Usabilidoido: Menu Principal

English Website


Infográfico da linha de produção

É raro encontrar infográficos interativos no Brasil, mas ontem encontrei um no site da Cosipa (cuja homepage não me explica o que faz), feito pela BhTec. Ele explica de forma atrativa como é o fluxo de produção da empresa. Se fosse impresso seria fantástico, mas do jeito que foi implementado não deu muito certo. De novo, o problema é a influência da mídia impressa.

infografico_producao_cosipa.gif

Não é porque se está falando de uma linha de produção, que o infográfico precisa ser apresentado de forma linear. Às vezes gostamos de rever partes, ou simplesmente olhar com pressa. Por isso, além da sequência linear, o infográfico deve ter flexibilidade para permitir outra ordem escolhida pelo usuário.

O famoso infográfico todo em Pixelart mostrando a linha de produção dos tijolos de Lego peca nisso também. Apesar de ter um fluxo muito melhor do que o da Cosipa, disperdiça a oportunidade de permitir que o usuário pule e vá direto ao final. Como já há uma área gráfica lá em cima que mostra em que estágio você está, bastaria que os demais estágios fossem clicáveis e estaria feito.

No info da Cosipa, para avançar, é preciso arrastar uma barrinha quase invisível lá embaixo. Quando se clica em um objeto que está nos cantos da tela, ele é selecionado, mas fica parcialmente encoberto. Imagino que isso tenha sido feito na pressa, porque ficou tosco mesmo. O texto fixo no canto direito (e alinhado à direita) também sugere isso.

Esse último problema também aparece no info da Lego. Apesar de ter sido uma idéia muito boa usar a metáfora do videogame para navegar, não ficou tão interessante a forma como o texto de legenda aparece. Não precisa nem comentar que a animação dele sendo escrito é desnecessária e irritante, mas o pior é que o texto compete com o vídeo e está visualmente desconectado da área de foco. Melhor seria fazer como o esse info que explica (ou ameniza) como funciona um campo de refugiados no Iraque. Rollover vê o nome da coisa, clicou abre o texto numa área bem próxima, mas sem sobrepor o objeto. Na realidade, o melhor no caso da Lego seria eliminar aquele vídeo ou então oferece como opção ao clique. Além de pesado, a resolução às vezes é tão baixa que não dá pra ver nada.


Dicas

Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou iTunes.

Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 10/09/2004

Palavras-chave

infografico    linha    fabricação    produção    ferro    montagem    fábrica    indústria    conceito    de    infografico    automovel    

Opções



Comentários

Discussão
Rodrigo
10/09/04 às 11:08

Sinceramente achei bem chato os dois. Um bleo saco! Como não entendo de usabilidade...


Discussão
dan
23/09/04 às 07:28

achei ótimos os dois infograficos, não criticara assim sem expor uma opiniao válidada por exeplos do "infografico dos sonhs geek".

de qquer modo, parabéns pela iniciativa.


Discussão
Cilmara
22/03/07 às 12:44

Gostaria de saber como poderíamos trabalhar INFOGRÁFICO com alunos do Ens. Fundamental (quarta - série) ?


Professora Cilmara


Discussão
Liberato
24/01/08 às 11:37

muito bom..... as coisas começam das mais simples, até chegar as mais complexas.....


Discussão
Amanda
29/03/11 às 19:32

Amei muito Obrigada pois me ajudou muito para fazer um trabalho de Produção Textual
Obrigada Mesmo !
Beijos
Da aluna do Instituto Americano de Lins tenho 14 anos
estou na 8º C
*-*




Comente.






(aguarde que é demorado mesmo...)

Pegue um fruto.


Você merece.

Assine nosso conteúdo e receba novidades sem sair de casa!

Atualizado com o Movable Type.

Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.

Apresentação do autor | Consultoria | Portifólio | Política de Privacidade | Contato