Usabilidoido: Menu Principal

English Website


Jogos de projetar

Conheça design games que servem para cocriação.

Head game

Jogos de projetar são ferramentas utilizadas em design participativo para simular cenários, testar intervenções e gerar alternativas para um projeto em particular. Eles costumam ser customizados para cada projeto com o intuito de representar a realidade do projeto. Os resultados de um jogo de projetar podem ser: uma série de decisões estratégicas, uma mudança na perspectiva dos participantes sobre um problema, um novo conceito ou um esboço de layout. Uma vez que os resultados costumam ser incorporados pelo projeto, os jogos de projetar podem ser considerados jogos sérios. 

Na disciplina Design de Jogos Educacionais na UFPR que compartilho com André Battaiola, apresentei um panorama da pesquisa sobre jogos de projetar em Arquitetura, Design de Produto e Design de Interação.

Jogos de projetar [MP3] 1 hora e 53 minutos

Na aula eu menciono um artigo que escrevi com Rodrigo Gonzatto sobre a crítica implícita nos jogos de projetar à ideologia de racionalismo nas metodologias de design. Na aula eu não descrevo o estudo de caso no Hospital de Clínicas, porém, já existe um resumo sobre o caso. Na Plataforma Corais estão documentados alguns jogos de projetar criados por meus estudantes. Estou preparando futuramente um artigo sobre o jogo da mente poluída que, na minha perspectiva, serve como reconstrução genética da atividade de projetar.


Dicas

Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou iTunes.

Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 27/11/2017

Palavras-chave

jogos    participação    cocriação    

Opções



Comentários



Comente.






(aguarde que é demorado mesmo...)


Você merece.

Assine nosso conteúdo e receba novidades sem sair de casa!

Atualizado com o Movable Type.

Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.

Apresentação do autor | Consultoria | Portifólio | Política de Privacidade | Contato