Usabilidoido: Menu Principal

English Website


Pesquisa embutida no orçamento

Pesquisa embutida no orçamento

Descobri um jeito de não afugentar clientes do investimento em pesquisa. É só não dizer que é pesquisa! É incrível... falou essa palavra e todo o resto que você disser é considerado sonho ou bla-bla-bla. Esse preconceito com a pesquisa no Brasil, que não é exclusivo do design de interação, deve ser fruto da síndrome de inferioridade em relação aos países que estão sempre aparecendo na mídia como os grandes pesquisadores.

O lance é embutir as técnicas de pesquisa no orçamento sem enfatizar isso. O orçamento é para análise de sistemas ou design de produto; as técnicas de pesquisa são só etapas essenciais para obter resultados de qualidade. Depois que o cliente aprovar o orçamento, vá mostrando aos poucos as vantagens da pesquisa e, no próximo projeto, é bem possível que o tabu esteja superado.

Pesquisa não custa caro demais, nem exige vasto conhecimento. Como disse numa palestra, todo design é sempre baseado em alguma forma de pesquisa, mesmo que não nos demos conta disso.

Gravei um podcast contando como descobri essa abordagem num projeto de mercado e como estou aplicando os conhecimentos acadêmicos na prática.

Pesquisa embutida no orçamento [MP3] 6 mb - 15 minutos


Dicas

Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou Instagram.

Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 13/11/2007

Palavras-chave

pesquisa   etnografia   atividade   orçamento   

Opções



Comentários

Discussão
Hugo Cristo
18/11/07 às 13:34

Fala Fred,

Eu uso essa técnica com relativa freqüência, tanto para desenvolver pesquisas quanto para desenhar fontes exclusivas para identidades visuais. É uma solução muito legal, mas também há alguns problemas.

O mais recorrente deles por aqui acontece após a quebra do tabu, quando o cliente entende todo o potencial da pesquisa e resolve usá-la pra valer. Explicar que pesquisas maiores e mais completas são mais caras não é difícil no que diz respeito à parte tangível (entrevistadores, estrutura física etc). O problema é justificar o custo de análise dos dados, que muda significativamente se mudarmos de 10 para 20 participantes respondendo 20 questões. Como o resultado final apresentado ao cliente é sempre uma síntese (gráfico-numérica ou textual), adicionar mais 5 entrevistados parece tarefa simples.

Outro ponto importante é a sub-contratação de especialistas como estatísticos, moderadores de grupos focais, câmeras e técnicos de som, dependendo da investigação em questão. Já vi todo tipo de custo para o mesmo serviço de análise e tabulação de dados no SPSS, ou mesmo hora-homem diferenciada para moderadores mais experientes, o que acaba resultando em pequenos prejuízos quando o custo está "embutido".

Atualmente eu abro a planilha de custos da pesquisa para o cliente e o deixo à vontade para decidir o que pode pagar frente ao que deseja coletar de dados.

Abraços!


Discussão
Michelle Oliveira
19/11/07 às 09:58

Olá Fred!
Então, acredito muito na pesquisa dentro de um projeto. Considero importante, não só para melhor estruturação do projeto, mas também para que o cliente contratante entenda e conheça o próprio público alvo.
Atualmente realizei uma pesquisa relativamente grande, em torno de 800 usuários, foi um pouco trabalhoso mas valeu apena, pois assim poderei exemplificar meu usuário ativo e sua tarefas mais comuns referentes ao produto.
Sempre que considero necessário para o projeto, busco mostrar ao "meu" cliente a importância desses dados para o bom funcionamento do seu produto.
Creio que quando mostro ao meu cliente o que o público alvo espera receber,estou também dando a ele a oportunidade não só de fidelizar um público, mas de ganhar através deste novos usuários.
É isso, valeu!!

Abçs

Obs: imagino que vc tava dirigindo, pude até sentir a sensação de passar pelo túnel =) Foi uma carona sinetésica!!


Discussão
Frederick van Amstel
19/11/07 às 11:56

Eu tava dirigindo mesmo, mas não passei por túnel não. Tô seguindo a moda do Rene de Paula Jr: http://www.usina.com/rodaeavisa


Discussão
Vitor
05/12/07 às 15:27

Boa tarde.

Por que depois que eu clico em algum tópico a imagem que antes era mostrada desaparece?

Percebi que ele adiciona a classe "escondeimagem". Você poderia me explicar o porque disso?

Muito obrigado!


Discussão
Frederick van Amstel
05/12/07 às 16:48

De fato, é um efeito proposital. Parto do princípio de que, uma vez que a imagem já te chamou a atenção na home, você não precisa que ela continue fazendo isso. O que achou?


Discussão
Orestes
28/12/07 às 02:59

muito bom, valeu!




Comente.





(aguarde que é demorado mesmo...)



Pegue um fruto.


Você merece.

Assine nosso conteúdo e receba novidades sem sair de casa!

Atualizado com o Movable Type.

Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.

Apresentação do autor | Consultoria | Portifólio | Política de Privacidade | Contato