Usabilidoido: Menu Principal

English Website


O voto indeciso e o de protesto

Indignado com os espertalhões que aparecem todos anos nas eleições, criei esse infográfico para protestar e ironizar a democracia brasileira. O pior é que de vez em quando esses caras são eleitos! A democracia não funciona no Brasil e é por isso que sempre voto nulo.



Dicas

Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou iTunes.

Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 08/04/2005

Palavras-chave

voto    protesto    eleições    candidato    político    política    nulo    

Opções



Comentários

Discussão
Anizio Carlos da Silva
24/03/06 às 12:00

Vote nulo e mantenha os parasitas no poder.

Em todo caso, parabéns pelo restante do site!


Discussão
wladmyr
24/03/06 às 14:19

Eu jamais gostei de democracias, aqui em casa quem manda é dona Maria que afinal de contas é a responsável por alimentar o webanimal que passa dias ao computador. Seu texto tem duas falhas de comunicação:

1- Nunca houve democracia no Brasil

2- O Brasil é apenas um projeto não chega a ser um país.

concordo também com o Anizio, mas entre o neoliberalismo abstrato do PSDB e o eufemisticoneoliberalismo lulista, sou obrigado a aceitar o conselho do Fred.


Háver um dia companheiros em que LULA será apenas um molusco.


Discussão
Hylanna Beatriz
25/07/06 às 16:14

Parabéns,

Gostei bastante é uma forma divertida e informativa, vou fazer um trabalho no colegio e tava pesquisando, achei vc e gostei muito, com certeza ele estava me ajudando!!


Discussão
Rosinha
29/08/06 às 18:38


POR QUE VOTAREI NULO(Mais uma vez...)


Já não é de hoje que voto nulo e digo o porquê:

Porque já não é de hoje que somos enganados, passados para trás e usados em nome de uma falsa Democracia. Sim, esta mesma Democracia que nos "dá o direito" de escolher, através do voto, da eleição direta, quem irá nos representar e que, ao mesmo tempo, nos pune, democraticamente – claro -, caso não cumpramos com o nosso "dever cívico".

Aqueles em quem já votei, em quem acreditei, para quem já dei o meu "voto de confiança", nada fizeram por mim e por meu povo. Olharam apenas para si, para seus bolsos, para seus intere$$e$... Vivem de falácias... É sempre a mesma história...Vai eleição, vem eleição, são os mesmos textos ludibriativos, as mesmas boas propostas( que existem e que as ouço desde criança ), mas que jamais tornaram-se realidade, pois servem apenas para angariar votos dos ainda crédulos eleitores. Estão lá, no papel, perfeitas, dentro de gavetas, esperando as próximas eleições, para ao final delas, serem novamente engavetadas...Um monstruoso círculo vicioso... Depois, já eleitos(os mais convincentes), constróem praças, quadras esportivas, fazem obras de pavimentação superfaturadas com péssimo material e péssima mão-de-obra (pois pegam qualquer um para dizer que estão dando empregos temporários), constróem uma ponte aqui, um viaduto ali, uma passarela qualquer, oferecem shows milionários, projetos populares etc. Nos dão esmolas...E com uma vida digna, não é necessário viver de esmolas...Uma coisa é precisar temporariamente de uma ajuda, outra é nascer, viver e morrer(até isso é caro...) com essas "ajudas"...

Todos eles sabem muito bem o que é necessário para melhorar o país, mas não há interesse, vontade política em mudar.

Enquanto eu, você e tantos outros discutimos sobre o voto nulo, o branco, o que vai para A ou o que vai para B, enquanto nos engalfinhamos, estes mesmos senhores estão juntos(e na maior mordomia, paga com nosso dinheiro), rindo de nós(macacos de auditório) e criando novas formas de arrecadar(arrancar) ainda mais dinheiro e de nos tornar mais dependentes, com projetos como a farmácia e o restaurante populares, bolsa-escola(esmola), bolsa-família, cheque-cidadão etc. Todos projetos(verdadeiras armadilhas para conseguir o voto da "massa", da população mais pobre)que custam milhões aos cofres públicos e que nos deixam cada vez mais em suas mãos, quando bastaria investir esses milhões em um salário digno, em reais oportunidades, em reais melhorias na Saúde e na Educação.

