Usabilidoido: Menu Principal

English Website


Site-seeing: A Visual Approach to Web Usability

Capa do livro

Luke Wrobleski escreveu um artigo no B&A que propunha montar paleta de cores para websites a partir de fotos da natureza, usando cores naturais. Isso torna mais agradável os layouts. Interessado, visitei o site dele e encontrei alguns outros artigos, não tão geniais mas fiquei sabendo que ele havia escrito um livro sobre Usabilidade com uma abordagem visual. Em pouco tempo, estava como livro em mãos e não tardei em lê-lo.

Valeu à pena. É verdade que ele repete o que Nielsen, Krug e outros gurus já disseram, só que de uma forma muito mais fácil de entender e se sensibilizar. As analogias dele são muito legais, veja (tradução livre e tosca):

"Quando você pega um mapa, você provavelmente gasta pouco tempo lendo texto. Ao contrário, a maior parte da informação que você assimila é pela apresentação visual. Áreas azuis indicam água, áreas verdes representam parques. (...) Os mapas falam muita coisa com poucas palavras. Já que é a primeira pista para fazer coisas no seu site, sua apresentação visual deve funcionar de forma similar."

Segundo ele, a impressão inicial do website é como a fachada de um restaurante. Se for agradável, sugere que a comida também é. O look´n feel faz parte da personalidade do website. E o que define essa personalidade é a forma como as pessoas reagem a ela. O conjunto dos resultado das reações é tal da experiência, que tanto falam os gurus.

Além de falar o básico para manter a usabilidade do website, ele dá uma aula de design gráfico: hierarquia visual, formas e, é claro, cores, tudo aplicado à interfaces.

É um livro básico, mas de fácil memorização. As analogias de Luke são valiosas para convencer clientes.


Dicas

Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou iTunes.

Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 18/12/2003

Palavras-chave

usabilidade    visual    

Opções



Comentários

Discussão
Carolina Antunes
27/12/03 às 06:31

Oi Fred.... gostei muito do seu Blog. Seus posts são de grande importância.... ^-^ acho q sou a mais nova frequentadora dele.. abração..


Discussão
Fred
02/01/04 às 10:21

Pô Carol, me sinto lisonjeado! Curto muito seu trabalho e seus textos. Você tem muita personalidade!


Discussão
Roberto
01/06/04 às 14:17

preciso ter mais infomacoes sobre apresentacao visual, uso de combores , comportamento inesoerados, uso de diversos nomes para o memso assunto, Uso de um mesmo icone paa funcoes diferentes ok se puder me ajudar ja lhe sou muito grato ate mais.


Discussão
Roberto
01/06/04 às 14:20

uso adequado na combinacoes de cores


Discussão
Fred
01/06/04 às 14:53

Que coincidência Roberto, o post de hoje fala exatamente sobre isso, dá uma olhada:

http://www.usabilidoido.com.br/esquema_de_cores.html


Discussão
naryane gomes do carmo
19/04/07 às 12:10

Ola novamente outra vez eu de novo disse uma vez e vou dizer novamente gostei do site,estava lendo o agora e novamente achei super enteresatee se fosse possivel colocasse mais coisas sobre figuras de linguagem. beijos e mutos abrços naryane.


Discussão
thamires(thammy)
27/10/08 às 15:23

[b] ola galerinha so passei pra dizer q os lekes mandam benzão, eles são demais sou super iper mega ultra fã deles....


visitem o meu prkut o endereço e [email protected]


Discussão
Ildete
19/03/09 às 17:54

Olá. Seu site é muito bom, me ajudou na Graduação e agora está ajudando na hora de estudar para concursos.. Parabéns!! Você com certeza auxilia muita gente com seu blog.

Obrigada,
Ildete Pereira
Caicó/Mossoró-RN




Comente.






(aguarde que é demorado mesmo...)


Você merece.

Assine nosso conteúdo e receba novidades sem sair de casa!

Atualizado com o Movable Type.

Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.

Apresentação do autor | Consultoria | Portifólio | Política de Privacidade | Contato