifica fazer uma c�pia do servi�o sem esses e outros defeitos.

Leia mais.

Acessibilidade e inova��o

(3 coment�rios)

Hoje tive uma conversa bem interessante com o leitor Leandro Ferreira, o famoso Durang do f�rum FlashMasters, que me contava sobre uma tentativa de tentar tornar o conte�do em Flash mais acess�vel. Como sabemos, tudo que se coloca dentro de um SWF dificilmente ser� acessado por um buscador ou um usu�rio com necessidades especiais (leitores de tela, aumento de fonte, navega��o s� pelo teclado, etc). Isso pode n�o parecer importante, mas um dia voc� se sensibilizar� com a causa, seja pelo cora��o, seja pelo bolso.

Resumindo, eu disse a ele que n�o adianta tentar tornar o Flash mais acess�vel. Enquanto a Macromedia n�o fizer isso pra valer com um c�digo no SWF mais estruturado e complacente a padr�es como o SVG, n�o adianta o esfor�o extra. Se a acessibilidade � importante para o conte�do, ent�o melhor n�o usar Flash.

Por�m, o rapaz usou meu pr�prio argumento para defender o uso do Flash: "precisamos inovar nas interfaces". O objetivo dele � encontrar uma solu��o que envolve detec��o em Flash e XML com XLST para gerar XHTML. Complicado n�? Por isso eu disse que n�o valia o esfor�o, mas se ele conseguir ser� um bem valioso para toda a comunidade de desenvolvedores de Flash. Acompanhe um trecho da conversa:

Leia mais.

O futuro da propaganda � o merchandising

(27 coment�rios)

Voc�s querem saber como eu acho que vai ser a TV Interativa? Pois bem, acessem o site da lend�ria Amazon e ver�o que est�o destacando na primeira p�gina um curta-metragem intitulado Do Geese See God? muito, mas muito bom. Adivinha que tecnologia escolheram para o formato do v�deo padr�o? Flash! E porqu�? Fora a ubiquidade do plugin, o filme � interativo. N�o parece, mas �. Ali�s, acho at� que eles deveriam dar uma indica��o mais direta (uma seta dizendo onde se deve clicar), afinal, nunca interagi com um filme dessa forma. Fiquem espertos ;)

Leia mais.

A tend�ncia tableless

(43 coment�rios) Estava quase indo dormir, quando o
digom me abordou para uma conversa no MSN. Puxa, como valeu � pena ficar mais um pouco acordado. Passamos por v�rias ten��es: usabilidade X acessibilidade, persuas�o X informa��o, quadrado X redondo e etc. O mais incr�vel � que tudo tinha a ver, na medida em que a conversa se desenrolava. Esse � s� a ponta do iceberg que nos aguarda quando novos dispositivos tiverem acesso � Web. Leiam e fiquem de olho:

Leia mais.

Usabilidade para vender mais

(9 coment�rios)

Os portugueses Ivo Gomes e Juan Leal fizeram um estudo de usabilidade comparativo entre tr�s lojas virtuais de l�: Fnac, Worten e Shopping Direct. Acabei de ler o relat�rio e tenho como uma das melhores refer�ncias no assunto em portugu�s. Colocaram 30 usu�rios para fazer algumas tarefas nos sites como comprar e encontrar produtos e anotaram tudo o que eles fizeram. O relato das dificuldades encontradas � mais do que suficiente para convencer qualquer um que usabilidade em ecommerce � crucial para vender, mais at� do que um design atrativo. Ao contr�rio do Nielsen Norman Group, o Ivo Gomes disponibiliza o relat�rio gratuitamente mediante pedido por email. J� avisei ele que os leitores do Usabilidoido ir�o contat�-lo. Fa�am bom proveito.

Especialize-se

(21 coment�rios)

A mais nova coluna de Michel Lent no Webinsider fala sobre a necessidade de especializa��o no mercado de Web. Ele diz que agora que o mercado se recuperou da depress�o que reinava, est� atr�s de profissionais para grandes projetos, os melhores profissionais em cada �rea. Ele reclama que s� recebe curr�culo de Webdesigner-faz-tudo.

No Jornalismo idem, � uma tend�ncia esse neg�cio de especializa��o. Quanto mais especializado, mais remunera��o. A meu ver, ao mesmo tempo, mais aliena��o tamb�m. Creio que � uma forma de controlar mais o poder que cada indiv�duo tem na sociedade. Mas tudo bem, n�o � imposto. � apenas uma tend�ncia e que � acostumado a nadar contra a correnteza, vai saber se virar como um bom generalista.

