Usabilidoido: Menu Principal

English Website


Idéia para o Youtube: assistir seus amigos assistindo

Nova funcionalidade transformaria a criação/consumo de vídeos na web.

pessoas assistindo vídeos no Youtube

Numa reunião de orientação com meu aluno Rodrigo Gonzatto sobre o projeto Conectando Conteúdos a gente bolou uma funcionalidade nova para sites de compartilhamento de vídeos como o Youtube: poder ver a reação de seus amigos ao assistir o vídeo que você está vendo. É simples e fácil de implementar: basta abrir a webcam do usuário e gravar enquanto ele assiste. Depois o vídeo fica disponível para ser visto em sincronia.

Como exemplo peguei dois vídeos do próprio Youtube: uma performance de Chris Crocker e a filmagem de três pessoas diferentes assistindo o mesmo vídeo feita por Stephanie Hough.

Dê play nos dois vídeos, mas diminua o volume do segundo para não atrapalhar.   

Como você não conhece estas pessoas, não interessa muito ver suas reações, porém, se fossem amigos próximos o interesse seria maior porque:

  • elas fazem parte de seu círculo social e seu comportamento é orientado a este círculo
  • a empatia (sentir o que o outro sente) é proporcional a experiências compartilhadas
  • essa interação pode disparar outras interações, como uma mensagem comentando a reação do colega ("se vc acha essa careta esnobe, olhe então como eu faço careta para Chris Crocker")

A motivação seria similar a ir ao cinema com vários amigos e poder ouví-los rir, chorar e assustar nas cenas mais fortes do filme. Para pessoas observadoras (ou sarristas), isso é às vezes mais divertido do que o próprio filme, especialmente em filmes de terror ou romance meloso.  

Vertov olhando a si mesmo numa câmeraO criador do vídeo teria muito interesse em ver a reação de sua audiência. Seria como um espelho em que se pode ver a si mesmo pelos olhos dos outros. Vertov e todos seus milhares de seguidores que bateram fotos de si mesmo no espelho adorariam esta funcionalidade.

Conforme fossem surgindo centenas de reações, seria possível acompanhar a audiência e, dessa forma, ajustar seus hábitos de produção de vídeos ou de consumo. Na verdade, já não daria mais para separar produção de consumo, pois todos estão produzindo e consumindo ao mesmo tempo, explicitamente!

Na verdade, isso já está acontecendo espontaneamente no Youtube. Basta fazer uma busca para ver as reações que as pessoas gravaram delas mesmas assistindo vídeos polêmicos. A novidade que estamos introduzindo é poder assistir os vídeos sincronizados e selecionar apenas as reações de seus amigos, ou quem sabe outros critérios. Fico imaginando a possibilidade de alguém ficar famoso só por suas reações aos vídeos e, desta forma, se tornar um companheiro ideal para assistir vídeos.

Esses dados de audiência poderiam ser analisados por algoritmos de reconhecimento de emoções faciais, gerando um banco de dados que permitisse busca de vídeos alegres ou tristes. Indo além, esse algoritmo poderia perceber padrões de emoções ao longo da estrutura narrativa, podendo ser classificados em gêneros tradicionais ou novos gêneros, que emergiriam a partir da própria reação da audiência.

Gravamos um vídeo explicando os rabiscos que fizemos destas idéias. Se alguém gravar uma reação a este vídeo, coloca abaixo nos comentários. 


Dicas

Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou iTunes.

Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 28/03/2009

Palavras-chave

vídeo    social    emoção    

Opções



Comentários

Discussão
João Marcos
30/03/09 às 15:37

amei essa sua ideia vê a reação0 dos meus amigos vendo o vidio que eu coloquei isso vai ser muito emgraçado.
isso foi shou de bola.


http://www.solendasurbanas.xpg.com.br




Comente.






(aguarde que é demorado mesmo...)


Você merece.

Assine nosso conteúdo e receba novidades sem sair de casa!

Atualizado com o Movable Type.

Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.

Apresentação do autor | Consultoria | Portifólio | Política de Privacidade | Contato