Precisamos de uma Reforma Política urgente! Chega de imunidade(impunidade) parlamentar, de renúncias para fugir de cassações, de voto secreto, de troca-troca de partidos. E que esta reforma comece pelo bolso! Chega de salários exorbitantes! Aqueles que lá estão são escolhidos e pagos por nós e, como "empregadores", temos o direito, não só de cobrar pelo serviço, como de "determinar" o quanto pagar por este serviço. Quando falam em aumento dos próprios salários, não se importam se nós, "empregadores", temos condições de arcar com esse aumento, mas aumentam, exorbitantemente. Quando o aumento é para nós...

Essa má distribuição de renda se dá pela ganância dos governantes(no mundo), que a cada dia querem mais e mais. E para ganhar cada vez mais, tem de haver cada vez mais dependentes, cada vez mais pobreza, doença e, acima de tudo, falta de cultura, de estudo. Quanto menos politizado o povo, mais roubo haverá. Por isso a política do "Pense e Vote!"..."Exerça sua cidadania"..."Esse aqui rouba, mas faz"..."Melhor votar no menos pior do que não votar"..."Vote para poder cobrar depois"..."Se você não lembra em quem votou, vai cobrar de quem?"(Como se tivéssemos o direito de cobrar apenas daqueles em quem votamos...Como se os eleitos governassem apenas para aqueles que os elegeram...Piada...)

Já estamos cheios de ligar o rádio ou a TV e ouvirmos que foram desviados 50, 60, 70 milhões dos cofres públicos...Dinheiro que deveria ser investido em saúde, em educação, em moradia, em melhores salários, num melhor nível de vida para os cidadãos e que estão indo para os bolsos de uns poucos que pouco se preocupam se universidades como a UERJ, por exemplo, estão caindo aos pedaços e sem condições de atender os estudantes ou se hospitais como o Souza Aguiar e Miguel Couto estão sem equipamentos, sem medicamentos, sem manutenção do prédio, se estão deixando pessoas esperando e morrendo nos corredores porque os médicos não podem dar um atendimento digno... Curiosamente, notem, o caos na Educação e na Saúde...Coincidência???...

Há muito dinheiro sendo desviado, tanto ilegalmente quanto "legalmente", como em forma de impostos, por exemplo. E impostos altíssimos(cerca de 74). Dentre eles temos: o IPTU, o IPVA, o pedágio, o ICMS, a Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública(basta olhar a conta de Luz) e o Imposto de Renda. Impostos que nos levam quase que um terço de nossos rendimentos. Isso sem contar na distribuição do dinheiro que apostamos semanalmente nas Lotéricas da vida. Já repararam - atrás da folhinha de sua aposta predileta - que há porcentagens para vários fins como Educação, Cultura, Esporte e Seguridade Social? E o que vemos ser feito com esse dinheiro de significativo? Pagamos muito caro para sobreviver. Vivemos para pagar impostos. É muito dinheiro e muita pobreza. Um tanto quanto incoerente, não parece?...

Quanto aos possíveis candidatos honestos e bem intencionados(acredito que existam), em caso de alguns vencerem e terem um poder maior, maior força de ação, serão obrigados a "dançar conforme a música"... E aí é que está: TEMOS QUE ACABAR É COM ESSA "MÚSICA", ou seja, com a corrupção, com a impunidade etc...Votar nulo, além de ser uma total falta de opção, é uma forma de protesto, e de tentar, a longo prazo(Certamente, pois nenhuma mudança, principalmente política, acontece de uma hora para outra...), mudar esse quadro caótico em que encontra-se, há décadas, a nossa política...