Como n�o pretendo correr riscos, percebi isso faz tempo e encontrei meu nicho na usabilidade. Mais precisamente, estou me especializando em usabilidade de aplica��es ricas de Internet. E voc�? Qual � a sua? Posta a� nos coment�rios para os demais leitores que ainda n�o tinham sacado isso terem uma id�ias de para onde seguir.

De relance, consigo identificar as poss�veis grandes �reas de especializa��o para um webdesigner:

  • designer de interfaces de aplicativos
  • designer de interfaces Web
  • arquiteto da informa��o
  • arquiteto/designer da intera��o
  • designer da informa��o/visualiza��o
  • jornalista visual/multim�dia
  • engenheiro de usabilidade
  • especialista em experi�ncia do usu�rio
  • ergonomista
  • ilustrador/animador/sonoplasta
  • especialista em sem�ntica e arquitetura de documentos (XML/CSS, etc)

Retorno do Investimento em Design

(38 coment�rios)

Est� rolando uma discuss�o na WDDesign sobre o que � ROI. Colei um trecho do meu livro que fala sobre e acho que voc�s v�o gostar tamb�m:

Voc� sabe o quanto vale o seu trabalho? Vale mais ou menos a metade daquilo que seu cliente vai ganhar com ele a curto prazo. Se o lucro almejado pelo cliente � grande, ent�o o or�amento pro design deve ser grande, oras. No Brasil, � comum fazer das tripas cora��o no desenvolvimento de websites com os or�amentos apertados e os prazos curtos, mas � dif�cil algu�m saber o quanto o cliente est� lucrando com isso. Por isso, � interessante tanto para a equipe que desenvolve o projeto quanto para o cliente, calcular o Retorno do Investimento (ROI - Return On Investment).

Ele apresenta uma estimativa clara dos lucros que o projeto trar�. O retorno pode ser corte nos custos, maior participa��o no mercado (market-share), conscientiza��o da marca (branding awareness), aumento direto nas vendas (no caso de e-commerces), influ�ncia na compras, etc. Basta sentar com o cliente e definir o que ele espera receber em troca e o que o projeto pode conseguir. Tudo isso deve ser muito bem documentado j� que, se o ROI for alcan�ado, ele servira como excelente argumento de venda dos servi�os futuros de design.

Leia mais.

Ebook bom e de gra�a, pegue j�!

(10 coment�rios)

Didier Hilhorst e Dan Rubin lan�am agora um ebook de 17 p�ginas sobre como lidar com or�amentos curtos e mesmo assim entregar trabalhos de qualidade no mercado Web. Fa�a o download r�pido, porque a partir do dia 6 de junho, eles v�o come�ar a cobrar. J� dei uma folheada (ou rolada) e achei interessante. Veja esse trecho:

� de senso comum que qualquer produto ou servi�o caro � sinal de est�tica e funcionalidade superiores. N�s acreditamos que isso � uma concep��o errada. Fundos limitados n�o � mais uma desculpa v�lida para desanimar e entregar trabalhos porcos.
(tradu��o livre e enviesada)

Escravagi�rio

(15 coment�rios)

Eu n�o ia contar essa hist�ria que me aconteceu semana passada, mas depois de ler a �ltima coluna revoltada da Carol, n�o posso me furtar. Depois de tr�s anos, ainda estou numa posi��o semelhante ao est�gio, porque apesar de ser empregado da DC2, s� trabalho meio per�odo por causa da faculdade.

Fiquei sabendo que uma das mais famosas ag�ncias de internet aqui do Paran� (que n�o vou citar o nome) faria uma sele��o de estagi�rios. Precisava fazer umas pe�as s� para participar. N�o gosto de fazer trabalho de gra�a e resolvi n�o participar. Quando cheguei em casa, tive uma id�ia t�o boa e t�o f�cil de implementar que n�o pude evitar de fazer. As pe�as da campanha est�o aqui. Resultado: fui chamado pra entrevista.

Leia mais.

Banda larga cada vez mais barata

(37 coment�rios)

H� alguns anos atr�s, assinei a banda larga ADSL da Brasil Telecom com o provedor BrTurbo, que custava na �poca R$ 14,90 mensais. Cansado de pagar um pre�o injusto, visto que o trabalho do provedor se resume a manter um login e uma senha em suas bases de dados, estava sempre procurando alternativas at� encontrar o exclusivo provedor de banda larga PS5, por R$ 2 mensais. Fui assinante deles por 2 anos sem ter problemas, at� que encontrei outro provedor de banda larga mais barato: o ADSL Residencial por R$ 1,50 mensais! Estou logado com eles h� alguns meses e minha banda larga t� funcionando perfeitamente. Para quem n�o tem interesse no conte�do oferecido pelo portal BrTurbo, � a melhor op��o para ter acesso � internet banda larga.