Somos democraticamente obrigados a votar, mas não somos obrigados a escolher o “menos pior”!

Por essas e outras, continuarei votando NULO!!!
000 CONFIRMA! CONFIRMA!

ROSINHA, PROFESSORA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO


Discussão
JANSEN
03/09/06 às 21:01

Mas ao votar no partido 01 e anular o meu voto, corro risco de sofrer alguma retaliação do governo?


Discussão
Camila Telcontar
06/09/06 às 23:25

Adorei a brincadeira...
e eu antigamente não era a favor de votar nulo ou em branco não.
mas cada dia que passa nesse país, é mais dificil continuar acreditando nas coisas, ou tentando mudar, ou acreditando que da proxima vez vai ser diferente.

Toda vez alguem faz alguma coisa, algumas coisas no país melhoram, porque eles tem que fazer propagandas para as proximas eleições...

Mas a roubalheira é foda.


E como disse a Rosinha, acima, nulo também é exercer a sua cidadania, o seu direito ao voto, diferente do que os politicos tentam dizer.

É a forma que temos de mostrar que estamos totalmente contra todos que estão ali.


Discussão
Areta do Bem
18/09/06 às 15:12

Não acho certo ANULAR a menos que nenhum candidato lhe satisfaça realmente!
Você já analisou sua condição de vida e a condição de vida da sociedade que está ao seu redor (digo ao redor, pois não adianta agente querer falar sobre evolução da fome no Nordeste se vivemos 365 dias do ano no Rio!), nos últimos 4 anos com os 8 anos anteriores? Se não gostou, chegou a analisar as propostas dos outros candidatos? Pesquisou suas vidas e sua conduta política até aqui?
Bem, a sociedade lutou pelo voto direto, pelo direito de escolha e agora vem com essa de votar em branco ou anular?
É preciso rever conceitos, eu acho.


Discussão
Luiz Alberto
18/09/06 às 16:53

A parte deles (politicos) eles estão fazendo,divulgam o voto como se fosse a pedra de toque, fazem lobby fechado para o voto obrigatório, com penalidades de crime hediondo para quem não comparecer e outros bichos.
E nós estamos fazendo a nossa?
Muitos acham que democracia é comparecer no dia "E" entregar ao escolhido suas esperanças e depois é só torcer, sabe quando vai dar certo? "Never" .
E não vamos nos esquecer,que é o pior de tudo, os eleitos nada mais são que uma amostragem do próprio povo, não se iluda.
A sociedade, em qualquer nível, esta tão mergulhada em suas incertezas que perdeu a capacidade de reação. Por maior que seja a sacagem a ela não consegue dar uma resposta à altura, consagrando o círculo do vício.


Discussão
Joildo Barreto
18/09/06 às 20:00

Fala grande Fred

Queria te dizer que há uma informação incorreta em seu infográfico, ao contrário de como é demonstrado não importa o número de votos nulos que alcançar a eleição, isso não fará com que uma nova seja convocada e que a troca dos candidatos se realize.

Como você poderá ver nos links a seguir, a lei eleitoral fala sobre a nulidade da eleição, que no caso se refere a quando existe alguma irregularidade no pleito.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u82610.shtml

http://www1.folha.uol.com.br/folha/pensata/ult510u259.shtml

É isso


Discussão
Valmir da Conceição
19/09/06 às 12:14

Eu vou votar no NULO, ele é um cara legal.


Discussão
João Alexandre
22/09/06 às 00:49

vcs sao de verdade, ema merda de site!!!!!!!!!!!!


Discussão
Andrielly Andrade
26/09/06 às 10:08

Essa brecha do voto nulo que anulava as eleições já foi corrigida (esses espertinhos).

O voto nulo não é considerado um voto de protesto. É considerado um erro pelo TSE, que entende que você que não soube votar e simplesmente anula sua participação.

O que é péssimo... pois os votos anulados diminuem o cociente eleitoral, ou seja, um deputado bandido que precisaria de 100 mil votos para se eleger, vai conseguir se eleger com 20 mil.