O provedor ADSL Residencial eu recomendo. Fa�a sua assinatura, troque seu login de internet banda larga e cancele sua assinatura com seu provedor careiro. Vale � pena!

O ADSL Residencial s� funciona em linhas telef�nicas da GVT. Se voc� ainda n�o assina os servi�os de internet banda larga deles, ter� que fazer isso al�m de pagar a taxa ao ADSL Residencial.

Dire��o de Arte na Web

(0 coment�rios)

Em hotsites, � crucial uma boa Dire��o de Arte, mas o que viria a ser isso? Poucas pessoas sabem, porque poucas escolas ensinam. Que eu saiba, tem a Miami Ad School, onde meu amigo Michel Lent d� aula. Deve ser um curso fascinante.

Resolvi escrever esse post em virtude de uma conversa com o Marcos Albuquerque, comentando sobre o �ltimo site que a MHK produziu (s� no IE). Concordamos que era o melhor trabalho que eles produziram desde que ela perdeu seus principais talentos de outrora. Um design razo�vel, alguns efeitos aqui e ali, mas faltando um elemento agregador, uma id�ia forte, uma dire��o de arte.

E hoje, li dois artigos muito interessantes exatamente sobre o assunto. Primeiro, no Webinsider, Maira Costa diz que:

"O boom da internet fez surgirem muitos profissionais de design autodidatas, o que � �timo do ponto de vista criativo, pois a� surgem as novas t�cnicas. Por�m a falta de embasamento cria no mercado designers sens�veis, muito sens�veis, sens�veis demais �s “agress�es” � sua “arte”. Enquanto deveriam ser sens�veis �s necessidades do cliente."

E ent�o, a revista Alistapart lan�a o artigo que diz que:

Na matem�tica, o todo � sempre igual a soma das suas partes; dois e dois s�o invariavelmente quatro. Nas artes, entretanto, o todo � muito mais do que a soma das partes ou muito menos. (...) Designers, programadores e outros especialistas criam os elementos essenciais do todo. Mas � o diretor de arte que � incumbido de amarrar essas partes para ter o m�ximo de resultados.

Resumindo, estou embebido pelos conceitos de Dire��o de Arte e louco para come�ar um novo projeto que me desafie nesse sentido. Realmente s�o poucas as vezes que temos a oportunidade de botarmos nossas garras para fora no campo das id�ias, mas quando podemos, temos que ser r�pidos, rasteiros e n�o largar de jeito nenhum. Enquanto esse job n�o chega, me divirto com esse teste de conhecimentos de Dire��o de Arte.

O futuro do webdesign

(84 coment�rios)

Dirk Knemeyer escreveu um artigo inspirado profetizando sobre o futuro de nossa profiss�o, na Digital Web. Ele come�a falando sobre o ritmo fren�tico que temos que nos submeter para estar atualizados, prestando aten��o nas tecnologias que mudam o tempo todo. Flash era o must h� alguns anos atr�s, agora � o CSS. Amanh�, quem sabe � o SVG ou o que for. Por�m, o ponto mais importante � que a Web n�o vai se restringir a um �nico aparelho (PC). Isso o Michel Lent j� tinha me dito numa entrevista sobre o mesmo assunto, que ali�s casa bem com esse artigo.

Leia mais.

Design de interface � pol�tica

(4 coment�rios)

Muito interessante o artigo que saiu no Webinsider. Apesar de ser apenas retrato da situa��o e n�o dar conselhos de como lidar com os interesses dentro da empresa, vale a leitura.

Curso de Design de Hiperm�dia

(9 coment�rios)

Me deu a maior vontade de fazer esse curso de p�s-gradua��o em Hiperm�dia. Ao contr�rio da maioria dos websites acad�micos da �rea, o design � bonito. Claro, n�o � por isso que desejo estudar l�, afinal, o que importa mesmo � o conte�do do curso. D� pra ver que h� um esfor�o grande em incentivar o aluno a pensar, a refletir a interatividade, ao inv�s de simplesmente ensinar como fazer a coisa acontecer.



Voc� merece.

Assine nosso conte�do e receba novidades sem sair de casa!

Atualizado com o Movable Type.

Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.

Apresenta��o do autor | Consultoria | Portif�lio | Contato