Discussão
Eduardo Peret
13/12/06 às 20:27

Olha só, apesar de também estar indignado com o que está aí, sou obrigado aa fazer uma correção: eu trabalhei no TRE e sei que o voto nulo NÃO ANULA a eleição. Só a NULIDADE (que é quando urnas inteiras são anuladas por causa de incorreções ou suspeita de corrupção) anula uma eleição. Os votos nulos simplesmente não são computados, tornando ainda mais fácil eleger os que são votados (porque o quórum eleitoral cai, o número de votos válidos cai e a quantidade necessária para vencer a eleição também cai). Isso já foi confirmado pelo próprio presidente do TRE em entrevista e está na página do TRE. Então votar nulo também não é solução; na verdade, só piora porque facilita a vida dos espertos e que têm currais eleitorais. Assim é a lei eleitoral e os atuais congressistas nada farão para mudá-la, porque ela os beneficiou.


Discussão
Tainah Gadelha
28/03/07 às 22:05

A escolha de cada eleitor precisa ser livre e cidadã. Para isso, é necessário basear o voto em convicções e em argumentos. Não basta votar por qualquer motivo. É preciso que cada eleitor tenha bons motivos para votar. Receber algum favor pessoal, promessas vazias ou de boa vontade, o bueiro na frente de casa, a dentadura, um jogo de camisetas para o time, uns metros de brita ou areia, alguns tijolos e até dinheiro não são, definitivamente, bons motivos para votar. Aliás, são motivos muito ruins. São exatamente motivos para não votar em candidato que os apresentar ou propuser. Votar dessa forma é deixar de ser livre e fazer do voto um produto de compra e venda.


Discussão
dessa
26/02/08 às 20:32

esse site eh mto legal...pena q eu naum achei o q eu estava procurando....vcs podiam fazer tipo uns testes mas com resposta, por exemplo:
quanto tempo a pessoa eleita fica no cargo?
R: 4 anos
e alem disse vcs podiam colocar como era o voto antigamente, na grecia, afinal a democracia veio da grecia......bom eh issu ai espero q vcs utilizem a minha ideia....pois chu q varias pessoas irao gostar....principalmente para a escola....valeu.....fuiiiiiii


Discussão
Willians
08/09/10 às 14:35

eu voto nulo pois vejo coisas absurdas que nao fazem sentido nas eleções como por exemplo falarem que vão investir em educação e infro istrutura para hospitais... Mais como eles vão investir 10 milhões em educação se gastaram 12 milhoes em propaganda eleitoral?

que o Brasil esta evoluindo isto eu não dúvido mas esta muito lento e se ele esta evoluindo é por que o povo esta acordando.

quando os politicos percebem o local que o povo esta tomando atitudes e faz alguma coisa para dizer que ajudou

Mas e quanto aqueles que infelismente ainda tem que vender seu voto para poder ter o que comer naquela semana?

por exemplo reclamam que não tem como levaqr energia e nem trabalho ao nordeste mais sera que eles não sabem que ja é possivel utilizar energia eolica e espaço e istrutura o nordeste tem.

Mas inveslismente estava ficando cada vez pior nossos candidatos quando vejo o tiririca fazer sua campnha fico com vergonha dos politicos: " Pior do que ta não vai ficar.... Vote no abestalhado tiririca"

Todos os inteligentes e populares ja perceberam que vale apena entrar na pulitica pois trabham menos e ganham bem.

votar nulo é a unica forma democratica que temos de demostrar que estamos vivendo e sabemos o que queremos so assim temos uma chance dos politicos mudarem

nessas eleições vote 000 e confirme.




Comente.






(aguarde que é demorado mesmo...)

Pegue um fruto.


Você merece.

Assine nosso conteúdo e receba novidades sem sair de casa!

Atualizado com o Movable Type.

Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.

Apresentação do autor | Consultoria | Portifólio | Política de Privacidade | Contato